Anúncio

Collapse
No announcement yet.

OLEO LUBRIFICANTE - Tópico UNIFICADO

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Qual óleo colocar!!????

    Pessoal,

    Achei um gráfico muito interessante.

    Se acharem que vale, usem.

    Minha sugestão está sobre as marcas Castrol e ELF, ambas as marcas estão com produtos bons para o uso.

    Hoje eu uso o 20W50 da ELF.
    Arquivos Anexos
    Ricardo Zampolli
    Fusca - Ano 1965
    Motor 1300
    Pertronix Ignitor I
    São Paulo - SP

    Comment


    • Re: Qual óleo colocar!!????

      Postado originalmente por Peppers
      Galera,

      Procurei no fórum em tópicos anteriores e não encontrei, caso exista algum tópico sobre isso, me desculpem.

      Qual o melhor óleo (marca e tipo) que devo colocar no meu fuscão, e a quantidade que devo comprar.

      Ele é um 1300L 1980/1980, monocaburado, completamente original, vi várias siglas SF, SJ, vários tipos 20/50 algo assim, não entendo muito.

      Teria como alguém me ajudar, pois tô no limite de kms para trocar e não sei qual comprar, e tem um lguar aqui em Porto que você compra e eles trocam de graça.

      ps: Sei que sintético não é bom, isso é verdade??

      Forte Abraço!
      Olá, seu só uso Mobil Super Moto 4T 20W50 e troco a cada 12 meses ou 3500km, vários anos só uso esse. Abs

      Comment


      • Re: Qual óleo colocar!!????

        Postado originalmente por Zampollir
        Pessoal,
        Achei um gráfico muito interessante.
        Se acharem que vale, usem.......
        É meu amigo, eu já havia visto esse gráfico anteriormente, mas com exceção da extremidade inferior das barras (que ora parece representar a temperatura ambiente mínima para que o oleo possa ser bombeado e ora parece representar a temperatura ambiente mínima para que se possa dar partida no motor) o gráfico parece não fazer sentido.

        Não dá para sacar qual é o samba enredo.

        Comment


        • Re: Qual óleo colocar!!????

          Bem, depois de muito remoer esse assunto, resolvi que pra minha máquina o melhor é o óleo sintético. Estou usando o Shell Helix HX7, de especificação API SM/CF. Estou bem satisfeito. Espero que os mais entendidos (pois minhas conclusões são empíricas!!!) no assunto critiquem tecnicamente minha opção.

          Obrigado.

          Comment


          • Re: Qual óleo colocar!!????

            Eu uso sintetico Helix 5w30 como aqui na minha cidade não é frio, e ando pouco com o carro, somente fim de semana uso este Oleo que é menos viscoso, o motor fica mais esperto, e o consumo de conbustivel diminui sensivelmente.

            Comment


            • Re: Qual óleo colocar!!????

              Acho que usamos o mesmo, Fernando! Não é aquele da embalagem azul? Uma coisa que logo percebi foi que o carro esquenta mais rápido, um minutinho basta pra estabilizar a lenta e não ficar morrendo.

              Comment


              • Re: Qual óleo colocar!!????

                É um ótimo oleo, especialmente pra lugares frios.

                Comment


                • Re: Qual óleo colocar!!????

                  acho besteira leva o fusca 5000km com o mesmo oleo, com R$29,70 eu comprei 3 litros de mobil 20w50 classificação SM. eu troco o mais cedo possivel, normalmente entre 2500 e 3500km.

                  ja usei mobil 4t e achei uma porcaria, inclusive quando fundiu meu motor tava com esse oleo, esquenta ele fica uma agua, acende a luz do oleo muito facil.

                  Comment


                  • Re: Qual óleo colocar!!????

                    Tenho A Mesma Opinião Do Bob...uso Havoline Ou Helix 20w50 A Cada 2.500,3000 Km No Max...mas Uma Coisa Que Notei é Que Se Colocar Aquele Imã De Hd Em Volta Do Bujão,e De Vez Em Qdo Um Flush...faz Um Bem Danado Pro Oleo E Motor Consequentemente...

                    Comment


                    • Re: Qual óleo colocar!!????

                      Postado originalmente por carlos_sales
                      Acho que usamos o mesmo, Fernando! Não é aquele da embalagem azul? Uma coisa que logo percebi foi que o carro esquenta mais rápido, um minutinho basta pra estabilizar a lenta e não ficar morrendo.
                      exato é este mesmo, embalagem azul, este oléo sai de fábrica nos motores GM.

                      Comment


                      • Re: Qual óleo colocar!!????

                        A questão de se usar um oléo sintético não me atrai pela alta rodagem, tanto que troco normalmente como os oleos minerais, passou 6 meses ou quando deu 5000 Km eu to trocando.

                        A vantagem são as propriedades do oleo sisntètico, que protegem melhor o motor, alem de melhorar a performance e comodidade.

                        além do que Como u rodo pouco com o carro e distancias pequenas, esse oLeo Helix 5w30 é o mais indicado, pois a lubrificação é chega a todos os pontos do motor mais rapido que um 20w50 pois o mesmo precisa aquecer pra então ficar menos viscoso e assim trabalhar normalmente.

                        não mudo de oleo nem a pau.

                        Comment


                        • Re: Qual óleo colocar!!????

                          Primeiramente gostaria de falar um pouco sobre ZDDP:

                          Eu li que as fabricantes de lubrificante e as montadoras andam de mãos dadas. O exemplo que tenho disso é o seguinte: quando foi adotado o catalizador no Brasil, o nível de ZDDP dos óleos teve que ser diminuido drasticamente para não atacar os catalizadores. Inicio dos anos 90 isso. Com menos nível de ZDDP nos óleos, alguns motores apresentaram problema de desgaste acelerado, principalmente no comando. Quel lembra que o comando do Monza serravam cedo cedo nessa época?? Enfim, algumas ligas de metal de peças de motor tiveram que ser alteradas e outras substâncias foram incorporadas aos óleos para suprir o que o ZDDP fazia. Dizem também que nem todos os motores sofreram coma falta de ZDDP.

                          Nos fusca eu não sei se o ZDDP fez falta ou se a composição do metal de algumas peças já foi devidamente acertado. Alguém sabe algo sobre isso?

                          Sobre óleo:

                          O óleo que uso é Lubrax Top Turbo, que não é tão fino quando um óleo 30 a 100º e também consegue deixar o motor bem solto, pois sua viscosidade quente é 14,7cst. E também não é tão grosso quanto os óleos ...W50.

                          O Top Turbo tem índice de viscosidade bem razoável e, o mais importante, possui uma pacote de aditivação excelente, pois esse óleo se aplica a carro diesel também. O resultado disso é que com 4000 rodados, o óleo vai pro viscosímetro e as suas propriedades estão todas lá. Eu conheço muito óleo que possui números muito interessantes, mas não dura 2000km. Aliás, com 1000km o óleo já não é o mesmo.

                          Ultimamente um engenheiro amigo, do ramo, me deu dica do Helix 15W50, e disse que esse óleo está muito evoluído. Inclusive ele falou que é o que oferece menor viscosidade @40º (139cst), garantindo boa partida a frio e menos arrasto interno. A viscosidade @100º é 18cst. Vou testar.

                          Um abraço,
                          Flávio.
                          (@\_!_/@)

                          Comment


                          • Re: Qual óleo colocar!!????

                            Uma contribuição quanto ao óleo mobil moto 4t. Tenho moto estradeira e para enduro. O Mobil 4t ninguem mais usa e recomenda. É um oleo de especificação muito antiga. A Honda que ainda insiste em usar e divulgar, mas não é muito bom não. Deve ser por causa do patrocinio à marca. Quando esquenta fica muito fino e as vezes é ate impossivel encontrar o neutro das motos. Tem os óleos superiores da mobil que são bons, mas ai são muito caros. Estamos usando Motul, Repsol ou Castrol. Esses estão sempre em evolução e vale a pena o investimento.

                            Comment


                            • Re: Qual óleo colocar!!????

                              tive uma experiencia dessas com moto estradeira tb...realmente o mobil 4T fica fino pracas...à partir daí comecei a usar ATP.

                              Comment


                              • Re: Qual óleo colocar!!????

                                Postado originalmente por Rodrigho
                                ai galera , o mais recomendado é o 20W50 APi SJ ou SL, e lembrando que sempre usar de uma marca confiavel,
                                avisando tambem a galera que a troca de oleo , se o carro for turbo , ou nao

                                nao pode ultrapassar os 6 meses, ou seja, se vc rodou 1200 km em 6 meses , troque o oleo do mesmo jeito , pois em 6 meses de uso continuo ou nao , ele perde mais de 50 % das propriedades e viscosidade do mesmo
                                essa historia de trocar a cada 5 mil , o cara demora 3 anos pra rodar 5 mil , dai acaba com o motor , pois gera acumulos (borras) que qdo trocado o oleo novo ( ação detergente) ira levar essas borras para a bomba , entupindo e fatalmente, fundindo..

                                entao....


                                Troque o oleo a cada x KM ou 6 MESES, nunca passe disso

                                informações adquiridas em curso sobre lubrificantes na SHELL.


                                abraço
                                Há tempos atrás eu havia me envolvido em um debate acalorado neste mesmo tópico sobre a necessidade de se trocar o óleo a cada 6 meses mesmo sem usá-lo! Pois bem! Naquela época não tive nenhuma resposta satisfatória além de "achismos", ou então de que ouviram o mecânico dizer!
                                Agora então você me diz que um curso da Shell ensina isso! Maravilha! Então deve haver alguma referência? Tipo algum artigo científico, ou algum livro escrito por algum engenheiro ou estudos que comprovem isso? Essa dúvida me atormenta há anos e ninguém consegue me dizer o porquê, só dizem que tem que trocar e pronto!
                                Falo isso PQ eu acho estranho que o óleo no motor estrague e na prateleira da loja não!
                                Agradeço a quem me indicar alguma referência sobre esse assunto e que explique o real motivo da troca a cada 6 meses e porquê 6, e não 5 ou 7!
                                Reitero que não estou querendo brigar com ninguém, só quero esclarecer esta dúvida!
                                Abraço a todos!
                                São João do Polêsine - RS
                                4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

                                Comment

                                Working...
                                X