Senhores, boa tarde.
Venho depois de muito tempo no fórum, colocar meu primeiro post.
Meu carro é um 74 originalmente 1300. Depois de algum tempo rodando com ele originalzinho comecei a me "incomodar" e ir comprando peças aos poucos visando aumentar um pouco torque e potência dele, especialmente para ficar mais usável em rodovias. Nunca foi intenção fazer um swap para 1600, a ideia era mesmo manter o deslocamento do 1300.
Segui algumas receitas daqui do fórum, especialmente esta do Vader:
Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)
Então, tenho as seguintes peças nas mãos:
- Comando EMPI w100
- Tuchos EMPI
- Molas simples Engle
- Travas e pratos Engle
- Balanceiros originais 1.1
- Varetas de tucho originais (mas ainda preciso medir o comprimento delas)
- Virabrequim 1600 (duplo furo lubrificação)
- Dupla carburação Solex 32 venturi 20 mm (acertada pela Vanderlei da Avante Carburadores)
- Bomba de óleo Empi 32 mm com circulação externa + porta filtro
- Sistema refrigeração kombi moderna (radiador deslocado, ventoinha mais larga, saída do ar quente por trás do motor)
- Ignição hotspark no distribuidor 034 original
- Câmbio 8x33 (a ideia é dar um fôlego na estrada, cair a rotação um pouco)
Dito isso removi o motor e mandei ele para a Retifort, fazer uma retífica geral:
- Enchimento e retífica geral da carcaça
- Retífica e balanceamento do virabrequim
- Retífica de bielas
- Retifica de cabeçotes + trabalho 3 ângulos em sede e válvulas
Acho que não esqueci de nada. Se esqueci, edito aqui depois complementando...
Aí vem a pergunta, estou no caminho certo? Alguma dica neste momento?
Neste setup aí consigo um índice de Mach de 0,43. Relação levante / diâmetro válvulas (Lv/Dv) ficou em 32,43%. Não achei ruim.
Pela planilha de preparação do Vader também os números foram bons.
- Acham que neste setup dá pra atingir os 69 CV e 10,4 kg de torque conforme estimados pelo Vader?
- Acham que cabe um balanceiro 1.25 neste setup? Fazendo o cálculo de índice de Mach, com os balanceiros 1.25 e válvulas originais o índice de Mach vai para 0,38. Porém a relação levante / diâmetro válvulas (Lv/Dv) vai para 36,85%. O ideal é no máximo 35%.
- Volante de motor mantenho o do 1300 ou caberia melhor aqui o volante do 1500 para casar com o cambio 8x33 e o motor aspiradinho?
Grande abraço!
Venho depois de muito tempo no fórum, colocar meu primeiro post.
Meu carro é um 74 originalmente 1300. Depois de algum tempo rodando com ele originalzinho comecei a me "incomodar" e ir comprando peças aos poucos visando aumentar um pouco torque e potência dele, especialmente para ficar mais usável em rodovias. Nunca foi intenção fazer um swap para 1600, a ideia era mesmo manter o deslocamento do 1300.
Segui algumas receitas daqui do fórum, especialmente esta do Vader:
Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
Modificações:
Filtro cônico esportivo
Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)
Então, tenho as seguintes peças nas mãos:
- Comando EMPI w100
- Tuchos EMPI
- Molas simples Engle
- Travas e pratos Engle
- Balanceiros originais 1.1
- Varetas de tucho originais (mas ainda preciso medir o comprimento delas)
- Virabrequim 1600 (duplo furo lubrificação)
- Dupla carburação Solex 32 venturi 20 mm (acertada pela Vanderlei da Avante Carburadores)
- Bomba de óleo Empi 32 mm com circulação externa + porta filtro
- Sistema refrigeração kombi moderna (radiador deslocado, ventoinha mais larga, saída do ar quente por trás do motor)
- Ignição hotspark no distribuidor 034 original
- Câmbio 8x33 (a ideia é dar um fôlego na estrada, cair a rotação um pouco)
Dito isso removi o motor e mandei ele para a Retifort, fazer uma retífica geral:
- Enchimento e retífica geral da carcaça
- Retífica e balanceamento do virabrequim
- Retífica de bielas
- Retifica de cabeçotes + trabalho 3 ângulos em sede e válvulas
Acho que não esqueci de nada. Se esqueci, edito aqui depois complementando...
Aí vem a pergunta, estou no caminho certo? Alguma dica neste momento?
Neste setup aí consigo um índice de Mach de 0,43. Relação levante / diâmetro válvulas (Lv/Dv) ficou em 32,43%. Não achei ruim.
Pela planilha de preparação do Vader também os números foram bons.
- Acham que neste setup dá pra atingir os 69 CV e 10,4 kg de torque conforme estimados pelo Vader?
- Acham que cabe um balanceiro 1.25 neste setup? Fazendo o cálculo de índice de Mach, com os balanceiros 1.25 e válvulas originais o índice de Mach vai para 0,38. Porém a relação levante / diâmetro válvulas (Lv/Dv) vai para 36,85%. O ideal é no máximo 35%.
- Volante de motor mantenho o do 1300 ou caberia melhor aqui o volante do 1500 para casar com o cambio 8x33 e o motor aspiradinho?
Grande abraço!
Comment