Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Varetas originais x varetas de aço + rotação do comando

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Varetas originais x varetas de aço + rotação do comando

    Boa noite, pessoal. Dei inicio aos trabalhos no motor do meu fuke. Já providenciei kit 1700, comando w100, bomba com circulação externa e etc. Minha dúvida é a seguinte: as varetas originais aguentam as RPM do novo comando? Ou devemos partir para as de aço? E qual o tamanho da vareta é a mais aconselhável para meu motor?

  • #2
    Opa! Bom dia!!!

    O pico de potência com o W100 é por volta dos 5200 em motor "original".. se preparar cabeçotes e tal, pode chegar nos 5500 rpm. As molas do motor tork e as varetas de alumínio originais atendem perfeitamente!!

    As varetas de alumínio originais pelo que "ouvi falar na internet" aguentam bem com as molas duplas, seja fiat interna + antiga externa original, ap interna + antiga/nova externa original ou as molas tork originais. Se for usar molas endurecidas importadas (simples ou duplas) ou molas simples de opala, aí sim, precisa de varetas de aço.

    Já usei w100 com motor 1600 preparado com molas tork novas e varetas originais usadas, girava qualquer coisa entre 5200 a 5500 rpm com bastante fôlego! Hoje rodo com pistão 90,5 e o resto herdado do 1600.. inclusive o comando w100! Por precaução, mandei instalar molas duplas sendo externa de tork e internas de fiat. Ficou muito duro. Troquei as molas externas de tork pelas antigas, usadas, mantendo as molas de fiat internas.. ficou com uma carga ótima, levemente acima da tork original. Uso varetas novas da aplic. Vai durar muito essa porra!!

    O tamanho das varetas você confere na montagem. Vai ter que fazer uma vareta regulável para medir o tamanho certo das varetas definitivas. Dá uma estudada neste blog que tem dicas bacanas:

    http://aircooledperformance.blogspot.com.br/

    Sugestão para seu motor 1700 com w100, baseada na minha experiência pessoal (já usei, uso e aprovo).

    MOLAS:

    - tork novas
    - antiga externa + fiat interna

    VARETAS:

    - varetas novas originais
    - varetas novas aplic
    - compre 2 varetas novas para montar as varetas reguláveis (as pontas da vareta regulável tem que ser iguais às pontas das varetas que for usar)

    TUCHOS:

    - novos originais
    - riosulense
    - ks, mahle

    VÁLVULAS:

    - originais
    - ks, mahle, trw, eaton
    - riosulense


    A parte das molas eu mandei para o Zotti fazer. O restante foi por minha conta (taxa, câmaras, dutos, etc).

    Abração!

    Comment


    • #3
      Como eu defino o tamanho correto da vareta? Pelo ângulo do acionamento dela ou pelo levante do comando ou alguma outra medida? Desde já agradeço a a ajuda

      Comment


      • #4
        Consegui achar as informações das varetas no blog. O layout não estava muito intuitivo no começo haha

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Delriobr Ver Post
          Opa! Bom dia!!!

          O pico de potência com o W100 é por volta dos 5200 em motor "original".. se preparar cabeçotes e tal, pode chegar nos 5500 rpm. As molas do motor tork e as varetas de alumínio originais atendem perfeitamente!!

          As varetas de alumínio originais pelo que "ouvi falar na internet" aguentam bem com as molas duplas, seja fiat interna + antiga externa original, ap interna + antiga/nova externa original ou as molas tork originais. Se for usar molas endurecidas importadas (simples ou duplas) ou molas simples de opala, aí sim, precisa de varetas de aço.

          Já usei w100 com motor 1600 preparado com molas tork novas e varetas originais usadas, girava qualquer coisa entre 5200 a 5500 rpm com bastante fôlego! Hoje rodo com pistão 90,5 e o resto herdado do 1600.. inclusive o comando w100! Por precaução, mandei instalar molas duplas sendo externa de tork e internas de fiat. Ficou muito duro. Troquei as molas externas de tork pelas antigas, usadas, mantendo as molas de fiat internas.. ficou com uma carga ótima, levemente acima da tork original. Uso varetas novas da aplic. Vai durar muito essa porra!!

          O tamanho das varetas você confere na montagem. Vai ter que fazer uma vareta regulável para medir o tamanho certo das varetas definitivas. Dá uma estudada neste blog que tem dicas bacanas:

          http://aircooledperformance.blogspot.com.br/

          Sugestão para seu motor 1700 com w100, baseada na minha experiência pessoal (já usei, uso e aprovo).

          MOLAS:

          - tork novas
          - antiga externa + fiat interna

          VARETAS:

          - varetas novas originais
          - varetas novas aplic
          - compre 2 varetas novas para montar as varetas reguláveis (as pontas da vareta regulável tem que ser iguais às pontas das varetas que for usar)

          TUCHOS:

          - novos originais
          - riosulense
          - ks, mahle

          VÁLVULAS:

          - originais
          - ks, mahle, trw, eaton
          - riosulense


          A parte das molas eu mandei para o Zotti fazer. O restante foi por minha conta (taxa, câmaras, dutos, etc).

          Abração!
          No material eu vi que ele encurtou o que aparenta ser uma vareta original. Isso é possível? aqui a foto https://4.bp.blogspot.com/-zrKqn4hZA...0/IMG_3855.JPG

          Comment


          • #6
            Sim, é possível!! Tem que ter muuuuuuuuito cuidado pra não cortar fora a ponta da vareta. A parede dela tem 2,5 mm de espessura. Tem que vir cortando de leve com a lixadeira, ou levar para o torneiro.

            Vale a pena fazer no torneiro. Fica top, sem risco de dar merda...!!

            Para bater a ponta pra dentro da vareta novamente, basta usar 2 tuchos, um em cada ponta, e bater com a marreta.

            É um trabalho delicado e exige atenção. Mas dá pra fazer em casa, tendo as ferramentas corretas. (morsa, lixadeira, etc)

            Vai gostar do 1700 com w100! A região onde tenho mais "volume" de injeção é nos exatos 2600 rpm, no acerto de rua. Preciso botar no dino pra puxar a curva de torque certinho, mas vai ficar pra depois.. $$$

            Abração!

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Delriobr Ver Post
              Sim, é possível!! Tem que ter muuuuuuuuito cuidado pra não cortar fora a ponta da vareta. A parede dela tem 2,5 mm de espessura. Tem que vir cortando de leve com a lixadeira, ou levar para o torneiro.

              Vale a pena fazer no torneiro. Fica top, sem risco de dar merda...!!

              Para bater a ponta pra dentro da vareta novamente, basta usar 2 tuchos, um em cada ponta, e bater com a marreta.

              É um trabalho delicado e exige atenção. Mas dá pra fazer em casa, tendo as ferramentas corretas. (morsa, lixadeira, etc)

              Vai gostar do 1700 com w100! A região onde tenho mais "volume" de injeção é nos exatos 2600 rpm, no acerto de rua. Preciso botar no dino pra puxar a curva de torque certinho, mas vai ficar pra depois.. $$$

              Abração!
              Sim, estou ansioso para acelerar o carro com essa configuração. Parece perfeita pra rua e para alguns track days esporádicos. Fica muito mais forte o carro?

              Comment


              • #8
                É relativo. Quando montei na primeira vez este 1800cc com taxa 8,87:1 o carro respondia melhor com pé leve. Com pé no talo tive que atrasar muito a ignição para conter a bateção de pino. Cheguei a irrisórios 17° de avanço na região dos 3000 rpm pra cima... muito pouco! Porém, desta faixa ai pra baixo, era top demais! Até o mecânico que anda de Passat turbo (que eu dei uma volta outro dia) achou que o carro tava forte pra caramba (comparado aos 1600 preparados que ele já tinha feito).

                Hoje eu apenas baixei a taxa pra 7,85 +- e sinto falta daquela pegada que tinha em baixas, antes dos 3000 rpm..

                A refrigeração a ar, especificamente os cabeçotes, estou tomando raiva hehe! Um AP com 9,5 e mesmo comando 276° anda pra caralho.. um volks a ar pra andar com acima de 8,5 é um sofrimento (na estrada, pois esquenta muito). Olha que tenho capela de kombi com radiador deslocado, chapa do câmbio retirada e as demais em ordem, borracha nova na vedação do cofre (escapamento), mangueira de saída de ar quente do radiador jogando pra baixo, radiador externo na caixa de estepe tomando vento na cara, óleo semi sintético + filtro, câmaras ap abertas e dutos trabalhados... não consigo andar forte pois esquenta muito!

                Enfim, pra rua este setup ficou quase perfeito (falta taxa...). Pra dar esticada, vai de boa.. agora pra MANTER velocidade mais alta, é foda. Acho que instalando um carter seco resolve, mas é muita mangueira indo pra um lado e pro outro e tal... rola não. Melhor deixar a taxa mais baixa mesmo. ;)

                Abraço e toca o barco!
                Last edited by Delriobr; 15-05-2017, 05:30 PM.

                Comment


                • #9
                  Pessoal sou novo no fórum, imagino que talvez vocês possam me ajudar, por meio deste tópico (não sei se deveria criar um outro). Eu estou passando por um questionamento semelhante ao do amigo, tenho um 1600 com W100 e recentemente minhas varetas originais entortaram, apesar de acreditar ser devido a uma montagem errada, preferi investir logo em varetas de aço, mais especificamente as para motores a diesel MWM série 10, achei que seriam mais vantajosas uma vez que tinha um distribuidor em minha cidade e por terem me custado apenas 20 reais a mais em relação ao jogo das originais. A questão que me deixa sem dormir, no momento (não as instalei ainda), é sobre a dilatação do aço X a dilatação do alumínio, tenho medo de que, ao usar essas varetas o aço não se dilate da mesma forma como o alumínio, e eu tendo uma básica noção a respeito da geometria do acionamento das válvulas do motor boxer, ao meu ver enfrentaria problemas com as folgas de válvulas, quando o motor estiver aquecido. Estou correto? Alguém já passou por essa situação? Outro ponto que contribui para essa dúvida é o fato de existirem diversos fabricantes de peças de performance que produzem as varetas em aço.. Será que a liga de aço que eles utilizam possui o mesmo coeficiente de dilatação que as originais?

                  Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk

                  Comment


                  • #10
                    Seja bem vindo!!!

                    Bom, nunca usei varetas de aço mas o básico que já vi sobre isso é que só precisa de vareta de aço se for usar MOLAS de válvulas mais duras!

                    No entanto, não vejo o menor problema em usá-las!! Apenas questão de preço mesmo.. deu sorte de achar por apenas 20 reais a mais que as varetas originais de alumínio hehe! Eu comprei as minhas "originais" da Aplic por 110 reais. Se tivesse vareta de aço nesta faixa de preço ou por 130 reais, eu usaria com certeza! É um upgrade bacana que te garante segurança quando for aumentar a potência futuramente! (sempre vai querer mais... vai por mim)

                    Sobre a dilatação das varetas, não esquente a cabeça com isso! ;)

                    Veja no tópico ali em cima o link sobre ajuste de varetas e tal. Se as suas varetas entortaram, ou estão longas demais ou as molas duras demais! (ou ambos)

                    A geometria dos balancins tem que estar correta, ou bem próxima. Na metade de levante final da válvula, o parafuso regulador deve estar reto (alinhado) com a válvula. Ou seja, quando o levante do comando w100 (10,67mm com balanceiro original 1,1:1) estiver com 5,33 mm, a válvula deve estar reta/alinhada com o parafuso. E por fim, a altura correta do eixo dos balanceiros deve ser conferida/ajustada para que sobre apenas 2 ou 3 fios de rosca para o lado da válvula. ;)

                    Detalhes... detalhes... sempre eles!

                    Só pra constar: as varetas originais de alumínio tem 2,5mm de parede e o centro com 5 mm de diâmetro. Estas varetas de MWM série 10, como são?! Tire-me esta dúvida por favor! (se for necessário cortar pra ajustar o tamanho, meça lá pra mim, por favor e se puder hehe!)

                    Abração!!!
                    Last edited by Delriobr; 10-06-2017, 05:05 PM.

                    Comment


                    • #11
                      me interessei por essa varetas do motor diesel. Se puder postar as medidas dela, agradeço.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Delriobr
                        Seja bem vindo!!!

                        Bom, nunca usei varetas de aço mas o básico que já vi sobre isso é que só precisa de vareta de aço se for usar MOLAS de válvulas mais duras!

                        No entanto, não vejo o menor problema em usá-las!! Apenas questão de preço mesmo.. deu sorte de achar por apenas 20 reais a mais que as varetas originais de alumínio hehe! Eu comprei as minhas "originais" da Aplic por 110 reais. Se tivesse vareta de aço nesta faixa de preço ou por 130 reais, eu usaria com certeza! É um upgrade bacana que te garante segurança quando for aumentar a potência futuramente! (sempre vai querer mais... vai por mim)

                        Sobre a dilatação das varetas, não esquente a cabeça com isso! ;)

                        Veja no tópico ali em cima o link sobre ajuste de varetas e tal. Se as suas varetas entortaram, ou estão longas demais ou as molas duras demais! (ou ambos)

                        A geometria dos balancins tem que estar correta, ou bem próxima. Na metade de levante final da válvula, o parafuso regulador deve estar reto (alinhado) com a válvula. Ou seja, quando o levante do comando w100 (10,67mm com balanceiro original 1,1:1) estiver com 5,33 mm, a válvula deve estar reta/alinhada com o parafuso. E por fim, a altura correta do eixo dos balanceiros deve ser conferida/ajustada para que sobre apenas 2 ou 3 fios de rosca para o lado da válvula. ;)

                        Detalhes... detalhes... sempre eles!

                        Só pra constar: as varetas originais de alumínio tem 2,5mm de parede e o centro com 5 mm de diâmetro. Estas varetas de MWM série 10, como são?! Tire-me esta dúvida por favor! (se for necessário cortar pra ajustar o tamanho, meça lá pra mim, por favor e se puder hehe!)

                        Abração!!!
                        Opa, muito obrigado amigo! Por me tirar essas dúvidas, estou mais tranquilo para instala-las agora

                        Quanto ao preço eu também fiquei surpreso paguei R$ 15,00 em cada uma! Pois é já me sinto infectado pelo vírus dos upgrades kkkk

                        De certo não me atentei para a geometria do eixo dos balancins... Utilizei os reguladores esféricos da SS porém calcei com 2 arruelas em cada uma das torres. Como a espessura das arruelas é pouco precisa o eixo ficou angulado, e todo o conjunto trabalhou sobrecarregado até que um dos reguladores foi decepado

                        Comment


                        • #13
                          Peço desculpas, no momento não estou com elas por perto mas assim que possível tomo, ao menos, as medidas externas e posto aqui pro pessoal que precisar! Se for necessário encurta-las disponibilizo as internas também. O que eu pude perceber quando as vi, é que talvez haja uma pequena interferência da ponta da vareta com o orifício do balancim... Conforme for vou relatando aqui pra vocês, fiquem na paz ;)

                          Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por brenoviv Ver Post
                            Peço desculpas, no momento não estou com elas por perto mas assim que possível tomo, ao menos, as medidas externas e posto aqui pro pessoal que precisar! Se for necessário encurta-las disponibilizo as internas também. O que eu pude perceber quando as vi, é que talvez haja uma pequena interferência da ponta da vareta com o orifício do balancim... Conforme for vou relatando aqui pra vocês, fiquem na paz ;)

                            Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk
                            Poxa.. tire algumas fotinhas, joga no google drive e posta aqui hehe!

                            Ao vivo eu nunca vi estas varetas.. e na net, somente montado e embalado! O formato da cabeça é igual a original do fusca? Elas já vêm com as pontas montadas?

                            Valeu e abraço!!

                            Comment


                            • #15
                              Então pessoal hoje pude medir as varetas (utilizei um paquímetro com erro de 0,05 mm e uma a régua de metal com erro de 0,25 mm). Para efeito de comparação, peguei as medidas de uma vareta do modelo das originais (de qualidade duvidosa, provavelmente não são da aplic).

                              As medidas externas da MWM de aço são:

                              Diâmetro do corpo 8,60 mm;
                              Diâmetro do furo 2,40 mm;
                              Comprimento 281,50 mm.

                              E as medidas da original que eu tinha:

                              Diâmetro do corpo 8,85 mm;
                              Diâmetro do furo 1,80 mm;
                              Comprimento 280,00 mm.

                              Comment

                              Working...
                              X