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"No outro extremo de velocidade máxima, consideremos o antigo VW-1200 (o "Fusca") que atingia velocidade máxima de cerca de 115 km/h (32 m/s). A potência máxima de seu motor era cerca de 26,6 kW (aproximadamente 36 cv), a massa valia 870 kg, a área frontal era de aproximadamente 2 m e o coeficiente de arrasto 0,48. Substituindo-se os dados na Eq. (16) se encontra"
Achei essa outra citação "Opa, o Gol era sim considerado um projeto com um cuidado aerodinâmico especial em 1980. Seu Cx era de 0.46, salvo engano, enquanto o do FIAT 147 (design moderníssimo na época) era de 0.50 e do Fusca era 0,48. Claro, não uma vantagem absurda, mas como disse, mesmo comparado ao 147 que era o que havia de mais moderno na época o Gol era melhor em 8%.
Tudo bem que a Brasília e a Variant já tinham Cx de 0.44, mas há de se considerar a vantagem de não haver nenhuma entrada de ar frontal e ter um piso quase plano, assim como o do Fusca.
Lembro também que nas revistas da época (sou de 1988, mas já li todas as 4Rodas que meu pai colecionou de 1976 a 199 falavam da grade frontal do Gol que tinha atributos aerodinâmicos, assim como a do Corcel II."
Então se isso está certo..
Fusca 0,48
Gol (a ar talvez?) 0,46
Brasilia, variant e sp2 (provavelmente) 0,44
E o 147 de brinde 0,50
O que não parece tão ruim olha:
"Nos automóveis modernos o coeficiente fica, em geral, em torno de 0,30. Esse fator não considera a área frontal (A) do
objeto, mas apenas sua forma e com quanta suavidade o ar pode se deslocar por ele. Assim, a eficiência aerodinâmica
do carro depende na prática da área frontal corrigida (Cx x A): a multiplicação de sua área frontal pelo Cx. Assim, no
exemplo de 0,30 e com área frontal de 2 metros quadrados, o Cx x A seria de 0,60. Uma minivan e um esportivo
podem ter o mesmo Cx, mas eficiências muito diversas em função da área frontal.
E em que isso influi? Quanto menor a área frontal corrigida, menor o esforço (potência) necessário para o
deslocamento do carro contra a massa de ar a sua frente. Essa importância aumenta quando se considera que a
resistência aerodinâmica cresce ao quadrado da velocidade: por exemplo, multiplica-se por quatro enquanto a
velocidade do veículo dobra. Assim, se num carro urbano o Cx pouco representa, em um superesportivo a 300 km/h ele
é determinante."
"No outro extremo de velocidade máxima, consideremos o antigo VW-1200 (o "Fusca") que atingia velocidade máxima de cerca de 115 km/h (32 m/s). A potência máxima de seu motor era cerca de 26,6 kW (aproximadamente 36 cv), a massa valia 870 kg, a área frontal era de aproximadamente 2 m e o coeficiente de arrasto 0,48. Substituindo-se os dados na Eq. (16) se encontra"
Excelente material, este merece umas duas horas de leitura e interpretaçao.
Meio off mas no contexto, nota-se que os Citroens tem seu projeto voltado a eficiencia aerodinamica; possuo um Xantia que tem CX 0.30 e sua area frontal eh bem baixa (frente em forma de cunha)... o carro eh muito gostoso e facil passar dos 180km/h
Alguem ja viu a beira de rodovia passar um kia Soul passando? Eh um barulho infernal de "vento" rs
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