Seguinte minha grande preocupação toda vida foi os cambios dos nossos queridos fusca, o qual nao tem grande coisa para se fazer, para que ele nao se quebre. ainda mais usando motor Ap ou motor Ar turbo. onde se desgasta e tem risco de quebrar maior. pensando nisso procurei muita coisa de copetição mais eu so achava peças importadas, como tampas laterais dos cambios de aluminio rigido 500,00 reais, autoblocante 340,00 reais, engrenagens forjadas $
xx.xx dolares, etc.
Mais minha intenção nao era fazer isso mesmo porque assim como eu muita gente nao tem acesso a isso com facilidade. queria usar peças nacionais usar a inteligencia e nao pagar por uma peça superfaturada para por nu meu fusca para rodar com um motor Ap original ou ate mesmo um turbinho no futuro.
Muita gente me deu a ideia de por suspensao de variant II a IRS onde ela e mais resistente pois a força e transmitido para as homocineticas o que deixou ela mais resistente comparada ao eixo rigido, tb discartei essa ideia.
Chega de enrrolação e vamos ao que intereça
O grande problema nos fusca Ap e Turbo. e: Ponta de eixo pular fora & 3º e 4º curta d+ para a potencia ou vira polia com dentes todos estourados.
3º do Passat no lugar da 4º do Fusca
Um amigo nosso daqui do forum disse que usa a relação de marcha 8x33 com a 3º do Passat 4 Marchas. bem eu sai na casada em manuais dos Passat todos so que em todos nao batia a informação que ele me dizia ele disse que tem pegada forte pois o cambio tem a relação mais curta do que de um Sp2 e Itamar que usa a relação 8x31. E o que deixou longo foi a tal 3º do Passat.
Na verdade acho que existe um equivoco. a relação da 4º do Fusca e 0,88:1 e a 3º do Passat e 1,29:1 o que deixaria a 3º do Fusca praticamente igual a 4º nao faz centido o que ele disse. (nao to duvidando do nosso amigo) acontece que grilou isso na minha cabeça pois a 3º do fusca e 1,32:1 ou seja sao muito parecidas e nao traria grandes melhorias segundo os numeros.
Mais na realidade ele so falou a engrenagem errada. e a 4º do Passat 83 cambio longo no lugar da 4º do fusca. o que deixa ele bem longo o cambio do Fusca, o Passat possui a relação de 0,78:1 contra a 0,88:1 do Fusca (relação da engrenagem da 4º)
Lembrando que o cambio do fusca e praticamente igual ao do Santana
veja as relações
Relação do Santana
9x35 -> 3,88
Relação do Fusca
8x31 -> 3,875 + a possibilidade de trocar a 4º
__ Pensa comigo: Um fusca com relaçao 8x33 com a 4º do Passat ele tera arrancada e Final
__ Pensa comigo novamente: Um fusca com relação 8x31 mais a 4º do Passat tera um cambio bem confortavel e longo. onde voce tera uma final muito file, ainda mais se tiver motor para girar tudo isso.
E o caso do nosso amigo Edson Aguiar daqui do forum liguei para ele outro dia e ele reclamou dizendo que a 8x31 no seu fusca Ap 2.2 fica devendo onde ela nao e tao longa assim. (Fica a dica Edson e so usar a 4º do Passat 83 cambio longo)
Bem ja falei de Relação e engrenagem da 4º, Agora vou falar da ponta de eixo pula fora
Muitos Fusca ate mesmo originais com motor 1600 solda o anel elastico e fazendo com que a ponta de eixo se desgarre da planetaria. tendo assim que fazer a desmontagem e remontar novamente e mo canseira.
Conversando com Chico Biela amigao nosso daqui do Forum chegamos a seguinte conclusao. depois de montado o anel elastico e tudo certinho. correr uma solda para travar o mesmo, essa dica e muito funcional onde e usada por muitos gaioleiros que sao macaco velho desses lance de soltar a ponta do eixo. muito boa essa dica. so que existe outra possibilidade para melhor isso.
__ Pega a ponta do eixo do fusca leva ela no torno, e manda frezar as bordas da ponta e fazer um furo no cento da ponta do eixo do lado onde se encaixa a planetaria. e um furo no anel elastico tb bem no centro.
__ Monta tudo e ponha um parafuso de 8mm no centro do anel elastico e ele sera rosqueado no furo que voce mandou fazer na ponta do eixo claro com sua devida rosca interna.. isso fara com que nunca mais se solta tb. essa dica quem me passou foi nosso amigo Edson Aguiar motor Ap 2.2 fritava nos primeiros meses que montou seu fusca.. queria ver o cambio quebrando mais o cara deu garantia a ele que nao quebrana nunca nem se colocasse turbo. Pode tb se colocar dois anel elastico de cada lado esse metodo foi usado por um cara que ta vendendo o fusca dele no ML que tem motor Ap 2.0 20V turbo.
O grande problema da ponta de eixo se soltar e que o carro agaixa muito nas arrancadas com motor forte e se vc inventar de fritar pneu o desgaste do anel e grande ate ela pula fora... (simples né)
Outra dica que o Chico me passou foi o lance de soldar a 3º e 4º as duas peças que forma a engrenagem para que elas nao gire em falso fazendo assim rebentar os dentes que existe para juntar as duas peças.
Outra dica agora e minha essa, e de mandar frezar a 3º e 4º para que ela nao se solte em trepidaçoes ou deformaçao do asfalto essa eu irei fazer no meu fusca.
Outra dica tb que o Chico passou para mim e melhorar as ranhuras da 1º que facilita a 40 km/h enfiar a primeira. isso vc pode fazer com uma cegueta fizemos o teste na mecanica ontem e realmente o oleo ira correr melhor nessa engrenagem.
Regulamento da Speed Fusca de Goiania
Todos elementos do câmbio, diferencial e transmissão deverão permanecer originais.
É permitido fresar, soldar a luva das 3a. e 4a marchas, encher os garfos das engrenagens
(para não pular marchas) da 1a, 2a, 3a e 4a marchas e será permitido retrabalhar as
planetárias, meia lua (bolachas) com adição de esferas para trabalhar dentro da caixa de
satélites; permitido implantar sistema de trisetas, desde que a adaptação não elimine mais
de 100mm da ponta de eixo original (bolacha), será permitida a retirada de até 2mm de
material da parte interna da caixa satélite, na área de atrito com a planetária
-----
Pois bem se eu lembrar de mais alguma coisa prometo que posto aqui para voces. mais ta ai a dica de um cambio quase perfeito e que pode durar muito sem necessidade de apelar para peças Gringas e caras que e vendido nas revistas e sites.
Nos Brasileiros tambem somos capazes de fazer algo muito bom. graças a amigos colaboradores.
faça isso voce tb.

Mais minha intenção nao era fazer isso mesmo porque assim como eu muita gente nao tem acesso a isso com facilidade. queria usar peças nacionais usar a inteligencia e nao pagar por uma peça superfaturada para por nu meu fusca para rodar com um motor Ap original ou ate mesmo um turbinho no futuro.
Muita gente me deu a ideia de por suspensao de variant II a IRS onde ela e mais resistente pois a força e transmitido para as homocineticas o que deixou ela mais resistente comparada ao eixo rigido, tb discartei essa ideia.
Chega de enrrolação e vamos ao que intereça
O grande problema nos fusca Ap e Turbo. e: Ponta de eixo pular fora & 3º e 4º curta d+ para a potencia ou vira polia com dentes todos estourados.
3º do Passat no lugar da 4º do Fusca
Um amigo nosso daqui do forum disse que usa a relação de marcha 8x33 com a 3º do Passat 4 Marchas. bem eu sai na casada em manuais dos Passat todos so que em todos nao batia a informação que ele me dizia ele disse que tem pegada forte pois o cambio tem a relação mais curta do que de um Sp2 e Itamar que usa a relação 8x31. E o que deixou longo foi a tal 3º do Passat.
Na verdade acho que existe um equivoco. a relação da 4º do Fusca e 0,88:1 e a 3º do Passat e 1,29:1 o que deixaria a 3º do Fusca praticamente igual a 4º nao faz centido o que ele disse. (nao to duvidando do nosso amigo) acontece que grilou isso na minha cabeça pois a 3º do fusca e 1,32:1 ou seja sao muito parecidas e nao traria grandes melhorias segundo os numeros.
Mais na realidade ele so falou a engrenagem errada. e a 4º do Passat 83 cambio longo no lugar da 4º do fusca. o que deixa ele bem longo o cambio do Fusca, o Passat possui a relação de 0,78:1 contra a 0,88:1 do Fusca (relação da engrenagem da 4º)
Lembrando que o cambio do fusca e praticamente igual ao do Santana
veja as relações
Relação do Santana
9x35 -> 3,88
Relação do Fusca
8x31 -> 3,875 + a possibilidade de trocar a 4º
__ Pensa comigo: Um fusca com relaçao 8x33 com a 4º do Passat ele tera arrancada e Final
__ Pensa comigo novamente: Um fusca com relação 8x31 mais a 4º do Passat tera um cambio bem confortavel e longo. onde voce tera uma final muito file, ainda mais se tiver motor para girar tudo isso.
E o caso do nosso amigo Edson Aguiar daqui do forum liguei para ele outro dia e ele reclamou dizendo que a 8x31 no seu fusca Ap 2.2 fica devendo onde ela nao e tao longa assim. (Fica a dica Edson e so usar a 4º do Passat 83 cambio longo)
Bem ja falei de Relação e engrenagem da 4º, Agora vou falar da ponta de eixo pula fora
Muitos Fusca ate mesmo originais com motor 1600 solda o anel elastico e fazendo com que a ponta de eixo se desgarre da planetaria. tendo assim que fazer a desmontagem e remontar novamente e mo canseira.
Conversando com Chico Biela amigao nosso daqui do Forum chegamos a seguinte conclusao. depois de montado o anel elastico e tudo certinho. correr uma solda para travar o mesmo, essa dica e muito funcional onde e usada por muitos gaioleiros que sao macaco velho desses lance de soltar a ponta do eixo. muito boa essa dica. so que existe outra possibilidade para melhor isso.
__ Pega a ponta do eixo do fusca leva ela no torno, e manda frezar as bordas da ponta e fazer um furo no cento da ponta do eixo do lado onde se encaixa a planetaria. e um furo no anel elastico tb bem no centro.
__ Monta tudo e ponha um parafuso de 8mm no centro do anel elastico e ele sera rosqueado no furo que voce mandou fazer na ponta do eixo claro com sua devida rosca interna.. isso fara com que nunca mais se solta tb. essa dica quem me passou foi nosso amigo Edson Aguiar motor Ap 2.2 fritava nos primeiros meses que montou seu fusca.. queria ver o cambio quebrando mais o cara deu garantia a ele que nao quebrana nunca nem se colocasse turbo. Pode tb se colocar dois anel elastico de cada lado esse metodo foi usado por um cara que ta vendendo o fusca dele no ML que tem motor Ap 2.0 20V turbo.
O grande problema da ponta de eixo se soltar e que o carro agaixa muito nas arrancadas com motor forte e se vc inventar de fritar pneu o desgaste do anel e grande ate ela pula fora... (simples né)
Outra dica que o Chico me passou foi o lance de soldar a 3º e 4º as duas peças que forma a engrenagem para que elas nao gire em falso fazendo assim rebentar os dentes que existe para juntar as duas peças.
Outra dica agora e minha essa, e de mandar frezar a 3º e 4º para que ela nao se solte em trepidaçoes ou deformaçao do asfalto essa eu irei fazer no meu fusca.
Outra dica tb que o Chico passou para mim e melhorar as ranhuras da 1º que facilita a 40 km/h enfiar a primeira. isso vc pode fazer com uma cegueta fizemos o teste na mecanica ontem e realmente o oleo ira correr melhor nessa engrenagem.
Regulamento da Speed Fusca de Goiania
Todos elementos do câmbio, diferencial e transmissão deverão permanecer originais.
É permitido fresar, soldar a luva das 3a. e 4a marchas, encher os garfos das engrenagens
(para não pular marchas) da 1a, 2a, 3a e 4a marchas e será permitido retrabalhar as
planetárias, meia lua (bolachas) com adição de esferas para trabalhar dentro da caixa de
satélites; permitido implantar sistema de trisetas, desde que a adaptação não elimine mais
de 100mm da ponta de eixo original (bolacha), será permitida a retirada de até 2mm de
material da parte interna da caixa satélite, na área de atrito com a planetária
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Pois bem se eu lembrar de mais alguma coisa prometo que posto aqui para voces. mais ta ai a dica de um cambio quase perfeito e que pode durar muito sem necessidade de apelar para peças Gringas e caras que e vendido nas revistas e sites.
Nos Brasileiros tambem somos capazes de fazer algo muito bom. graças a amigos colaboradores.
faça isso voce tb.
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