Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FUSCA 1600 TURBO x ASPRO

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • FUSCA 1600 TURBO x ASPRO

    Pessoal, tenho um Fusca 78 1300L, cambio original 8x35, e buscando um pouco de emocao acabei comprando um motor de Brasilia 1600 a gasolina, bloco BN.

    Nunca mexi com motores a ar, mas apos abrir encontrei as seguintes medidas (parece que esse motor foi retificado e quase nao rodou):
    - vira 025 tanto mancal quanto bielas (perfeito estado, bronzinas intactas)
    - comando 025 (fiquei na duvida se essa sobremedida e compensada devido retifica no proprio comando ou no bloco ? (creio que seja no bloco, mas agradeço a explicacao)
    - lateralmente o bloco tem 100mm
    - tuchos 19mm
    - camisas com pistoes STD tb em otimo estado, sem qlq sinal de desgaste.



    Quero montar esse motor com algumas modificacoes, carro de fds e o objetivo seria deixa-lo bem rapido para acelerar na cidade.
    Ja tenho uma Pandoo Proinject e vou montar injetado com roda fonica. Tenho tb coletor 4x1 com saida lateral.

    Como nunca tive Fusca preparado, gostaria de sugestao dos amigos sobre as duas opcoes abaixo (combustivel sempre alcool):

    Um aspirado com taxa entre 11 a 12:1, comando W120 ou W130, TBI duplo 42mm/ talves ate TBI quadrupla. Os cabeçote terao preparacao leve, apenas aquele trato p retirar imperfeicoes da fundicao.

    A segunda opcao seria TURBO, comando TCS20 ou TCS30, TBI duplo 42mm ou tbi central (claro que nao seria da Kombi). Turbo tenho uma T2 Mitsubishi que saia na F250, (Eixo-Rotor: 45,5X52mm/ Rotor Compressor: 43X56mm), turbo semelhante a uma K16. A taxa original de 7,2:1 elevaria para 8,5:1, para rodar bem no alcool. Como tenho visto pessoal tirar 300hp com as bielas/vira dos antigos, iria extrair do turbo o maximo de sua eficiencia, acredito que por volta de 1,5 bar.

    Em ambas condicoes irei montar molas valvulas duplas e varetas de aço, prisioneiros fino e sistema lubrificacao com radiador externo grande (o da capela sera removido) e bomba Schadek 10027.

    Agradeço aos amigos compartilhar experiencias de preparacoes semelhantes, dicas e sugestoes.

    Ronaldo




  • #2
    Eu faria o turbo!

    Depois de andar em turbo, vc tem a certeza que aspirado não vale o rio de dinheiro que vai na preparação!

    Tenho amigo de gol ap 2.0 turbo fazendo 9 km/l na BR andando de boa, e dando umas estilingadas esporádicas.

    Sou doido pra montar aspirado a álcool mas não vale a pena pra mim pois o álcool é caro aqui na região e tem baixa autonomia em viagens.

    Se eu morasse em BH, já valeria muito a pena hehe!

    TURBO É VIDA! :P

    Abraço!

    Comment


    • #3
      Eu tb iria de turbo....

      Comment


      • #4
        Com coletor da Kombi injetada, se tem um bom rendimento com turbo, deixando de lado problemas de equalização, e dependendo do ano do seu carro e do kit de dupla tbi, pode as flautas baterem na carcaça do carro.


        Augusto Cesar Nunes

        Pesquisador
        Mecânico Entusiasta
        Analista em Informática
        gutocesa@hotmail.com
        gutocesa@terra.com.br

        Comment


        • #5
          Fala pessoal !!

          GutoCesa, esse intercooler ficou show !

          P mim é equipamente indispensavel em motores turbo, montando turbo sem duvidas farei uso tb.
          Eu tenho ideia de montar o TBI direto no intercooler, e as saidas direto nos coletores individuais...vamos ver !
          Last edited by rtkw; 12-01-2020, 07:12 PM.

          Comment


          • #6
            Sem duvidas turbo é melhor custo x beneficio, eu gosto do aspirado em carros antigos pela questao ronco do motor, Aircooled aspirado é demais !!!

            Estava acertando a suspensao, coloquei amortecedores da D20 na traseira e de Chevette na dianteira, tb sistema de freio a disco na dianteira (era tambor/ Fusca 1300 197.

            Sexta fechei a compra de umas rodas BBS 17, até o proximo sabado vou montar e posto fotos aqui. Falta instalar a catraca, devo fazer nos proximos dias.
            Em relacao aos pneus, 195/40/17 dianteira e 205/45/17 na traseira fica bom ? Será preciso colocar espaçador de roda por ser tala 7 ??

            Decidido a montar ele turbo, contudo estou pensando em montar com o W120 no lugar do TCS20.
            Li uns posts do Trimilika comentando sobre algumas motores turbo, com comando da serie W e fiquei empolgado.

            Por enquanto é isso pessoal, peguei muito carinho pelo Fusca, realmente é um carro singular !!!
            Last edited by rtkw; 12-01-2020, 07:13 PM.

            Comment


            • #7
              Não faça isso de montar comando aspirado em motor turbo! Temos um amigo aqui no fórum com 1600 e w100 e sentiu na pele que viria mais patada, mais fôlego, se tivesse o comando próprio para turbo!

              Vai de tcs20 e seja mais e mais feliz hehe!

              Pneus é gosto visual ou performance. Eu vou pela performance.
              Vá de 205/45 nas 4 rodas ou 195/45 na dianteira. Este pneu 195/40 é muito pequeno.. vai ferrar seu carro e sua dirigibilidade! Até mesmo um 215/45 na traseira e 205/45 na dianteira. Fica bem bom! Esquece esses pneus "fita isolante" hehe!

              Abraço!

              Comment


              • #8
                Delriobr, tudo bem ?

                Sim, amigo, pneus fita isolante foi boa...kkk....eu nao gosto desses pneus de nenhum angulo, é que o cara da loja bateu tanto o pe dizendo que iria raspar que fiquei com receio.
                Os 205/45/17 ja comprei, vou ver se coloco na traseiro 225/45/17.

                Entao, em relacao ao comando os da linha TCS reduzem bem o LAG ne, mas como estou montando com turbo pequeno pensei num motor mais "elastico".

                Creio que com o TCS20 nao tem erro... ate p um futuro up de turbina se for o caso.

                Comment


                • #9
                  Opa, blz!!

                  Cara, 225 é muito largo heim hehe!! Os 215 já estarão de excelente tamanho!! Mas tudo bem, estão bem próximos!!

                  Na frente o máximo é 205/45! Mesmo que use o 195/40 , vc vai ter que mandar rebater a aba interna do paralama!! Com bastante carinho e ferramentas certas, dá pra fazer em casa! Eu fiz com alicate comum + alicate pressão + pedaço de barra chata pra não marcar o paralama + pano ou borracha pra não riscar. E ande com a frente alta mesmo, até poder mandar encurtar seu quadro da suspensão! No meu eu uso 1,5 cm encurtado de cada lado... essa é o encurtamento máximo que dá pra fazer podendo manter a barra estabilizadora dianteira! Se encurtar mais que isso, não dá pra instalar a barra! Aí não rola... fusca turbo tem que ter a barra dianteira e traseira! E na traseira os amortecedores de D20 pré 92 (os dianteiros). Rebaixado de leve na traseira e a frente apenas para nivelar. Mas a frente levemente mais alta fica melhor pra dirigibilidade!

                  Vc vai ver como o fusca vai fazer curva igual carro grande!!!!

                  Eu iria de tcs10, mas vc quer muita emoção... fica a seu critério hehehe!

                  Tem uma semana que estou andando de amortecedor de D20 atrás, junto com a estabilizadora. Mano, parece carro nooooovo!!!! Fica mais duro, mas o tesão que fica na estrada, compensa!! Já era bom só com a estabilizadora traseira... ai juntou com os amortecedores..!! Filé demais!!

                  Detalhe: cortei 1 cm cada borracha da estabilizadora pra manter o fusca apoiado na barra sem deixar a cambagem positiva, mantendo ele rebaixado na traseira!!! Macetinho.... :P

                  Abração!

                  Comment


                  • #10
                    Delriobr, obg pelos macetes!

                    Esse eu comecei pelo "início"...kkk
                    Fiz os freios tudo novo, pinças, disco, tubulação, cilindro e etc.

                    A suspensao tb, tudo novo, D20 na traseira e Chevette na Dianteira. Ainda nao coloquei as barras.
                    Traseira me arrependi de nao ter feito coilover, mas blz.

                    Eu sempre fiz meus carros, ja fui mecânico então muita coisa economizo. O que trava um pouco é que o orçamento e curto, mas sem problemas.

                    Como será injetado, comando do TCS20 p cima.....

                    Os paralamas vou rebater com bastante cuidado, e a suspensao posso encurtar sim.

                    Bora p frente!!





                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Delriobr Ver Post
                      Não faça isso de montar comando aspirado em motor turbo! Temos um amigo aqui no fórum com 1600 e w100 e sentiu na pele que viria mais patada, mais fôlego, se tivesse o comando próprio para turbo!

                      Vai de tcs20 e seja mais e mais feliz hehe!

                      Pneus é gosto visual ou performance. Eu vou pela performance.
                      Vá de 205/45 nas 4 rodas ou 195/45 na dianteira. Este pneu 195/40 é muito pequeno.. vai ferrar seu carro e sua dirigibilidade! Até mesmo um 215/45 na traseira e 205/45 na dianteira. Fica bem bom! Esquece esses pneus "fita isolante" hehe!

                      Abraço!
                      Este amigo em questão acredito que seria eu... rsrsrs

                      Verdade, não use comando W para turbo, eu na verdade montei meu motor pra rodar com supercharger de fiesta, ficou legal o projeto, rodei por um ano dupla carburação, porém o compressor fritou e o custo dele depois era o mesmo de uma turbina, então parti logo pra uma T2.

                      Consegui chegar em um acerto razoavel com motor frio, mas com motor quente a potencia cai cerca de 30/40%.
                      Por enquanto não pretendo investir mais tempo nem grana e irei rodando assim pois atingiu a minha expectativa. Quando tiver condições vou mudar comando e virabrequim pra um antigo.

                      Comment


                      • #12
                        Como anda o projeto?

                        TCS20 pra turbo de rua e motor pequeno requer coragem hahahaha.
                        Motor vai encher de alta, e pra rodar na cidade, vc precisa de TORQUE pra sair de lombada de 2ª marcha, não de 1ª...
                        Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                        1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                        "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                        Comment

                        Working...
                        X