Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação de um 1300 - Até onde dá pra ir??

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Preparação de um 1300 - Até onde dá pra ir??

    Senhores, boa tarde.

    Venho depois de muito tempo no fórum, colocar meu primeiro post.

    Meu carro é um 74 originalmente 1300. Depois de algum tempo rodando com ele originalzinho comecei a me "incomodar" e ir comprando peças aos poucos visando aumentar um pouco torque e potência dele, especialmente para ficar mais usável em rodovias. Nunca foi intenção fazer um swap para 1600, a ideia era mesmo manter o deslocamento do 1300.

    Segui algumas receitas daqui do fórum, especialmente esta do Vader:

    Motor 1300cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W100” de 276 graus da Marca Engle)
    Modificações:

    Filtro cônico esportivo
    Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
    Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
    Dupla carburação solex 32 original das últimas Kombis a gasolina com coletores do Fusca a álcool.
    Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
    Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
    Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
    Comando de válvula Engle W100 (276 graus) – peça importada - “americana”
    Potência – 69cv @ 6000 rpm (DIN)
    Torque – 10,4 kgf.m @ 3800 rpm (DIN)


    Então, tenho as seguintes peças nas mãos:

    - Comando EMPI w100
    - Tuchos EMPI
    - Molas simples Engle
    - Travas e pratos Engle
    - Balanceiros originais 1.1
    - Varetas de tucho originais (mas ainda preciso medir o comprimento delas)
    - Virabrequim 1600 (duplo furo lubrificação)
    - Dupla carburação Solex 32 venturi 20 mm (acertada pela Vanderlei da Avante Carburadores)
    - Bomba de óleo Empi 32 mm com circulação externa + porta filtro
    - Sistema refrigeração kombi moderna (radiador deslocado, ventoinha mais larga, saída do ar quente por trás do motor)
    - Ignição hotspark no distribuidor 034 original
    - Câmbio 8x33 (a ideia é dar um fôlego na estrada, cair a rotação um pouco)

    Dito isso removi o motor e mandei ele para a Retifort, fazer uma retífica geral:

    - Enchimento e retífica geral da carcaça
    - Retífica e balanceamento do virabrequim
    - Retífica de bielas
    - Retifica de cabeçotes + trabalho 3 ângulos em sede e válvulas

    Acho que não esqueci de nada. Se esqueci, edito aqui depois complementando...

    Aí vem a pergunta, estou no caminho certo? Alguma dica neste momento?

    Neste setup aí consigo um índice de Mach de 0,43. Relação levante / diâmetro válvulas (Lv/Dv) ficou em 32,43%. Não achei ruim.

    Pela planilha de preparação do Vader também os números foram bons.

    - Acham que neste setup dá pra atingir os 69 CV e 10,4 kg de torque conforme estimados pelo Vader?
    - Acham que cabe um balanceiro 1.25 neste setup? Fazendo o cálculo de índice de Mach, com os balanceiros 1.25 e válvulas originais o índice de Mach vai para 0,38. Porém a relação levante / diâmetro válvulas (Lv/Dv) vai para 36,85%. O ideal é no máximo 35%.
    - Volante de motor mantenho o do 1300 ou caberia melhor aqui o volante do 1500 para casar com o cambio 8x33 e o motor aspiradinho?

    Grande abraço!

  • #2
    Se vai fazer o 1300 mais girador, deixe o 35x8 mesmo, para ter força em baixa. A final deve ficar um pouco inferior, muito pouco, mas vai compensar.
    O distribuidor pode ser o original tranquilamente, o platinado suporta rotações altas, até próximo de 7000 rpm.
    Essa HotSpark é a Ignição Assistida do Vader, não é isso? Se for, dá uma olhada no link da minha assinatura, em Dicas e Ignição Eletrônica com Platinado. Deve gostar...
    Last edited by WalterJunior; 25-06-2020, 07:52 PM.
    Walter Júnior - Belo Horizonte/MG
    Idelgiro-Fuscão 1500-1971
    www.waltergjunior.com

    Comment

    Working...
    X