Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suspensão encurtada..

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Suspensão encurtada..

tem qye encurtar o braço da direção sim, de acordo com qunto vai encurtar no quadro. No meu caso vou tirar bem pouco, mais para alinhar a diferença entre chassi e carroceria que é normal no meu 76, e para colocar a banda de rodagem dos pneus no lugar depois de instalar as rodas mexicanas que eu comprei. Parece até que foram montadas invertidas nos aros, de tanto que joga para fora!

Comment

Postado originalmente por Ricardo rcp Ver Post
      eu ja tinha visto um de perto sem as torres mas ñ tinha acretitado nisso mas vc falando agora creio ser verdade,mas essa ideia de andar sem torre rola mas isso sem correr logico mas ñ bate em nada sem as torres? estou curioso sobre o quadro encurtado também sobre as outras partes também vão sofrer adaptação como braços de direção vão encurtar na medida do quadro ou isso depende de quantos cm encurta o quadro
      Não sei, mas o cara usa esse carro bastante, me disse que vai no mercado com ele. Você diz bater como? pular ou raspar a roda por dentro? Nesse caso ai eles usam a roda do Smart que é 145.
      Fica bonito mas nada funcional.
      2276 FK8 .

Comment

Postado originalmente por Saltini Ver Post
        tem qye encurtar o braço da direção sim, de acordo com qunto vai encurtar no quadro. No meu caso vou tirar bem pouco, mais para alinhar a diferença entre chassi e carroceria que é normal no meu 76, e para colocar a banda de rodagem dos pneus no lugar depois de instalar as rodas mexicanas que eu comprei. Parece até que foram montadas invertidas nos aros, de tanto que joga para fora!
        Como você vai montar com roda de ferro, já pensou em mudar o offset da roda?
        Oficina com serviços para rodas especiais de carros antigos off-road e maquinas no geral. Também fazemos jateamento, inspeção e pintura para frotistas. Preparamos rodas IVECO para melhor atender a sua necessidade de transporte.

Os caras da Santa Rita fazem esse trabalho.
        2276 FK8 .

Comment

Sem chance, já vi preços de mudança de offset e acho muita grana. Fora que continuaria com o problema de parecer desalinhado. No lado do passageiro ficou show de bola, mas no do motorista eu tiraria uns 2cm. Pena que na traseira não tem como, mas acredito que baixando a borda superior do pneu se alinhe melhor ao paralama!

Comment

SUSPENSÃO ENCURTADA 12 CM / 6 CM DE CADA LADO
            FEITA PELA BUGSUSPENSION http://bugsuspension.blogspot.com.br/
            TORRES CORTADAS A LAZER

Arquivos Anexos

Comment

Dependendo do que vai encurtar não precisa mexer no comprimento das barras de direção não.
              Varios amigos daqui do LOW BUGS tem suspenção encurtada e andam de boa.Com a vantagem
              de rebaixar a frente sem pegar na borda do paralama e o visual fica LINDO DE MAIS!!
              A suspenção mais encurtada que eu já vi de perto foi essa do video.Mais essa acredito ser uma ignorancia!!
              A função desse encurtamento é pelo visual soterrado que fica o besourinho.
              Segue o link do falecido CACO do LOWBUGS.
              "" HOT AIR FOREVER""
              KARMANN 63- 1200
              KARMANN 67-1600

Comment

Tecnicamente falando, aumenta, mantém ou piora a estabilidade?
                Compensar na bitola ou tala de rodas compensa?

Na verdade a alteração dinâmica é muito mais extensa do que uma simples alteração de bitola. A geometria do sistema de direção fica completamente alterada.
                Já ouviram falar no sistema de Ackermann, ou Geometria de direção de Ackermann?
                Pois bem, este sistema define os ãngulos exatos para que quando façamos uma curva, as rodas dianteiras estercem de forma diferente , com a roda do lado externo esterçando menos que a interna de modo a não ocorrer arrasto das rodas.
                O fusca obedece o sistema de Ackermann, porém ao se cortar os tubos da suspensão e soldá-los com uma bitola maior ou menos, o sistema fica alterado para Anti - Ackermann ou super Ackermann. No caso do encurtamento (estreitamento seria mais correto, mas tudo bem), o modelo é Anti Ackermann.
                os pontos de fixação nas mangas de eixo para as barras de direção, ficam num plano mais interno do que o centro das rodas, portanto cria-se uma linha imaginária inclinada em relação ao eixo longitudinal do veículo para cada roda. Se prolongarmos estas linhas imaginárias até o eixo traseiro, teremos um ponto de encontro, que se ocorrer exatamente sobre o eixo traseiro definirá que o sistema de direção obedece aos princípios de Ackermann, vide figura. Se estreitarmos a suspensão, o ponto de encontro ocorrerá antes do eixo traseiro, dando uma condição de direção diferente do original e se alragarmos a suspensão o efeito será contrário, levando o ponto de encontro das linhas imaginárias para trás do eixo.
                Tanto as condições Anti Ackermann como Super Ackermann geram maior arraste dos pneus dianteiros em curva, mas o efeito indesejável maior que aparecerá é uma tendência ao sobre esterço (saída de traseira) no Anti Ackermann, como um sub esterço (saída de frente) no Super Ackermann.
                Portanto a alteração de estreitamento da suspensão do fusca, deixa-o com uma maior tendência a saída de traseira, a qual pode ser crítica se houver um motor muito forte que já gere a saída de traseira em acelerações fortes em curvas.
                Só para título de ilustração, os primeiros Porsche 911 sempre tiveram a fama de saírem de traseira, daí o sistema de direção dele passou a ser Superackermann, compensando esta tendência. Não quer dizer contudo que a bitola dianteira do Porsche passou a ser maior que a traseira, mas ism que o ângulo gerado pela linha imaginária foi alterada através de um reposicionamento do ponto de fixação das barras de direção nas mangas.

A utilização de suspensões de Fusca estreitadas por outro lado seria fantástica em Buggys, pois como se diminui o entre eixos ele passa automaticamente a super Ackermann e ao estreitarmos o quadro, re-estabelecemos a condição ideal.

No caso de quem estreitou o quadro, a situação pode ser facilmente percebida por exempleo em pisos mais lisos como os de postos de gasolina. Tente sair com ele bem esterçado, para ver como ele arrasta fazendo o ruído característico dos pneus escorregando.

Hoje em dia, o sistema de Ackermann puro não é utilizado, pois todo veículo tem uma tendência natural de sair de frente ou de traseira, daí torná-lo anti ou super Ackermann podem compensar a tendência natural do projeto.

No Fusca qual é a tendência? Sai de frente ou de traseira?
                No caso de motores mais fortes ele sem dúvida terá uma tendência a sair de traseira, daí o estreitamento nestes caso potencializará esta tendência, a qual dificilmente seria corrigida, a não ser que novas mangas com projetos específicos fossem produzidas. Uma forma de se atenuar é deixar as rodas dianteiras levemente divergentes, mas o arraste e desgaste dos pneus seria aumentado.

A dica é:
                Fez o estreitamento por questões estéticas ou para possibilitar o esterço em carros super rebaixados, ok, mas lembre-se que em situações onde um Fusca original se manteria na trajetória o seu carro comece a escapar de traseira bem mais facilmente.

Abraços
                Arquivos Anexos
                Last edited by Master Vader; 17-01-2014, 01:46 PM.
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW
                My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Fantástico , vamos ver se eu entendi; no meu caso encurtei 6 cm de cada lado e seria uma Geometria Anti-Ackermann, só uma dúvida, os pontos de fixação da barra de direção estão mais para dentro, mais usei um alargador para centralizar mais o aro no para-lama, assim sera que ele tenderá a sair um pouco menos de traseira ou continuará do mesmo jeito
                  Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                  Tecnicamente falando, aumenta, mantém ou piora a estabilidade?,
                  Compensar na bitola ou tala de rodas compensa?

Na verdade a alteração dinâmica é muito mais extensa do que uma simples alteração de bitola. A geometria do sistema de direção fica completamente alterada.
                  Já ouviram falar no sistema de Ackermann, ou Geometria de direção de Ackermann?
                  Pois bem, este sistema define os ãngulos exatos para que quando façamos uma curva, as rodas dianteiras estercem de forma diferente , com a roda do lado externo esterçando menos que a interna de modo a não ocorrer arrasto das rodas.
                  O fusca obedece o sistema de Ackermann, porém ao se cortar os tubos da suspensão e soldá-los com uma bitola maior ou menos, o sistema fica alterado para Anti - Ackermann ou super Ackermann. No caso do encurtamento (estreitamento seria mais correto, mas tudo bem), o modelo é Anti Ackermann.
                  os pontos de fixação nas mangas de eixo para as barras de direção, ficam num plano mais interno do que o centro das rodas, portanto cria-se uma linha imaginária inclinada em relação ao eixo longitudinal do veículo para cada roda. Se prolongarmos estas linhas imaginárias até o eixo traseiro, teremos um ponto de encontro, que se ocorrer exatamente sobre o eixo traseiro definirá que o sistema de direção obedece aos princípios de Ackermann, vide figura. Se estreitarmos a suspensão, o ponto de encontro ocorrerá antes do eixo traseiro, dando uma condição de direção diferente do original e se alragarmos a suspensão o efeito será contrário, levando o ponto de encontro das linhas imaginárias para trás do eixo.
                  Tanto as condições Anti Ackermann como Super Ackermann geram maior arraste dos pneus dianteiros em curva, mas o efeito indesejável maior que aparecerá é uma tendência ao sobre esterço (saída de traseira) no Anti Ackermann, como um sub esterço (saída de frente) no Super Ackermann.
                  Portanto a alteração de estreitamento da suspensão do fusca, deixa-o com uma maior tendência a saída de traseira, a qual pode ser crítica se houver um motor muito forte que já gere a saída de traseira em acelerações fortes em curvas.
                  Só para título de ilustração, os primeiros Porsche 911 sempre tiveram a fama de saírem de traseira, daí o sistema de direção dele passou a ser Superackermann, compensando esta tendência. Não quer dizer contudo que a bitola dianteira do Porsche passou a ser maior que a traseira, mas ism que o ângulo gerado pela linha imaginária foi alterada através de um reposicionamento do ponto de fixação das barras de direção nas mangas.

A utilização de suspensões de Fusca estreitadas por outro lado seria fantástica em Buggys, pois como se diminui o entre eixos ele passa automaticamente a super Ackermann e ao estreitarmos o quadro, re-estabelecemos a condição ideal.

No caso de quem estreitou o quadro, a situação pode ser facilmente percebida por exempleo em pisos mais lisos como os de postos de gasolina. Tente sair com ele bem esterçado, para ver como ele arrasta fazendo o ruído característico dos pneus escorregando.

Hoje em dia, o sistema de Ackermann puro não é utilizado, pois todo veículo tem uma tendência natural de sair de frente ou de traseira, daí torná-lo anti ou super Ackermann podem compensar a tendência natural do projeto.

No Fusca qual é a tendência? Sai de frente ou de traseira?
                  No caso de motores mais fortes ele sem dúvida terá uma tendência a sair de traseira, daí o estreitamento nestes caso potencializará esta tendência, a qual dificilmente seria corrigida, a não ser que novas mangas com projetos específicos fossem produzidas. Uma forma de se atenuar é deixar as rodas dianteiras levemente divergentes, mas o arraste e desgaste dos pneus seria aumentado.

A dica é:
                  Fez o estreitamento por questões estéticas ou para possibilitar o esterço em carros super rebaixados, ok, mas lembre-se que em situações onde um Fusca original se manteria na trajetória o seu carro comece a escapar de traseira bem mais facilmente.

Abraços
                  Arquivos Anexos

Comment

Muito boa a a explicação MESTRE VADER!!O negocio é manter o bom senco.
                    Uma das mudanças que estou fazendo no meu carro,e a retirada daqueles aneis aonde apoia as mangas,
                    se eu não me engano são 3cm de cada lado.Estou fazendo esse encurtamento com retirada minima por causa da instalação de disco de freio em cima do tamborzão 5furos,junto com mangas rebaixadas que fatalmente jogam o conjunto pra fora .Portanto acho que não vou sentir diferença nenhuma na direção.
                    MESTRE VADER bitola maior na traseira tambem interfere nessa regra??
                    "" HOT AIR FOREVER""
                    KARMANN 63- 1200
                    KARMANN 67-1600

Comment

rapaz, que aula
                      vou preferir esterçar menos um pouco do que estreitar minha suspa, não tenho boas lembranças com saídas de traseira
                      Rafael Fedel

1776cm³ AIR COOLED ENGINE WITH MEGASQUIRT EFI

"Para evitar decepções, reduza as expectativas."

Comment

Postado originalmente por Meufusca78 Ver Post
                        Fantástico , vamos ver se eu entendi; no meu caso encurtei 6 cm de cada lado e seria uma Geometria Anti-Ackermann, só uma dúvida, os pontos de fixação da barra de direção estão mais para dentro, mais usei um alargador para centralizar mais o aro no para-lama, assim sera que ele tenderá a sair um pouco menos de traseira ou continuará do mesmo jeito [ATTACH=CONFIG]28201[/ATTACH]
                        A tendência se mantém, mesmo se acertarmos a bitola com alargadores, ou outros dipositivos. a única forma de corrigir esta alteração no sistema de Ackermann é através de alterações na manga de eixo, veja a figura anexa.
                        A distância do ponto de fixação do braço de direção deve diminuir em relação à face da manga de eixo, diminuindo o ângulo gerado por este ponto. Na figura a situação está exagerada, porém dá uma ideia correta do que deve ser feito
                        Arquivos Anexos
                        "Master Vader"
                        The Lord of the Sith VW

Comment

Postado originalmente por LUISHPOWER Ver Post
                          Uma das mudanças que estou fazendo no meu carro,e a retirada daqueles aneis aonde apoia as mangas,
                          se eu não me engano são 3cm de cada lado.Estou fazendo esse encurtamento com retirada minima por causa da instalação de disco de freio em cima do tamborzão 5furos,junto com mangas rebaixadas que fatalmente jogam o conjunto pra fora .Portanto acho que não vou sentir diferença nenhuma na direção.

Concordo Luiz, o bom senso é tudo neste caso.
                          Se a ideia é um carro para altas performances a mudança do sistema de Ackermann deve ser evitada desta forma, sendo até desejável fazer o contrário, ou seja gerar uma leve tendência à saída de frente para compensar a tendência natural de saída de traseira do Fusca, assim como os primeiros 911 eram.
                          A alteração da bitola traseira não afeta em nada este aspecto. Lógico que pode compensar a saída de traseira por outros fenômenos, mas o arraste errado das rodas dianteiras irão continuar.

Quando falamos que um veículo tem uma tendência a sair de frente por exemplo, isto pode ser causado por inúmeras variáveis, porém quando tentamos corrigir isto, temos vários caminhos, desde a correção da real causa desta tenência, até "mecher' em outro aspecto, "estragando" outras características tentando corrigir uma tendência.
                          Por exemplo:
                          Uma variação no sistema de Ackermann, deveria ser corrigida com a alteração da geometria das rodas dianteiras em relação às mangas como citei. este caminho além de eliminar a tendência de saída de traseira ou de frente conforme o caso (traseira no caso de estreitamento da susp.), evitará o arraste exagerado das rodas dianteira em curvas, diminuindo o desgaste de pneus por exemplo, além de diminuir a energia desperdiçada a qual aumenta consumo e diminui desempenho. Por outro lado, podemos tentar corrigir a alteração de ackermann com uma geometria de direção alterada, deixando as rodas levemente divergentes. Isto diminuirá a tendência de saída de traseira eventualmente até anulando a tendência, porém teremos um arraste exagerado das rodas em linha reta, tendo os mesmos efeitos colaterais, ou seja consumo exagerado de pneus e combustível (só que agora em retas) e perda de desempenho por energia dissipada (O carro fica amarrado).
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW

Comment

Postado originalmente por Master Vader Ver Post
                            Concordo Luiz, o bom senso é tudo neste caso.
                            Se a ideia é um carro para altas performances a mudança do sistema de Ackermann deve ser evitada desta forma, sendo até desejável fazer o contrário, ou seja gerar uma leve tendência à saída de frente para compensar a tendência natural de saída de traseira do Fusca, assim como os primeiros 911 eram.
                            A alteração da bitola traseira não afeta em nada este aspecto. Lógico que pode compensar a saída de traseira por outros fenômenos, mas o arraste errado das rodas dianteiras irão continuar.

Quando falamos que um veículo tem uma tendência a sair de frente por exemplo, isto pode ser causado por inúmeras variáveis, porém quando tentamos corrigir isto, temos vários caminhos, desde a correção da real causa desta tenência, até "mecher' em outro aspecto, "estragando" outras características tentando corrigir uma tendência.
                            Por exemplo:
                            Uma variação no sistema de Ackermann, deveria ser corrigida com a alteração da geometria das rodas dianteiras em relação às mangas como citei. este caminho além de eliminar a tendência de saída de traseira ou de frente conforme o caso (traseira no caso de estreitamento da susp.), evitará o arraste exagerado das rodas dianteira em curvas, diminuindo o desgaste de pneus por exemplo, além de diminuir a energia desperdiçada a qual aumenta consumo e diminui desempenho. Por outro lado, podemos tentar corrigir a alteração de ackermann com uma geometria de direção alterada, deixando as rodas levemente divergentes. Isto diminuirá a tendência de saída de traseira eventualmente até anulando a tendência, porém teremos um arraste exagerado das rodas em linha reta, tendo os mesmos efeitos colaterais, ou seja consumo exagerado de pneus e combustível (só que agora em retas) e perda de desempenho por energia dissipada (O carro fica amarrado).
                            Acho interessante observar que os VW´s originalmente com distancia entre eixos diferentes Variant 1 de fusca, karman ghia etc possuem a mesma suspensão dianteira com as mangas iguais e consequentemente ackermann errados o que em teoria seria um problema, mas considerando o projeto dos veículos não é tão relevante devido a baixa potencia arrastando ligeiramente o pneu. Minha experiencia com VW´s, mesmo modificados, o melhor de curva foi o fusca.
                            KG(entre eixo igual de fusca), SP2 e Variant saem de frente e o fusca quando equilibrado sai de lado nas quatro rodas o que eu não consegui obter nos outros.

Também acho que estreitar muito é um erro pois alem dos problemas citados anteriormente, para virar mais acrescenta-se espaçador jogando as rodas para fora o que acaba sobrecarregando os braços de direção ao utilizar grandes rodas com grandes freios pois aumenta a alavanca de onde está o atrito (chão) em relação ao pivo da direção o que acaba desalinhando o carro.

Eu tenho suspensão ligeiramente encurtada (13 milimetros de cada lado) compensando as mangas rebaixadas, freios equilibrados e um monstro de um motor lá atras e faço a curva a 180km/h, mas é importante lembrar que os pneus traseiros são 245 !!! (Grip)

Bom senso e um pouco de juízo vale muito!

Abraço
                            CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                            GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Postado originalmente por LUISHPOWER Ver Post
                              luis eu to usando até a instalação dos freios a disco traseiro adptadores nos meus tambores traseiro que fazem as rodas quase beliscarfem os paralamas.Com meu carro é um pouco baixo o que senti foi um maior desgaste devido ao off set positivo.Com a retirada dos adaptadores 4x110 para 4x100 acredito que deve equili brar e deixar até a arrancada melhor.Usei estes adptadores alguns dias na frente até mandar os discos serem furados e naaão gostei muito de como o carro se comportava.Quan do recoloquei as rodas sem eles até ficou mais leve a direção,além do visual das rodas mais acondicionadas para dentro dos paralamas.Abraços
                              Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

Comment

Postado originalmente por Antonio carlos Ver Post
                                luis eu to usando até a instalação dos freios a disco traseiro adptadores nos meus tambores traseiro que fazem as rodas quase beliscarfem os paralamas.Com meu carro é um pouco baixo o que senti foi um maior desgaste devido ao off set positivo.Com a retirada dos adaptadores 4x110 para 4x100 acredito que deve equili brar e deixar até a arrancada melhor.Usei estes adptadores alguns dias na frente até mandar os discos serem furados e naaão gostei muito de como o carro se comportava.Quan do recoloquei as rodas sem eles até ficou mais leve a direção,além do visual das rodas mais acondicionadas para dentro dos paralamas.Abraços
                                Antonio Carlos,
                                Certamente voce percebeu que na traseira ao colocar os espaçadores jogando as rodas mais para fora, o carro ficou mais rebaixado. Isso acontece porque aumenta a alavanca no ponto de apoio no solo em relação a barra de torção o que é bem interessante. Na frente o efeito que você observou ao joga-las para fora pode ser tambem consequencia de como está o alinhamento pois caso esteja convergente ou divergente o problema se acentua com o alargamento.

Abraço
                                CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                                GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

Comment

Working...
                                X