Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

    Fala pessoal,
    Bem, seguindo curiosidades e falta de conhecimento meus nesse aspecto, quero fazer aqui um tutorial para ensinar a escolher peças "novas"(hehehehehe) para nossos motores, como virabrequins, carcaças, bielas....enfim.
    Claro, que uma escolha bem fina, via depender muito da prática e do ferramental utilizado(ferramentas de medição de precisão, um paquímetro, um micrômetro e um bom súbito devem dar conta do recado).

    Segue em anexo imagens retiradas do livro "Conheça seu Volkswagen" (que pode-se encontrálo na seção Downloads no tópico "Documnentos para Downloads" deste fórum) com as medidas e tolerancias originais da Volkswagen.

    Recomendo verem o livro "Catálogo Simplificado de peças do motor 1600", encontrado junto com o livro "conheça seu Volkswagen". Tem medida das bronzinas disponíveis, desde a std.
    Recomendo também: http://planetabuggy.com.br/mecanica/volkswagen.htm

    TODAS AS MEDIDAS AQUI EXPRESSAS, ESTÃO EM MILÍMETROS(mm)!

    E abaixo, as dicas do ilustre Trimilika:

    -atente para :

    1* se o numero é quente,se tem nota fiscal caso naum tenha N*
    2* qual a medida da carcaça e ,se foi rebaixada ou faceada esquece ,
    3* se é prisioneiro fino ou grosso ( que fixam os cabeçótes)
    4* se os prisioneiros forem finos ( 8mm ),e tiver algum com bucha maior que 12mm, ou prisioneiro de 10 conico naum serve
    5* se os prisioneiros forem grossos ( 10mm ) e tiver algum conico ou com bucha naum serve
    6* se naum tem trincas
    7* se a medida do alojamento das bronzinas do comando naum forem std naum serve
    8* se a medida do alojamento dos tuchos naum for std naum serve
    9* se a medida do alojamento da polia naum for sdt naum serve
    10* se o alojamento da polia for para retentor,naum serve
    11* se o mancal trazeiro for para bronzina parede 18 naum serve,ou seja se tiver menor que 20mm já era
    12* se o furo e rosca da cebolinha de óleo naum for original ou tiver trincado ,já era
    13* se tiver soldada ,dependendo aonde for a solda ,naum serve
    14* se ambas as partes da carcaça saum casal,tipo tem que ter o mesmo n* gravado em ambas


    -------------

    Aguardem um tempinho, irei dar um jeito de editar fotos ou desenhos esquemáticos do motor do carro, para mostrar onde deve ser feita as medidas, ok?

    É isso pessoal...Paciencia e quem puder, me ajude e complementar esse tópico. Quero despertar curiosidades, interesses alémd e ajudar o pessoal fanático por VW aircooled!

    Abraço a todos!

    PS: A partir da segunda foto, fala-se dos motores mais modernos (1300, 1500,1600,1700).
    Arquivos Anexos
    Last edited by Rafael_MO; 03-03-2009, 09:58 PM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

  • #2
    Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

    Capítulo 1: VIRABREQUIM (ou árvore de manivelas)
    Estou tirando informações do livro "Conheça seu Volkswagen"

    1) Diâmetro dos munhões e moentes:

    Desenho esquemático do virabrequim:

    OBS: D1 = se refere ao munhão vira que se apoia no mancal próximo à polia, que é menor. No livro, esse mancal é o nº4. D= demais munhões e moentes.

    Detalhe: Os paquímetros e boa qualidade, tem uma precisão de 0,02mm a 0,05mm. Com eles, dá pra se ter uma idéia se ovira é 0,25, 0,50 ou 0,75. Mas não dá pra se saber se um vira, por exemplo está mais pra 0,25 do que pra 0,50... O ideal é ter em mãos um Micrômetro de boa qualidade!
    Arquivos Anexos
    Last edited by Rafael_MO; 03-03-2009, 08:11 PM.
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #3
      Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

      2) Capítulo 2: BIELAS

      Segue as medidas que devem ser aferidas:

      Desenho da Biela:
      Arquivos Anexos
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

        Capítulo 3: CARCAÇA:

        1) Medida dos mancais 1,2 e 3(furos onde vão apoiados as bronzinhas dos munhões do virabrequim): 65,00 a 65,019(limite máximo 65,03)
        ->Sobremedida: 65,50 a 65,52mm
        OBS: Acredito que existam outras sobre-medidas. Não sei se é acnselhável usar uma carca com sobremedidas altas..Então quem souber, por favor informe quais sobremedidas existem!

        2) Medida do mancal 4(o perto da polia): 50,00 a 50,025(limite máximo 50,04)
        ->Sobremedida: 50,50 a 50,52mm
        OBS: Acredito que existam outras sobre-medidas. Não sei se é acnselhável usar uma carca com sobremedidas altas..Então quem souber, por favor informe quais sobremedidas existem!


        3) Mancais do Comando de válvula: 27,500 a 27,52mm.
        ->Sobremedida: 28,00 a 28,02mm

        4) Furação para os tuchos: 19,00 a 19,02 (limite máximo: 19,05mm)

        5) Furação da Bomba: 70,00 a 70,03 (limite máximo: 99,70mm !!!!??????? )

        6) Distancia entre a superfície de junção das carcaças e a superfície de assentamento dos cilindros: 99,95 a 100,05mm (acredito que essa medida seja mais complicada de se aferir....)


        Bem, as medidas e informações que consegui, são essas. Pessoal, quem puder, ajude e complemente, ok?

        Abraço a todos!
        Last edited by Rafael_MO; 03-03-2009, 09:56 PM.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #5
          Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

          Trimilika,

          Conforme você disse, a medida X(em vermelho na figura anexa) não pode ter menos do que 20mm, certo?

          Abraço.
          Arquivos Anexos
          Last edited by Rafael_MO; 03-03-2009, 09:35 PM.
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • #6
            Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

            Não sou o Trimilika mas posso dizer q vc esta correto Rafael,
            valeu pela criação desse tópico e tenho certeza q ele será
            muito útil à todos nós amantes do Besouro e seus derivados.

            Abraço

            Comment


            • #7
              Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

              Postado originalmente por Fabricio do Nascimento
              Não sou o Trimilika mas posso dizer q vc esta correto Rafael,
              valeu pela criação desse tópico e tenho certeza q ele será
              muito útil à todos nós amantes do Besouro e seus derivados.

              Abraço

              Valeu pela confirmação!

              Quanto ao tópico, é de utilizade pública mesmo! Espero ajudar muita gente com ele!

              Abraço.
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • #8
                Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Trimilika,

                Conforme você disse, a medida X(em vermelho na figura anexa) não pode ter menos do que 20mm, certo?

                Abraço.
                isso mesmo rafaél,naum menos de 20,
                20 é o limite minimo ,da carcaça e máximo da bronzina de mancal em relaçaum a parede de encosto,ou seja ela vem com 20mm para vc abrir,tornear,entaum se a carcaçá tiver menos de 20mm ela vai ficar sambando,entaum quanto mais de vinte tiver melhor,se naum me engano o bloco zero vem com 22mm
                trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                www.trimilika.kit.net
                www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                trimilika1@hotmail.com.br
                tel 035-91420977 poços de caldas MG

                Comment


                • #9
                  Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

                  Postado originalmente por trimilika
                  isso mesmo rafaél,naum menos de 20,
                  20 é o limite minimo ,da carcaça e máximo da bronzina de mancal em relaçaum a parede de encosto,ou seja ela vem com 20mm para vc abrir,tornear,entaum se a carcaçá tiver menos de 20mm ela vai ficar sambando,entaum quanto mais de vinte tiver melhor,se naum me engano o bloco zero vem com 22mm
                  Blz,
                  Valeu trimilika!
                  Tem mais dicas pra escolha de carcaças e viras?

                  Abraço.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • #10
                    Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

                    Parabéns Rafael...um tópico muito útil com certeza...não sei se é valído o que vou sugerir mas já ví em outros tópicos mas acho que seria bom trazer p/ esse tbém mas ae vai..

                    Se vc conseguir colocar imagens de como identificar os virabrequins de ferro fundido eos forjados e tbém aquelas famosas bielas forjadas antigas senão me engano do motor 1300 quem dizem que são boas tbém....o que vc acha..!!??? tipo só p/ o pessoal que for se aventurar olhar e já saber identificar se é forjado ou ferro fundido e por ae vai...ae concentraria tudo num tópico só...

                    novamente parabéns pelo tópico...
                    Last edited by sedan74turbo; 04-03-2009, 01:41 PM.
                    Fernando / German Look 74
                    2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                    Comment


                    • #11
                      Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

                      Atendendo a pedidos, para diferenciar os viras, teos que observar:

                      *Vira antigo:
                      - Bolachas(que ficam entre os colos das bielas de cilindros opostos) Grossas
                      - NÃO possui uma marca de um T dentro de um triangulo em suas bolachas

                      *Vira moderno:
                      - Bolachas finas
                      - POSSUI marca do T dentro de um triangulo em suas bolachas.

                      Tópico que fala sobre a identificação dos viras: http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4029

                      Segue anexo a foto dos dois viras lado-a-lado. Desculpem a baixa qualidade, foi foto de celular....
                      O vira da esquerda é o antigo, o da direita é o moderno. Dá pra ver bem a diferença entre eles... Nas bordas(próxima aos colos de bielas) das bolachas do moderno aparentam serem melhor acabadas...As do vira antigo são bem retas, meio "rusticas"...

                      Abraço e espero ter ajudado!

                      PS: não sei identificar bielas antigas.vou procurar e posto auqis e achar algo!
                      Arquivos Anexos
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • #12
                        Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

                        Ótima idéia e iniciativa, Rafael. Assim todos podem desvendar o verdadeiro ''segredo'' das peças de seus VW. Um verdadeiro mapa da mina, que permite até para os mais leigos (assim como eu) a ''garimpar'' boas peças quando necessário e conhecer melhor o funcionamento e aplicações das mesmas. Parabéns pelo tópico.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Tutorial - Escolha suas peçasde motor "novas"

                          Postado originalmente por junior porto seguro
                          Ótima idéia e iniciativa, Rafael. Assim todos podem desvendar o verdadeiro ''segredo'' das peças de seus VW. Um verdadeiro mapa da mina, que permite até para os mais leigos (assim como eu) a ''garimpar'' boas peças quando necessário e conhecer melhor o funcionamento e aplicações das mesmas. Parabéns pelo tópico.

                          Grande Júnior!
                          Fico feliz de poder alimentar o fórum com informações técnicas de qualidade, assim como já fui e ainda serei alimentado por muito e muitos anos por aqui! Faço isso pelo bem da nossa família! hehehe

                          Mas ainda faltam algumas coisas, pra ficar mais "escolha-você-mesmo", sabe? Por isso peço, quem poder ajudar, dê uma mão aí, ajuda e criticas construtivas sempre serão bem vindas!

                          Abraço a todos!
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment

                          Working...
                          X