Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

    Postado originalmente por Joelmuz
    Celo e Rafael_MO, nessa tbi nao vai ser preciso de bicos nos coletores proximo aos cabecotes ou vao??
    E caso for so na tbi do uno, o motor 1500 responderá bem com este?
    No caso da flange eu pensei em fazer uma mais alta com a base do coletor e com a base do TBI, como na imagem abaixo, sera que daria certo?, abraços
    [ATTACH]9222[/ATTACH]
    Joel,
    Essa TBi do uno tem um bico imbutido nela. repare que da "garganta" da tbi sai uns fios(veja as fotos do celojr). Logo, não precisa de bicos perto dos cabeçotes não.

    O Celojr tá montando num motor 1600. Se alimentar bem ele, alimenta bem um 1500 também.

    essa sua idéia também dá certo e nem é difícil de confeccionar. O Celojr e os mestres da retífica de lá que quiseram matar dois coelhos com uma cajadada só. Numa flange só fizeram lugar pra fixar no coletor original e na tbi do uno! hehehe Mas vai da escolha e da viabilidade de fazer de cada um!

    Abraço e precisando, só perguntar!
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • #47
      Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

      Blz garoto, obrigado pela resposta, to entrando de cabeça nessa, ja encontrei as peças mas agora so to esperando os resultados para mim mandar bala nesse projeto, so que quero adaptar com distribuidor hall, porque com a roda fonica nao da um visual legal no boxer(meu ponto de ver, nada contra o projeto) manda mao na graxa e parabens aos 2, abraços.
      Enfim falta pouco, aff...

      Comment


      • #48
        Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

        Postado originalmente por Joelmuz
        Blz garoto, obrigado pela resposta, to entrando de cabeça nessa, ja encontrei as peças mas agora so to esperando os resultados para mim mandar bala nesse projeto, so que quero adaptar com distribuidor hall, porque com a roda fonica nao da um visual legal no boxer(meu ponto de ver, nada contra o projeto) manda mao na graxa e parabens aos 2, abraços.
        Joel,
        Bom saber que tem mais um encarando essa empreitada.vai colocando depois as informações do seu aqui tb. Sempre é bom contarmos com a experiencia do pessoal!

        Você pretende usar que módulo de injeção?

        Abraço.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #49
          Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Celão,

          Show de bola! Setrviço tá rendendo e tá muitíssimo bem feito!

          A ponta do eixo da tbi, que está próxima ao dínamo é onde vai o TPS, né? ele vai caber alí naquele local?

          Posta fotos de onde fica o sensor de temperatura do óelo nas Kombis injetadas pra galera!

          Saquei como é o suporte ajustável da posição do sensor de rotação. Vai ficar show!

          Abração e espero que segunda o carro jah esteja montado, indo pro fera da programação de injeção!

          Abraço!
          Fala Rafael,

          Rapaz, agora vc me pegou, não sei se cabe o TPS por ali, mas o local é aquele mesmo, bão, se não couber, o jeito é fazer outro flange, um pouco mais alto que tá tudo certo, mas se ele não for muito largo, cabe sim...

          Quando eu for fazer o furo do sensor de temperatura, registro todos os passos em imagens e posto aqui, fica tranquilo, é que nós ainda não chegamos nessa parte...

          Eu também espero ansiosamente que tudo fique pronto na segunda, ficar a pé é uma melda... mas faz parte do show...

          Vamo que vamo...

          Abs.

          Comment


          • #50
            Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

            Postado originalmente por Joelmuz
            Celo e Rafael_MO, nessa tbi nao vai ser preciso de bicos nos coletores proximo aos cabecotes ou vao??
            E caso for so na tbi do uno, o motor 1500 responderá bem com este?
            No caso da flange eu pensei em fazer uma mais alta com a base do coletor e com a base do TBI, como na imagem abaixo, sera que daria certo?, abraços
            [ATTACH]9222[/ATTACH]
            Fala Joel,

            Como o Rafael bem colocu, essa TBI somente tem um bico injetor que e colocado naquela parte cilindrica superior, bem visível nas duas últimas fotos.

            Teoricamente não vejo empecilho nenhum pra que alimente bem um milecinco, já que o carro doador, inclusive é um carro mil...

            Já em relação ao flange, chegamos a cogitar montá-lo como no esquema que vc postou, aí foi apenas uma questão de gosto pessoal, nossa preferência foi um visual mais limpo, para que a adaptação não ficasse muito aparente, mas como disse é uma questão de gosto pessoal. Inclusive, por tornarmos esse flange tão discreto talvez tenhamos que encarar um problema de espaço para a TPS e já na sua configuração, não, pois elevará a TBI para um pouco acima do alternador, o que abrirá um espaço maior nas laterais, facilitando o encaixe dos sensores que por ali ficarão, além de homogeneizar mais a mistura pelo coletor mais longo. Somente recomendo atenção a furação da flange do TBI, pois ela tem lado certo.

            Abs.

            Comment


            • #51
              Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

              Somente lembrando que também pode ser adaptado um bico injetor de monza (inclusive o que eu utilizarei é dele), o que amplia bastante o leque de motores que podem ser alimentados por essa TBI.

              Abs.
              Last edited by celojr; 02-05-2009, 08:07 PM.

              Comment


              • #52
                Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                Postado originalmente por Joelmuz
                Blz garoto, obrigado pela resposta, to entrando de cabeça nessa, ja encontrei as peças mas agora so to esperando os resultados para mim mandar bala nesse projeto, so que quero adaptar com distribuidor hall, porque com a roda fonica nao da um visual legal no boxer(meu ponto de ver, nada contra o projeto) manda mao na graxa e parabens aos 2, abraços.
                Joel,

                Nossa escolha não se norteou pela estética ao escolhermos utilizar a roda fonica do uno.

                Veja as citações:
                Postado originalmente por Rafael_MO
                E então Celão, o Uno EP usa distribuidor Hall mesmo?
                Confirme isso, pois se não for e a adapação do sinal Hall no módulo não ficar boa, é dimdim gasto atôa...

                Abração!
                Postado originalmente por Rafael_MO
                Celão,
                tenta falar direto com o cara que vai mexer no módulo. Ele que vai saber dizer melhor...

                Fico mais preocupado pois, o sinal do Hall pode ter uma corrente ou mesmo uma voltagem maior que a do sensor original, e isso pode dar problema no módulo do Uno EP...

                Já ouvi falar de usar roda fônica com o sensor Hall(o mesmo sensor que tem dentro dos distribuidores Hall). Mas não sei se é o caso. Confirma isso. Se o uno usar distribuidor Hall, só colocar a do fusca. Se o uno usar Roda fônica, aconselho adaptar uma roda fônica em uma polia e ir de roda fônica mesmo. Quanto menos adaptações, melhor.

                Abração!
                Em um primeiro momento pensamos em utilizar um distribuidor de Kombi injetada, achar o PMS seria, inclusive, bem mais fácil nele do que numa roda fonica.

                A questão foi que optamos por não arriscar e utilizar o máximo de componentes do carro doador da injeção para evitar, ao máximo, rejeição de órgãos.

                Daí, depois de vermos o motor sem o distribuidor, bobina e aquele bando de fios que o acompanham, também gostamos do efeito visual intrigante que ficou. Ainda bem que no final aprovamos o resultado visual, senão ia ser fod@ de seguir adiante, mas iriamos, mesmo assim, por questões de segurança.

                Abs.

                Comment


                • #53
                  Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                  Sim sim, o melhor da roda fonica e que limpa o bloco inteiro, no lugar do distribuidor vai ser colocado a bobina quadrupla ou a 2x2 se estou certo, hummmmmm, interessante isso!!
                  Fui a uma loja de peças e perguntei quanto custava a tbi so que me perguntaram o ano do carro, de qual ano vcs utilizaram?

                  Uma pergunta, o consumo em lts/km, mais ou menos vcs tem uma ideia para o seu 1600?, a partir dai vou ter uma base para um 1500 que e o meu, abraços.
                  Enfim falta pouco, aff...

                  Comment


                  • #54
                    Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                    Postado originalmente por celojr
                    Joel,

                    Nossa escolha não se norteou pela estética ao escolhermos utilizar a roda fonica do uno.

                    Veja as citações:
                    Em um primeiro momento pensamos em utilizar um distribuidor de Kombi injetada, achar o PMS seria, inclusive, bem mais fácil nele do que numa roda fonica.

                    A questão foi que optamos por não arriscar e utilizar o máximo de componentes do carro doador da injeção para evitar, ao máximo, rejeição de órgãos.

                    Daí, depois de vermos o motor sem o distribuidor, bobina e aquele bando de fios que o acompanham, também gostamos do efeito visual intrigante que ficou. Ainda bem que no final aprovamos o resultado visual, senão ia ser fod@ de seguir adiante, mas iriamos, mesmo assim, por questões de segurança.

                    Abs.
                    Celojr, na verdade essa adaptação é complicada. O motor a agua do Uno EP nada tem a ver com o boxer a ar do Fusca. Os valores de temperatura são diferentes, a IE le uma certa temperatura de agua pro EP e dependendo dessa temperatura de agua (que tem um limite inferior ao óleo aquecido) ele enriquece ou empobrece a mistura ou atrasa e adianta o ponto de ignição. Teria que anular o sensor de detonação, que é um sensor muito importante pra central eletronica, sem ele o ponto é limitado na central, trabalha numa margem de segurança pois o KS semrpe tem q estar lendo pequena s batidas ou ausencia deste. Fora que esse coletor é ultrapassado, um bico mono jorra uma quantidade imensa de combustivel e ele iria diretamente escorrer pelo tubo do coletor, perdendo a eficiencia do bico.

                    Na boa, toda essa adaptação e custos vai por agua abaixo, pois a intenção da IE e do bico injetor seria emulsificar melhor a mistura ar combustivel. O que não acontece com esse tipo de coletor (voce pode ver que os bicos injetores na Kombi ficam no pé do coletor não na TBI, os engenheiros estudaram isso e sabem mto bem da deficiencia de um coletor longo com injeção de combustivel longa).

                    Fica mais facil se voce quiser adaptar, compra o kit da crestana com modulo HIS pra 4 bicos e o coletor da kombi que vai sair muito mais barato e muito mais garantido.

                    Fora que o coletor monoponto era muito mais largo e permitia assim que o combustivel saísse do bico mono ja fosse arrastado pelo ar admitido e tinha pinos no coletor que ajudavam ao combustivel a se evaporar e se emulsificar melhor. E como eu disse os valores de um motor injetado refrigerado a agua são mto diferentes de um motor boxer a ar dependente da refrigeração do óleo que tem propriedades muito diferentes da agua.

                    Um abraço e tenta dar uma pensada nisso, funcionar, funciona sim, mas garanto que uma IE original ou um carbruador original bem acertado daria melhores resultados e menos dores de cabeça. Se fosse facil colocar uma TBI monoponto claro que a VW colocaria antes de pensar nos 4 bicos no pé do coletor.

                    Comment


                    • #55
                      Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                      Postado originalmente por Joelmuz
                      Sim sim, o melhor da roda fonica e que limpa o bloco inteiro, no lugar do distribuidor vai ser colocado a bobina quadrupla ou a 2x2 se estou certo, hummmmmm, interessante isso!!
                      Fui a uma loja de peças e perguntei quanto custava a tbi so que me perguntaram o ano do carro, de qual ano vcs utilizaram?

                      Uma pergunta, o consumo em lts/km, mais ou menos vcs tem uma ideia para o seu 1600?, a partir dai vou ter uma base para um 1500 que e o meu, abraços.
                      Então, Joelmuz,

                      Nossa idéia é colocar toda essa parta de elétrica e eletrônica dentro do carro, escondida no chiqueirinho, fazendo as furações apenas para os fios passarem pela frente da capela, aparecendo o mínimo necessário, daí quando alguém abrir o cofre do motor, no mínimo dirá, "ué, mas não está faltando algo aqui?"

                      Quanto a bobina, temos as duas opções, a princípio utilizaremos a 2x2 que é o conector original do chicote, es tudo funcionar bem, verificaremos como fazer para adaptar uma quádrupla.

                      A TBI, não tenho certeza, mas acho que é de um uno 96, vou tentar confirmar isso e te digo e já quanto ao consumo, essa vou ficar devendo, não tenho a mínima idéia de como ficará, primeiro eu ainda tenho que descobrir se essa adaptação funcionará.

                      Abs.

                      Comment


                      • #56
                        Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                        Postado originalmente por MCIOLA
                        Celojr, na verdade essa adaptação é complicada. O motor a agua do Uno EP nada tem a ver com o boxer a ar do Fusca. Os valores de temperatura são diferentes, a IE le uma certa temperatura de agua pro EP e dependendo dessa temperatura de agua (que tem um limite inferior ao óleo aquecido) ele enriquece ou empobrece a mistura ou atrasa e adianta o ponto de ignição. Teria que anular o sensor de detonação, que é um sensor muito importante pra central eletronica, sem ele o ponto é limitado na central, trabalha numa margem de segurança pois o KS semrpe tem q estar lendo pequena s batidas ou ausencia deste. Fora que esse coletor é ultrapassado, um bico mono jorra uma quantidade imensa de combustivel e ele iria diretamente escorrer pelo tubo do coletor, perdendo a eficiencia do bico.

                        Na boa, toda essa adaptação e custos vai por agua abaixo, pois a intenção da IE e do bico injetor seria emulsificar melhor a mistura ar combustivel. O que não acontece com esse tipo de coletor (voce pode ver que os bicos injetores na Kombi ficam no pé do coletor não na TBI, os engenheiros estudaram isso e sabem mto bem da deficiencia de um coletor longo com injeção de combustivel longa).

                        Fica mais facil se voce quiser adaptar, compra o kit da crestana com modulo HIS pra 4 bicos e o coletor da kombi que vai sair muito mais barato e muito mais garantido.

                        Fora que o coletor monoponto era muito mais largo e permitia assim que o combustivel saísse do bico mono ja fosse arrastado pelo ar admitido e tinha pinos no coletor que ajudavam ao combustivel a se evaporar e se emulsificar melhor. E como eu disse os valores de um motor injetado refrigerado a agua são mto diferentes de um motor boxer a ar dependente da refrigeração do óleo que tem propriedades muito diferentes da agua.

                        Um abraço e tenta dar uma pensada nisso, funcionar, funciona sim, mas garanto que uma IE original ou um carbruador original bem acertado daria melhores resultados e menos dores de cabeça. Se fosse facil colocar uma TBI monoponto claro que a VW colocaria antes de pensar nos 4 bicos no pé do coletor.
                        Fala aí, MCIOLA

                        Então, brother, entendí suas colocações em relação as características do motor do uno e do motor boxer, já sabia também das limitações da TBI monoponto, o caso foi que meu carburador já está em fim de linha e eu teria que tomar uma providência em relação a isso.

                        Assim, iniciei esse projeto para ver no que vai dar... que ficará melhor que minha configuração atual, não tenho dúvidas, mas que é infinitamente inferior a uma IE multiponto também é ponto pacífico.

                        Sei que utilizar um coletor da crestana com 4 bicos + modulo Hiss seria muito mais fácil, somente não acho que fique mais barato do que o que estou fazendo, pelo contrário, ainda não verifiquei os preços, mas conversei com os donos das peças que se for para ficar mais caro que um carburador solex 30PIC, eu estou fora, porque aí será melhor para mim comprar um carburador novo e seguir a vida...

                        Além do mais, estou contando que o cara que vai ajustar a central também a remapeará para as características do motor boxer.

                        Muito obrigado pela sua colaboração, conversarei sobre esses pontos levantados por vc com o pessoal que está montando a IE e depois posto as opiniões deles para continuarmos os debates.

                        abs.

                        Comment


                        • #57
                          Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                          Meu amigo, então na boa, se voce vai na confiança desses chipeiros, então desencana. Eles mal acertam um chip direito, original com alguns pontos que eles dizem vir potencia (na verdade só deslocam a curva de torque pra rpm mais baixae da a sensação de ganhode potencia mas não gera um unico cv) quem dirá pegar uma central de um carro completamente diferente e alterar os pontos de ignição X temperatura do motor, injeção X temperatura do ar e avanço de ignição, de um motor completamente diferente, nem em cilindrada é igual, isso aí vai virar mta dor de cabeça, eu ja vi neguinho colocando tudo do Uno 1.6 mpi usando o coletor da kombi e bicos da kombi, bobina do Uno dupla, roda fonica e os escambau mas se for pensar bem, mesmo funcionando, são outras caracteristicas de motor.

                          Pode ter certeza que um carbura novo H30 PIC fica mto mais barato e confiavel, te dará mto menos dor de cabeça e é o correto pro seu motor.
                          Abs

                          Comment


                          • #58
                            Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                            Vlw mais uma vez Celo, sabia que vc iria ficar devendo pois e uma adaptacao jamais feita em um boxer, vou ficar em espera dos resultados, dando certo ou nao, vou ficar na expectativa torcendo para dar muito certo, abraços.
                            Enfim falta pouco, aff...

                            Comment


                            • #59
                              Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                              Mciola,

                              Excesões existem... Não discordo da existencia dos "chipeiros", mas temo que ver o serviço dele antes de comentar, não é mesmo?

                              Se o cara não fosse bom, acredito que o Celojr não arriscaria o projeto com ele.

                              É aguardar pra ver.
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #60
                                Re: TBI de uno EP monoponto no coletor original do fusca

                                Postado originalmente por MCIOLA
                                Meu amigo, então na boa, se voce vai na confiança desses chipeiros, então desencana. Eles mal acertam um chip direito, original com alguns pontos que eles dizem vir potencia (na verdade só deslocam a curva de torque pra rpm mais baixae da a sensação de ganhode potencia mas não gera um unico cv) quem dirá pegar uma central de um carro completamente diferente e alterar os pontos de ignição X temperatura do motor, injeção X temperatura do ar e avanço de ignição, de um motor completamente diferente, nem em cilindrada é igual, isso aí vai virar mta dor de cabeça, eu ja vi neguinho colocando tudo do Uno 1.6 mpi usando o coletor da kombi e bicos da kombi, bobina do Uno dupla, roda fonica e os escambau mas se for pensar bem, mesmo funcionando, são outras caracteristicas de motor.

                                Pode ter certeza que um carbura novo H30 PIC fica mto mais barato e confiavel, te dará mto menos dor de cabeça e é o correto pro seu motor.
                                Abs
                                Ciola, meu amigo,

                                Entendo sua preocupação com isso de eu estar perdendo um tempão com um projeto que tem chances de não dar em nada, eu já sabia mais ou menos os riscos que estaria correndo ao abraçar essa empreitada, principalmente por entender muito pouco de IE (quase nada, na verdade), ocorre que as pessoas que estão mexendo nisso comigo são meus amigos e se por acaso não ficar bom, porque funcionar, vai funcionar, o objetivo não é esse, e sim que fique bom, e se por acaso não ficar, bicho, estamos nos divertindo aqui, montando e desmontando essa traquitana toda, vai ser apenas o trabalho de desmontar a TBI e recolocar o carburador em seu local até definir o que fazer, e a vida segue, guardamos todas as peças utilizadas para uma outra aventura aircooled que por ventura surja.

                                E quanto ao H30PIC ficar mais barato, tenho que descordar, porque acho que, pelo menos no meu caso, não vai fcar não... que ele é mais confiável que esse sistema que estou montando, nisso concordo contigo, vc está corretíssimo, até porque ele já está consagrado... mas sei lá, sabe, já estou com mais de 90%do caminho andado, não me sentiria bem dando pra tras agora, entende? Além do mais meus amigos aqui não iriam deixar, tão perto do fim.

                                Conversarei com eles a respeito de suas colocações, que inclusive, achei muito importantes, até para uma correção de curso, falarei a respeito dos regimes de trabalho diferentes entre ambos os motores, das reais possibilidades de remapeamento da central, das diferenças de temperatura, da questão da água X óleo, do PMS e tal, vamos ver a opinião deles, conversando tudo se resolve.

                                Valeu Brow

                                Abs.

                                Comment

                                Working...
                                X