Fala pessoal,
Bem, seguindo curiosidades e falta de conhecimento meus nesse aspecto, quero fazer aqui um tutorial para ensinar a escolher peças "novas"(hehehehehe) para nossos motores, como virabrequins, carcaças, bielas....enfim.
Claro, que uma escolha bem fina, via depender muito da prática e do ferramental utilizado(ferramentas de medição de precisão, um paquímetro, um micrômetro e um bom súbito devem dar conta do recado).
Segue em anexo imagens retiradas do livro "Conheça seu Volkswagen" (que pode-se encontrálo na seção Downloads no tópico "Documnentos para Downloads" deste fórum) com as medidas e tolerancias originais da Volkswagen.
Recomendo verem o livro "Catálogo Simplificado de peças do motor 1600", encontrado junto com o livro "conheça seu Volkswagen". Tem medida das bronzinas disponíveis, desde a std.
Recomendo também: http://planetabuggy.com.br/mecanica/volkswagen.htm
TODAS AS MEDIDAS AQUI EXPRESSAS, ESTÃO EM MILÍMETROS(mm)!
E abaixo, as dicas do ilustre Trimilika:
-atente para :
1* se o numero é quente,se tem nota fiscal caso naum tenha N*
2* qual a medida da carcaça e ,se foi rebaixada ou faceada esquece ,
3* se é prisioneiro fino ou grosso ( que fixam os cabeçótes)
4* se os prisioneiros forem finos ( 8mm ),e tiver algum com bucha maior que 12mm, ou prisioneiro de 10 conico naum serve
5* se os prisioneiros forem grossos ( 10mm ) e tiver algum conico ou com bucha naum serve
6* se naum tem trincas
7* se a medida do alojamento das bronzinas do comando naum forem std naum serve
8* se a medida do alojamento dos tuchos naum for std naum serve
9* se a medida do alojamento da polia naum for sdt naum serve
10* se o alojamento da polia for para retentor,naum serve
11* se o mancal trazeiro for para bronzina parede 18 naum serve,ou seja se tiver menor que 20mm já era
12* se o furo e rosca da cebolinha de óleo naum for original ou tiver trincado ,já era
13* se tiver soldada ,dependendo aonde for a solda ,naum serve
14* se ambas as partes da carcaça saum casal,tipo tem que ter o mesmo n* gravado em ambas
-------------
Aguardem um tempinho, irei dar um jeito de editar fotos ou desenhos esquemáticos do motor do carro, para mostrar onde deve ser feita as medidas, ok?
É isso pessoal...Paciencia e quem puder, me ajude e complementar esse tópico. Quero despertar curiosidades, interesses alémd e ajudar o pessoal fanático por VW aircooled!
Abraço a todos!
PS: A partir da segunda foto, fala-se dos motores mais modernos (1300, 1500,1600,1700).
Bem, seguindo curiosidades e falta de conhecimento meus nesse aspecto, quero fazer aqui um tutorial para ensinar a escolher peças "novas"(hehehehehe) para nossos motores, como virabrequins, carcaças, bielas....enfim.
Claro, que uma escolha bem fina, via depender muito da prática e do ferramental utilizado(ferramentas de medição de precisão, um paquímetro, um micrômetro e um bom súbito devem dar conta do recado).
Segue em anexo imagens retiradas do livro "Conheça seu Volkswagen" (que pode-se encontrálo na seção Downloads no tópico "Documnentos para Downloads" deste fórum) com as medidas e tolerancias originais da Volkswagen.
Recomendo verem o livro "Catálogo Simplificado de peças do motor 1600", encontrado junto com o livro "conheça seu Volkswagen". Tem medida das bronzinas disponíveis, desde a std.
Recomendo também: http://planetabuggy.com.br/mecanica/volkswagen.htm
TODAS AS MEDIDAS AQUI EXPRESSAS, ESTÃO EM MILÍMETROS(mm)!
E abaixo, as dicas do ilustre Trimilika:
-atente para :
1* se o numero é quente,se tem nota fiscal caso naum tenha N*
2* qual a medida da carcaça e ,se foi rebaixada ou faceada esquece ,
3* se é prisioneiro fino ou grosso ( que fixam os cabeçótes)
4* se os prisioneiros forem finos ( 8mm ),e tiver algum com bucha maior que 12mm, ou prisioneiro de 10 conico naum serve
5* se os prisioneiros forem grossos ( 10mm ) e tiver algum conico ou com bucha naum serve
6* se naum tem trincas
7* se a medida do alojamento das bronzinas do comando naum forem std naum serve
8* se a medida do alojamento dos tuchos naum for std naum serve
9* se a medida do alojamento da polia naum for sdt naum serve
10* se o alojamento da polia for para retentor,naum serve
11* se o mancal trazeiro for para bronzina parede 18 naum serve,ou seja se tiver menor que 20mm já era
12* se o furo e rosca da cebolinha de óleo naum for original ou tiver trincado ,já era
13* se tiver soldada ,dependendo aonde for a solda ,naum serve
14* se ambas as partes da carcaça saum casal,tipo tem que ter o mesmo n* gravado em ambas
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Aguardem um tempinho, irei dar um jeito de editar fotos ou desenhos esquemáticos do motor do carro, para mostrar onde deve ser feita as medidas, ok?
É isso pessoal...Paciencia e quem puder, me ajude e complementar esse tópico. Quero despertar curiosidades, interesses alémd e ajudar o pessoal fanático por VW aircooled!
Abraço a todos!
PS: A partir da segunda foto, fala-se dos motores mais modernos (1300, 1500,1600,1700).
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