Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cambio de SPII

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

opa obrigado por responder...dinheiro ta meio dificil,por enquanto vou manter o cambio original mesmo heheheh
    mas essa engrenagem do sapinho é garantida??alguem já usou???porque realmente tenho interesse nessa engrenagem.
    Obrigado
    Fusca Japaloko a caminho
    W120,Dupla Empi 44,1.8L
    air cooled na veia!!!!!

Se Deus é por nós,quem será contra nós????

Comment

ta muito curta

Blz pessoal, no meu caso fuca 1500 acho minha caixa muito curta
      em viagens a 110Km/h no velocímetro já noto uma rotação bem alta do motor, as vezes dou umas esticadas pois onde ando tem bastante retas e
      chegando em 130Km (o velocimetro marca Só até 120Km) o motor chega a urrar hehe. O ano do fuca é 1962 acredito q a caixa é original, no documento ele era 1200cc.
      O q acontece se por uma relação 8x31?

Um cara me disse q pode dar problema pois daria muito giro nas engrenagens dela. (será q me disse uma baita bobagem?).
      To pra por uma da Variant mas espero obter ajuda da galera antes de tomar uma decisão. valeu...
      Tiagoaar Agora quero um RagTop!!!
      1600 W110 4x1 Dupla carburação e muita emoção.
      Passo Fundo RS

Não deixem de visitar http://www.oldersbahnvolks.blogspot.com/

Comment

VALE A PENA TROCAR, PELO 8 x 31
        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2925

(o\_!_/o) PENSE EM UM FUSQUEIRO FELIZ (o\_!_/o)

Comment

eu estava com o cambio 1200 e urrava muito só que em 1ª cantava os pneus, e acabei com algumas embreagens, agora está com o cambio da brasilia sinto que roda mais leve ou seja em uma rotação mais suave e o consumo diminuiu muito pouco

Comment

Rrrr$$$$$$$$$$$$

E quanto vcs acham q da pra pagar numa caixa, a base de troca e sem troca...
            Passo Fundo RS

Comment

Ja Faz Uns 4 Anos Que Troquei A Minha Paguei A Base De Troca R$250,00.
              http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2925

(o\_!_/o) PENSE EM UM FUSQUEIRO FELIZ (o\_!_/o)

Comment

Postado originalmente por tiagoaar
                Blz pessoal, no meu caso fuca 1500 acho minha caixa muito curta
                em viagens a 110Km/h no velocímetro já noto uma rotação bem alta do motor, as vezes dou umas esticadas pois onde ando tem bastante retas e
                chegando em 130Km (o velocimetro marca Só até 120Km) o motor chega a urrar hehe. O ano do fuca é 1962 acredito q a caixa é original, no documento ele era 1200cc.
                O q acontece se por uma relação 8x31?

Um cara me disse q pode dar problema pois daria muito giro nas engrenagens dela. (será q me disse uma baita bobagem?).
                To pra por uma da Variant mas espero obter ajuda da galera antes de tomar uma decisão. valeu...
                Com certeza esse cara te disse uma grande bobagem, pois muito giro está ocorrendo agora com sua caixa curta demais. Com motor 1500 original eu usaria 33 x 8 da brasília que não é longo demais, nem curto(o ideal seria o 35 x 8, original do 1300). Com motor 1500 e 31 x 8 vai ser gerado um imenso buraco entre a 3ª e 4ª marchas que só vai funcionar para economia de combustível em pista muito plana e carro vazio, se estiver com 3 pessoas e pegar uma leve subida vai pedir 3ª toda hora.
                Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Pois é, as vezes os caras nos falam cada uma. To pra pegar uma de Brasilia (33x, quer a minha mais 300, é só trocar, instalar? mais 70.
                  Me disseram q tem q trocar as ''ponteiras'', outros me disseram q vai ficar mais pra fora as rodas pois ela seria/teria as ponteiras mais compridas.
                  Dai o cara já fica até sem saber o q fazer de tanto ouvir mecânico desqualificado q tem por ai.
                  Até já falaram pra mim não vender pois teriam q trocar no mano/mano pois seria bem procurada essa minha curta por quem gosta de arrancadas.
                  Last edited by tiagoaar; 09-04-2008, 01:44 AM.
                  Passo Fundo RS

Comment

A procura existe por todos os modelos, mais o câmbio é o mesmo inclusive com as mesmas relações de marcha, mudando apenas o diferencial de 31,33,35,37 dentes pelo mesmo pinhão de 8 dentes. Talvez na troca o valor do câmbio esteja meio salgado apesar de estar pagando 500 parcelado em 3x para substituir minha coroa de 31 dentes pela da brasa com 33 dentes, mas guardando minha 31 x 8 para quando eu montar um 1900 ou 2100, tudo revisado, com sincronizados novos e sem folgas fora do padrão original, e tb com garantia. E se ficar mais pra fora vai te dar mais estabilidade na traseira, o que seria muito bem vindo desde que não fique muito próximo do paralama.
                    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

amigão voce deu uma aula eu como sou leigo estou aprendendo alguma coisa aqui com voces
                      parabens!!!!

Comment

Postado originalmente por mucke1979 Ver Post

Não sou o Vader, mas como eu sou metido vou dar um pitaco.

Existem algumas lembranças importantes que valem para qualquer motor ciclo Otto e seu sistema de transmissão:

1 - Potência = Torque x RPM;

2 - Em se tratando de transmissão de potência para as rodas, o torque ("força") é inversamente proporcional à velocidade. Se não houvesse a caixa de marchas e o diferencial (conjunto de redução) seria praticamente impossível para um motor "comum" empurrar o carro (experimente arrancar com um fusca 1300 std na 4ª marcha em uma subida...). Logicamente que, quanto mais torque o motor naturalmente produzir, menor a necessidade de redução (de velocidade produzida pelo motor). Por este motivo, quanto maior a redução, maior o torque e menor a velocidade; quanto menor a redução, menor o torque e maior a velocidade.
                        A redução geralmente ocorre em dois momentos. O primeiro na caixa de marchas. Supondo, para facilitar os cálculos, que o motor esteja gerando 2000 RPM e a primeira marcha tenha relação 4:1, temos que a primeira redução será para a velocidade de 500 RPM (como a velocidade é inversamente proporcional ao torque, temos que o torque também aumentará em 4 vezes). A segunda redução ocorre no diferencial, que, supondo (para facilitar o cálculo), seja de 5:1, teremos a velocidade saindo do câmbio de 100 RPM. Isto significa que, neste modelo hipotético, o torque em primeira marcha será de 20 vezes o que o motor efetivamente está produzindo naquele momento. É por isso que esses motores furrecas de 1000 cilindradas conseguem emperrurar (ou quase conseguem) todo o peso do carro mais o motorista.
                        Esse também era o segredo da Kombi 1200 levar quase uma tonelada - reduções atrás de reduções (marcha, relação de diferencial e ainda tinha uma caixa de redução) que faziam o torque aumentar assustadoramente. Mas nem pensar em falar de velocidade...

Mas o que é a redução?

A redução, no caso do diferencial, é a própria relação do diferencial, dada pela coroa e pinhão. Assim para uma Coroa com 33 dentes e um pinhão com 8, temos uma relação de diferencial, ou redução, de 4,125. Para uma 31:8, temos 3,875 e para outra 35:8, temos 4,375.

Lembrando que quanto maior a redução, maior o torque e menor a velocidade, temos que nos fuscas:
                        3,875 -> menor torque (aceleração, retomada), maior velocidade final (câmbio longo)
                        4,125 -> intermediário
                        4,375 -> maior torque (maior aceleração, retomada), menor velocidade final (câmbio curto).

Voltemos à primeira regra geral: Potência = Torque x RPM.

Existem, por óbvio, duas maneiras de ganhar potência: ou por aumento do torque (força do motor) ou por aumento das rotações úteis.
                        O aumento do RPM se dá geralmente pela troca do comando de válvulas, mais acerto/preparação de carburação e cabeçotes que garantem as RPM.
                        O aumento do torque geralmente se dá pelo aumento da cilindrada ou pela utilização de turbo ou blowers.

Diz-se, portanto, que os motores "torcudos" são aqueles que tem boa cilindrada, ou que são sobrealimentados, ou todos aqueles que são destinados a produzir torque em baixa rotações (caso do motor original VW Boxer - 1600 "Tork").

Para motores torcudos, os câmbios longos são a melhor opção, pois não existe tanta necessidade de se produzir torque pela redução. Também por isso o Fusca com comando de válvulas originais se dá bem com o câmbio longo (pois compromete as RPM para fornecer praticamente todo o torque em baixíssima rotações). Deve-se lembrar, ainda, que o SP2 tinha motor com cilindrada maior (1700), por isso a VW optou por uma redução menor.
                        Um V8, como outro exemplo, pode ter um câmbio longo, mesmo tendo um comando de válvulas cordeiramente manso (sem levar em consideração outros aspectos) e, por conta disso, pouca potência. O torque gerado pelo motor vai dar conta de empurrar a menor redução.

Se, entretanto, o aumento de potência se dá pela troca do comando de válvulas (uma preparação aspirada), chutando um W-120 num motor 1600, o câmbio longo vai deixar o carro xoxo, visto que vai ter pouco torque produzido pelo motor, especialmente em baixa rotação; isto significa acelerações muito piores, bem como as retomadas. Se for usado um câmbio mais curto, por outro lado, aumenta-se o torque pela maior redução, o que significa que as acelerações vão melhorar e o motor vai poder desenvolver, na prática, o que o comando brabo e a nova potência prometeram.

Conclusão: a mudança da relação de diferencial (ou mesmo das engrenagens das marchas) vai depender da tua preparação. Se for por aumento de cilindrada ou sobrealimentação, prefira relações mais longas (menores reduções). Se for aspirada por troca do comando de válvulas, somente a relação mais curta poderá fazê-lo usufruir da nova potência.

Por fim, com uma preparação aspirada (com troca do comando) e câmbio curto, haverá a sensação de que o câmbio "alongou", pois se antes vc andava até 4000 RPM em cada marcha, agora vc poderá andar até 6000RPM (ou mais) em cada marcha.

Via de conseqüência, se colocar um motor 2.3 ou turbo numa relação 35:8, a sensação é que vai faltar marcha.

Abraços (e me corrijam se estiver falando asneira)!
                        Olá MUCKE1979. Achei muito esclarecedora sua explanação e clareou minhas dúvidas. A relação comando X câmbio é bem complicada. Em meu projeto busco uma preparação bem equilibrada. Estou montando um 1776 com cabeçotes taxados em torno de 8/8.5, válvulas 38 X 33 e um par de solex 40. Porém quando chega na relação torque X potência, comando X câmbio é que me embanano todo. Me divido em um 31 X 8 com 276? ou 33 x 8 com 284?. Pelo que entendi de sua explicação o melhor dos mundos seria um câmbio 8 X 33 e comando 284? com uma relação de 4a marcha próxima de 1.1 do Sapinho. Más é aí,? Será que vou ter que reduzir para 3a em qualquer subidinha ? Ó duvida cruel... 8 X 31 com 276?, 8 X 33 com 284 ? ou 8 X 33 com 284? + 4a Sapinho ? Me ajude pois meu psiquiatra vai me internar a qualquer momento. Kkk Abraços e uma ótima semana !

Comment

Working...
                        X