Tava lendo sobre carregadores de bateria, daí achei interessante postar uma dica com tutorial de como montar um carregador simples de bateria.
Muitas vezes feito com materiais de sucata encontrada em casa mesmo!
Primeiro explicando rapidamente como o carregador deve funcionar!
Primeiro precisamos de um circuito redutor de tensão, para termos aplicado na bateria os 12Volts necessários (na prática um pouco mais até), com corrente suficiente para gerar carga num tempo aceitável!
Normalmente isto é feito com transformadores redutores de tensão que abaixa os 110ou 220Volts da rede elétrica para pouco acima dos 12 Volts. Este transformador deve fornecer corrente suficiente para esta carga, gerando um transformador razoavelmente grande (e caro), daí os carregadores, mesmo os portáteis, costumam ter um preço meio salgado!
Além disto precisamos de um retificador, que tem a função de transformar a tensão da rede que é de corrente alternada em corrente contínua (pulsada ou não).
Porém existe uma forma simples de se fazer um redutor sem transformador... Uma lâmpada ligada em série com um diodo e a bateria geram o circuito necessário para este sistema!
A lâmpada deve ter tensão coerente com a rede usada 110 ou 220V e o diodo suportar corrente compatível com a corrente que irá circular pelo circuito!
A corrente circulante na bateria obedece a seguinte fórmula!
I=P/(V-12), onde P é a potência da Lâmpada e V é a tensão da rede (110 ou 220 Volts).
Como exemplo, uma Lâmpada de 200Watts ligada na rede de 110Volts gerará uma corrente de:
I=200/(110-12)=200/98 ≈ 2Ampéres!!
Agora quanto tempo levará para carregar a bateria??
Digamos que seja uma bateria de 36Ah totalmente descarregada!
O Tempo de carga é dado por:
T = 2*C/I, onde T é oi tempo gasto na carga, C é a capacidade da bateria e I é a corrente de carga calculada acima!
Com a bateria de 36AH totalmente descarregada sugerida, teremos:
T=2*36/2... Portanto T=36Horas!!
Ou seja em 36 horas a bateria estaria carregada plenamente!
Caso queiram carregar em menor tempo, ou se aumenta a Potência da Lâmpada ou se usa um circuito retificador mais eficiente, que nolugar de um Diodo usa 4 diodos (ponte retificadora!
Neste caso o tempo passaria para:
T=C/I (metade do tempo anterior).
Ou seja 18 horas para carregar uma bateria original de Fusca a gasolina com baixo custo e com peças muitas vezes encontrados na própria sucata da oficina!
Normalmente a única peça a ser adquirida é o Diodo (ou Diodos para a versão mais eficiente).
A lista de peças é:
Uma lâmpada de 200Watts (110 Volts de preferência)
Um soquete para a mesma.
Fios para as conexões.
Um plugue para ligar na tomada
Garras para conexão na bateria.
1Diodo (ou 4 para a versão mais eficiente) modelo 2A5 ou outro que suporte 2Ampéres e pelo menos 200Volts de tensão reversa (na eletrônica o balconista saberá explicar). Pode ser substituído por dois diodos 1N4004 ou 1N4007 (para cada 2A5) ligados em paralelo.
Observação.
Conecte o circuito á bateria e somente após conecte o plugue do circuito á tomada!
Este circuito não é isolado da rede elétrica, portanto tocar em qualquer ponto do mesmo com ele ligado na tomada (inclusive os pólos da bateria) é perigoso e gerará choques elétricos.
Não se trata de um circuito que pode ser mantido ligado ao alcance de crianças ou de animais, mas sim numa bancada protegida e supervsionada por pessoa responsável!
E agora o mais importante...
E o custo??
Bom, o único componente eltrônico realmente necessário é o Diodo (1 ou 4 conforme a versão escolhida), e o custo de cada um é da ordem de R$ 1,00 no máximo!!
O restante das peças se acha facilmente e por preço bastante baixo!
Não é o melhor dos carregadores logicamente, mas é simples de se montar, gera uma carga lenta (que portanto não prejudica a vida útil da bateria), pode ser usado em baterias de 6 ou 12 Volts sem qualquer alteração no circuito e custa pouco!
Com ele na versão completa (4 diodos), consegue-se carga da bateria em aproximadamente 18horas.
Com os carregadores portáteis (normalmente de até 4 Ampéres) consegue-se em média carregar a bateria em 12horas, na teoria 9 horas, mas como são geralmente com regulagem de carga através de um botão rotativo, a carga vai mudando o tempo todo e caso não se altere a chave , pode ocorrer tempo de carga até maior que no circuito que proponho.
Este circuito apesar de simples, mantem a carga praticamente constante. Variando no máximo de 1,8 a 2,04 Ampéres, enquanto a maioria dos equipamentos com transformador podem ter a carga variando de 0,5 a 4 A, precisando de ajuste constante através de verificação no seu Amperímetro!
Espero que gostem, apesar de simples é eficiente!
Eu uso um assim!
É também comercializado numa versão simples, para Lâmpadas de até 100Watts em alguns auto peças e supermercados, porém com esta lâmpada, o tempo de carga sobe para 36 horas numa bateria original de Fusca!!!
Está pronto, esta é a vantagem e costuma custar na faixa dos R$ 20,00 a R$ 25,00!
Neste caso não acho que vale muito a pena!
No esquema coloquei o desenho elétrico do diodo e seu layout real.
O dido possui dois terminais que não podem ser invertidos!
O ânodo (A) e o cátodo (K), no símbolo elétrico o K está do lado da ponta da flecha , na peça física (layout), o K é do lado da faixa desenhada em seu corpo.
Muitas vezes feito com materiais de sucata encontrada em casa mesmo!
Primeiro explicando rapidamente como o carregador deve funcionar!
Primeiro precisamos de um circuito redutor de tensão, para termos aplicado na bateria os 12Volts necessários (na prática um pouco mais até), com corrente suficiente para gerar carga num tempo aceitável!
Normalmente isto é feito com transformadores redutores de tensão que abaixa os 110ou 220Volts da rede elétrica para pouco acima dos 12 Volts. Este transformador deve fornecer corrente suficiente para esta carga, gerando um transformador razoavelmente grande (e caro), daí os carregadores, mesmo os portáteis, costumam ter um preço meio salgado!
Além disto precisamos de um retificador, que tem a função de transformar a tensão da rede que é de corrente alternada em corrente contínua (pulsada ou não).
Porém existe uma forma simples de se fazer um redutor sem transformador... Uma lâmpada ligada em série com um diodo e a bateria geram o circuito necessário para este sistema!
A lâmpada deve ter tensão coerente com a rede usada 110 ou 220V e o diodo suportar corrente compatível com a corrente que irá circular pelo circuito!
A corrente circulante na bateria obedece a seguinte fórmula!
I=P/(V-12), onde P é a potência da Lâmpada e V é a tensão da rede (110 ou 220 Volts).
Como exemplo, uma Lâmpada de 200Watts ligada na rede de 110Volts gerará uma corrente de:
I=200/(110-12)=200/98 ≈ 2Ampéres!!
Agora quanto tempo levará para carregar a bateria??
Digamos que seja uma bateria de 36Ah totalmente descarregada!
O Tempo de carga é dado por:
T = 2*C/I, onde T é oi tempo gasto na carga, C é a capacidade da bateria e I é a corrente de carga calculada acima!
Com a bateria de 36AH totalmente descarregada sugerida, teremos:
T=2*36/2... Portanto T=36Horas!!
Ou seja em 36 horas a bateria estaria carregada plenamente!
Caso queiram carregar em menor tempo, ou se aumenta a Potência da Lâmpada ou se usa um circuito retificador mais eficiente, que nolugar de um Diodo usa 4 diodos (ponte retificadora!
Neste caso o tempo passaria para:
T=C/I (metade do tempo anterior).
Ou seja 18 horas para carregar uma bateria original de Fusca a gasolina com baixo custo e com peças muitas vezes encontrados na própria sucata da oficina!
Normalmente a única peça a ser adquirida é o Diodo (ou Diodos para a versão mais eficiente).
A lista de peças é:
Uma lâmpada de 200Watts (110 Volts de preferência)
Um soquete para a mesma.
Fios para as conexões.
Um plugue para ligar na tomada
Garras para conexão na bateria.
1Diodo (ou 4 para a versão mais eficiente) modelo 2A5 ou outro que suporte 2Ampéres e pelo menos 200Volts de tensão reversa (na eletrônica o balconista saberá explicar). Pode ser substituído por dois diodos 1N4004 ou 1N4007 (para cada 2A5) ligados em paralelo.
Observação.
Conecte o circuito á bateria e somente após conecte o plugue do circuito á tomada!
Este circuito não é isolado da rede elétrica, portanto tocar em qualquer ponto do mesmo com ele ligado na tomada (inclusive os pólos da bateria) é perigoso e gerará choques elétricos.
Não se trata de um circuito que pode ser mantido ligado ao alcance de crianças ou de animais, mas sim numa bancada protegida e supervsionada por pessoa responsável!
E agora o mais importante...
E o custo??
Bom, o único componente eltrônico realmente necessário é o Diodo (1 ou 4 conforme a versão escolhida), e o custo de cada um é da ordem de R$ 1,00 no máximo!!
O restante das peças se acha facilmente e por preço bastante baixo!
Não é o melhor dos carregadores logicamente, mas é simples de se montar, gera uma carga lenta (que portanto não prejudica a vida útil da bateria), pode ser usado em baterias de 6 ou 12 Volts sem qualquer alteração no circuito e custa pouco!
Com ele na versão completa (4 diodos), consegue-se carga da bateria em aproximadamente 18horas.
Com os carregadores portáteis (normalmente de até 4 Ampéres) consegue-se em média carregar a bateria em 12horas, na teoria 9 horas, mas como são geralmente com regulagem de carga através de um botão rotativo, a carga vai mudando o tempo todo e caso não se altere a chave , pode ocorrer tempo de carga até maior que no circuito que proponho.
Este circuito apesar de simples, mantem a carga praticamente constante. Variando no máximo de 1,8 a 2,04 Ampéres, enquanto a maioria dos equipamentos com transformador podem ter a carga variando de 0,5 a 4 A, precisando de ajuste constante através de verificação no seu Amperímetro!
Espero que gostem, apesar de simples é eficiente!
Eu uso um assim!
É também comercializado numa versão simples, para Lâmpadas de até 100Watts em alguns auto peças e supermercados, porém com esta lâmpada, o tempo de carga sobe para 36 horas numa bateria original de Fusca!!!
Está pronto, esta é a vantagem e costuma custar na faixa dos R$ 20,00 a R$ 25,00!
Neste caso não acho que vale muito a pena!
No esquema coloquei o desenho elétrico do diodo e seu layout real.
O dido possui dois terminais que não podem ser invertidos!
O ânodo (A) e o cátodo (K), no símbolo elétrico o K está do lado da ponta da flecha , na peça física (layout), o K é do lado da faixa desenhada em seu corpo.
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