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Funcionando o motor ao contrário

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  • #16
    Re: Funcionando o motor ao contrário

    Postado originalmente por Master Vader
    Agora entendi...

    Que fazer um motor girar ao contrário só porque montou a coroa invertida no cambio né???
    Ficou com 4 marchas para trás e uma para frente, assim como o Brasil anadava no passado (não muito distante) hehehe!!!

    a propósito.

    Algumas embarcações utilizavam dois motores detroit Diesel (2T. Diesel com comndos de válvula de escape), girando em sentidos contrários para "anular" momentos através de duas hélices com perfis de pás inversos.
    Neste caso o comando de válvulas era diferente (pela ordem de ignição ao contrário).
    Eu só conheço os deroits grandes, os pequenos não conheço heheheheheheh. A proposito conheço os grandes, EMD 645, com blower.

    Motorzinho interessante, mas, prefiro hoje me dia os GE 4 tempos.

    Sds,

    Cristiano.
    Cristiano A. C. Zank

    (o\_!_/o) 74 - O primeiro
    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
    (o\_!_/o) 68 - Jepo
    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
    http://fuscami16.blogspot.com
    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

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    • #17
      Re: Funcionando o motor ao contrário

      Mais uma foto de um flathead com o fluxo invertido (mas as portas tb foram modificadas pra que desse exhaustão por cima)





      Descobri também que o BMW 4.4 biturbo tb tem o fluxo invertido, admite pelo lado de fora do cabeçote e no meio saem os escapes direto pras turbinas:

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      • #18
        Re: Funcionando o motor ao contrário

        Mas não seria só girar no sentido horário ou anti-horário e garantir a lubrificação.
        Os pistões são construidos levando em conta o sentido de rotação, sendo que a linha de centro do pino munhão não coinside com a linha de centro do cilindro.
        Tem também o fato da linha de centro da árvore de manivelas ser defazada em relação a linha de centro dos cilindros, justamente para que haja um desequilíbrio de forças quando o pistão estiver no PMS, para que haja um sentido preferencial de rotação no momento da expansão.

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