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radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

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  • radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

    Srs,
    estou com um problema de espaço para colocar um radiador de óleo extra no meu SP2. Eu não posso cortar o carro ou colocar no pára-choque dianteiro, e nem mesmo no túnel da caixa de marcha.
    Alguém já pensou em colocar na abertura da suspensão dianteira, e colocar aletas para jogar o ar para cima, em direção ao mesmo?

    Se eu colocar 2 radiadores em série, neste local, será que a bomba de 30mm consegue boa performance? Qual pressão ficaria?

    Conto com a ajuda e experiência de vcs.
    Abraços
    -Fusca 76
    -Fusca 59 german look(em construção);

  • #2
    Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

    Postado originalmente por alexfuscao
    Srs,
    estou com um problema de espaço para colocar um radiador de óleo extra no meu SP2. Eu não posso cortar o carro ou colocar no pára-choque dianteiro, e nem mesmo no túnel da caixa de marcha.
    Alguém já pensou em colocar na abertura da suspensão dianteira, e colocar aletas para jogar o ar para cima, em direção ao mesmo?

    Se eu colocar 2 radiadores em série, neste local, será que a bomba de 30mm consegue boa performance? Qual pressão ficaria?

    Conto com a ajuda e experiência de vcs.
    Abraços

    já vi assim em um fusca, infelizmente não tirei fotos, mas parece que funcionava bem
    Felipe Mori
    Osasco - SP
    --------------------------------------------------------

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    • #3
      Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

      Postado originalmente por alexfuscao
      Srs,
      estou com um problema de espaço para colocar um radiador de óleo extra no meu SP2. Eu não posso cortar o carro ou colocar no pára-choque dianteiro, e nem mesmo no túnel da caixa de marcha.
      Alguém já pensou em colocar na abertura da suspensão dianteira, e colocar aletas para jogar o ar para cima, em direção ao mesmo?

      Se eu colocar 2 radiadores em série, neste local, será que a bomba de 30mm consegue boa performance? Qual pressão ficaria?

      Conto com a ajuda e experiência de vcs.
      Abraços
      estou com o mesmo problema no meu sp2

      ele ainda está na funilaria, a hora de colocar o motor vou pensar no que fazer.

      se vc não quiser arriscar coloque um radiador de oleo com ventoinha eletrica.

      mas acredito que o radiador na susp dianteira deve resolver, pois o oleo vai perder calor só de ir até lá na frente e voltar
      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
      miura 1979...................60% loading
      fusca 1977...................aguardando na fila
      sp2 1973.....................aguardando na fila
      Puma 1971...................aguardando na fila
      bianco 1977.................aguardando na fila
      projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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      • #4
        Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

        Eu também já vi instalado na suspensão dianteira de um fusca, mas também não tirei fotos..
        Segundo o dono resolvia, mas ele também usava a tampa do motor aberta em cima, mais por estilo mesmo pq disse que o radiador já era suficiente.

        Abraço

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        • #5
          Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

          O carro em estudo é um SP2. Para um motor de pistão 90,5 e vira de 78,4; que daria os 2017cc, quais seriam as melhores opções de projeto de refrigeração a óleo, já que a aplicação será voltada para acelerar em estradas, ou seja, andar a 140-150km/h durante um bom tempo. O carro precisa de refrigeração. Não queria pendurar um monte de coisas visíveis e estragar o desenho do carro.
          Pensei em algumas opções Não quero ficar tomando empurradas desses APzinhos de" meia tijela "" s, que tenho lido neste fórum:

          1 - aumentar a vazão da bomba de óleo e instalar 2 radiadores no buraco da suspenão dianteira; (não sei se cabe)
          2 - opção 1,com um radiador no buraco da suspensão dianteira e um com ventoinha próximo à caixa e marchas;( será que a ventoinha chegaria a ligar...já esfriaria na frente)
          3 - opção 1 + cárter seco, porém teria que deslocar a polia do alternador, pois a bomba de óleo é grande. Será que eu arranjaria mais um problema?
          4 - opção 2 + cárter seco ( e o drama de deslocar a polia do alternador)';
          5 - Somente um radiador com ventoinha na caixa de marchas e o cárter seco;
          6 - colocar um radiador atrás da placa dianteira (acho que pode ficar feio) e mais um com ventoinha perto da caixa de marcha.

          Sei que ocarro é apertado, mas é um representante da nossa engenharia. Quem o projetou, form brasileiros, e me orgulho disso.

          Será que existe mais alguma alternativa? Qual dessas poderia ser a melhor para a cilindrada e aplicação ( viajar e poder acelerar em longos percursos).
          Conto com a ajuda dos amigos.
          ANDRE SP2

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          • #6
            Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

            Postado originalmente por Andre SP2
            [B]..... Não quero ficar tomando empurradas desses APzinhos de" meia tijela "" s, que tenho lido neste fórum...
            Seja bem vindo André, mas não entre nesse mérito pois os AP´s aqui desse forum são de gente séria que está disposta a te ajudar.
            E sim... Querendo ou não você vai tomar empurradas dos AP´s na estrada pois eles aguentam pé embaixo durante mais tempo que os a AR.

            Postado originalmente por Andre SP2
            Será que existe mais alguma alternativa? Qual dessas poderia ser a melhor para a cilindrada e aplicação ( viajar e poder acelerar em longos percursos).
            Conto com a ajuda dos amigos.
            ANDRE SP2
            Eu diria que 99% dos donos de VW a ar não os utiliza como você pretende, portanto não terão essa experiência. Um grande amigo de Belo Horizonte chamado Mauricio Lanna (edição 01 Racemaster) me deu uma aula sobre a melhor maneira de atingir esse objetivo de longos tempos de pé em baixo que é utilizando carter seco, reservatório no chiqueirinho com 01(um) radiador de óleo estreito e largo na frente na altura intermediária do quadro de suspensão. Nem para baixo nem para cima pois o óleo passa a funcionar fora da faixa ideal de temperatura quente d+ ou frio d+. (isso no fusca! No SP2, basta testar)
            Mas lembre-se; Altas velocidades geram vacuo debaixo do carro e por esse motivo as porsche 993 por exemplo tem o radiador na frente a direita com captação principal na cara do carro.

            O ideal é que seu projeto seja injetado para que se tenha melhor gerenciamento do sistema de arrefecimento, assim você teria o computador de bordo com alarme sonoro de pressão de óleo e temperatura e ainda com controle programável de acionamento das ventoinhas caso opte por utilizar mais um radiador extra na traseira, de preferencia com bypass acionando válvula de circulação por ele apenas quando necessário evitando que o óleo esfrie d+.
            Last edited by luismj; 28-08-2011, 10:52 AM.
            CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
            GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

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            • #7
              Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

              Postado originalmente por Andre SP2
              O carro em estudo é um SP2. Para um motor de pistão 90,5 e vira de 78,4; que daria os 2017cc, quais seriam as melhores opções de projeto de refrigeração a óleo, já que a aplicação será voltada para acelerar em estradas, ou seja, andar a 140-150km/h durante um bom tempo. O carro precisa de refrigeração. Não queria pendurar um monte de coisas visíveis e estragar o desenho do carro.
              Pensei em algumas opções Não quero ficar tomando empurradas desses APzinhos de" meia tijela "" s, que tenho lido neste fórum:

              1 - aumentar a vazão da bomba de óleo e instalar 2 radiadores no buraco da suspenão dianteira; (não sei se cabe)
              2 - opção 1,com um radiador no buraco da suspensão dianteira e um com ventoinha próximo à caixa e marchas;( será que a ventoinha chegaria a ligar...já esfriaria na frente)
              3 - opção 1 + cárter seco, porém teria que deslocar a polia do alternador, pois a bomba de óleo é grande. Será que eu arranjaria mais um problema?
              4 - opção 2 + cárter seco ( e o drama de deslocar a polia do alternador)';
              5 - Somente um radiador com ventoinha na caixa de marchas e o cárter seco;
              6 - colocar um radiador atrás da placa dianteira (acho que pode ficar feio) e mais um com ventoinha perto da caixa de marcha.

              Sei que ocarro é apertado, mas é um representante da nossa engenharia. Quem o projetou, form brasileiros, e me orgulho disso.

              Será que existe mais alguma alternativa? Qual dessas poderia ser a melhor para a cilindrada e aplicação ( viajar e poder acelerar em longos percursos).
              Conto com a ajuda dos amigos.
              ANDRE SP2
              eu acho que bomba de circulaçao 30mm + radiador 900ml com ventoinha de 2 estagios ao lado do cambio nao colado na carroceria(inclinado)
              e para melhorar mais,flange com fitro de oleo empi(super)
              ta resolvido ! no meu caso(fusca 1.9) que to montando to fazendo o mesmo procedimento mas retirando o radiador original e instalando
              uma capela estilo 1200(menor volume + vento) para refrigerar bem os
              cilindros e aquecer menos o oleo. vejam as fotos do meu sistema.
              mas deixe os especialistas opnarem!
              abs!
              Arquivos Anexos
              Last edited by lucianoracing; 28-08-2011, 02:03 AM.
              sedã 1977 mexicanlook 1915cc.

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              • #8
                Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

                Ta ai um negocio que ainda estou "matutando" sobre meu radiador de oleo... estou pensando em por na "boca" ali das aletas de refrigeraçao da brasilia... semelhante ao que o pessoal que poe radiador em Aps.

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                • #9
                  Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

                  eu acredito que se o motor do sp2 for original apenas com comando mais forte, basta colocar um radiador na suspensão dianteira e deve dar conta.
                  saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                  miura 1979...................60% loading
                  fusca 1977...................aguardando na fila
                  sp2 1973.....................aguardando na fila
                  Puma 1971...................aguardando na fila
                  bianco 1977.................aguardando na fila
                  projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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                  • #10
                    Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

                    Desculpem-me pela referência aos AP´s, foi brincadeira. Na minha casa tem um gol 1.8 à gasolina 1993, e além disso já tive 2 quadrados, um deles um GTS, um dos meus melhores carros. DESCULPE-ME MAIS UMA VEZ.

                    Preciso sim, é da ajuda e opinião de vcs com relação aos radiadores de óleo.
                    Pelo que estou lendo, refrigerar demais também é prejudicial.

                    Será que um radiador atrás da placa dianteira - FRONTAL, e colocar a placa na frente, um pouco deslocada a frente, afim de permitir um espaço entre o radiador e o cárter seco resolveria?

                    Comment


                    • #11
                      Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

                      Postado originalmente por Andre SP2
                      Desculpem-me pela referência aos AP´s, foi brincadeira. Na minha casa tem um gol 1.8 à gasolina 1993, e além disso já tive 2 quadrados, um deles um GTS, um dos meus melhores carros. DESCULPE-ME MAIS UMA VEZ. Preciso sim, é da ajuda e opinião de vcs com relação aos radiadores de óleo. Pelo que estou lendo, refrigerar demais também é prejudicial. Será que um radiador atrás da placa dianteira - FRONTAL, e colocar a placa na frente, um pouco deslocada a frente, afim de permitir um espaço entre o radiador e o cárter seco resolveria?
                      André,
                      O sonho de todo fusqueiro é empurrar os carros modernos seja na cidade ou na estrada, porem na cidade é bem mais fácil pois o transito é travado e assim os a AR tem tempo de respirar pois mais a frente já estará devagar.
                      Mas na estrada pode ficar muito complicado de qualquer maneira pois se a estrada permitir, qualquer carrinho moderno anda a 160km/h de pé em baixo durante dias sem fritar nem uma peça e qualquer coisa o dono dele joga ele fora depois.... Já nos antigos fica aquela dor no coração de judiar d+ do carro e sabemos o tanto que custa caro e dá trabalho construir!

                      Sobre o radiador eu partiria inicialmente para colocar um grande no quadro da suspensão e bastante gerenciamento para ir observando e fazendo os ajustes abaixando ele ou levantando forçando a captação de ar, mas nada de desfigurar o SP2 na cara, lateral etc...

                      Aqui tem uma solução que fizemos para um 2300 que será turbo.
                      Espaço para aqueles que preferem o Fusca com motor AP, Subaru, V8, etc.

                      No transito a temperatura fica em 90, 95 graus, é só pegar uma estrada que baixa para 80 graus.
                      CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                      GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

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                      • #12
                        Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

                        No SP2, temos muitas restrições de espaço e não gostaria de cortar o carro, e com o motor 90,5 X 78,4mm = 2017 cc, que é um sonho meu, não queria ficar muito restrito a ter que andar forte e desacelerar pois o notor está quente. Já sabemos que podemos colocar um radiador de 900 ml com ventoinha ao lado da caixa de marchas, mas será isso suficiente?

                        Vou trabalhar com carburadores e taxa de 9,0. Cárter seco será quase impossível. Será que somente esse radiador resolve, ou eu teria que colocar outro do outro lado?
                        Será que os 2 precisam de ventoinha?

                        Uma outra pergunta: o fluxo do óleo que passa no radiador, desceria por gravidade ao motor?
                        Será que não poderia ter um cárter seco de uns 2 a 4 litros no caminho, depois do radiador....indo pro cárter por gravidade. Será que assim funcionaria? Estou perguntando pois não teremos condições de colocar uma bomba de óleo muito grande, apenas maior um pouco que a original.

                        Comment


                        • #13
                          Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

                          Postado originalmente por Andre SP2
                          No SP2, temos muitas restrições de espaço e não gostaria de cortar o carro, e com o motor 90,5 X 78,4mm = 2017 cc, que é um sonho meu, não queria ficar muito restrito a ter que andar forte e desacelerar pois o notor está quente. Já sabemos que podemos colocar um radiador de 900 ml com ventoinha ao lado da caixa de marchas, mas será isso suficiente?

                          Vou trabalhar com carburadores e taxa de 9,0. Cárter seco será quase impossível. Será que somente esse radiador resolve, ou eu teria que colocar outro do outro lado?
                          Será que os 2 precisam de ventoinha?

                          Uma outra pergunta: o fluxo do óleo que passa no radiador, desceria por gravidade ao motor?
                          Será que não poderia ter um cárter seco de uns 2 a 4 litros no caminho, depois do radiador....indo pro cárter por gravidade. Será que assim funcionaria? Estou perguntando pois não teremos condições de colocar uma bomba de óleo muito grande, apenas maior um pouco que a original.

                          seja por carter seco ou radiador, vc vai ter que usar uma bomba de óleo especial para isso, ou seja, uma bomba de circulação, mais forte que a original que vai fazer todo o óleo do sistema circular.
                          saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                          miura 1979...................60% loading
                          fusca 1977...................aguardando na fila
                          sp2 1973.....................aguardando na fila
                          Puma 1971...................aguardando na fila
                          bianco 1977.................aguardando na fila
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                          • #14
                            Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

                            Postado originalmente por Andre SP2
                            No SP2, temos muitas restrições de espaço e não gostaria de cortar o carro, e com o motor 90,5 X 78,4mm = 2017 cc, que é um sonho meu, não queria ficar muito restrito a ter que andar forte e desacelerar pois o notor está quente. Já sabemos que podemos colocar um radiador de 900 ml com ventoinha ao lado da caixa de marchas, mas será isso suficiente?

                            Vou trabalhar com carburadores e taxa de 9,0. Cárter seco será quase impossível. Será que somente esse radiador resolve, ou eu teria que colocar outro do outro lado?
                            Será que os 2 precisam de ventoinha?

                            Uma outra pergunta: o fluxo do óleo que passa no radiador, desceria por gravidade ao motor?
                            Será que não poderia ter um cárter seco de uns 2 a 4 litros no caminho, depois do radiador....indo pro cárter por gravidade. Será que assim funcionaria? Estou perguntando pois não teremos condições de colocar uma bomba de óleo muito grande, apenas maior um pouco que a original.

                            Eu andei anos com motor 1.8 90,5x69 no meu fusca somente com a refrigeração original, nenhum radiador extra e nunca tive problemas, mesmo andando forte na estrada por um bom tempo.

                            o SP2 original já é 1.7
                            ele tem relógio de temperatura e pressão de óleo originais ?
                            (nunca vi o painel em detalhes)

                            eu deixaria com a refrigeração original e alguma forma de monitorar a temperatura e pressão entes de tomar a decisão final.

                            o que pode fazer é qdo montar o motor já colocar a bomba de circulação apenas para filtro de oleo, e avaliar a necessidade do radiador com o uso do carro.
                            Felipe Mori
                            Osasco - SP
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                            • #15
                              Re: radiador de óleo na abertura da suspensão dianteira- SP2

                              O painel do carro possui temperatura do óleo e quando andamos a 120 km/h em dias quentes, elecomeça a passar da metade. O que vou fazer é instalar " escondido" serão manômetro e termômetro do óleo extras, para monitorar. Não quero detonar o carrinho quando eu quiser puxar o carro a 150 - 160 e segurar um pouco...

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