Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

    Eis minha bancada de desenvolvimento e teste de sistemas de ignição (fotos de melhor qualidade virão em breve). Nela desenvolvi e farei alguns vídeos para demonstração de performance das centelhas e processo simplificado de instalação no veículo.
    A aplicação da Power Spark (ignição assistida para uso com platinado) é a melhor solução para quem possui ignição com platinado em seu veículo de 1, 2, 3, 4, 6, 8 ou 12 cilindros.
    Ela mantém o distribuidor original e oferece todas as vantagens da ignição eletrônica, ou seja:
    Partidas mais rápidas.
    Melhor queima da mistura ar combustível, e portanto melhor performance.
    Dispensa manutenção e ajustes periódicos.
    além de todas as vantagens da ignição eletrônica.
    Porém ela possui vantagens inclusive sobre a ignição eletrônica convencional.:
    Bem mais barata.
    R$ 70,00 contra R$ 300,00 ou mais (fonte mercado livre), ou seja 20 a 23% do valor de um kit convencional.
    Possibilidade de melhor centelha e potência neste sistema, alterando-se o ângulo de permanência do platinado (folga) sem prejuízo à sua vida útil.
    Mantem a originalidade do veículo, pois o módulo não exige chicotes adicionais. Apenas 4 fios do próprio módulo devem ser conectados aos locais originais do motor, ou seja platinado, bobina e um ponto de aterramento.

    Um grande auxiliar para os programas de controle de emissões ambientais, como CONTROLAR e outros.

    Apresenta também algumas vantagens sobre produtos já comercializados:
    Blindagem total do circuito, tornando-o imune a ataques por produtos de limpeza utilizados no motor e mesmo água.
    Menor tamanho, medindo aproximadamente 6x4x2 cm, quando alguns concorrentes ocupam espaço 5 vezes maior.
    3 Transistores no circuito. Em geral utilizam 1 ou 2.
    Todos trabalhando com bastante folga, num circuito superdimensionado para as condições adversas encontradas num automóvel.
    Manutenção de corrente de limpeza do platinado (120 mA). enquanto outros produtos praticamente anulam a corrente de platinado, eu mantenho este valor de modo ao platinado sempre se manter limpo retirando as pequenas oxidações superficiais de suas pastilhas, aumentando ainda mais sua vida útil.

    Vejam as fotos

    Detalhes da caixa da minha ignição e do sistema que projetei para desenvolvimento e teste desta ignição e dos próximos produtos.
    Na semana que vem devo colocar inclusive os vídeos mostrando o funcionamento e instalação da POWER SPARK, começando sua comercialização. Feito isto postarei um tópico aqui em Classificados e no Mercado Livre bastará procurar por Ignição Power Spark.
    Arquivos Anexos
    Last edited by Master Vader; 19-06-2011, 09:24 PM.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

    Mais fotos.
    Arquivos Anexos
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

    Comment


    • #3
      Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

      Olá Vader
      Perguntas:
      Será possível o uso com uma bobina KW, certo? assim como o condensador poderá ser eliminado, como as outras I.A.s ok?
      Qual abertura mínima poderá ser usada no platinado?

      abraço
      Last edited by Master Vader; 19-06-2011, 11:54 PM.
      Jéferson S.
      Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
      Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

      Comment


      • #4
        Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

        Postado originalmente por JeferJ
        Olá Vader
        Perguntas:
        Será possível o uso com uma bobina KW, certo? assim como o condensador poderá ser eliminado, como as outras I.A.s ok?
        Qual abertura mínima poderá ser usada no platinado?

        abraço

        Sim, pode usar a KW.
        O condensador pode ser mantido ou retirado, tanto faz, pois deixa de ter função.
        Em geral eu recomendo deixá-lo, pois aproveita-se o próprio chicotinho do condensador para ligar no módulo, contudo se quizer conectar direto no platinado não tem nenhum problema.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

        Comment


        • #5
          Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

          Master Vader,

          É possível o emprego de bobinas plásticas (Gol MI 2 pinos)?
          Quando será o início da comercialização??
          Tenho alguns amigos cujos carros ainda possuem platinado e vejo nles clientes quase certos para o amigo...

          Um aBRaço.

          Comment


          • #6
            Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

            Postado originalmente por azeitona
            Master Vader,

            É possível o emprego de bobinas plásticas (Gol MI 2 pinos)?
            Quando será o início da comercialização??
            Tenho alguns amigos cujos carros ainda possuem platinado e vejo nles clientes quase certos para o amigo...

            Um aBRaço.
            Não é adequado para bobinas do Gol Mi.Não pelo fato do circuito não suportar estas bobinas, mas sim pelo fato dos distribuidores com platinado utilizarem ângulos de Dwell, que é o ângulo em que o platinado fica fechado.
            Assim com a instalação deste circuito, manteremos o mesmo Dwell, e portanto sobrecarregaremos a bobina (do Gol MI) e até mesmo o circuito da ignição assistida, sem aproveitarmos da melhor forma o rendimento esperado.
            Este circuito funciona muito bem com as bobinas asfálticas convencionais, sendo que uma simples E12V (a original dos Fuscas a gasolian com platinado), já apresentam ganhos expressivos e a KW12V a famosa Bobina vermelha da Bosch seria a mais adequada quando se quer uma centelha realmente forte, e neste caso gerará uma centelha mais forte inclusive que a bobina do MI sem sobrecarregar nenhum componente e mantendo além da eficiência a confiabilidade do sistema.
            Estou em fase final de elaboração da versão final para comercialização, bem como acertos com fornecedores idôneos e competitivos.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

            Comment


            • #7
              Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

              Falando um pouquinho de ignição.
              Muitos já comentaram sobre ignições, usam bobinas das mais variadas, riam da minha dica de diminuir a folga do platinado, quando eu até brincava, "O platinado que se dane", rsrsrs.

              Deixa eu falar sério agora e mostrar um pouquinho como a ignição efetivamente funciona. Abaixo demonstro rapidamente a teoria do sistema de ignição com base no sistema a platinado, e daí como melhorá-lo conseguindo-se melhor performance.

              Espero que gostem.


              Tenho visto que existem dúvidas sobre o sistema de ignição assistida, sua funcionalidade e se realmente vale a pena, Independente de ser o meu, do Tonella, da fet10, da Prematronic, da Wapsa, etc, me vejo na missão de explicar um pouquinho sobre ignições.
              Aos que conhecem o assunto, desculpem a extensão do texto, mas era necessária, diante da complexidade do assunto.

              Quanto a um sistema de ignição qualquer, para seu correto entendimento, devemos começar pelo sistema a platinado, a qual chamarei de ignição a platinado.
              Na ignição a platinado, a centelha (faísca), ocorre na abertura do platinado.
              Tal fenômeno elétrico é produzido pelas características do circuito composto pela bobina, mais precisamente o primário da bobina, o platinado e sua resistência interna.
              Esta resistência interna, não é um componente adicionado, mas simplesmente a resistência intrínseca do fio do primário da bobina de ignição.
              Toda bobina possui uma característica elétrica chamada Indutância (L), a qual é medida em Henrys ou seus submúltiplos na maioria dos casos, a saber miliHenrys e microHenrys.
              Analisando o circuito elétrico da bobina durante o fechamento do platinado, teremos:
              O crescimento da corrente elétrica no primário da bobina de ignição, até um valor máximo Ip, dado pelo quociente Ip = U/R, onde U é a tensão de alimentação da bobina (em geral os 12 Volts da bateria) e R é a resistência elétrica do enrolamento primário.
              Este valor de resistência é facilmente encontrado nos manuais dos fabricantes de bobinas.
              Como exemplo utilizarei os dados da bobina Bosch 9 220 081 039, a famosa bobina Prata ou E12, a qual possui R = 3,35 ohms e L= 6,1 miliHenrys, ou 0,0061 Henrys.
              Desta forma a corrente máxima de primário desta bobina é
              Ip = 12/3,5 = 3,43 A (Ampéres).
              O grande problema é que nem sempre esta será a corrente no momento da abertura do platinado, pois em rotações elevadas, a corrente não conseguirá chegar ao valor máximo Ip.

              A corrente na bobina respeita a seguinte equação, que representa a análise da corrente elétrica em um circuito RL, ou seja Indutor Resistor.
              Ip= (U/R)*(1- e^(-R*t/L)),
              Onde:
              E = número de Euler = 2,718182...
              t = tempo durante o qual o platinado fica fechado, também chamado Dwell.
              Assim pela simples análise matemática desta equação, concluímos que quanto menor o tempo de fechamento do platinado (Dwell), menor será a corrente no primário.
              Simplificando: Quanto maior a rotação do motor (menor tempo de Dwell), menor será a corrente do primário.

              http://images.orkut.com/orkut/photos..._cua8VEuL2.jpg

              E a tensão de centelha, aquela que “pula nas velas” depende totalmente desta corrente de primário.
              A tensão induzida no primário na abertura do platinado, é uma tensão bem maior que os 12 Volts (insuficientes para gerar a centelha), e esta tensão, pela análise do circuito indutivo segue a regra
              Uprim = L * (dIp/dt), ou seja a indutância multiplicada pela derivada da corrente no tempo.
              Como nem sempre temos a função exata que ocorre a variação desta corrente na abertura do platinado, pois neste momento temos um capacitor em série com o circuito (que está em paralelo com o platinado), portanto agora trata-se de um circuito RLC série.
              Mas a forma de onda típica deste circuito é também visto na figura abaixo.
              A centelha ocorre na primeira variação decorrente, que é a maior, e na prática é uma reta.
              Analisando através de osciloscópio a curva em questão, verificamos que a mesma varia desde um valor máximo IP dado pela fórmula Ip= (U/R)*(1- e^(-R*t/L)), a qual chamarei de Ip até um valor negativo de módulo igual à metade do anterior, ou seja – Ip/2. A esta variação daremos o nome de ΔIp
              Simplificando a derivada Uprim = L * (dIp/dt), teremos Uprim = L*(ΔIp / Δt),
              Onde ΔIp = Ip-(-Ip/2) = (3/2)*Ip
              Δt = tempo gasto nesta variação, em geral da ordem de 0,15ms pela análise em osciloscópio.

              http://images.orkut.com/orkut/photos...Z53E9hEl6w.jpg

              Sabendo-se a tensão do primário Uprim, basta multiplicá-la pela relação de espiras da bobina, que no caso da bobina Bosch prata é de 1:100
              Vamos a um exemplo numérico:
              Bobina prata da Bosch
              R= 3,35ohms e L = 6,1 miliHenrys (0,0061 Henrys)
              Rpm 5000 rpm
              U = 12Volts (bateria)
              Solução:

              Se RPM é 5000rpm, o distribuidor gira a 5000/2 = 2500rpms ou 2500/60 = 41,7rps
              Em uma volta do distribuidor (2 do motor) temos 4 centelhas, portanto o tempo para uma centelha é : (1/41,7)/4 = 0,006s ou 6 milisegundos.
              Se o platinado estiver regulado com uma folga tal que fique metade do tempo aberto e metade fechado, teremos o Dwell igual a 3milisegundos.

              http://images.orkut.com/orkut/photos...dqtDRv4xrL.jpg

              Agora podemos preencher nossa formulinha:
              Ip= (U/R)*(1- e^(-R*t/L)),
              Ip = (12/3,35)*(1-e^(-3,35*0,003/0,0061))
              Ip= 2,89A (Ampéres)
              ΔIp = Ip-(-Ip/2) = (3/2)*Ip = (3/2)*2,89 = 4,34 A
              Uprim = L*(ΔIp / Δt),
              Uprim = 0,0061*(4,34/0,00015) = 176,5 V (volts)

              E no secundário, como a relação de espiras da bobina Bosch Prata é 1:100 será 176,5 * 100 = 17650 Volts
              Contudo em marcha lenta a tensão é mais elevada, pois a corrente IP é maior na prática Ip = U/R = 12/3,35 = 3,58A
              E portanto a tensão na saída fazendo o mesmo raciocínio lógico será de 21838 Volts aproximadamente.
              A Bosch antigamente informava que esta bobina gerava 22000Volts, portanto meus cálculos a partir da teoria dos circuitos elétricos está bem próxima, certo?
              Pena que a Bosch não dizia que somente em baixas rpms ela produzia esta tensão e que depois a mesma ia caindo e portanto piorando a qualidade da centelha.

              http://images.orkut.com/orkut/photos..._cua8VEuL2.jpg

              Isto ocorre com todo tipo de sistema de ignição.

              Pensou-se então em soluções para problemas em alta rotação.
              A idéia inicial era aumentar a corrente do primário, porém o platinado não agüentaria, uma vez que já era o calcanhar de Aquiles do sistema, assim nasceram as primeiras ignições eletrônicas, que hoje chamamos de ignição eletrônica assistida, a qual mantém o platinado, Porém como a corrente no mesmo é apenas uma pequena parcela do que o primário trabalha, o mesmo deixa de se queimar, e lembram-se que logo acima escrevi, Se o platinado estiver regulado com uma folga tal que fique metade do tempo aberto... O famoso Dwell, pois bem, agora podemos modificar o Dwell sem prejuízo para o platinado, isto aumentará a corrente de primário em altas rotações, tornando o efeito de queda da tensão com a subida de rotações cada vez menos sensível, daí minha informação de que a ignição assistida pode inclusive gerar melhor desempenho que uma ignição eletrônica convencional.
              Apenas Matemática, Física e alguns conhecimentos básicos sobre sistemas indutivos e de ignição.
              Espero ter ajudado minimamente a sanar eventuais dúvidas.
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #8
                Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

                Se é "Vader" é bom, se eu ainda tivesse um distribuidor a platinado certamente adquiriria o produto.

                E os outros produtos do texto seguinte (copiado de http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4395 )?

                Postado originalmente por Master Vader
                Os produtos terão marca própria e serão comercializados apenas de forma direta, mercado livre e minhas páginas da NET com preço bastante competitivo.
                Os lançamentos iniciais serão?
                1.Regulador de folga de válvula com ponta esférica (Ball Finger) de aço Cromo de altíssima durabilidade, baixo atrito e regulagens mais duráveis.
                2.Regulador de folga de válvula com ponta esférica e compensação de folga capaz de reduzir o ruído do motor tal qual se utilizasse tuchos hidráulicos, porém sem suas limitações de utilização e sem necessidade de desmontar o bloco.
                3.Varetas de válvula de aço
                4.Calços para mola de válvula originais para comandos esportivos suportando até 6500rpm!
                5.Molas simples para até 7500rpms
                6.Molas duplas para até 8500rpms.
                7.Engrenagem do comando de válvulas ajustável
                8.Kit de conversão dos solex 32 em injeção eletrônica
                com controles simples e regulagem que qualquer pessoa com conhecimentos básicos de mecânica ajustará!
                9.Kit tensionador de correia do alternador. Chega de correias pulando em motores bravos!
                E muito mais...
                Quem viver verá!

                Comment


                • #9
                  Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

                  Postado originalmente por ricardo groetaers
                  Se é "Vader" é bom, se eu ainda tivesse um distribuidor a platinado certamente adquiriria o produto.

                  E os outros produtos do texto seguinte (copiado de http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4395 )?
                  Tô fazendo das tripas coração Ricardo.
                  Para lançar este produto tive um trabalhão, rsrsrs.
                  Mas minha idéia é continuar com a "empreitada" e fazer outros lançamentos.
                  Pretendo me dedicar mais neste campo.
                  Estou fazendo uns vídeos bem legais da ignição para postar na data que disponibilizarei para venda.
                  Por enquanto estou esperando meus fornecedores me mandarem as peças para começar a montar em escala.
                  E Obrigado pelo comentário.

                  abraços
                  "Master Vader"
                  The Lord of the Sith VW
                  My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                  My email -> vaderthemaster@gmail.com

                  Comment


                  • #10
                    Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

                    estou na fila ..
                    Abrços
                    Luby
                    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                    Rio de Janeiro - RJ

                    Comment


                    • #11
                      Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

                      Parabéns Vader, em breve vou precisar para meu fusca 1300. Abraço

                      Comment


                      • #12
                        Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

                        Parabéns Vader, em breve vou precisar para meu fusca 1300. Abraço

                        Comment


                        • #13
                          Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

                          Obrigado pela força galera.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

                          Comment


                          • #14
                            Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

                            Mestre quando teremos um videozinho mostrando o diferencial em os testes com e sem sua caixinha magica X^D?????

                            Comment


                            • #15
                              Re: Spark Simulator - Bancada de simulação para sistemas de ignição

                              Postado originalmente por blazerrs
                              Mestre quando teremos um videozinho mostrando o diferencial em os testes com e sem sua caixinha magica X^D?????
                              Estou providenciando, porém para isto preciso de alguns componentes que meus fornecedores ainda não me mandaram.
                              Em breve farei.
                              "Master Vader"
                              The Lord of the Sith VW
                              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                              My email -> vaderthemaster@gmail.com

                              Comment

                              Working...
                              X