Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insanidades, além da TBI monoponto...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

    Bão, mas é isso aí, ninguem disse que seria fácil afinal de contas...

    E eu ainda tô querendo por uma dupla TBI no lugar dessa daí, vai entender...

    Abraço

    Comment


    • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

      Agora, tem como utilizar uma bobina quadrupla tipo as das fotos no lugar das duas duplas, lembrando que as quadruplas tem driver de ignição... com essa central que uso, com duas conexões para bobina, tem como montar um esquema elétrico para utilizar a quadrupla? Alguem sabe com?

      Abs.

      Comment


      • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

        Celão,

        Apertou sem abraçar agora, hein? hehehehe

        Não sei se dá pra usar essas bobinas ignorando-se o driver interno.
        A central de Uno aciona duas bobinas duplas e sem driver interno, né?
        Na pior das hipóteses, coloca as duas, lado a lado, fixadas na capela, perto de onde seria a bobina original, ou onde der melhor, que acredito eu, ficará bacana também.

        Estou seriamente pensando em partir para RF e bobina quádrupla(no local da bobina original) ou quatro bobinas (uma por vela). Tem noção de preço dessas bobinas quádruplas?

        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Celão,

          Apertou sem abraçar agora, hein? hehehehe

          Não sei se dá pra usar essas bobinas ignorando-se o driver interno.
          A central de Uno aciona duas bobinas duplas e sem driver interno, né?
          Na pior das hipóteses, coloca as duas, lado a lado, fixadas na capela, perto de onde seria a bobina original, ou onde der melhor, que acredito eu, ficará bacana também.

          Estou seriamente pensando em partir para RF e bobina quádrupla(no local da bobina original) ou quatro bobinas (uma por vela). Tem noção de preço dessas bobinas quádruplas?

          Abraço!
          Então, Rafael...

          Não sei como é o funcionamento da bobina dupla do uno não, acredito que não tenha driver e seja integralmente controlada pela ECU, agora que vou mudar a posição das bobinas isso já é ponto pacífico, não dá pra depender de cabos de vela artesanais, principalmente onde moro, veja, não estou questionando a qualidade de cabos de vela artesanais, sei que quando bem feitos são infinitmente melhores que os standards, mas morando no interior, fica complicado... melhor ir na autopeças da esquina e comprar um cabo padronizado e pronto.

          O preço da bobina quadrupla não sei não, mas posso perguntar se o dono dela tem interesse em vendê-las, estão paradas mesmo, qualquer coisa te falo, ele tem os dois modelos das fotos, não são exatamente zero, mas ele garante que estão boas.

          Abraço

          Comment


          • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

            Postado originalmente por celojr
            Então, Rafael...

            Não sei como é o funcionamento da bobina dupla do uno não, acredito que não tenha driver e seja integralmente controlada pela ECU, agora que vou mudar a posição das bobinas isso já é ponto pacífico, não dá pra depender de cabos de vela artesanais, principalmente onde moro, veja, não estou questionando a qualidade de cabos de vela artesanais, sei que quando bem feitos são infinitmente melhores que os standards, mas morando no interior, fica complicado... melhor ir na autopeças da esquina e comprar um cabo padronizado e pronto.

            O preço da bobina quadrupla não sei não, mas posso perguntar se o dono dela tem interesse em vendê-las, estão paradas mesmo, qualquer coisa te falo, ele tem os dois modelos das fotos, não são exatamente zero, mas ele garante que estão boas.

            Abraço
            Celão,
            Bobinas com driver interno possuem 3 fios de ligação. Repare nessas da foto, ambas tem três pinos naquele conector delas. As bobinas sem driver tem apenas dois fios(igual a original do verruga, apenas positivo e negativo, lembra da antiga?)

            Veja o preço pra mim, e se o cara der garantia, quem sabe, né?

            Veja quantos fios tem nas bobinas do Uno. Se tiver 3, elas tem driver interno. Daí vai depender de como elas são ligadas no módulo. Não sei se do módulo deve vir os 3 fios.... Mas acho que deve vir só um, o do sinal(o terceiro fio). Nas bobinas sem driver, vem dois fios, o negativo, ligado à carcaça e o positivo, ligado no pós-chave.

            Ou seja, olhe no módulo se sai dois fios, um para cada bobina ou se sai um e este se bifurca para as duas bobinas. Se for um bifurcado, só cortar uma perna da bifurcação, e ligar o módulo direto na bobina. Se for dois fios diferentes, só dará pra usar duas bobinas duplas mesmo. Acho mais provável essa ultima opção.

            Digo isso pois esse fio que sai do módulo é o que cuida do carregamento da bobina. Ou seja, a ECU lê a posição do vira na Roda Fônica, calcula o avanço que a ignição deve ter e manda o sinal pra bobina se carregar a tempo de disparar a centelha no avanço que a ECU calculou.

            Assim sendo, por usar duas bobinas, acredito que o módulo mande dois sinais diferentes, para as bobinas. Carregando a bobina A, disparando-a enquanto carrega a B e só depois, disparando-a. Assim, teremos na bancada "A", ignição em um cilindro em explosão e no outro em escape(simultâneamente, como é no sistema wasted spark, ou sentelha perdida), e depois, a bancada "B" dispara em outro cilindro em explosão e outro em escape.

            As bobinas quádruplas, não sei como funciona, para poder separar as centelhas em bancadas "A" e "B". Logo, não sei lhe dizer se uma bobina quádrupla dará certo na sua injeção, que usa duas bobinas.

            Espero não ter complicado, na tentativa de explicar.

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

              Fala RAfael,

              Não complicou não, acho até que vc pode pensar em uma carreira acadêmica até, pela clareza com que explica as coisas, digno de nosso Mestre.

              Vou checaressa questão dos fios e ver o que dá pra fazer, conversarei também sobre a bobina quádrupla e saber se ele quer vender e as condições, como vc vai de mega, certamente precisará de uma dessas, depois te falo.

              Abraço.

              Comment


              • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                Bem senhores, mais um up no Verruga,

                como os cabos de vela estavam muito longos e armengados por conta da colocação das bobinas na carroceria, tive que realizar algumas modificações e o visual superclean do cofre deu lugar a um outro com mais componentes, mas gostei, pois tampou uma solda antiga feita extremamente nas coxas quando coloquei a bobina MI, seguem fotos:




                Para essa modificação utilizei um suporte de uno fire, não sei de que ano, idéa de meu prparador, que lembrou do suporte.

                Dessa forma espero conaeguir utlizar cabos de vela da kombi injetada que possui quatro cabos de tamanhos diferentes e mais longos que o habitual, os dois mais curtos alimentarão o lado esquerdo do carro e os dois mais longos o lado direito, respeitando a ordem dos cabos ja mencionada, impares em uma bobina e pares na outra.

                Amanhã comprarei os cabos da kombi, que hoje não deu tempo, finalmente consegui trocar o rolamento do eixo do alternador e me tomou o dia inteiro.

                Abraços
                Arquivos Anexos

                Comment


                • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                  Bem, Amigos...

                  Finalmente checamos o ponto com a lâmpada de ponto, e vcs não imaginam o quê... estava adiantado pra KCT, a marcação da polia que localiza o ponto estava algo em torno de 45º inclinada para a esquerda de quem olha por tras do carro.

                  Regulamos o local do sensor e trouxemos o ponto de volta para algo em torno de 12º (dois dentes da RF) a sequerda da junção do bloco do motor... melhorou consideravelmente o funcionamento do motor... a lenta está bem mais estável e não fica mais embaralhando no trânsito em velocidades baixas.

                  Só a velocidade final que vou ficar devendo, pois não tive tempo para testar isso na estrada, mas é somente uma questão de tempo e saberemos como está. Eu particularmente acho que não haverá nenhuma grande modificação d performance, mas vamos ver como ficará.

                  Abraço

                  Comment


                  • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                    o ponto inicial tava em 45??


                    putz!!!! que perigo!
                    1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                    Comment


                    • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                      Postado originalmente por Gump-GTI
                      o ponto inicial tava em 45??


                      putz!!!! que perigo!
                      Nem me fale... Gump

                      Estava bem no meio ao fazermos um ângulo de 90º entre o meio do motor e a linha horizontal dividindo a polia em quatro partes.

                      Essa foi por pouco, meu amigo.

                      Abraço.

                      Comment


                      • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                        Postado originalmente por celojr
                        Bem, Amigos...

                        Finalmente checamos o ponto com a lâmpada de ponto, e vcs não imaginam o quê... estava adiantado pra KCT, a marcação da polia que localiza o ponto estava algo em torno de 45º inclinada para a esquerda de quem olha por tras do carro.

                        Regulamos o local do sensor e trouxemos o ponto de volta para algo em torno de 12º (dois dentes da RF) a sequerda da junção do bloco do motor... melhorou consideravelmente o funcionamento do motor... a lenta está bem mais estável e não fica mais embaralhando no trânsito em velocidades baixas.

                        Só a velocidade final que vou ficar devendo, pois não tive tempo para testar isso na estrada, mas é somente uma questão de tempo e saberemos como está. Eu particularmente acho que não haverá nenhuma grande modificação d performance, mas vamos ver como ficará.

                        Abraço
                        Tava marcando 90º na pistola???
                        Lembra que te falei que se a pistola não tiver função wasted spark vai marcar dobrado????

                        Abraço!
                        MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                        Ignition: COP(Coil On Plug)
                        AFR controller: JAW Wideband
                        Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                        Comment


                        • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                          Postado originalmente por bugtec
                          Celo,
                          o que o Vader citou, vc medir o ponto do carro em lenta e em 5000RPM, pode ser feito com uma pistola de ponto. Lembrando que com sistema de centela perdida a pistola faz a leitura 2x o valor real. Ex: se der 20°PMS na lenta, realmente estará com 10º.
                          Abraço!
                          Aqui o que falei, só pra ilustrar...se for o caso .
                          MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                          Ignition: COP(Coil On Plug)
                          AFR controller: JAW Wideband
                          Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

                          Comment


                          • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                            Putz, Celão!

                            Confirma isso que o Paulo disse!

                            Vamos ver como ficou de final! Acredito que deva segurar menos o carro em altas rotações!

                            Abraço e boa sorte!

                            PS: Curti o visual como tá, com essas bobinas!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                              Postado originalmente por bugtec
                              Tava marcando 90º na pistola???
                              Lembra que te falei que se a pistola não tiver função wasted spark vai marcar dobrado????

                              Abraço!
                              Postado originalmente por bugtec
                              Postado originalmente por bugtec
                              Celo,
                              o que o Vader citou, vc medir o ponto do carro em lenta e em 5000RPM, pode ser feito com uma pistola de ponto. Lembrando que com sistema de centela perdida a pistola faz a leitura 2x o valor real. Ex: se der 20°PMS na lenta, realmente estará com 10º.
                              Abraço!
                              Aqui o que falei, só pra ilustrar...se for o caso .
                              UOUPS...

                              Falha minha, estava marcando 45º, o que dá na verdade, 22,5º e agora deve estar com 6º de avanço.

                              Graças a Deus, tinha esquecido desse detalhe... Bem lembrado, Bug, muito obrigado!!!

                              Bom o fato é que não está mais embaralhando em movimento em marchas lentas... só falta ver como ficou a final...

                              Comment


                              • Re: Insanidades, além da TBI monoponto...

                                Postado originalmente por Rafael_MO
                                Putz, Celão!

                                Confirma isso que o Paulo disse!

                                Vamos ver como ficou de final! Acredito que deva segurar menos o carro em altas rotações!

                                Abraço e boa sorte!

                                PS: Curti o visual como tá, com essas bobinas!
                                Confirmei, Rafael...

                                Eu cheguei a pensar que algo pudesse ter acontecido ao motor e eu é que não estava percebendo (bloqueio psicológico em relação aos acontecimentos dos últimos meses) mas parece que não, estava realmente bem adiantado, mas nem tanto assim que chegasse à 45º de avanço.

                                Pois é, também gostei das bobinas nesse local, acho que preencheram um vazio, estava faltando algo daquele lado para harmonizar com o outro, antes estava muito cheio de cabos e fios de um lado e nada do outro, agora está mais equilibrado na minha pinião. E o melhor é que agora compro cabos de vela na autopeças mesmo, em medida standard e não armengando cabos para dar o comprimento correto. Ficou melhor com certeza, no visual e praticidade, só não deu para usar os cabos da Kombi injetada, pois eles são com cachimbo de bico e não encaixaram nas bobinas, mas ta tudo certo.

                                Abraço

                                Comment

                                Working...
                                X