Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Capelinha "Original" + Eletroventilador???

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Fernando,

    Concordo contigo. Para quem está desenvolvendo um pojeto desses porte em casa, nada melhor que ir comparando com o que saiu originalmente nos nossos carros.


    Hamilton,

    A idéia pode funcionar sim. Mas tenha em mente as diferenças entre os tipos das ventoinhas. A original, manda fluxo no sentido "radial"(não é exatamente radial...). A que você pretende usar, manda o fluxo no sentido axial. Assim, o fluxo iria bater "de frente" na parede(lado oposto da capela), gerando muita turbulência e perda de carga(pressão).

    Se for usar a ventoinha que você tem, coloque dentro da capela uma espécie de cone, com uma curvatura externa bem suave. Esse cone deverá se "encontrar" com o círculo base da ventoinha(a parte de onde começam as aletas), e abrindo em uma curvatura suave, para passar o fluxo axial para algo mais próximo do radial(das ventoinhas originais).

    Repare que na capela original, existem vários "defletores" para direcionar o fluxo de ar para a região sobre as camisas e cabeçotes. a capela não é uma "caixa" na quando o fluxo entra de qualquer jeito e pronto. Com a idéia que disse, talvez terá que planejar novos defletores, para direcionar da menor maneira possível o fluxo para os cilindros. Dê uma lida aqui: http://fusca4ever.com.br/showpost.ph...&postcount=116

    Mas sinceramente, eu não tentaria algo do tipo. Tentaria bolar uma capela nova(talvez a horizontal) ou trocaria a ventoinha por outro modelo.

    A ventoinha horizontal ficaria legal. Fazendo uma parede no qual o fluxo de ar seria dividido igualmente entre dois lados, direcionando cada uma para as latas que recobrem os cilindros(originais mesmo). Mantendo sempre a idéia de simetria, com dutos com mesma área e comprimento, garantindo uam refrigeração sempre igual para os dois lados.

    Outra hipótese seria usar ventoinhas desse tipo:



    Link interessante: http://www.reocities.com/Athens/Troy/8084/Vent_exa.html

    Assim, daria para usar duas, indo uma sobre cada lata(que recobre os cabeçotes e camisas), ficando mais fácil de se adaptar todo o sistema, e liberando bastante espaço. Cada uma teria que ter metade da vazão que você pretende usar. acredito que assim seja mais simples. Já ví algo assim em carros de arrancada(logo, não serve como base para um projeto de rua), mas seria interessante colocar aqui para um "brain storm" legal. Pena que não estou conseguindo achar a foto....

    Lembrando que existem muitas outras coisas a se levarem em consideração. Tem-se que pensar na corrente de trabalho de cada ventilador, reprojetar o sistema elétrico para suprir isso, e ver se vale a pena esse tipo de investimento.

    Outra coisa que é importante levar em consideração, para quem irá desenvolver esse tipo de projeto é ter instrumento de medição da temperatura dos cabeçotes. Se guiar só pela temperatura do óleo nesse caso é meio arriscado. Seria interessante ter parâmetros do motor original para servir como base para o seu e assim, te ajudar no projeto da ventoinha elétrica.

    Abraço e boa sorte! vou acompanhar de perto!
    Assino embaixo!

    E outra, não querendo jogar agua fria, mas, se desse certo esse tipo de ventilação (elétrica), vc acha que não teriamos visto fotos de sistemas pela internet?
    Pra mim, a confiabilidade vai pras cucuias. Se der pau, chama o guincho.
    Pra mim não serve.
    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

    Comment


    • #32
      Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

      Postado originalmente por alanbique
      Assino embaixo!

      E outra, não querendo jogar agua fria, mas, se desse certo esse tipo de ventilação (elétrica), vc acha que não teriamos visto fotos de sistemas pela internet?
      Pra mim, a confiabilidade vai pras cucuias. Se der pau, chama o guincho.
      Pra mim não serve.
      Vou parafrasear um amigo meu ai do sul quando eu mostrei esse tópico a ele:

      "Genial, simplesmente PERFEITO! Não sei como os engenheiros da VW não pensaram nisso antes!"

      Vc já sabe até quem é, né, alanbique?! kkkkkkkkkkkk

      Em suma: sua ideia não vai funcionar!
      Existem ventoinhas dessas elétricas que foram mostradas pelo rafael lá fora. Alguns carros de arrancada as usam, mas é aquilo: são de arrancada! usam 14s e descansam.
      Ventoinha do corvair...acho que pode funcionar. O pico até faz um kit desses. Eu não colocaria!
      Mexer no arrefecimento do fusca requer um estudo profundo sobre fluidodinâmica. O Jake (das capelas DTM) fez isso. Creio que pouquíssimos usuários aqui do fórum detêm esse conhecimento.
      Nem sempre o "vento mais forte" é o melhor ;)
      2100 aspro

      Comment


      • #33
        Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

        O kit horizontal do Pico é bastante interessante pro meu caso. Quando estive lá ele me mostrou um fusca com esse kit e segundo ele, o motor tinha sido montado pra ele mesmo... mas o cara gostou tanto que o convenceu a vende-lo ($$$$). É um motor turbo que não usa nenhum radiador de oleo... nem interno nem externo e tem com cerca de 200cv.

        Acho que todos aqui tem razão e até mesmo o material que eu postei tem exatamente esta frase "porque a VW não fez isso antes?". Mas acho que são óticas diferentes... as VW não fez isso como também não fez capelas 911, motores maiores de 1.7 litros e etc..... podemos falar de centenas de upgrades aqui. Então entendemos que a VW sempre primou por manter o Fusca e irmãos dentro do seu maior proposito ou seja "simplicidade".

        Fato que preciso de uma alternativa entre o sistema original e o sistema do Pico. Esse final de semana devemos ter uma parte do coletor de admissão pronto e assim como o fusca laranja, devo perder grande parte da capelinha.
        Last edited by hjn; 08-05-2012, 12:29 PM.
        Hamilton Nicoletti
        Santo André - SP
        1969 EFI 5 speed
        1915T
        1968 RAT Coming...

        Comment


        • #34
          Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

          Postado originalmente por FILIPE A
          Vou parafrasear um amigo meu ai do sul quando eu mostrei esse tópico a ele:

          "Genial, simplesmente PERFEITO! Não sei como os engenheiros da VW não pensaram nisso antes!"

          Vc já sabe até quem é, né, alanbique?! kkkkkkkkkkkk
          RI LITROS!!!!!!
          Fusca 1500 1974 Verde Hippie
          1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
          "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

          Comment


          • #35
            Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

            Postado originalmente por hjn
            Acho que todos aqui tem razão e até mesmo o material que eu postei tem exatamente esta frase "porque a VW não fez isso antes?". Mas acho que são óticas diferentes... as VW não fez isso como também não fez capelas 911, motores maiores de 1.7 litros e etc..... podemos falar de centenas de upgrades aqui. Então entendemos que a VW sempre primou por manter o Fusca e irmãos dentro do seu maior proposito ou seja "simplicidade".
            oK, a VW não fez capela do 911.
            Mas a Porsche também não fez ventoinha elétrica!
            Fusca 1500 1974 Verde Hippie
            1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
            "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

            Comment


            • #36
              Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

              Postado originalmente por alanbique
              oK, a VW não fez capela do 911.
              Mas a Porsche também não fez ventoinha elétrica!
              Eles não precisaram se preocupar com isso.... foi mais facil trocar o motor de carro !!! rs
              Hamilton Nicoletti
              Santo André - SP
              1969 EFI 5 speed
              1915T
              1968 RAT Coming...

              Comment


              • #37
                Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                Hamilton,

                Fiquei pensando no seu problema de espaço, e pensei mais algumas maluquices.... hehehe

                Pensei em algumas modificações que você pode fazer nessa sua capela. Em verde, está o novo "perímetro" dela. Em roxo, algo como os flaps que irão ter a função de direcionar o ar lá dentro, em vermelho(bem fino) é uma linha que passa pelo centro da ventoinha(apenas para termos noção da divisão de metade do fluxo da ventoinha pra cada lado), é uma linha imaginária. Em cinza está a carcaça e em preto, o conjunto de cilindros + cabeçotes.


                Minha idéia foi, liberar o espaço que você precisa, mas mantendo a ventoinha original, tentando garantir fluxo de ar igual para os dois lados do motor. Note que para os cilindros #1 e #2, o caminho é bem mais fácil, graças ao sentido do fluxo do ar(empurrado pela ventoinha) ser bem favorável. Já nos cilindros #3 e #4, há de se usar defletores, para direcionar corretamente o fluxo de ar para as aletas das camisas e cabeçotes.

                Não sei como é essa capela que você tem por dentro. Mas sinceramente, recomendo você pegar uma capela original(nem precisa ser com radiador deslocado) para fazer essa alteração. Assim, daria-se para aproveitar os defletores internos. Simulei como ficaria, conforme pode ser visto aqui:


                Pensando em como o ar flui, acredito que seja bem plausível essa hipótese. Neste caso, teria apenas que modificar um difusor(o superior), que ficaria com um desenho bem interessante, na minha modesta opinião.

                Lembrando que é apenas uma análise visual, com alguns conceitos físicos. Mas nada calculado ou testado.

                Outra vantagem de se usar a capela original, é o fato dela ser mais larga, acomodando melhor a ventoinha mais larga(dos motores com radiador deslocado).

                Enfim, é apenas uma idéia. Acredito que seja mais fácil do que partir para ventoinah elétricas e tudo mais.

                Seria legal realizar testes com essa capela(fora do carro), tentando comparar os fluxos dos dos lados do motor. Talvez comparando com uma capela original. Montando só em cima da carcaça, com um motor elétrico tocando a ventoinha, analisando o fluxo de ar que sai alí por baixo da capela. Acredito que seja melhor do que montar direto no motor, sem parâmetro nenhum(nem mesmo comparativo-empírico-simplista).

                Bem, é isso.

                O que acham pessoal?

                Abraço a todos!
                Arquivos Anexos
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • #38
                  Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                  todos os carros que a ventoinha precisa ficar acordada o tempo todo são movidas por correia.No caso do fusca eu faria os ventiladores em serie,um acionando e um em stand,e apos um periodo de 10 minutos eles se revezando e no caso de carga maxima os dois atuariam juntos.E claro deitados,não concordo com o uso da capela.Alguns carros como o opala e o chevette tem espaço e ficam bons usando a ventoinha eletrica.Uma bateria de 70A e um alternador de 75ah dariam conta DO RECADO.Sugbestão da ventoinha,a do astra já utilizei ela no meu kadett pra melhorar o sistema de refrigeração era um furacão dentro do motor,nunca mais queimei juntas de cabeçotes por alta termperatura e a minuscula ventoinha original.Abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                  Comment


                  • #39
                    Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Hamilton,

                    Fiquei pensando no seu problema de espaço, e pensei mais algumas maluquices.... hehehe

                    Pensei em algumas modificações que você pode fazer nessa sua capela. Em verde, está o novo "perímetro" dela. Em roxo, algo como os flaps que irão ter a função de direcionar o ar lá dentro, em vermelho(bem fino) é uma linha que passa pelo centro da ventoinha(apenas para termos noção da divisão de metade do fluxo da ventoinha pra cada lado), é uma linha imaginária. Em cinza está a carcaça e em preto, o conjunto de cilindros + cabeçotes.

                    Minha idéia foi, liberar o espaço que você precisa, mas mantendo a ventoinha original, tentando garantir fluxo de ar igual para os dois lados do motor. Note que para os cilindros #1 e #2, o caminho é bem mais fácil, graças ao sentido do fluxo do ar(empurrado pela ventoinha) ser bem favorável. Já nos cilindros #3 e #4, há de se usar defletores, para direcionar corretamente o fluxo de ar para as aletas das camisas e cabeçotes.

                    Não sei como é essa capela que você tem por dentro. Mas sinceramente, recomendo você pegar uma capela original(nem precisa ser com radiador deslocado) para fazer essa alteração. Assim, daria-se para aproveitar os defletores internos. Simulei como ficaria, conforme pode ser visto aqui:

                    Pensando em como o ar flui, acredito que seja bem plausível essa hipótese. Neste caso, teria apenas que modificar um difusor(o superior), que ficaria com um desenho bem interessante, na minha modesta opinião.

                    Lembrando que é apenas uma análise visual, com alguns conceitos físicos. Mas nada calculado ou testado.

                    Outra vantagem de se usar a capela original, é o fato dela ser mais larga, acomodando melhor a ventoinha mais larga(dos motores com radiador deslocado).

                    Enfim, é apenas uma idéia. Acredito que seja mais fácil do que partir para ventoinah elétricas e tudo mais.

                    Seria legal realizar testes com essa capela(fora do carro), tentando comparar os fluxos dos dos lados do motor. Talvez comparando com uma capela original. Montando só em cima da carcaça, com um motor elétrico tocando a ventoinha, analisando o fluxo de ar que sai alí por baixo da capela. Acredito que seja melhor do que montar direto no motor, sem parâmetro nenhum(nem mesmo comparativo-empírico-simplista).

                    Bem, é isso.

                    O que acham pessoal?

                    Abraço a todos!
                    Acho bem realista sua ideia.... Aeeeee, finalmente algo mais fundamentado.

                    Além disso tudo, ainda posso colocar o "venturi" para acelerar o fluxo de tomada de ar da Helice.



                    CUSTOMER'S FEEDBACK:
                    Of course, "your actual results may vary."

                    1 - Customers have seen an average oil temperature reduction of 33F, with a max reported of 60F.

                    2 - Customers have seen an average cylinder head temperature reduction of 68F, with a max of 100F.

                    Quotes from customers:
                    "The motor definately runs cooler."

                    "I can touch dip stick after a hard run when I could not before."

                    "The engine has a more stable idle due to cooler running."

                    "It has made a huge difference in temperature reduction. I have to race the vehicle, (in the 5000 rpm range sustained) to generate high temps at all."

                    "The car runs at 180 to 190 max now."

                    "Its a great product, all my VW's will have a ring."


                    Porque depois que vi minha capelinha com a hélice praticamente pra fora e quando não foi possível montar com a hélice maior, comecei a acreditar que teria mesmo que fabricar uma. Além disso ela é completamente oca.... não tem nenhuma aleta dentro.

                    Tenho a minha antiga original do 1300 com ar quente....é a candidata da vez....

                    O caminho deve ser por ai!!!
                    Hamilton Nicoletti
                    Santo André - SP
                    1969 EFI 5 speed
                    1915T
                    1968 RAT Coming...

                    Comment


                    • #40
                      Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                      Pergunto:

                      Baseado no imagem, qual o o sentido do fluxo original? O sistema suga do cilindro 1 e 2, mistura com o ar frio puxado de traz e empurra para os cilindro 3 e 4?

                      (impressionante como essa capela tem um caminho sem saída do lado esquerdo)




                      Hamilton Nicoletti
                      Santo André - SP
                      1969 EFI 5 speed
                      1915T
                      1968 RAT Coming...

                      Comment


                      • #41
                        Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                        Postado originalmente por hjn
                        Pergunto:

                        Baseado no imagem, qual o o sentido do fluxo original? O sistema suga do cilindro 1 e 2, mistura com o ar frio puxado de traz e empurra para os cilindro 3 e 4?

                        (impressionante como essa capela tem um caminho sem saída do lado esquerdo)




                        Olá,

                        A turbina sempre sopra no sentido radial.
                        O ar vem de fora e é "empurrado" radialmente em todas as direções de maneira igual.
                        Ele é então direcionado para as camisas pelas aletas dentro da capela.

                        []s
                        Fernando.
                        Fusca - 1968
                        1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                        123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

                        http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

                        Comment


                        • #42
                          Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                          Postado originalmente por fcm
                          Olá,

                          A turbina sempre sopra no sentido radial.
                          O ar vem de fora e é "empurrado" radialmente em todas as direções de maneira igual.
                          Ele é então direcionado para as camisas pelas aletas dentro da capela.

                          []s
                          Fernando.
                          Ah, entendi....

                          Pensei que ela soprava no sentido anti-horário !!!
                          Hamilton Nicoletti
                          Santo André - SP
                          1969 EFI 5 speed
                          1915T
                          1968 RAT Coming...

                          Comment


                          • #43
                            Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                            http://awesomepowdercoat.com/
                            2100 aspro

                            Comment


                            • #44
                              Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                              Postado originalmente por hjn
                              Porque depois que vi minha capelinha com a hélice praticamente pra fora e quando não foi possível montar com a hélice maior, comecei a acreditar que teria mesmo que fabricar uma. Além disso ela é completamente oca.... não tem nenhuma aleta dentro.

                              Tenho a minha antiga original do 1300 com ar quente....é a candidata da vez....

                              O caminho deve ser por ai!!!
                              Hamilton,

                              Pois então, isso da sua capela ser oca, já comprova que ela não foi "muito bem pensada", estudada ou testada.

                              A ventoinha, como o amigo fcm disse, tem um fluxo praticamente radial. Suga o ar por detrás da capela e direciona, radialmente, dentro da capela. Logo, os defletores internos ajudam a direcionar o ar para as camisas e cilindros. Sem esses defletores, a ventoinha irá "comprimir" o ar dentro da capela e esse irá passar pelos cilindros e cabeçotes, pois será o único caminho. Contudo, você estará mandando o ar em todas as direções, indo de encontro às paredes, atrapalhando sentido do fluxo. Colocando-se os defletores, consegue-se aproveitar melhor a o fluxo, direcionando-se corretamente, diminuindo e muito as perdas(que podem ser por vários motivos).

                              Outro ponto muito importante é detalhismo na montagem. Não deixar vãos ou frestas por onde o ar possa vazar. Coisa simples, mas que no conjunto da obra, faz diferença.

                              Esse link que o amigo Filipe_A passou é muito interessante. Acredito que foi nele que você tirou esse texto falando do venturi(que é bem interessante, diga-se de passagem). Outra lata de refrigeração muito interessante é essa: http://awesomepowdercoat.com/cylinder_air_vanes.html

                              Pegue sua capela de 1300, coloque sobre o motor, arrume um giz e vá desenhando nela o perfil que você deseja, com calma e paciencia, para conseguri espaço pro SC. rabisque também uns defletores e tudo mais. E poste as fotos aqui para discussão.

                              Abraço!

                              PS: Achei muito legal nos relatos sobre o uso desse venturi foi quanto à redução da temperatura nos cabeçotes. Muito legal mesmo!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #45
                                Re: Capelinha "Original" + Eletroventilador???

                                Hamilton, ainda não coloquei em prática como você, mas estou com a mesma idéia de colocar ventoinha elétrica, lendo e vendo aqui as postagens, se colocarmos um defletor semelhante ao que se usa nos escapes de puma, para direcionar o ar soprado pela ventoinha elétrica, assim evitaria que o ar perdesse velocidade como já foi citado, detalhe, sem encostar o defletor no fundo da capela, deixando-o um pouco afastado. Isso para continuar usando a capela original.
                                Outra idéia que tenho é usar duas ventoinhas deitadas, uma para cada banda do motor, minha dúvida é se precisa fazer uma carenagem semelhante a do Pico ou pode usar a ventoinha direto em cima do motor.
                                Bruce Angelo
                                Manaus, AM

                                Comment

                                Working...
                                X