Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

    Postado originalmente por Schmit
    Em relação ao gasto de energia ouve outro equivoco meu... pois realmente o sistema vai dissipar mais energia com as duas lampadas que vão resultar em 400w porem o tempo em que o sistema vai ficar ligado para dar uma "carga" na bateria vai cair tambem.. Mas nesse caso seria para uma carga rapida, que pode não fazer muito bem para a bateria.
    e sobre a troca de diodos que eu comentei seria SE fosse optimizar o sistema de 110v com 2 ou mais lampadas, ou mesmo o de 220v.
    Mas por fim tambem não acho que fique um sistema muito seguro pois a corrente vai ficar muito alta. (com mais de uma lampada)

    Carga rápida!!

    De forma alguma!
    Carga rápida em geral é considerada na faixa de 30A para cima!, o que acarreta uma carga de 1hora aproximadamente para uma bateria pequena com carga zerada!

    O nosso carregador no máximo gera carga de 2A. carga lenta e nada prejudicial à bateria!
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

    Comment


    • #17
      Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

      Postado originalmente por Master Vader
      Carga rápida!!

      De forma alguma!
      Carga rápida em geral é considerada na faixa de 30A para cima!, o que acarreta uma carga de 1hora aproximadamente para uma bateria pequena com carga zerada!

      O nosso carregador no máximo gera carga de 2A. carga lenta e nada prejudicial à bateria!
      Acho que não me expressei bem
      quando eu disse carga rapida não era pra ser ao pé da letra, só quis dizer que como a corrente seria maior a carga tambem seria mais rapida..
      E quando eu disse que não achava um sistema muito seguro seria pra um sistema com N lampadas, onde elevaria muito a corrente.. o que não é indicado para a bateria e nem pro espertinho que botar o dedo la e levar um P.. choque
      hehehe

      Comment


      • #18
        Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

        Postado originalmente por Schmit
        Acho que não me expressei bem
        quando eu disse carga rapida não era pra ser ao pé da letra, só quis dizer que como a corrente seria maior a carga tambem seria mais rapida..
        E quando eu disse que não achava um sistema muito seguro seria pra um sistema com N lampadas, onde elevaria muito a corrente.. o que não é indicado para a bateria e nem pro espertinho que botar o dedo la e levar um P.. choque
        hehehe
        Ok Schmit.

        Quanto a segurança eu entendi e concordo com você, tanto que escrevi no texto inicial que devem ser tomados cuidados com o circuito energizado, agora realmente para a bateria, uma carga de até 5A é considerada ideal para manter a vida útil dela, portanto os 1A ou no máximo 2A que conseguimos com este carregador com uma ou duas lâmpadas (no caso de 220V) é bem seguro para a bateria e sua vida útil.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

        Comment


        • #19
          Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

          Postado originalmente por Master Vader
          Ok Schmit.

          Quanto a segurança eu entendi e concordo com você, tanto que escrevi no texto inicial que devem ser tomados cuidados com o circuito energizado, agora realmente para a bateria, uma carga de até 5A é considerada ideal para manter a vida útil dela, portanto os 1A ou no máximo 2A que conseguimos com este carregador com uma ou duas lâmpadas (no caso de 220V) é bem seguro para a bateria e sua vida útil.
          É que sempre tem aqueles mais loco que se empolgam e acabam ligando umas 10 lampadas em 110v e aproveitam pra usar como uma chocadeira de ovos..

          Comment


          • #20
            Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

            Eu Mesmo utilizo os vendidos em lojas que utiliza lâmpada de 100 w, sendo que estava pesquisando preços para compra de carregadores de melhor qualidade.
            Já que Vader passou um esquema em uma versão + eficiente, irei fazer um update no que tenho utilizando quatro diodos e lâmpada de 200 w.


            .

            Comment


            • #21
              Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

              Postado originalmente por Schmit
              É que sempre tem aqueles mais loco que se empolgam e acabam ligando umas 10 lampadas em 110v e aproveitam pra usar como uma chocadeira de ovos..
              KKKKKKKKK!
              Pode crer, aí vira além de um carregador uma pequena estufa para pintura...ashuahsaushashsaushushaushaushaushashau! !!!!!!!
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #22
                Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

                Transferi para:
                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ed=1#post57752

                Paulo.
                Last edited by pjcm; 20-03-2009, 05:08 PM.

                Comment


                • #23
                  Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

                  Transferi para:
                  http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ed=1#post57752

                  Sds.
                  Paulo.
                  Last edited by pjcm; 20-03-2009, 05:09 PM.

                  Comment


                  • #24
                    Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

                    Legal esse carregador caseiro, principalmente na versão de 4 diodos que permite que haja carregamento da bateria mesmo durante o ramo negativo da curva de tensão da rede elétrica, o que, como foi mostrado, reduz o tempo de carregamento.

                    Já tive desses carregadores onde a potência máxima da lâmpada era 100W.

                    O problema, na minha opinião, era justamente a lâmpada de 100W, gerava muita luz a noite que incomodava (moro em apto). Coloquei o carregador com a lâmpada dentro do armário (de madeira) da cozinha e fechei a porta do armário. Como o artefato com a lâmpada não ficava em pé, o bulbo da lâmpada tocava o interior do armário, de manhã o local dentro do armário estava todo preto, queimou mesmo.

                    Agora imaginem uma lâmpada de 200W.

                    Atualmente uso o transformador (tem chave para 110 ou 220 CA) de um trenzinho elétrico de brinquedo (o trenzinho já era a muito tempo) que tem regulagem do valor da tensão contínua de saida e do seu sentido, sevia para regular a velocidade e a marcha do trem, frente-ré. Dá uma tensão máxima de saída de uns 14 ou 15V (CC), não gera tanto calor assim e só tem um ledzinho vermelho. Fica aí a dica.
                    Obs:Talvez um transformador de autorama (será que isso ainda existe) tambem sirva.

                    Para descontrair, uma lâmpada de 200W ligada durante 36 horas (carga completa), ao custo médio (com impostos) do KWh de R$ 0,48284 representaria aproximadamente R$ 3,48 na conta de luz.
                    Last edited by ricardo groetaers; 29-05-2009, 08:07 PM.

                    Comment


                    • #25
                      Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

                      E se eu usar meu transformato/estabiliador de computador, que a tensão de entrada é 220v e saída 110v?

                      Comment


                      • #26
                        Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

                        Não serve, a tensão de saida é alternada.

                        Comment


                        • #27
                          Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

                          Postado originalmente por Master Vader
                          Tava lendo sobre carregadores de bateria, daí achei interessante postar uma dica com tutorial de como montar um carregador simples de bateria.
                          Muitas vezes feito com materiais de sucata encontrada em casa mesmo!
                          Primeiro explicando rapidamente como o carregador deve funcionar!
                          Primeiro precisamos de um circuito redutor de tensão, para termos aplicado na bateria os 12Volts necessários (na prática um pouco mais até), com corrente suficiente para gerar carga num tempo aceitável!
                          Normalmente isto é feito com transformadores redutores de tensão que abaixa os 110ou 220Volts da rede elétrica para pouco acima dos 12 Volts. Este transformador deve fornecer corrente suficiente para esta carga, gerando um transformador razoavelmente grande (e caro), daí os carregadores, mesmo os portáteis, costumam ter um preço meio salgado!
                          Além disto precisamos de um retificador, que tem a função de transformar a tensão da rede que é de corrente alternada em corrente contínua (pulsada ou não).

                          Porém existe uma forma simples de se fazer um redutor sem transformador... Uma lâmpada ligada em série com um diodo e a bateria geram o circuito necessário para este sistema!

                          A lâmpada deve ter tensão coerente com a rede usada 110 ou 220V e o diodo suportar corrente compatível com a corrente que irá circular pelo circuito!

                          A corrente circulante na bateria obedece a seguinte fórmula!
                          I=P/(V-12), onde P é a potência da Lâmpada e V é a tensão da rede (110 ou 220 Volts).
                          Como exemplo, uma Lâmpada de 200Watts ligada na rede de 110Volts gerará uma corrente de:

                          I=200/(110-12)=200/98 ≈ 2Ampéres!!

                          Agora quanto tempo levará para carregar a bateria??

                          Digamos que seja uma bateria de 36Ah totalmente descarregada!

                          O Tempo de carga é dado por:
                          T = 2*C/I, onde T é oi tempo gasto na carga, C é a capacidade da bateria e I é a corrente de carga calculada acima!

                          Com a bateria de 36AH totalmente descarregada sugerida, teremos:

                          T=2*36/2... Portanto T=36Horas!!

                          Ou seja em 36 horas a bateria estaria carregada plenamente!

                          Caso queiram carregar em menor tempo, ou se aumenta a Potência da Lâmpada ou se usa um circuito retificador mais eficiente, que nolugar de um Diodo usa 4 diodos (ponte retificadora!
                          Neste caso o tempo passaria para:

                          T=C/I (metade do tempo anterior).

                          Ou seja 18 horas para carregar uma bateria original de Fusca a gasolina com baixo custo e com peças muitas vezes encontrados na própria sucata da oficina!
                          Normalmente a única peça a ser adquirida é o Diodo (ou Diodos para a versão mais eficiente).

                          A lista de peças é:
                          Uma lâmpada de 200Watts (110 Volts de preferência)
                          Um soquete para a mesma.
                          Fios para as conexões.
                          Um plugue para ligar na tomada
                          Garras para conexão na bateria.
                          1Diodo (ou 4 para a versão mais eficiente) modelo 2A5 ou outro que suporte 2Ampéres e pelo menos 200Volts de tensão reversa (na eletrônica o balconista saberá explicar). Pode ser substituído por dois diodos 1N4004 ou 1N4007 (para cada 2A5) ligados em paralelo.

                          Observação.

                          Conecte o circuito á bateria e somente após conecte o plugue do circuito á tomada!
                          Este circuito não é isolado da rede elétrica, portanto tocar em qualquer ponto do mesmo com ele ligado na tomada (inclusive os pólos da bateria) é perigoso e gerará choques elétricos.
                          Não se trata de um circuito que pode ser mantido ligado ao alcance de crianças ou de animais, mas sim numa bancada protegida e supervsionada por pessoa responsável!

                          E agora o mais importante...
                          E o custo??
                          Bom, o único componente eltrônico realmente necessário é o Diodo (1 ou 4 conforme a versão escolhida), e o custo de cada um é da ordem de R$ 1,00 no máximo!!
                          O restante das peças se acha facilmente e por preço bastante baixo!

                          Não é o melhor dos carregadores logicamente, mas é simples de se montar, gera uma carga lenta (que portanto não prejudica a vida útil da bateria), pode ser usado em baterias de 6 ou 12 Volts sem qualquer alteração no circuito e custa pouco!
                          Com ele na versão completa (4 diodos), consegue-se carga da bateria em aproximadamente 18horas.
                          Com os carregadores portáteis (normalmente de até 4 Ampéres) consegue-se em média carregar a bateria em 12horas, na teoria 9 horas, mas como são geralmente com regulagem de carga através de um botão rotativo, a carga vai mudando o tempo todo e caso não se altere a chave , pode ocorrer tempo de carga até maior que no circuito que proponho.
                          Este circuito apesar de simples, mantem a carga praticamente constante. Variando no máximo de 1,8 a 2,04 Ampéres, enquanto a maioria dos equipamentos com transformador podem ter a carga variando de 0,5 a 4 A, precisando de ajuste constante através de verificação no seu Amperímetro!

                          Espero que gostem, apesar de simples é eficiente!
                          Eu uso um assim!
                          É também comercializado numa versão simples, para Lâmpadas de até 100Watts em alguns auto peças e supermercados, porém com esta lâmpada, o tempo de carga sobe para 36 horas numa bateria original de Fusca!!!
                          Está pronto, esta é a vantagem e costuma custar na faixa dos R$ 20,00 a R$ 25,00!
                          Neste caso não acho que vale muito a pena!

                          No esquema coloquei o desenho elétrico do diodo e seu layout real.
                          O dido possui dois terminais que não podem ser invertidos!
                          O ânodo (A) e o cátodo (K), no símbolo elétrico o K está do lado da ponta da flecha , na peça física (layout), o K é do lado da faixa desenhada em seu corpo.



                          Desenterrando topico, encontrei este esquema de carregador no 4x4brasil e estava vendo que a lampada esta antes dos diodos isso causaria alguma diferença na eficiência do carregador já que o de Vader a lampada esta depois?
                          http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=24810&page=2


                          Comment


                          • #28
                            Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

                            Também já ví essa versão e também tenho essa dúvida.

                            Comment


                            • #29
                              Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

                              Postado originalmente por Karlos Alberto
                              Desenterrando topico, encontrei este esquema de carregador no 4x4brasil e estava vendo que a lampada esta antes dos diodos isso causaria alguma diferença na eficiência do carregador já que o de Vader a lampada esta depois?
                              http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=24810&page=2


                              Dá na mesma, pois a lâmpada em ambos os casos fica em série funcionando como limitador de corrente. Podem montar que funciona.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW
                              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                              My email -> vaderthemaster@gmail.com

                              Comment


                              • #30
                                Re: Carregador de Bateria Caseiro by Vader!

                                Vou Fazer Isso Na Segunda Cedo, To De Folga E Tenho O Dia Pra Engenharias , Gostei Disso , To Com 2 Motos Sem Bateria E Vou Usa Las De Cobaia,

                                Abraço
                                1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





                                Comment

                                Working...
                                X