Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

    Senhores,

    Ainda não vi, mas em contato telefônico com o mecânico, ele me disse que achamos o PMS... localização: 15º dente...

    Disse, ainda, que o motor está dando partido apenas virando a chave na ignição e que os pipocos do motor são por excesso de combustível, ou seja, a mistura está bem rica... HERCK!!!

    A tarde temos programada a instalação da sonda lambda, espero que isso ajude a equacionar este problema.

    Vídeos para breve.

    Abs.

    Comment


    • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

      o importante é isso...nunca desistir e sempre em evolução constante....

      parabéns celo...

      "tô só acompanhando....hehehe"

      Fernando / German Look 74
      2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

      Comment


      • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

        Tb só estou acompanhando, não entendo nada de IE. Mas estou na torcida para que dê tudo certo!

        Comment


        • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

          Celão,

          Bacana cara! Espero que hoje de tarde já esteja tudo 100% pra vc dar umas voltas com o verruga, né? Vc deve tá numa secura pra dirigir o carro..hehehe

          Sei muito bem que é isso....

          Abraço!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

            Celo, entao vc tava perto do ponto e nao sabia? heheheh, e assim mesmo, esse metodo kissai da certo mesmo!! kissai certo, kissai errado, kissai fora do ponto, hehehehe, e se ta com mistura rica com bico 1.6, entao vai ser mais economico que o esperado?? bao isso, gostei, abraços te logo mais.
            Last edited by Joelmuz; 28-05-2009, 05:29 PM.
            Enfim falta pouco, aff...

            Comment


            • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

              Postado originalmente por sedan74turbo
              o importante é isso...nunca desistir e sempre em evolução constante....

              parabéns celo...

              "tô só acompanhando....hehehe"

              é isso aí Sedan,

              Sou brasileiro, não desisto nunca...

              Legal saber que vc tá aí na espreita...

              Abraço.

              Comment


              • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                Postado originalmente por zurc tacos
                Tb só estou acompanhando, não entendo nada de IE. Mas estou na torcida para que dê tudo certo!
                Valeu Zurc...

                Agora, se você ainda não percebeu, tenho que confessar uma coisa...

                Eu também nao entendo nadica de nada de IE, tô enfiando as cara e entrando de ombro mesmo... hehehe.

                Mas, vamo lá, ta quase dando certo.

                Abs.

                Comment


                • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celão,

                  Bacana cara! Espero que hoje de tarde já esteja tudo 100% pra vc dar umas voltas com o verruga, né? Vc deve tá numa secura pra dirigir o carro..hehehe

                  Sei muito bem que é isso....

                  Abraço!
                  Nem me fale, Rafael,
                  hoje a tarde foi 0%, o mecânico sumiu e me deixou apenas 2 horas esperando, daí me emputecí e saí fora...

                  pra não dizer que nada foi feito, retirei a TBI e pedi pro assistente do mecânico limpá-la novamente e trocar todos os seus reparos, o do corpo de borboleta e os do bico... quem sabe né? esse excesso de gasosa não seja por causa dos reparos antigos...

                  Mas como diz Chico Buarque de Holanda:

                  "amanhã vai ser outro dia..."

                  Vou continuar aguardando.

                  Novidade offtopic, desculpe....

                  meu w120 já está aqui debaixo do meu braço, em breve entro pro hall DarK side em definitivo... UUUHHAHHHRARARARA...

                  rsrsrsrsrs (gargalhadas na verdade)

                  Abração Brow

                  Comment


                  • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                    Postado originalmente por Joelmuz
                    Celo, entao vc tava perto do ponto e nao sabia? heheheh, e assim mesmo, esse metodo kissai da certo mesmo!! kissai certo, kissai errado, kissai fora do ponto, hehehehe, e se ta com mistura rica com bico 1.6, entao vai ser mais economico que o esperado?? bao isso, gostei, abraços te logo mais.
                    Não é o que hein? O ponto tava ali ó... mas é isso mesmo, como não tenho nenhum conhecimento de causa, tenho que partir pra estratégia da tentativa e erro, até acertar...

                    Fala aí Joel...Pois é, tá com mistura rica sim, mas ainda não sabemos exatamente se é por conta do bico 1.6, pela ausência de leitura da sonda lambda (a central trabalha com esse parâmetro, mesmo sendo a TBI do EP), se são os reparos da TBI e bico que estão ruins ou se é alguma outra coisa que não sabemos...

                    O caso é que, mais uma vez, desencontrei do mecânico, o cara é muito bom, mas é enrolaaaaaaaado que só vendo... e ainda não tenho o diagnóstico preciso do que esta acontecendo de errado.

                    Mas saberei... em breve, quer dizer, assim espero né?

                    Abs.

                    Comment


                    • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                      Postado originalmente por celojr
                      Cristiano, meu amigo...

                      Bacanas suas considerações, só que elas me geraram algumas dúvidas e comentários...
                      1- Vc disse que a IE alimenta um motor maior que o do fusca, isso trará algum ganho de potência no motor do fusca?
                      Ganha pelo fato da TBI ser menos restretiva que o original. Outro detalhe é que a mistura levemente rica, em lambda menor que 1, segundo o Manual de Técnologia Automotiva da Bosch, a potência máxima se dá entre Lambda numa faixa de 0,85 à 0,95.

                      Quanto ao coletor, também acho que não interfere muito, a não ser pelo fato de que teoricamente a mistura fica ainda mais homogênea.
                      Sim, mas, se o coletor tivesse todo o seu interior polido, com a redução da turbulência devido a perda de rugosidade da parede, poderia ocorrer que devido ao fluxo laminar dos sim's (ehehehehehhe, agora foi zueira), que devido ao fluxo muito laminar, sem turbulências, o combustível poderia aderir à parede reduzindo a homogeniedade da mistura. Neste caso, como o coletor não está polido, sua hipótese está correta.

                      Entendi a questão da centelha perdida, estamos quase achando o PMS do cilindro 1 correto, feito isso... é só partir pro abraço?
                      Sim. Vale salientar que a velocidade da frente da chama é práticamente constante, tendo em vista que é um processo de combustão. O que é frente de chama, é nada mais que a propagação da chama dentro da câmara de combustão, por isso que se tem o avanço da ignição. Pense o seguinte, a mistura inicia a queima pela ignição, e esta frente de queima (chama) parte da vela e se espalha pelo cilindro inteiro em direção ao pistão. O melhor ponto para atingir o pistão é quando ele está no PMS descendo. Se ele atingir o pistão quando ele está subindo, o motor bate pino. Por isso não me preocupo muito com o avanço. Ele depende do tamanho da câmara de combustão, lógico que depende, mas, o que prevalece é a reação química de combustão que está ocorrendo que tem sua constante de tempo definida. É claro que ela muda muito com o aumento de pressão efetiva que se dá com o aumento de rotação, mas, ela é muito menor que a constante de tempo de rotção do motor. Tanto que para um certo limite de giros, o ponto não avança mais.

                      O princípio Alfa-N, rotação com posição da borboleta, não tendo sensor MAP... pois então, estou trabalhando com uma TBI que não tem TPS e sim sensor MAP, que tipos de conflito podem ocorrer dessa associação? A sonda lambda já está separada e será instalada em breve, antes de começar a sentar o pé nele, essa parte é ponto pacífico e eu não abrirei mão dela de jeito nenhum.
                      O príncipio de funcionamento é quase o mesmo, do ponto de visa de controle de processos, o que muda é o parâmetro de leitura que é a depressão no coletor (vácuo) em vez da rotação. Quanto maior o vácuo, mais ar está entrando, então se deverá ter mais combustível. Creio que irá funcionar sem problemas neste caso. Como você está utilizando o bico do uno 1.6 e está dando excesso, é bom lembrar que o uno 1.6 tem uma potência considerável, então, vai sobrar combustível para este caso.

                      A questão de dar falta em caso de um comando que proporcione maior potência que o motor original do uno, essa me preocupou um bocado, já estou com um comando w120 a caminho para ser assentado logo em seguida ao término da injeção... esse comando é compatível com a potência do uno ou me lasquei?
                      O que me preocupa com o W120 é a reversão na admissão em baixa rotação que deixa o map um pouco doido (uma hora tem vácuo, mais no overlap do comando você vair ter um pouco de pressão positiva na admissão devido a baixa rotação), mas, acho que não chegue a comprometer o funcionamento em baixa. Quanto a alimentar, tem que ver a potência que deseja chegar e se a vazão do seu bico consegue alimentar está potência. O limite de tolerância de um bico injetor é geralmente 15% da qual ele foi projetado.

                      Desculpe se por acaso perguntei alguma besteira, ainda estou começandoa aprender alguma coisinha sobre isso, me meti a realizar o projeto de teimoso mesmo, nenhum conhecimento técnico... E já que vc foi muito teórico e pouco prático, aproveitei para aprender um tantinho mais.

                      Fico feliz de vc achar que o projeto tem tudo para dar certo... isso me dá um ânimo a mais para continuar...

                      Abração

                      Marcelo
                      Muito prático e pouco teórico.
                      Que desculpas nada, fique a vontade para perguntar. Só não garanto que responde prontamente, pois meu tempo no trabalho é curto e estou danto um tranto no cabeçote do meu carro (2.0 16 V) e por enquanto só fiz um duto de escape, mas, acho que vai ficar o bixo. Originalmente ele tem 155 HP com gasolina o objetivo é chegar em 170 HP com gasolina e depois, uns 185 HP com álcool. Acho que vai ficar divertido. O problema é que para chegar nos 185 preciso fazer um acerto na injeção e bicos novos, pois os meus não vão alimentar os 185 HPs no álcool. É díficil tirar potência de carros "preparados" de fábrica ehehehehe.

                      Abs,

                      Cristiano, fraco-alemão ehehehhehe
                      Cristiano A. C. Zank

                      (o\_!_/o) 74 - O primeiro
                      |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
                      (o\_!_/o) 68 - Jepo
                      PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
                      http://fuscami16.blogspot.com
                      Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

                      Comment


                      • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                        Postado originalmente por celojr
                        é isso aí Sedan,

                        Sou brasileiro, não desisto nunca...

                        Legal saber que vc tá aí na espreita...

                        Abraço.
                        Celão to de zoio nu sinho kkkk ai ainda não dei opinião pq não deu tempo de ler tudo hehehe,é f... pega o bond andando,mais tamos ai, quamto a sonda, sim ela faz falta pra chuchu, é uma das responsaveis pelo consumo e desempenho, sem ela a central entra em estrategia, uma gambiarra eletronica hehehe bem ela usa um valor intermediario para evitar que o carro fique parado na rua, ou seja se o maximo é 10 e o minimo é 0 ela usa 5, resumindo quando o carro precisa de 1,2 ou 3 pq esta em baixa, ela manda 5 ai é consumo, e se ele precisa de 8,9 ou 10 ai falta e + consumo, é quase como se fosse uma borboleta emperrada entre aberta, não tem uma lenta redonda e tambem não tem potencia maxima ai bébe que é uma coisa e não anda kkkk , cuidado com o local onde você for intalar pq o escapamento do fusca trabalha muito mais quente que o do uno, talves a temperatura mais alta fassa a sonda ficar maluca e informar errado o modulo fora que pode dar pt nela, o idel seira encontrar um local no qual o corpo dela não tivesse contato com o corpo do escapamento,tipo aquelas ponteira que tem uma sobre capa, ela fica fria por fora ,bom sei lá hehehe vai pensando ai que agente vai daqui ai sai alguma coisa .

                        Boa sorte Celão
                        Há esta IE é magnet mareli? se for acho que tenho a apostila dela aqui de quando fiz o curso de IE ve lá ai me fala ok
                        Last edited by fusca64; 29-05-2009, 12:30 AM.
                        Digão Osasco S.P

                        Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

                        Comment


                        • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                          FAla, Cristiano,

                          Em primeiro lugar, obrigado pelas respostas de pronto, continuando o debate...

                          Postado originalmente por fusca_74
                          Ganha pelo fato da TBI ser menos restretiva que o original. Outro detalhe é que a mistura levemente rica, em lambda menor que 1, segundo o Manual de Técnologia Automotiva da Bosch, a potência máxima se dá entre Lambda numa faixa de 0,85 à 0,95.
                          Bom, nesse caso, o ganho se da pela menor restrição em relação ao carburador e não tanto pelo questão da potência do motor, gostaria de saber o que é CV/ deslocamento pois a potência do uno mile tanto EP como SX é de 58 cv a 6000 rpm, teoricamente menor que a do fusca 1600, como pode o motor do uno ser maior que o do fusca? Uma coisa é certa, que gira mais, isso gira...

                          Postado originalmente por fusca_74
                          Sim, mas, se o coletor tivesse todo o seu interior polido, com a redução da turbulência devido a perda de rugosidade da parede, poderia ocorrer que devido ao fluxo laminar dos sim's (ehehehehehhe, agora foi zueira), que devido ao fluxo muito laminar, sem turbulências, o combustível poderia aderir à parede reduzindo a homogeniedade da mistura. Neste caso, como o coletor não está polido, sua hipótese está correta.
                          Nossa, ainda bem, quando comecei a ler esse parágrafo, imaginei como teria que fazer para polir os dutos... depois vi que é exatamente o contrário... Ufa!!!

                          Postado originalmente por fusca_74
                          Sim. Vale salientar que a velocidade da frente da chama é práticamente constante, tendo em vista que é um processo de combustão. O que é frente de chama, é nada mais que a propagação da chama dentro da câmara de combustão, por isso que se tem o avanço da ignição. Pense o seguinte, a mistura inicia a queima pela ignição, e esta frente de queima (chama) parte da vela e se espalha pelo cilindro inteiro em direção ao pistão. O melhor ponto para atingir o pistão é quando ele está no PMS descendo. Se ele atingir o pistão quando ele está subindo, o motor bate pino. Por isso não me preocupo muito com o avanço. Ele depende do tamanho da câmara de combustão, lógico que depende, mas, o que prevalece é a reação química de combustão que está ocorrendo que tem sua constante de tempo definida. É claro que ela muda muito com o aumento de pressão efetiva que se dá com o aumento de rotação, mas, ela é muito menor que a constante de tempo de rotção do motor. Tanto que para um certo limite de giros, o ponto não avança mais.
                          Nesse caso, então, com esse meu comando novo w120, que é mais girador, conseguirei melhores resultados em giros mais altos mesmo em detrimento dos mais baixos, correto?

                          Postado originalmente por fusca_74
                          O príncipio de funcionamento é quase o mesmo, do ponto de visa de controle de processos, o que muda é o parâmetro de leitura que é a depressão no coletor (vácuo) em vez da rotação. Quanto maior o vácuo, mais ar está entrando, então se deverá ter mais combustível. Creio que irá funcionar sem problemas neste caso. Como você está utilizando o bico do uno 1.6 e está dando excesso, é bom lembrar que o uno 1.6 tem uma potência considerável, então, vai sobrar combustível para este caso.
                          Então, a potência do Uno 1.6 é de 94 cv a 5750 rpm, no caso de utilizar o comando w120, vale apena manter o bico 1.6?

                          Postado originalmente por fusca_74
                          O que me preocupa com o W120 é a reversão na admissão em baixa rotação que deixa o map um pouco doido (uma hora tem vácuo, mais no overlap do comando você vair ter um pouco de pressão positiva na admissão devido a baixa rotação), mas, acho que não chegue a comprometer o funcionamento em baixa. Quanto a alimentar, tem que ver a potência que deseja chegar e se a vazão do seu bico consegue alimentar está potência. O limite de tolerância de um bico injetor é geralmente 15% da qual ele foi projetado.
                          Essa é uma parte bem interessante dos seus comentários, pois veja, a TBI do uno EP tem todos os encaixes para os sensores do modelo SX, acredito que seja por uma questã de custos, alem do fato do uno 1.6 ser anterior ao ano de fabricação dos outros dois. Muito bem, caso venha a aparecer algum problema em baixas rotações, compensa tentar adaptar os outros sensores? Ou ainda, partir para a TBI mais robusta de 40mm? Alias, isso é algo que pretendo fazer mais a frente, de qualquer forma, seria o caso de adiantar a modificação.

                          Postado originalmente por fusca_74
                          Que desculpas nada, fique a vontade para perguntar. Só não garanto que responde prontamente, pois meu tempo no trabalho é curto e estou danto um tranto no cabeçote do meu carro (2.0 16 V) e por enquanto só fiz um duto de escape, mas, acho que vai ficar o bixo. Originalmente ele tem 155 HP com gasolina o objetivo é chegar em 170 HP com gasolina e depois, uns 185 HP com álcool. Acho que vai ficar divertido. O problema é que para chegar nos 185 preciso fazer um acerto na injeção e bicos novos, pois os meus não vão alimentar os 185 HPs no álcool. É díficil tirar potência de carros "preparados" de fábrica ehehehehe.

                          Abs,

                          Cristiano, fraco-alemão ehehehhehe
                          Rapaz, boa sorte com o trampo no seu bólido, mas juízo com esse mostrinho hein? Tive um vectra 2.2 GLS com parcos 123 CV em relação ao seu, que era uma fera dificil de domar, imagina esse seu aí quando chegar aos 185HP...

                          Abração pra ti

                          Marcelo, Tupi guarani mesmo...

                          Comment


                          • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                            Postado originalmente por fusca64
                            Celão to de zoio nu sinho kkkk ai ainda não dei opinião pq não deu tempo de ler tudo hehehe,é f... pega o bond andando,mais tamos ai, quamto a sonda, sim ela faz falta pra chuchu, é uma das responsaveis pelo consumo e desempenho, sem ela a central entra em estrategia, uma gambiarra eletronica hehehe bem ela usa um valor intermediario para evitar que o carro fique parado na rua, ou seja se o maximo é 10 e o minimo é 0 ela usa 5, resumindo quando o carro precisa de 1,2 ou 3 pq esta em baixa, ela manda 5 ai é consumo, e se ele precisa de 8,9 ou 10 ai falta e + consumo, é quase como se fosse uma borboleta emperrada entre aberta, não tem uma lenta redonda e tambem não tem potencia maxima ai bébe que é uma coisa e não anda kkkk , cuidado com o local onde você for intalar pq o escapamento do fusca trabalha muito mais quente que o do uno, talves a temperatura mais alta fassa a sonda ficar maluca e informar errado o modulo fora que pode dar pt nela, o idel seira encontrar um local no qual o corpo dela não tivesse contato com o corpo do escapamento,tipo aquelas ponteira que tem uma sobre capa, ela fica fria por fora ,bom sei lá hehehe vai pensando ai que agente vai daqui ai sai alguma coisa .

                            Boa sorte Celão
                            Há esta IE é magnet mareli? se for acho que tenho a apostila dela aqui de quando fiz o curso de IE ve lá ai me fala ok
                            Fala aí Brother san...

                            Fique a vontade para espiar, aqui é igual a casa do Big Brother, pode espiar a vontade...hehehe...

                            Então, a sonda lambda vai ser posta por esses dias, meu escapamento é esse aí de baixo:



                            Tinha pensado em instalar a sonda lambda após a junção dos escapamentos, na verdade já no prolondamento para não comprometer a aranha, pois ela é muito bem feita, com defletor e tudo... o que vc acha? Não consegui visualizar o local que vc sugeriu, que ponteira com sobrecapa é essa a que você se refere?

                            Rapaz, a TBI é Magneti Marelli sim, olha o jeitão dela aí ó, já instalada no coletor:



                            Se vc tiver como me passar o manual dela, agradeço imensamente.

                            Fico esperando suas opiniões para podermos resolver essa bravata o mais rápido possível, já tô nos cascos sem meu fiel escudeiro, o "Verruga", passando cada aperto...

                            Abs.

                            Comment


                            • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                              Algumas imagens de como está ficando...

                              Visao geral:


                              Central:


                              suporte da bobina B


                              Fusíveis e sensor MAP:


                              Suporte bobina A:


                              Vamos ver se conseguimos instalar a sonda lambda hoje, tudo denpendendo da desenrola do mecânico...

                              Abs.
                              Arquivos Anexos

                              Comment


                              • Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                                Postado originalmente por celojr
                                Algumas imagens de como está ficando...

                                Visao geral:


                                Central:


                                suporte da bobina B


                                Fusíveis e sensor MAP:


                                Suporte bobina A:


                                Vamos ver se conseguimos instalar a sonda lambda hoje, tudo denpendendo da desenrola do mecânico...

                                Abs.
                                Oia ta fiacndo chique em!
                                Então vou dar uma vasculhada aqui para ver se acho alguma imagem da ponteira para te dar uma ideia blz ,quanto o manual tenho que tentar escaniar ou fotografar sei lá vou ver isso tambem ok
                                Digão Osasco S.P

                                Para que Aviões e Helicopteros se Podemos Voar Baixo!!!!!!!!!!

                                Comment

                                Working...
                                X