Pessoal, tenho um Fusca 78 1300L, cambio original 8x35, e buscando um pouco de emocao acabei comprando um motor de Brasilia 1600 a gasolina, bloco BN.
Nunca mexi com motores a ar, mas apos abrir encontrei as seguintes medidas (parece que esse motor foi retificado e quase nao rodou):
- vira 025 tanto mancal quanto bielas (perfeito estado, bronzinas intactas)
- comando 025 (fiquei na duvida se essa sobremedida e compensada devido retifica no proprio comando ou no bloco ? (creio que seja no bloco, mas agradeço a explicacao)
- lateralmente o bloco tem 100mm
- tuchos 19mm
- camisas com pistoes STD tb em otimo estado, sem qlq sinal de desgaste.
Quero montar esse motor com algumas modificacoes, carro de fds e o objetivo seria deixa-lo bem rapido para acelerar na cidade.
Ja tenho uma Pandoo Proinject e vou montar injetado com roda fonica. Tenho tb coletor 4x1 com saida lateral.
Como nunca tive Fusca preparado, gostaria de sugestao dos amigos sobre as duas opcoes abaixo (combustivel sempre alcool):
Um aspirado com taxa entre 11 a 12:1, comando W120 ou W130, TBI duplo 42mm/ talves ate TBI quadrupla. Os cabeçote terao preparacao leve, apenas aquele trato p retirar imperfeicoes da fundicao.
A segunda opcao seria TURBO, comando TCS20 ou TCS30, TBI duplo 42mm ou tbi central (claro que nao seria da Kombi). Turbo tenho uma T2 Mitsubishi que saia na F250, (Eixo-Rotor: 45,5X52mm/ Rotor Compressor: 43X56mm), turbo semelhante a uma K16. A taxa original de 7,2:1 elevaria para 8,5:1, para rodar bem no alcool. Como tenho visto pessoal tirar 300hp com as bielas/vira dos antigos, iria extrair do turbo o maximo de sua eficiencia, acredito que por volta de 1,5 bar.
Em ambas condicoes irei montar molas valvulas duplas e varetas de aço, prisioneiros fino e sistema lubrificacao com radiador externo grande (o da capela sera removido) e bomba Schadek 10027.
Agradeço aos amigos compartilhar experiencias de preparacoes semelhantes, dicas e sugestoes.
Ronaldo
Nunca mexi com motores a ar, mas apos abrir encontrei as seguintes medidas (parece que esse motor foi retificado e quase nao rodou):
- vira 025 tanto mancal quanto bielas (perfeito estado, bronzinas intactas)
- comando 025 (fiquei na duvida se essa sobremedida e compensada devido retifica no proprio comando ou no bloco ? (creio que seja no bloco, mas agradeço a explicacao)
- lateralmente o bloco tem 100mm
- tuchos 19mm
- camisas com pistoes STD tb em otimo estado, sem qlq sinal de desgaste.
Quero montar esse motor com algumas modificacoes, carro de fds e o objetivo seria deixa-lo bem rapido para acelerar na cidade.
Ja tenho uma Pandoo Proinject e vou montar injetado com roda fonica. Tenho tb coletor 4x1 com saida lateral.
Como nunca tive Fusca preparado, gostaria de sugestao dos amigos sobre as duas opcoes abaixo (combustivel sempre alcool):
Um aspirado com taxa entre 11 a 12:1, comando W120 ou W130, TBI duplo 42mm/ talves ate TBI quadrupla. Os cabeçote terao preparacao leve, apenas aquele trato p retirar imperfeicoes da fundicao.
A segunda opcao seria TURBO, comando TCS20 ou TCS30, TBI duplo 42mm ou tbi central (claro que nao seria da Kombi). Turbo tenho uma T2 Mitsubishi que saia na F250, (Eixo-Rotor: 45,5X52mm/ Rotor Compressor: 43X56mm), turbo semelhante a uma K16. A taxa original de 7,2:1 elevaria para 8,5:1, para rodar bem no alcool. Como tenho visto pessoal tirar 300hp com as bielas/vira dos antigos, iria extrair do turbo o maximo de sua eficiencia, acredito que por volta de 1,5 bar.
Em ambas condicoes irei montar molas valvulas duplas e varetas de aço, prisioneiros fino e sistema lubrificacao com radiador externo grande (o da capela sera removido) e bomba Schadek 10027.
Agradeço aos amigos compartilhar experiencias de preparacoes semelhantes, dicas e sugestoes.
Ronaldo
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