Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

    Caros amigos,

    Estou iniciando mais um projeto no "Verruga", vamos ver no que vai dar...

    O caso é o seguinte, meu solex 32 (**editando...não é um solex, mas sim um weber 32PIC e eu nem sabia) já está bem cansado da guerra diaria, então resolvi trocá-lo, mas lendo no tópico do Rafael sobre colocar TBI no coletor original do fusca e conversando com meu mecânico e amigo, chegamos a conclusão que é chegada a hora do Verruga andar mais bem alimentado e optamos pela TBI do Uno EP por ser a que mais facilmente se adapta ao coletor do fusca.

    Muito bem, TBI completa, central e chicote providenciados, nos faltou providenciar o flange que ficou pronto hj.

    Extremamente simples a engenharia dele, seguem fotos, pelo lado que vai no coletor a fixação será feita por prisioneiros e por cima, vazando o flange de fora a fora, as furações dos parafusos da própria TBI.

    Visão superior:


    Visão inferior com o local dos prisioneiros do coletor:


    Espessura:


    Não colocarei imagens da TBI por enquanto porque ela está bem sujinha, mas conforme as etapas forem ocorrendo, vou postando aqui.

    Que Deus nos ajude...

    Abs a todos
    Arquivos Anexos
    Last edited by celojr; 12-05-2009, 10:40 PM.

  • #2
    Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

    Pois então,

    Estou tendo apenas uma pequena dificuldade em relação ao distribuidor, pensei em utilizar um de kombi injetada, mas esta meio difícil de achar, alguem teria alguma sugestão para substituí-lo de forma a evitar adaptações muito grandes em seu eixo e corpo?

    Abs.

    Comment


    • #3
      Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

      Postado originalmente por celojr
      Pois então,

      Estou tendo apenas uma pequena dificuldade em relação ao distribuidor, pensei em utilizar um de kombi injetada, mas esta meio difícil de achar, alguem teria alguma sugestão para substituí-lo de forma a evitar adaptações muito grandes em seu eixo e corpo?

      Abs.
      Celojr,
      Qual a dificuldade? A tbi tá pegando no distribuidor? Se for o caso, só leevar o coletor com um tubo, como o Reginoso fez no Fusca dele(o alambique colocou fotos no tópico sobre adaptar bicos no coletor original http://www.fusca4ever.com.br/showthr...t=2884&page=16

      Ou você tem dificuldades pois o módulo do Mille EP precisa de um distribuidor hall? Pois, se for, melho caçar no Mercadolivre um distribuidor desse(no meu kit com distribuidor com tampa e rotor, módulo, chicote e bobina paguei R$300,00 no mercadolivre).

      Espero ter ajudado!
      Forte abraço e boa sorte!

      PS: Se der, tira umas medidas da flange e posta pra galera um esqueminha!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • #4
        Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

        TBI pegar no distribuidor é meio dificil, é mais facil ela pegar no alternador.. rs

        Caso ouver mta diferença de espessura entre o coletor e a TBI, faça como o reginoso, que fez uma espécie de funil, semelhante aos que fazem qndo adaptam o carburador miniprogressivo no coletor original.

        Ja vi um tutorial de como transformar de como transformar distribuidor comum em hall, mas não gostei mto. Se achar novamente eu coloco no forum.

        Espero ter ajudado, e parabéns pelo empenho no Fusca!!!!

        Valeu
        Fusca 1500 1974 Verde Hippie
        1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
        "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

        Comment


        • #5
          Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

          Isso vai ficar interessante.

          Vou acompanhar o tópico.
          Fusca 1974
          1600cc Tork Dupla Solex 32
          http://www.fusca4ever.com.br/showthr...Futuro-GL-1974

          Comment


          • #6
            Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

            Amigos,

            Me desculpem, me expressei mal, na verdade o que está dificil é achar um distribuidor de Kombi, outros distribuidores de injeção eletronica não encaixam no suporte do distribuidor do fusca, estou na caça do distribuidor da Kombi, o que gostaria de saber é se tem outro modelo compatível com o suporte do fusca ou algum outro sistema que eu possa lançar mão, mas sem adaptações muito mirabolantes tipo a que me sugeriram:" pega o distribuidor do gol utiliza o eixo do distribuidor do fusca, corta a sobra do eixo.." e por aí vai tive até calafrios de ouvir as sugestões apresentadas, o que pretendo é montar essa injeção o mais magra que for possível, com um mínimo de adaptações que quando forem necessárias, sejam faceis de se reproduzir.

            Em tempo, o distribuidor não bate na TBI, e em breve (hj não deu tempo) informo se ela cabe no coletor sem problemas de espaço com o alternador.

            Abs.

            Comment


            • #7
              Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

              Postado originalmente por alanbique
              TBI pegar no distribuidor é meio dificil, é mais facil ela pegar no alternador.. rs

              Caso ouver mta diferença de espessura entre o coletor e a TBI, faça como o reginoso, que fez uma espécie de funil, semelhante aos que fazem qndo adaptam o carburador miniprogressivo no coletor original.

              Ja vi um tutorial de como transformar de como transformar distribuidor comum em hall, mas não gostei mto. Se achar novamente eu coloco no forum.

              Espero ter ajudado, e parabéns pelo empenho no Fusca!!!!

              Valeu
              Alambique,

              A borboleta da TBI do uno é exatamente, sem tirar nem por a medida da bitola do fusca (32mm), até nisso ela casa bem, a única necessidade é a existencia do flange porque as furações não casam, mas vou te dizer, não casam por muito pouco, repare que os furos dos prisioneiros do coletor estão quase no mesmo nível dos furos dos parafusos da TBI na flange.

              Abs.
              Last edited by celojr; 28-04-2009, 05:07 PM.

              Comment


              • #8
                Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                Amigos,

                Primeira prévia de como vai ficar a TBI no coletor, peço desculpas pelo estado da TBI, já providenciei sua limpeza.

                Abs.
                Vista lateral direita:


                Vista posterior, ficou meio confusa por causa do volante do motor fire que aparece ao fundo:
                Arquivos Anexos

                Comment


                • #9
                  Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                  Postado originalmente por Rafael_MO
                  Celojr,
                  Qual a dificuldade? A tbi tá pegando no distribuidor? Se for o caso, só leevar o coletor com um tubo, como o Reginoso fez no Fusca dele(o alambique colocou fotos no tópico sobre adaptar bicos no coletor original http://www.fusca4ever.com.br/showthr...t=2884&page=16

                  Ou você tem dificuldades pois o módulo do Mille EP precisa de um distribuidor hall? Pois, se for, melho caçar no Mercadolivre um distribuidor desse(no meu kit com distribuidor com tampa e rotor, módulo, chicote e bobina paguei R$300,00 no mercadolivre).

                  Espero ter ajudado!
                  Forte abraço e boa sorte!

                  PS: Se der, tira umas medidas da flange e posta pra galera um esqueminha!
                  Pois é Rafael, na verdade, minha maior dificuldade é esse terreno arenoso em que eu teimo em caminhar, vc bem sabe que sou um mero e empogado curioso, estas questões mais técnicas ainda vou aprender ao longo do projeto, daí vou dizendo o que deu certo e o que é melhor evitar...

                  Igualzinho tamo fazendo com a dark five...

                  Em relação ao flange, nem é preciso medidas, fiz o meu com base no reparo da TBI que vai no coletor, coloquei um reparo de fusca por baixo e levei para o torneiro mecânico (aquele que fez um trator com motor de fusca, lembra?)se virar, as únicas recomendações cabíveis são que o reparo da TBI tem que ficar alinhado longitudinalmente com o do fusca, cuidado com os lados da furação, levem a TBI e o coletor do fusca junto para checar, furamos por aqui do lado errado e tivemos que refazer, furamos também na medida da furação do reparo ao invés de fazermos na medida da bitola do parafuso, isso foi proposital para podermos embuchar a flange conferindo a ela maior resistencia... a espessura não medi, mas acho que na hora falamos em algo em torno de meia polegada...enfim, vamos ver no que vai dar.

                  Abração pra ti.
                  Last edited by celojr; 28-04-2009, 05:05 PM.

                  Comment


                  • #10
                    Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                    Beleza Celojr,

                    Muito bacana vai ficar essa tbi no teu carro!!!

                    Então, a injeção eletrônica tem vários sensores: TPS(posição da borboleta), temperatura de líquido refrigerante do motor(óleo, no caso do Fusca), temperatura doa r da admissão, sensor de pressão no coletor de admissão e sensor que indica a posição do virabrequim(para comandar quando e qual bico deve ser inejtado..motores mair modernos tem o "sensor de fase" que tem essa mesma função). Como é monoponto, não sei como funciona, se o módulo lê a posição e vai pulsando o bico...Tem que ver..
                    Mas enfim, confira com o cara que vai mexer no módulo quais sensores você vai precisar. Muitos carros, principalmente os década de 90 tinham distribuidor hall e esse sensor hall(presente dentro do distribuidor) que indicava ao módulo a posição do virabrequim.
                    Confirma com o cara se o módulo usa algum sinal vindo do distribuidor. Se sim, você vai ter que ir atrás de um distribuidor do Fusca que emita esse sinal.

                    Pode ser que o motor do Uno use Roda Fônica(que parece uma engrenagem fina, com dentes faltando, e um sensor bem em cima dos dentes, na borda externa da roda fonica). Caso use, você terá que arrumar um sensor desse do Uno e adaptar uma roda fônica com o memso número de dentes. Nesse caso, nem de distribuidor via precisar...mas va precisar de uma bobina nova(Que tem 4 saídas de energia, onde em cada uma delas vai ser ligada uma vela).

                    Em motores mais antigos, tinham o sensor MAF, que mede a massa de ar admitida pelo motor...Mas hoje em dia, está em desuso...

                    Confira direitinho com o cara que vai mexer no seu módulo e fale aqui pra gente, que vamos tentar lhe ajudar, ok?

                    Precisando, estamos aí!
                    Abraço!
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #11
                      Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                      Beleza, Rafael,

                      Sempre pronto a embarcar nessas aventuras que eu, por não ter mais o que fazer, invento...parceirão, mesmo!!

                      Vou checar essa parte de sensores direitinho e comento aqui, se não me falha a memória, numa conversa pré-projeto que tive com o mecânico, ele disse que, apesar do uno utilizar roda fônica, da pra por para funcionar a injeção através desse sensor hall que vai no distribuidor e que alem dele serão utilizados um sensor de rotação, um sensor MAP e um sensor de temperatura, vou checar tudinho, se der amanhã mesmo, naquelas nossas velhas conhecidas visitas de médico a oficina.

                      De antemão, obrigado pela ajuda.

                      Abs.

                      Comment


                      • #12
                        Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                        Postado originalmente por celojr
                        Beleza, Rafael,

                        Sempre pronto a embarcar nessas aventuras que eu, por não ter mais o que fazer, invento...parceirão, mesmo!!

                        Vou checar essa parte de sensores direitinho e comento aqui, se não me falha a memória, numa conversa pré-projeto que tive com o mecânico, ele disse que, apesar do uno utilizar roda fônica, da pra por para funcionar a injeção através desse sensor hall que vai no distribuidor e que alem dele serão utilizados um sensor de rotação, um sensor MAP e um sensor de temperatura, vou checar tudinho, se der amanhã mesmo, naquelas nossas velhas conhecidas visitas de médico a oficina.

                        De antemão, obrigado pela ajuda.

                        Abs.

                        Celojr,
                        Pode contar comigo sempre que precisar...Adoro esses projetos que tem um intuito de ajudar a galera e tenha um tikim de "professor pardal" no meio.hehehe

                        Então, se o modelo de módulo que vocÊ via usar é que precisa de roda fônica, procure uma de tempra e instale como o Bugtec fez, numa Polia de alumínio.(só não tô conseguindo lembrar em qual tópico tá a foto..se alguém lembrar, coloca o link aqui, por favor!)

                        Acredito que evita adaptação, ficaria mais confiável. Assim, você vai poder tirar fora o distribuidor. Só que terá que comprar uma bobina quádrupla.

                        A vantagem das injeções programáveis é poder montar ela do com o equipamento(leia-se sensores) que se tem a mão...

                        Dê uma olhada na roda fônica do Uno...se for uma chapinha que dê para separar da polia, use dele mesmo e adapte na polia original do fusca. A torneadora daí, que fez a flange consegue colcoar facinho. Só deixar alinhado com a polia, e já era!

                        Confirme lá com o cara e posta aqui, que faremos o que for possível pra te ajudar!

                        Abração parceiro!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #13
                          Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                          E aí Celojr, blz
                          primeiramente parabens por iniciar esse projeto que é muito interessante, eu mesmo gostaria de saber o quão economico pode ficar um 1300 injetado e bem regulado.
                          só gostaria de dar uma ideia pra enrriquecer esse tutorial voce poderia ir anotando os seus gastos e no final postar uma lista com eles, isso pode ajudar os interessados.. hehehe
                          E outra coisa interessante seria se o amigo que ja fez essa adaptação inclusive com uma MS e 2 bicos adaptados no coletor original, se cadastrasse e participasse do forum, ele mesmo deve ter muito conhecimento a ser compartilhado, na verdade gostaria muito de montar um 1300 com w100 e essa injeção com MS

                          Comment


                          • #14
                            Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                            Postado originalmente por Schmit
                            E aí Celojr, blz
                            primeiramente parabens por iniciar esse projeto que é muito interessante, eu mesmo gostaria de saber o quão economico pode ficar um 1300 injetado e bem regulado.
                            só gostaria de dar uma ideia pra enrriquecer esse tutorial voce poderia ir anotando os seus gastos e no final postar uma lista com eles, isso pode ajudar os interessados.. hehehe
                            E outra coisa interessante seria se o amigo que ja fez essa adaptação inclusive com uma MS e 2 bicos adaptados no coletor original, se cadastrasse e participasse do forum, ele mesmo deve ter muito conhecimento a ser compartilhado, na verdade gostaria muito de montar um 1300 com w100 e essa injeção com MS
                            Pois é brother, não sei se tenho um problema ou não...

                            Eu ainda não sei quanto vai custar a brincadeira, o pessoal daqui quer saber primeiro se funcionará, para depois negociar as peças... não sei se isso é bom ou ruim... quando eu começar a tomar as facadas vou informando o pessoal...

                            Abs.

                            Comment


                            • #15
                              Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                              Bom, só lembrando... o Verruga é mileseis...

                              Abs.

                              Comment

                              Working...
                              X