Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Coeficiente aerodinamico

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Coeficiente aerodinamico

    Alguem sabe os valores de CX de nossos brinquedos?

    - Brasilia;
    - Fusca;
    - Etc ...

  • #2
    Re: Coeficiente aerodinamico

    Postado originalmente por Museu Ver Post
    Alguem sabe os valores de CX de nossos brinquedos?

    - Brasilia;
    - Fusca;
    - Etc ...
    Já li sobre isso numa revista antiga, e se não eu não estiver enganado o cx do fusca era 0,38.
    Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

    Comment


    • #3
      Re: Coeficiente aerodinamico

      "No outro extremo de velocidade máxima, consideremos o antigo VW-1200 (o "Fusca") que atingia velocidade máxima de cerca de 115 km/h (32 m/s). A potência máxima de seu motor era cerca de 26,6 kW (aproximadamente 36 cv), a massa valia 870 kg, a área frontal era de aproximadamente 2 m e o coeficiente de arrasto 0,48. Substituindo-se os dados na Eq. (16) se encontra"




      fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=...pt=sci_arttext
      Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

      Comment


      • #4
        Re: Coeficiente aerodinamico

        Achei essa outra citação "Opa, o Gol era sim considerado um projeto com um cuidado aerodinâmico especial em 1980. Seu Cx era de 0.46, salvo engano, enquanto o do FIAT 147 (design moderníssimo na época) era de 0.50 e do Fusca era 0,48. Claro, não uma vantagem absurda, mas como disse, mesmo comparado ao 147 que era o que havia de mais moderno na época o Gol era melhor em 8%.
        Tudo bem que a Brasília e a Variant já tinham Cx de 0.44, mas há de se considerar a vantagem de não haver nenhuma entrada de ar frontal e ter um piso quase plano, assim como o do Fusca.
        Lembro também que nas revistas da época (sou de 1988, mas já li todas as 4Rodas que meu pai colecionou de 1976 a 199 falavam da grade frontal do Gol que tinha atributos aerodinâmicos, assim como a do Corcel II."

        Fonte: http://autoentusiastas.blogspot.com....s-parte-1.html (comentario do guilherme)


        Então se isso está certo..
        Fusca 0,48
        Gol (a ar talvez?) 0,46
        Brasilia, variant e sp2 (provavelmente) 0,44

        E o 147 de brinde 0,50


        O que não parece tão ruim olha:
        "Nos automóveis modernos o coeficiente fica, em geral, em torno de 0,30. Esse fator não considera a área frontal (A) do
        objeto, mas apenas sua forma e com quanta suavidade o ar pode se deslocar por ele. Assim, a eficiência aerodinâmica
        do carro depende na prática da área frontal corrigida (Cx x A): a multiplicação de sua área frontal pelo Cx. Assim, no
        exemplo de 0,30 e com área frontal de 2 metros quadrados, o Cx x A seria de 0,60. Uma minivan e um esportivo
        podem ter o mesmo Cx, mas eficiências muito diversas em função da área frontal.
        E em que isso influi? Quanto menor a área frontal corrigida, menor o esforço (potência) necessário para o
        deslocamento do carro contra a massa de ar a sua frente. Essa importância aumenta quando se considera que a
        resistência aerodinâmica cresce ao quadrado da velocidade: por exemplo, multiplica-se por quatro enquanto a
        velocidade do veículo dobra. Assim, se num carro urbano o Cx pouco representa, em um superesportivo a 300 km/h ele
        é determinante."

        fonte: http://www.arnohoffmann.com.br/index...do_pdf=1&id=38
        Last edited by 1300l; 13-11-2012, 04:43 AM.
        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

        Comment


        • #5
          Re: Coeficiente aerodinamico

          Então era isso mesmo, 0,48.
          Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

          Comment


          • #6
            Re: Coeficiente aerodinamico

            Fantastico material !!!! Sera .muito util

            Obrigado por enriquecer nosso forum !!!!

            Postado originalmente por 1300l Ver Post
            "No outro extremo de velocidade máxima, consideremos o antigo VW-1200 (o "Fusca") que atingia velocidade máxima de cerca de 115 km/h (32 m/s). A potência máxima de seu motor era cerca de 26,6 kW (aproximadamente 36 cv), a massa valia 870 kg, a área frontal era de aproximadamente 2 m e o coeficiente de arrasto 0,48. Substituindo-se os dados na Eq. (16) se encontra"




            fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=...pt=sci_arttext

            Comment


            • #7
              Re: Coeficiente aerodinamico

              Ai pessoas, mais um tiquinho de material, só não dá pra copiar, mas tem muita informação!

              Brasília: 0,40
              Fusca 62: 0,46
              Kombi 70: 0,42

              Aqui tem uma lista de diversos carros antigos:
              http://pt.scribd.com/doc/98471191/AU...-primeiraparte
              http://pt.scribd.com/doc/98471121/AUTV-CAPIT2-02de02

              Além da aula de aerodinâmica!

              Abraço
              Augusto Cesar Nunes

              Pesquisador
              Mecânico Entusiasta
              Analista em Informática
              gutocesa@hotmail.com
              gutocesa@terra.com.br

              Comment


              • #8
                Re: Coeficiente aerodinamico

                Excelente material, este merece umas duas horas de leitura e interpretaçao.

                Meio off mas no contexto, nota-se que os Citroens tem seu projeto voltado a eficiencia aerodinamica; possuo um Xantia que tem CX 0.30 e sua area frontal eh bem baixa (frente em forma de cunha)... o carro eh muito gostoso e facil passar dos 180km/h

                Alguem ja viu a beira de rodovia passar um kia Soul passando? Eh um barulho infernal de "vento" rs

                Postado originalmente por gutocesa Ver Post
                Ai pessoas, mais um tiquinho de material, só não dá pra copiar, mas tem muita informação!

                Brasília: 0,40
                Fusca 62: 0,46
                Kombi 70: 0,42

                Aqui tem uma lista de diversos carros antigos:
                http://pt.scribd.com/doc/98471191/AU...-primeiraparte
                http://pt.scribd.com/doc/98471121/AUTV-CAPIT2-02de02

                Além da aula de aerodinâmica!

                Abraço

                Comment


                • #9
                  Re: Coeficiente aerodinamico

                  Postado originalmente por Museu Ver Post
                  Fantastico material !!!! Sera .muito util

                  Obrigado por enriquecer nosso forum !!!!
                  .
                  Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                  Comment


                  • #10
                    Re: Coeficiente aerodinamico

                    Verifique a planilha do vader. Os CXs estão lá: IDEIA DO PROJETO>CARRO>MODELO>CX

                    Comment

                    Working...
                    X