Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Equalizador eletrônico caseiro

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Equalizador eletrônico caseiro

    Boa noite galera,
    Meu primeiro post aqui no grupo, me desculpem os erros e vacilos.

    Bem, desde muito tempo venho estudando métodos de automatizar e facilitar a vida de quem utiliza a melhor alimentação nacional do nosso besouro, a CARBURAÇÃO DUPLA, sendo sua maior reprovação por parte da manutenção constante, mais especificamente a equalização.
    Sabendo disto estou criando um dispositivo, semelhante ao hallmeter, inclusive nos componentes e processos de montagem, diferenciando apenas na afinação do circuito e no sensor utilizado.

    Minha ideia é a seguinte, confeccionar um VU Meter de 20 leds usando 2 C.I.s LM3914 para gerencia-los, tendo 0v no centro da barra luminosa, e em suas extremidades a tensão emitida pela diferença de sinal entre 2 sensores MAP ( usados em I.E e nos Unos com ecoBox) , cujo estes recolhem sinais de vácuo de ambos os coletores através da saída do tubo equalizador.
    Com base nesta diferença de tensão, a regulagem estaria correta quando os leds do centro estivessem acesos, sendo que a variação para esquerda ou direita significaria erro na regulagem do respectivo carburador.

    Assim que os componentes chegarem, iniciarei o projeto prático, juntamente com um hallmeter caseiro que tambem estou projetando, usando 20 leds SMD bem próximos uns dos outros, para um efeito bem suave.
    Dicas e sugestões, mandem ae!!! valeu....

  • #2
    Re: Equalizador eletrônico caseiro

    Gostei da idéia!! Dois MAPS, pega o sinal de cada um.. o usuário deixa equilibradas as tensões e assim os carburadores ficam equilibrados!!!

    E o hallmeter já ajudaria a regular a mistura na lenta!! Vai precisar da sonda....?!?!

    Seria como usar 2 vacuômetros e um hallmeter com sonda.

    Abraço!!

    Comment


    • #3
      Re: Equalizador eletrônico caseiro

      Isto mesmo amigo!!

      Meu dilema agora é se deixo a indicação dos sinais independentes (2 conjuntos de 10 leds, um pra cada MAP), ou se deixo integrado, sendo que escolheria 2 leds centrais para equalização total!
      a vantagem do primeiro é na montagem do circuito e afinação, a desvantagem seria que o usuário teria que ficar comparando os leds de ambas barras luminosas e no momento da coincidência parar a regulagem. (Mais grosseiro).

      Já o segundo exige mai paciência no desenvolvimento do circuito, criando uma logica de comparação entre ambos sinais e fazer com que esta coincidência acenda os leds centrais.

      Para o segundo, parto do princípio que o CI precisa de uma tensão "base", onde fará a comparação com a de tensão do sinal de entrada e desta forma acenderá os leds, lembrando que este circuito também funciona com tensões negativas em relação a BASE, pensei em jogar o sinal de MAP1 para a base e o sinal de MAP2 para a entrada, sendo que quando ambos sinais coincidirem, o CI interpretará o S-entrada como 0v, tendo eu que jogar o 0v para o centro do mostrador luminoso.
      Como o Map vai de 0 a 5v, os leds das extremidades precisam oferecer uma sensibilidade de 5 e -5 v. Seguindo uma logica segundo o exemplo:

      Base = MAP1
      S-in = MAP2

      MAP1= 1v
      MAP2= 5v
      Saída= 4v Led à direita aceso

      MAP1= 5v
      MAP2= 1v
      Saída= -4v Led à esquerda aceso

      MAP1= 5v
      MAP2= 5v
      Saída= 0v Leds centrais acesos
      Durante o meu raciocínio aqui, notei uma vantagem gigante sobre a forma independente de ligação, poder ter a referencia entre o vácuo e os leds acesos, pois da segunda forma podemos apenas equalizar os carburadores, já da primeira, temos condição de sempre deixa-lo numa faixa de vácuo preferencial, veja:
      da segunda maneira um vácuo que gera 0v pode ter infinitas combinações equalizadas:
      1v com 1v; 2v com 2v; 3v com 3v; 4v com 4v; 5v com 5v, fora os decimais, ou seja infinitas equalizações com faixa de vácuo diferentes. portanto farei ele baseado no esquema que fiz independente, duas barragraph paralelas.

      Comment


      • #4
        Re: Equalizador eletrônico caseiro

        Você pode fazer dois modelos, um para manter constante no painel, e outro para mecânicos usarem como ferramenta em diversos carros, acho que esse segundo pode até render um $$$
        Felipe Mori
        Osasco - SP
        --------------------------------------------------------

        Comment


        • #5
          Re: Equalizador eletrônico caseiro

          Baralho meu!! Vcs estão ficando muito avançados nessa parada ein!!!!

          @JamesMG Show de bola a ideia!!!
          Legends may sleep, but they never DIE!!!!!!
          I miss you my little bug.

          Comment


          • #6
            Re: Equalizador eletrônico caseiro

            E ae JamesMG como anda o negócio?
            Gostei da tua idéia vou ver se faço aqui tb um protótipo!
            tens o código do sensor MAP que pensava em utilizar??

            Outra coisa que me lembrei, dá pra usar o sensor conectado a um tubo no encaixe de equalização dos coletores?
            Não seria melhor encaixar ele num cano na boca do carburador entre o carburador e o filtro por exemplo?
            Last edited by Giuliano MO; 28-04-2016, 03:09 PM.

            Comment


            • #7
              Re: Equalizador eletrônico caseiro

              Bom dia,
              Alguma novidade..?

              Comment


              • #8
                Re: Equalizador eletrônico caseiro

                Postado originalmente por Jrbeto Ver Post
                Bom dia,
                Alguma novidade..?
                Fala galera, desculpe o vácuo,fiquei um tempo sem mexer, estou trabalhando numa reforma aqui em casa e tive q pausar o projeto, pq senão dona onça me mata!!
                Estou terminado já aqui e volto a postar nas semanas seguintes, quanto a colocar a medição na boca do bura, isso pode, porém inverte o modo de projeto, pois a abertura da borboleta iria aumentar o vacuo, diferentemente do vacuo no tubo equalizador q aumenta com seu fechamento!
                Outro problema seria na marcha lenta, que o sinal de vacuo obtido pelo map por cima do bura seria quase nulo aos teus "olhos", ficando um pouco impreciso!

                Comment


                • #9
                  Irei colocar uma dupla carburação no meu fusca e me interessei. Acho que será de grande ajuda para todos!

                  Comment


                  • #10
                    Mil desculpas pessoal...
                    Estava terminando minha casa, redução total de gastos para terminar rápido.. enfim volto a dedicar ao fusca.
                    PolacoGLQ foi no privado me chamar, retomo o projeto esta semana e até o Natal temos um presente pra cada amante da dupla Carburação.

                    Comment

                    Working...
                    X