Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tinta Para Motor (bloco)

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

sem ser sinico, vcstao de parabens, um show de exposiçoes e teorias, com intuito de ajudar atirar a duvida de um companheiro, show

Comment

entao pra resumir as brilhantes explicações (sem sarcasmo) , a recomendação então eh que se pinte o bloco do motor de preto? fosco ou brilhante? alguma outra peça q seja recomendada ser pintada para melhor resfriamente e preservação (supondo aqui que as tintas em geral vao facilitar a proteção contra agentes do tempo, fato q acredito ser razoavel)!

Não querendo ser advogado do diabo, mas sabemos tb q nao podemos resfriar demasiadamente o motor dado q existe uma temperatura ideal de trabaho.. ou seja um motor a 20 º não será nada util... alguem sabe a temperatura ideal para nossos amados fuscas(algum tipo de tabela)?

Ainda na questao refriamento, a utilização de uma ventuinha eletrica de carros modernos.. recomenda-se ou não?
      Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

Comment

amigo pode pintar com tinta sintetica automotiva que seca legal da para pintar com base boliester so que tem que aplicar verniz mas amarela com o tempo

Comment

Respondedo a pergunta sobre fosco ou brilhante! É preferível o preto fosco! A maioria dos irradiadores de calor é pintado com uma tinta preto fosco, pois o fosco difunde melhor o calor! Se fosse possível comprar a tinta que é usada na parte de trás das geladeiras, acho que seria interessante! Outra coisa, é que mesmo pintando de preto, o motor não irá ficar gelado! Quando desligado ele ficará na temp. ambiente! Quando funcionando ele apenas irá "colocar" o calor que não é aproveitável "fora" mais eficientemente! Mas não é nada assombroso! É só um pouco mais! Note-se que os coolers de PC não vem mais pintados de preto! Pois o Alumínio e o Cobre usados nessas peças já tem alta eficiência na transmissão do calor! Pintá-los de preto não traria um aumento significativo na eficiência! Melhoraria, mas não ao ponto de justificar o seu uso.
          Agora quanto a uma ventoinha, essa parte eu não entendo muito, ele já tem uma não tem? É aquela que fica no dínamo? E a capela redireciona o fluxo de ar para o radiador do óleo para esfriá-lo e também redireciona para as aletas do motor! Não é isso?
          Lí num outro tópico o Master Vader explicando que precisa-se usar um óleo menos viscoso para ter uma refrigeração melhor!
          Aliando-se a isso o radiador do óleo estando limpo e as aletas do motor estarem limpas, não teria o porquê de haver um superaquecimento!
          Nos coolers de PC, o que mais prejudica o resfriamento do processador é a poeira acumulada nas aletas!
          Só que entramos num paradoxo, pois não é recomendável lavar o motor! Hehehe!
          É isso aí pessoal!
          São João do Polêsine - RS
          4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

Comment

entendido, ou seja matenha a charanga limpa e caso for pintar utilize-se de preto fosco. acredito q para motores originais isso sera sufuciente!
            Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

Comment

Postado originalmente por HAGAR
              De pleno acordo, pintar o bloco é besteira. Se quizer inventar, aproveite o motor fora e mande polir o bloco; mas acho que o brilho dura pouco tempo.
              pintar somente o pedacinho da parte de cima onde aparece não causou nenhuma diferença.O restante deve ser sem tinta e devidamente limpo pra não atrpalhar a troca de calor.abraços
              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Postado originalmente por glcallegari
                Ok! Há alguns erros conceituais no que foi postado pelos nossos nobres colegas acima! Vamos por partes como diria o Jack!
                Calor - É o fluxo de energia térmica. O fluxo pode se dar por 3 maneiras: Condução Térmica (Esquentando a ponta de uma barra de ferro, a outra ponta também se aquece!), Calefação (Fluido quente sobe e o fluido frio desce, como numa chaleira por exemplo.) E por último e não menos importante, a radiação! O Sol nos transmite calor por radiação! O calor na forma de radiação é uma onda eletromagnética (como a luz) no comprimento de onda do infra-vermelho! Sentimos o calor do motor pela irradiação do mesmo! Ou numa fogueira!
                O que acontece com as cores? As cores claras refletem as ondas eletromagnéticas de comprimento curto (calor, luz, ultravioleta) e absorvem comprimentos longos, (ondas de rádio LW). O sol emite todas as "cores", mas uma tinta amarela vai "absorver" todas as outras e refletir apenas a cor amarela! O que acontece com as outras? O pigmento amarelo devolve parte ao ambiente em forma de calor (infra-vermelho). A cor branca não absorve nada! Ela reflete todas as freqüências de volta ao ambiente! Por isso num dia ensolarado, é melhor vestir roupas brancas!
                O Preto absorve todas as cores e não reflete nenhuma! O que acontece? A energia de cada cor é transformada em calor! Mas aqui está o pulo do gato! O preto absorve todas as cores, mas "devolve" ao ambiente parte da energia absorvida, em forma de calor por radiação! (Sim! Ele devolve, pois ele se aqueceu, logo um corpo aquecido emite radiação infra-vermelha) É por isso que o trocador de calor de trás de uma geladeira é da cor preta, pois é a cor que mais facilita a irradiação! Porque que os casacões de inverno são escuros por fora e claros por dentro? Aí está a questão! O calor do corpo é refletido de volta para o corpo pela cor branca, e a cor escura de fora, absorve o calor do ambiente aquecendo o ar por condução dentro do casaco!! O "cromado" desempenha o mesmo papel da cor branca, refletindo mais eficientemente todos os comprimentos de ondas (faixa do visível).
                Mas há um porém! a tinta tem que ser uma boa condutora de calor, pois se não, poderá interferir na eliminação do mesmo!
                Portanto, essa idéia que, pintar o motor de preto fará com que o motor aqueça é falsa!!! Sendo da cor preta, a irradiação será facilitada! Pintar de branco sim seria um desastre!
                Uma tinta boa para isso? Bem, eu não sei! Não entendo de tintas, só de Física! Mas sei que metais são bons condutores de calor! Plásticos (que são um polímero) são maus condutores de calor! Sujeira é má condutora de calor! Manter o radiador (leia-se: aletas do motor) limpo é uma boa solução para manter a irradiação num nível bom de eficiência.
                Se sobrou alguma dúvida, postem!
                Glcallegari,

Pintar o bloco de preto não seria como se estivéssemos vestindo-o com um casacão de inverno, absorvendo grande parte do calor gerado pelos cilindros, cabeçotes e tubos do escape?

Se não, para se evitar a necessidade de uma tinta de boa condução térmica, aproveitando que o bloco é de alumínio, o ideal não seria anodizá-lo em preto?

[ ]'s
                Last edited by Juncker; 19-11-2007, 01:09 AM.
                Roberto Juncker

Comment

Postado originalmente por Juncker
                  Glcallegari,

Pintar o bloco de preto não seria como se estivéssemos vestindo-o com um casacão de inverno, absorvendo grande parte do calor gerado pelos cilindros, cabeçotes e tubos do escape?

Se não, para se evitar a necessidade de uma tinta de boa condução térmica, aproveitando que o bloco é de alumínio, o ideal não seria anodizá-lo em preto?

[ ]'s
                  quando tu escutar o preço de uma anodização vai cair pra traz.é muito caro mas fica lindo uma peça anodizada.faz como eu falei acima que fica bbb.abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Postado originalmente por Juncker
                    Glcallegari,

[ ]'s
                    Não Junker! Pois um casaco tem um isolamento térmico! O motor é feito de metal! Que não é isolante térmico! A parte preta do casaco aquece o ar que está no isolamento térmico (forro)! diferente se você usa uma camisa preta! No sol voce sente que está queimando! Mas na sombra você passa frio!
                    O Calor gerado na explosão e que não é aproveitado na geração de trabalho motor, é eliminado boa parte pelo escapamento e, outra parte, o bloco do motor absorve mas o eleimina pela superfície!
                    Num forno a lenha por exemplo! Se o forno fosse feito de metal, ele estaria muito quente pelo lado de fora! E teria muito mais facilidade de eliminar este excesso de calor se fosse preto! Sacou? As pessoas tem dificudades de enteder isso, mas é compreensível! Pois nos ensinam errado na escola!
                    O preto absove a luz! Mas irradia o infravermelho! Se ele absorve, ele tem que emitir de volta alguma coisa! Se não ele estaria violando o princípio de conservação de energia!
                    Um corpo negro que está frio vai absorver energia em forma de calor até atingir a temperatura ambiente! Após, ele emitirá o que receber em excesso! Sacou?
                    Se você analizar o gradiente de temperatura de um corpo de cor escura, e se ele estiver a uma temperatura maior do que a ambiete, ele terá um gradiente apontando para fora dele! Ou seja não está absorvendo calor! E sim emitindo! (Essa explicação encerra o assunto!) Portanto um corpo negro que já está quente, esfriará mais rápido do que um branco até atingirem o equilíbrio térmico! Isso é fato! Se não fui claro, por favor perguntem! Eu adoro discutir física!
                    Eu não conheço esse esquema de anodização! Mas deve ser uma boa!
                    Valeu pessoal! Desculpem-me se estou enchendo o saco com essas explicações! Valeu! Um abraço!

Comment

Não Junker! Pois um casaco tem um isolamento térmico! O motor é feito de metal! Que não é isolante térmico! A parte preta do casaco aquece o ar que está no isolamento térmico (forro)! diferente se você usa uma camisa preta! No sol voce sente que está queimando! Mas na sombra você passa frio!
                      O Calor gerado na explosão e que não é aproveitado na geração de trabalho motor, é eliminado boa parte pelo escapamento e, outra parte, o bloco do motor absorve mas o eleimina pela superfície!
                      Num forno a lenha por exemplo! Se o forno fosse feito de metal, ele estaria muito quente pelo lado de fora! E teria muito mais facilidade de eliminar este excesso de calor se fosse preto! Sacou? As pessoas tem dificudades de enteder isso, mas é compreensível! Pois nos ensinam errado na escola!
                      O preto absove a luz! Mas irradia o infravermelho! Se ele absorve, ele tem que emitir de volta alguma coisa! Se não ele estaria violando o princípio de conservação de energia!
                      Um corpo negro que está frio vai absorver energia em forma de calor até atingir a temperatura ambiente! Após, ele emitirá o que receber em excesso! Sacou?
                      Se você analizar o gradiente de temperatura de um corpo de cor escura, e se ele estiver a uma temperatura maior do que a ambiete, ele terá um gradiente apontando para fora dele! Ou seja não está absorvendo calor! E sim emitindo! (Essa explicação encerra o assunto!) Portanto um corpo negro que já está quente, esfriará mais rápido do que um branco até atingirem o equilíbrio térmico! Isso é fato! Se não fui claro, por favor perguntem! Eu adoro discutir física!
                      Eu não conheço esse esquema de anodização! Mas deve ser uma boa!
                      Valeu pessoal! Desculpem-me se estou enchendo o saco com essas explicações! Valeu! Um abraço!
                      callegari ler as explicasções sobre física que vc e o james postam é muito interessante.Gosto muito pois sou um mecânico bem técnico e que me cubro de todo o embasamento na hora de dialogar com o cliente os defeitos e soluções.Isso dá credibilidade no que estou falando.Muitos dos meus tutoriais são as teorias da faculdade de engenharia mecânica que bacharelando estou.abraços cordiais

Comment

Valeu, digo eu!

De forma alguma uma explicação estaria "enchendo o saco" e acredito que seja a opinião de todos aqui no Fusca4Ever... assim, por favor, nem pense isso!

Resumidamente, anodização é um processo eletro-químico de tratamento da superfície do alumínio, resultando em uma camada de óxido de alumínio, que é mais resistente à corrosão.

[ ]'s
                        Last edited by Juncker; 20-11-2007, 07:13 PM.
                        Roberto Juncker

Comment

Obrigado! É muito bom conversar com quem quer aprender! Bem diferente das escolas hoje em dia! Hehehehe! A gurizada não quer nada com nada!
                          O processo de anodização é interessante! Cria-se uma camada de óxido pra protegê-la da oxidação!! Parece um paradoxo, mas funciona bem! A camada de óxido é porosa, o que facilita para pigmentos fixarem-se alí!
                          Os coolers de PC vinham pintados com essa técnca antigamente! Hoje em dia devem continuar anodizando, mas não colocam mais pigmentos! A não ser em alguns coolers personalizados! Mas penso eu que deve custar uma banana para anodizar um bloco inteiro! Só não consegui descobrir qual tipo de óxido que se forma (Se é saphira ou o óxido comum), pois Saphira é isolante elétrico; e térmico eu acho!!

Comment

Working...
                          X