Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Caro amigo "Master Vader", preciso de uma ajuda e gostaria de saber se voce pode me dar uma orientação? Eu tenho um motor 1500 original a gasolina e quero passá-lo para o álcool. Quanto eu devo rebaixar para conversão? Vi as fórmulas no tópico mas acabei dando nó no célebro. O motor está originalzinho. Comprei num desmanche uns coletores de dupla do gol com entrada simples no cabeçote, porém notei que o encaixe não é rente no cabeçote. Não sei o que fazer, talvez mandar um torneiro facear o cabeçote rebaixando o encaixe para tirar as rebarbas? Tem alguma idéia para me dar? Um abraço! Se houver alguém que também tiver uma sugestão, eu agradeço!
    Last edited by Claudio Moscarde; 27-06-2007, 07:47 PM.

    Comment


    • #17
      http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=126

      Galera, como postei nesse topico, peguei os cabecotes de 8 aletas (gasolina de acordo com o cara da retifica)

      vi no forum que o cabeçote de 8 aletas usa rosca curta

      coloquei a vela de rosca curta e vi q sobrou bastante rosca no cabeçote, dá pra por a de rosca longa numa boa..

      pra completar, fui cubicar a camara e encontrei 39ml, com a vela curta
      creio q se colocar a vela longa chego nos 37 - 38 do cabeçote de 6 aletas

      estranho nao? sabem explicar?

      Abraço!
      1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Claudio Moscarde
        Caro amigo "Master Vader", preciso de uma ajuda e gostaria de saber se voce pode me dar uma orientação? Eu tenho um motor 1500 original a gasolina e quero passá-lo para o álcool. Quanto eu devo rebaixar para conversão? Vi as fórmulas no tópico mas acabei dando nó no célebro. O motor está originalzinho. Comprei num desmanche uns coletores de dupla do gol com entrada simples no cabeçote, porém notei que o encaixe não é rente no cabeçote. Não sei o que fazer, talvez mandar um torneiro facear o cabeçote rebaixando o encaixe para tirar as rebarbas? Tem alguma idéia para me dar? Um abraço! Se houver alguém que também tiver uma sugestão, eu agradeço!
        Também gostaria de saber!! O 1500 a álcool ia ser show!

        Comment


        • #19
          Cubiquei com paciencia hoje e encontrei 4 valores diferentes...

          num cabecote tá
          40,5ml - 41ml

          e no outro tá
          40ml - 42ml

          ja com as velas longas
          essa diferenca pode ser desprezada?

          meu pistao será sobremedida 1mm. deu 405,48cc (409,48 com pistoes gasolina antigos e 420,48 com os modernos)

          fazendo as contas com pistao gasolina antigo as taxas do menor (40ml) e do maior (42ml) foram de 9,21 e 8,89

          com pistao gasolina moderno foram
          7,90 e 7,68

          oq acham? posso deixar essa diferença?

          queria chegar nuns 8,2 de taxa. vou ter q rebaixar ne?!

          Abraço.
          1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por Gump-GTI
            Cubiquei com paciencia hoje e encontrei 4 valores diferentes...

            num cabecote tá
            40,5ml - 41ml

            e no outro tá
            40ml - 42ml

            ja com as velas longas
            essa diferenca pode ser desprezada?

            meu pistao será sobremedida 1mm. deu 405,48cc (409,48 com pistoes gasolina antigos e 420,48 com os modernos)

            fazendo as contas com pistao gasolina antigo as taxas do menor (40ml) e do maior (42ml) foram de 9,21 e 8,89

            com pistao gasolina moderno foram
            7,90 e 7,68

            oq acham? posso deixar essa diferença?

            queria chegar nuns 8,2 de taxa. vou ter q rebaixar ne?!

            Abraço.
            eu tentaria deixar todos com 42cm³, sei que nao é facil, mas acredito que é aceitavel 0,5cm³ de diferença.
            aproveita que ta desmontado e faz bacaninha ja....

            flw
            WWW.RUSTEDLIVE.COM.BR

            Comment


            • #21
              Postado originalmente por Gump-GTI
              http://forum.fusca4ever.com.br/showp...&postcount=126

              Galera, como postei nesse topico, peguei os cabecotes de 8 aletas (gasolina de acordo com o cara da retifica)

              vi no forum que o cabeçote de 8 aletas usa rosca curta

              coloquei a vela de rosca curta e vi q sobrou bastante rosca no cabeçote, dá pra por a de rosca longa numa boa..

              pra completar, fui cubicar a camara e encontrei 39ml, com a vela curta
              creio q se colocar a vela longa chego nos 37 - 38 do cabeçote de 6 aletas

              estranho nao? sabem explicar?

              Abraço!
              Poste aki fotos com detalhes dos cabeçotes e das velas pra gente ver.
              Vc vai mexer nas válvulas?

              Abraços.
              ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

              Comment


              • #22
                nao vou mexer nas valvulas

                cubiquei cada camara varias vezes e encontrei 40cc em 3 delas e 39 na outra
                vou acertar a outra pra ficar com 40cc em todas, ja comprei os pistoes KS gasolina antigo 86,5mm e os calços camisa-cabecote e camisa-bloco dando 0,9mm somados..

                vou chegar na taxa de 8,3:1 de acordo com meus calculos...

                velas longas

                agora tenho q pegar a dremel emprestada pra arrombar os dutos...
                to atras da flange e do radiador de oleo da kombi moderna, de radiador deslocado
                1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                Comment


                • #23
                  eu fiz uma planilha baseada nas informações que eu li aqui neste tópico...

                  não sou expert no assunto e por isso eu gostaria que alguém que conheça bem esse assunto fizesse o donwload da minha planilha e respondesse se esta correta.

                  é uma plnilha bem básica e só tem que ser alterados os seguintes dados no começo da planilha:

                  Dp
                  Cv
                  Ve
                  Lp
                  N° de Cilindros

                  O resultado da TAXA sai no final da planilha.

                  Link p/ download: www.sscompeticoes.com.br/downloads/taxa.zip
                  Last edited by Fek; 11-12-2007, 04:48 PM.

                  Comment


                  • #24
                    Parabéns Fek pela planilha , só estou com duvida no seguinte , fazendo os calculos que o Renato passou dá muita diferença pela sua planilha;
                    pelos calculos do Renato minha taxa dá 8,5:1 , pela sua planilha dá 6,2 e agora qual esta certa? :shock: ?

                    Aqui vão os dados que coletei

                    Diametro do cil. 86,5
                    VE= 55cc (50cc da camara + 5cc do cilindro a gas. antigo)
                    Area luz do cil. 1,7mm ou 9,99cc
                    Vira 69

                    Por favor me ajudem ai pessoal !!
                    Abraços

                    Alexandre

                    Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta



                    Comment


                    • #25
                      Postado originalmente por Alexandre
                      Parabéns Fek pela planilha , só estou com duvida no seguinte , fazendo os calculos que o Renato passou dá muita diferença pela sua planilha;
                      pelos calculos do Renato minha taxa dá 8,5:1 , pela sua planilha dá 6,2 e agora qual esta certa? :shock: ?

                      Aqui vão os dados que coletei

                      Diametro do cil. 86,5
                      VE= 55cc (50cc da camara + 5cc do cilindro a gas. antigo)
                      Area luz do cil. 1,7mm ou 9,99cc
                      Vira 69

                      Por favor me ajudem ai pessoal !!

                      Bom pelos dados que vc passou realmente vc tem bastante espaço na camara de combustão... é dificil que o seu motor tenha 8,5:1 mas eu posso estar errado também... por isso eu estou esperando o chico biela responder uma MP que eu mandei pra ele avaliando a minha planilha...

                      Só pra vc ter uma idéia de exemplo...

                      Os dados do meu motor que era:

                      Alcool
                      Pistão 85,5mm
                      Vira 69mm
                      Camara 39ml
                      Luz 5ml

                      A taxa deu 9,001:1

                      vamos aguardar mas eu acho que esta correto sim....

                      Comment


                      • #26
                        opa ja resolvi o problema...

                        se o seu pistão realmente tiver 86,5mm e nao 85,5mm pelos seus dados seu motor vai ter 7,2:1 de taxa agora se o seu pistão for de 85,5mm seu motor terá 7,1:1 de taxa

                        Eu acabei de arrumar a planilha, tinha uma virgula fora do lugar rsrsrsrs

                        é só baixar e fazer o teste e esta aprovada pelo chico biela...

                        Link para Downloads: www.sscompeticoes.com.br/downloads/taxa.zip

                        Comment


                        • #27
                          Agora sim :p , então tenho que rebaixar meus cabeçotes uns 2mm para chegar á 8,5:1 !!

                          Vou te dar uma sugestão p/ melhorar ainda mais sua planilha , ao inves de colocarmos a area luz em cm³ poderiamos colocar direto o valor encontrado medindo a distancia da cabeça do pistão até a extremidade do cilindro EX:1,00mm.
                          Então a planilha calcularia o volume da area luz dependendo do diametro do pistaõ que foi colocado pelo usuario.
                          Facilitaria muito , não precisaria cubicar a area luz ( apesar que eu nao cubiquei , apenas calculei o volume )

                          Beleza
                          Last edited by Alexandre; 13-12-2007, 12:49 PM.
                          Abraços

                          Alexandre

                          Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta



                          Comment


                          • #28
                            Postado originalmente por Alexandre
                            Agora sim :p , então tenho que rebaixar meus cabeçotes uns 2mm para chegar á 8,5:1 !!

                            Vou te dar uma sugestão p/ melhorar ainda mais sua planilha , ao inves de colocarmos a area luz em cm³ poderiamos colocar direto o valor encontrado medindo a distancia da cabeça do pistão até a extremidade do cilindro EX:1,00mm.
                            Então a planilha calcularia o volume da area luz dependendo do diametro do pistaõ que foi colocado pelo usuario.
                            Facilitaria muito , não precisaria cubicar a area luz ( apesar que eu nao cubiquei , apenas calculei o volume )

                            Beleza
                            Então... eu coloquei a luz em cm pq nem é preciso medir a cabeça do pistão... é só medir a luz do pistão que ja da certo...

                            Comment


                            • #29
                              como eu faço pra saber o curso do meu virabrequim?

                              Comment


                              • #30
                                Sem querer ser chato....

                                Postado originalmente por Fek
                                opa ja resolvi o problema...

                                se o seu pistão realmente tiver 86,5mm e nao 85,5mm pelos seus dados seu motor vai ter 7,2:1 de taxa agora se o seu pistão for de 85,5mm seu motor terá 7,1:1 de taxa

                                Eu acabei de arrumar a planilha, tinha uma virgula fora do lugar rsrsrsrs

                                é só baixar e fazer o teste e esta aprovada pelo chico biela...

                                Link para Downloads: www.sscompeticoes.com.br/downloads/taxa.zip

                                Nao quero ser chato.... mas a sua planilha só calcula a taxa para motores com pistoes de cabeca plana. Falta uma linha que faca a adicao ou a reducao do volume levando em consideracao os pistoes concavos ( aumenta o volume / reduz a taxa ), ou os cabecudos ( diminui o volume / aumenta a taxa ).
                                schöne Grüße aus Wolfsburg!!!
                                ( em breve de volta a Santo André - SP ),

                                Edkäfer,

                                OvoQuente em fase de mutação genética - Yellow Monster Egg a caminho!!!!

                                Comment

                                Working...
                                X