Anúncio

Collapse
No announcement yet.

dica retirada de um outro Forum

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• dica retirada de um outro Forum

Seguinte minha grande preocupação toda vida foi os cambios dos nossos queridos fusca, o qual nao tem grande coisa para se fazer, para que ele nao se quebre. ainda mais usando motor Ap ou motor Ar turbo. onde se desgasta e tem risco de quebrar maior. pensando nisso procurei muita coisa de copetição mais eu so achava peças importadas, como tampas laterais dos cambios de aluminio rigido 500,00 reais, autoblocante 340,00 reais, engrenagens forjadas $xx.xx dolares, etc.
    Mais minha intenção nao era fazer isso mesmo porque assim como eu muita gente nao tem acesso a isso com facilidade. queria usar peças nacionais usar a inteligencia e nao pagar por uma peça superfaturada para por nu meu fusca para rodar com um motor Ap original ou ate mesmo um turbinho no futuro.
    Muita gente me deu a ideia de por suspensao de variant II a IRS onde ela e mais resistente pois a força e transmitido para as homocineticas o que deixou ela mais resistente comparada ao eixo rigido, tb discartei essa ideia.
    Chega de enrrolação e vamos ao que intereça

O grande problema nos fusca Ap e Turbo. e: Ponta de eixo pular fora & 3º e 4º curta d+ para a potencia ou vira polia com dentes todos estourados.

3º do Passat no lugar da 4º do Fusca
    Um amigo nosso daqui do forum disse que usa a relação de marcha 8x33 com a 3º do Passat 4 Marchas. bem eu sai na casada em manuais dos Passat todos so que em todos nao batia a informação que ele me dizia ele disse que tem pegada forte pois o cambio tem a relação mais curta do que de um Sp2 e Itamar que usa a relação 8x31. E o que deixou longo foi a tal 3º do Passat.

Na verdade acho que existe um equivoco. a relação da 4º do Fusca e 0,88:1 e a 3º do Passat e 1,29:1 o que deixaria a 3º do Fusca praticamente igual a 4º nao faz centido o que ele disse. (nao to duvidando do nosso amigo) acontece que grilou isso na minha cabeça pois a 3º do fusca e 1,32:1 ou seja sao muito parecidas e nao traria grandes melhorias segundo os numeros.

Mais na realidade ele so falou a engrenagem errada. e a 4º do Passat 83 cambio longo no lugar da 4º do fusca. o que deixa ele bem longo o cambio do Fusca, o Passat possui a relação de 0,78:1 contra a 0,88:1 do Fusca (relação da engrenagem da 4º)

Lembrando que o cambio do fusca e praticamente igual ao do Santana
    veja as relações
    Relação do Santana
    9x35 -> 3,88
    Relação do Fusca
    8x31 -> 3,875 + a possibilidade de trocar a 4º

__ Pensa comigo: Um fusca com relaçao 8x33 com a 4º do Passat ele tera arrancada e Final
    __ Pensa comigo novamente: Um fusca com relação 8x31 mais a 4º do Passat tera um cambio bem confortavel e longo. onde voce tera uma final muito file, ainda mais se tiver motor para girar tudo isso.

E o caso do nosso amigo Edson Aguiar daqui do forum liguei para ele outro dia e ele reclamou dizendo que a 8x31 no seu fusca Ap 2.2 fica devendo onde ela nao e tao longa assim. (Fica a dica Edson e so usar a 4º do Passat 83 cambio longo)

Bem ja falei de Relação e engrenagem da 4º, Agora vou falar da ponta de eixo pula fora

Muitos Fusca ate mesmo originais com motor 1600 solda o anel elastico e fazendo com que a ponta de eixo se desgarre da planetaria. tendo assim que fazer a desmontagem e remontar novamente e mo canseira.

Conversando com Chico Biela amigao nosso daqui do Forum chegamos a seguinte conclusao. depois de montado o anel elastico e tudo certinho. correr uma solda para travar o mesmo, essa dica e muito funcional onde e usada por muitos gaioleiros que sao macaco velho desses lance de soltar a ponta do eixo. muito boa essa dica. so que existe outra possibilidade para melhor isso.

__ Pega a ponta do eixo do fusca leva ela no torno, e manda frezar as bordas da ponta e fazer um furo no cento da ponta do eixo do lado onde se encaixa a planetaria. e um furo no anel elastico tb bem no centro.
    __ Monta tudo e ponha um parafuso de 8mm no centro do anel elastico e ele sera rosqueado no furo que voce mandou fazer na ponta do eixo claro com sua devida rosca interna.. isso fara com que nunca mais se solta tb. essa dica quem me passou foi nosso amigo Edson Aguiar motor Ap 2.2 fritava nos primeiros meses que montou seu fusca.. queria ver o cambio quebrando mais o cara deu garantia a ele que nao quebrana nunca nem se colocasse turbo. Pode tb se colocar dois anel elastico de cada lado esse metodo foi usado por um cara que ta vendendo o fusca dele no ML que tem motor Ap 2.0 20V turbo.

O grande problema da ponta de eixo se soltar e que o carro agaixa muito nas arrancadas com motor forte e se vc inventar de fritar pneu o desgaste do anel e grande ate ela pula fora... (simples né)

Outra dica que o Chico me passou foi o lance de soldar a 3º e 4º as duas peças que forma a engrenagem para que elas nao gire em falso fazendo assim rebentar os dentes que existe para juntar as duas peças.

Outra dica agora e minha essa, e de mandar frezar a 3º e 4º para que ela nao se solte em trepidaçoes ou deformaçao do asfalto essa eu irei fazer no meu fusca.

Outra dica tb que o Chico passou para mim e melhorar as ranhuras da 1º que facilita a 40 km/h enfiar a primeira. isso vc pode fazer com uma cegueta fizemos o teste na mecanica ontem e realmente o oleo ira correr melhor nessa engrenagem.

Regulamento da Speed Fusca de Goiania

Todos elementos do câmbio, diferencial e transmissão deverão permanecer originais.
    É permitido fresar, soldar a luva das 3a. e 4a marchas, encher os garfos das engrenagens
    (para não pular marchas) da 1a, 2a, 3a e 4a marchas e será permitido retrabalhar as
    planetárias, meia lua (bolachas) com adição de esferas para trabalhar dentro da caixa de
    satélites; permitido implantar sistema de trisetas, desde que a adaptação não elimine mais
    de 100mm da ponta de eixo original (bolacha), será permitida a retirada de até 2mm de
    material da parte interna da caixa satélite, na área de atrito com a planetária

-----

Pois bem se eu lembrar de mais alguma coisa prometo que posto aqui para voces. mais ta ai a dica de um cambio quase perfeito e que pode durar muito sem necessidade de apelar para peças Gringas e caras que e vendido nas revistas e sites.
    Nos Brasileiros tambem somos capazes de fazer algo muito bom. graças a amigos colaboradores.
    faça isso voce tb.

Conheço as dicas, hehehe... são de autoria do colega Fusca AP!

Acho que é uma opção secundária alterar as engrenagens de marchas. Já ouvi em mais de um lugar pessoas que colocaram motor turbo (com comando brabo) ou AP nos fuscas, e sentiram que o câmbio ficou mais longo... Isso porque motores AP e os boxer preparados são mais giradores que o motor original (e com mais torque), sendo que têm força para empurrar o câmbio em altas rotações, o que dá a impressão que o câmbio alongou.

Abraços!
    Air Power 4ever!

Comment

Re: dica retirada de um outro Forum

galera!!!

alguem ai tem mais algumas dicas aeh????

ou um esclarecimento melhor ai como fotos pra mexer no cambio????

Valeu
      Novo projeto!
      1600 w140 4x2
      Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

*Estamos trabalhando para andar na sua frente*

Comment

Postado originalmente por TI_fuka
        galera!!!
        alguem ai tem mais algumas dicas aeh????
        ou um esclarecimento melhor ai como fotos pra mexer no cambio????
        Valeu
        E VC QUER MAIS!?!?!?! :shock:

excelente tópico... tinha que ir pro destaque... (moderação???)

:mrgreen:

abrax!

Comment

muito boas essas dicas ...

Comment

Não sou expert em câmbios, muito pelo contrário, achei algumas dicas interessantes, porém alguns aspectos me levam a perguntar.

1- É possível colocar somente conjunto da 4ª marcha do Passat no lugar do conjunto de 4ª do Fusca sem modificar o conjunto das outras marchas? Os eixos primário e secundário ficariam paralelos, isto é, as engrenagens da 4ª não ficariam muito forçadas uma contra a outra ou um pouco "distantes" acarretando,neste caso,um egrenamento mais para a ponta dos dentes? E os sincronizadores, ficam do fusca mesmo?

2- O "anel elástico" seria aquela trava (em forma de anel aberto que lembra +- uma ferradura) de retenção da planetária? Não entendi direito o lance do parafuso.

Comment

excelente tópico, para melhorar só faltam as fotos, parabéns a todos os colaboradores!

Comment

só uma coisa tbém ...todos reclamam do "buraco" que existe nas relações mais longas p/ fusca ou seja aquela bela caida de rotação entre 3º e 4º ...utilizando essa engrenagem do passat esse "buraco" não seria maior ou seja o motor demoraria mais ainda p/ encher e atingir uma rotação legal !!???

belo tópico...
                Fernando / German Look 74
                2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

Comment

Postado originalmente por JRBENTO
                  E VC QUER MAIS!?!?!?! :shock:

excelente tópico... tinha que ir pro destaque... (moderação???)

:mrgreen:

abrax!

opaaa!!!!

SImmmmm e muito mais!!!!!!!!!!!
                  Novo projeto!
                  1600 w140 4x2
                  Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

*Estamos trabalhando para andar na sua frente*

Comment

Postado originalmente por sedan74turbo
                    só uma coisa tbém ...todos reclamam do "buraco" que existe nas relações mais longas p/ fusca ou seja aquela bela caida de rotação entre 3º e 4º ...utilizando essa engrenagem do passat esse "buraco" não seria maior ou seja o motor demoraria mais ainda p/ encher e atingir uma rotação legal !!???

belo tópico...
                    Fala ae Sedan peguei o barco andando mas pelo oque li estão falando de motores bem fortes Turbo, Ap 2.2, 2.0 20V turbo...

Na minha opnião esse buraco não aumentaria pois teriamos motor para diminuir essa "sensanção".

fica ae minha opinião abraço !!!

Comment

belo tópico...
                      Concordo com o amigo BIFOX, quando tinha minha Brasilia Turbo a 3° ia ate 115km/h, quando colocava a 4° ja tava a mais de 3300 rpm e a turbina ja tava cheia empurrando 0,8kg de pressao pra dentro, eu pelo menos nao sentia buraco nenhum.;);)
                      BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
                      INTERESSADOS MANDAR MP

http://www.fastpowerperformance.com.br

Comment

Postado originalmente por bifox
                        Fala ae Sedan peguei o barco andando mas pelo oque li estão falando de motores bem fortes Turbo, Ap 2.2, 2.0 20V turbo...

Na minha opnião esse buraco não aumentaria pois teriamos motor para diminuir essa "sensanção".

fica ae minha opinião abraço !!!
                        Postado originalmente por wagnerls
                        Concordo com o amigo BIFOX, quando tinha minha Brasilia Turbo a 3° ia ate 115km/h, quando colocava a 4° ja tava a mais de 3300 rpm e a turbina ja tava cheia empurrando 0,8kg de pressao pra dentro, eu pelo menos nao sentia buraco nenhum.

Orra... sinceramente fique encucado agora....antes de colocar esse câmbio 31x8 a rotação de 3ºp/4º não caia tanto...e com esse agora a turbina demora mais p/ dar "a pegada" novamente...esse fim de semana vou rodar e prestar mais atenção nos numeros do RPM p/ ser mais exato...
                        vlwww galera !!!!

Comment

Orra... sinceramente fique encucado agora....antes de colocar esse câmbio 31x8 a rotação de 3ºp/4º não caia tanto...e com esse agora a turbina demora mais p/ dar "a pegada" novamente...esse fim de semana vou rodar e prestar mais atenção nos numeros do RPM p/ ser mais exato...
                          vlwww galera !!!!
                          Mas vc ta usando coroa e pinhao do SP2?? Eu usava a normal mesmo 33x8, vai ver que era por isso que eu nao sentia o buraco...das marchas. hehehehehe
                          BRASILIA AP 1.6 - R$ 3.000,00 - DOANDO
                          INTERESSADOS MANDAR MP

http://www.fastpowerperformance.com.br

Comment

Postado originalmente por wagnerls
                            Mas vc ta usando coroa e pinhao do SP2?? Eu usava a normal mesmo 33x8, vai ver que era por isso que eu nao sentia o buraco...das marchas. hehehehehe
                            é isso mesmo SP2 31x8 e 4º longa c/ dente grosso !!! o meu antigo tbém era 33x8 por isso tbém não acontecia isso !!!

Comment

Eu Ja Tinha Visto Esse Topico Em Outro Forum!!!mais Com Tanta Explicaçoes, Faltou Umas Fotos, Para Aqueles Q Nao Conheçem As Peças De Uma Caixa...por Favor Se Alguem Tiver Fotos Das Adaptaçoes!!coloque Aiiiiiiiiiiiiii
                              "" HOT AIR FOREVER""
                              KARMANN 63- 1200
                              KARMANN 67-1600

Comment

Working...
                              X