Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pistão Ap

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Pistão Ap

    Ola eu queria saber Se alguem ja ouviu falar do boxer
    com pistão ap??
    o meu mecanico disse que é so troca os pistão e pronto
    Sera q da certo
    tem um cara q tem um com pistão de ap 2.0 o 1300 anda mais q 1700
    com esses pistão sera ???
    Criando..........

  • #2
    Re: Pistão Ap

    amigo isso ta parecendo papo de maxanico! nao leva a mal!
    ja vi falar de motor bx com pistao de outros carros monza e ate tempra ou fiat argentino! mas ap nunca vi!
    e quanto aos pistoes de ap 2.0 acho que nao rola pela medida 83mm! seria o mesma medida do 1600 entao nao mudaria a cilindrada! os pistoes devem ser mais leve que o do fusca que acho pesados! mas nao sei se o encaixe dos pinos de pistao dao na mesma altura! acho que nao!

    Comment


    • #3
      Re: Pistão Ap

      Se o diâmetro dos pistões forem iguais e tiverem o orificio do pino e o interior da saia compatíveis um poderá ser usado no lugar do outro. Se o pistão do AP satisfizer a essas condições e a distância do topo do pistão ao pino for menor que no pistão do VW-AR, o pistão do AP proporcionará então um aumento da cilindada do motor com consequente aumento da potencia. Mas será que chegaria a esse ponto, fazer um 1300 andar mais que um 1700?

      Uma pessoa que trabalha com montagem e desmontagem de motores no dia a dia e que tenha um certo tino de observação pode efetivamente "descobrir" que uma peça originalmente de um motor serve em outro e até funciona melhor.

      Voce poderia pegar um pistão de VW-AR (1600) e um de AP (2000) e compará-los, quem sabe o seu mecânico não está certo.

      Boa pesquisa.

      Comment


      • #4
        Re: Pistão Ap

        Postado originalmente por ricardo groetaers
        Se o pistão do AP satisfizer a essas condições e a distância do topo do pistão ao pino for menor que no pistão do VW-AR, o pistão do AP proporcionará então um aumento da cilindada do motor com consequente aumento da potencia.
        Ricardo,

        Concordo não.

        Confere aí... Se a distância do topo do pistão ao pino for menor, só vai diminuir a taxa, a cilindrada vai continuar a mesmíssima. Certo?

        Abração,
        Flávio.
        (@\_!_/@)

        Comment


        • #5
          Re: Pistão Ap

          Postado originalmente por AirCooled-71
          Ricardo,

          Concordo não.

          Confere aí... Se a distância do topo do pistão ao pino for menor, só vai diminuir a taxa, a cilindrada vai continuar a mesmíssima. Certo?

          Abração,
          Flávio.
          Correto. A definição de deslocamento volumétrico depende do diâmetro do pistão e do curso da árvore de manivelas (virabrequim ou girabrequim) , ou seja, não depende da altura do pistão.

          Para calcular a taxa de compressão, ai sim, entra a altura do pistão. Abaixando a cabeça do pistão irá reduzindo a taxa, é por consequencia aumentar a luz do pistão. A luz do pistão ( (distância câmara ou válvula) X cabeça do pistão) é indicada que seja de no mínimo 3 mm, pelo que me lembro.

          Sds,

          Cristiano.
          Cristiano A. C. Zank

          (o\_!_/o) 74 - O primeiro
          |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
          (o\_!_/o) 68 - Jepo
          PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
          http://fuscami16.blogspot.com
          Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

          Comment


          • #6
            Re: Pistão Ap

            Pessoal 83mm é a medida do pistão do motor do fusca 1500 o pistão do 1600 tem 85,5mm


            Comment


            • #7
              Re: Pistão Ap

              Não tenho nada contra os pistões disponíveis para Fusca, inclusive já comparei os Metal Leve com os KS na medida 85,5 e concluí que os KS são bem mais leves e, portanto, melhores para desempenho. Se formos para pistões maiores então temos várias opções, vide os Mahle. Então, acho que essa de tentar explorar um novo pistão pode ser infrutífero, sou mais testar novas formas de refrigeração, óleos mais finos e eficientes, cabeçotes mais desenvolvidos, etc. Pode ser mais interessante.

              Abração,
              F.
              (@\_!_/@)

              Comment


              • #8
                Re: Pistão Ap

                Vlw pela contribuição do pessoal
                Mas um cara q tem um 1300 aki na minha cidade
                disse q é so isso q ele fez boto pistão ap
                I u fukinha anda Muito
                Esses dias dei uma volta O Fukinha cola em 110 E vai embora até nas maiores subidas i se calça o pé o bicho vira o velocimetro com sobra
                Criando..........

                Comment


                • #9
                  Re: Pistão Ap

                  Postado originalmente por haniballoko
                  Vlw pela contribuição do pessoal
                  Mas um cara q tem um 1300 aki na minha cidade
                  disse q é so isso q ele fez boto pistão ap
                  I u fukinha anda Muito
                  Esses dias dei uma volta O Fukinha cola em 110 E vai embora até nas maiores subidas i se calça o pé o bicho vira o velocimetro com sobra
                  Deve ser outro tipo de preparação e ele tá escondendo, ou o mecanico escondeu dele.

                  já vi muito disso, cara com motor 1.9 falando que só tem um comandinho ...
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

                  Comment


                  • #10
                    Re: Pistão Ap

                    Postado originalmente por felipedmori
                    Deve ser outro tipo de preparação e ele tá escondendo, ou o mecanico escondeu dele.

                    já vi muito disso, cara com motor 1.9 falando que só tem um comandinho ...

                    Ah, eu já sei o que deve ser, deve ter MEG, aquela ignição Me Engana que eu Gosto!
                    (@\_!_/@)

                    Comment


                    • #11
                      Re: Pistão Ap

                      Postado originalmente por AirCooled-71
                      Ricardo,

                      Concordo não.

                      Confere aí... Se a distância do topo do pistão ao pino for menor, só vai diminuir a taxa, a cilindrada vai continuar a mesmíssima. Certo?

                      Abração,
                      Flávio.
                      A taxa de compressão ((volume da câmera+volume do cilindo)/volume da câmera) sem dúvida vai diminuir mas a cilindrada ((volume do cilindro+volume da câmera) x n° de cilindros) sem dúvida vai aumentar.

                      obs:no volume da câmera, citado acima, subentende-se já incluso o volume da luz original.

                      A diminuição da taxa de compressão causada pela diminuição da distância do topo do pistão ao pino pode ser compensada com um rebaixamento do cabeçote.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Pistão Ap

                        Postado originalmente por ricardo groetaers
                        A taxa de compressão ((volume da câmera+volume do cilindo)/volume da câmera) sem dúvida vai diminuir mas a cilindrada ((volume do cilindro+volume da câmera) x n° de cilindros) sem dúvida vai aumentar.

                        obs:no volume da câmera, citado acima, subentende-se já incluso o volume da luz original.

                        A diminuição da taxa de compressão causada pela diminuição da distância do topo do pistão ao pino pode ser compensada com um rebaixamento do cabeçote.
                        Só que o volume do cilindro que vc se refere é o volume do deslocamento do cilindro, que continua a ser calculado com "pi-r-dois-ao-quadrado-vezes-69mm. Capisce??? Confere aí.

                        Portanto, a cilindrada não muda, a não ser que o diâmetro do cilindro seja alterado, ou o curso. 85,5mm x 69mm vai ser sempre, arredondando, 1.6.

                        Abração,
                        F.
                        Last edited by AirCooled-71; 07-07-2010, 06:18 PM.
                        (@\_!_/@)

                        Comment


                        • #13
                          Re: Pistão Ap

                          Postado originalmente por fusca_74
                          ......A definição de deslocamento volumétrico depende do diâmetro do pistão e do curso da árvore de manivelas (virabrequim ou girabrequim) , ou seja, não depende da altura do pistão.

                          Para calcular a taxa de compressão, ai sim, entra a altura do pistão. Abaixando a cabeça do pistão irá reduzindo a taxa, é por consequencia aumentar a luz do pistão. A luz do pistão ( (distância câmara ou válvula) X cabeça do pistão) é indicada que seja de no mínimo 3 mm, pelo que me lembro.

                          Sds,

                          Cristiano.
                          Fala Cristiano,

                          O volume deslocado por cilindro, eu prefiro chamar de variação do volume em cada cilindro, depende do diâmetro do cilindro (não do pistão) e do curso do pistão.

                          O curso do pistão depende, é claro, do raio do moente do eixo de manivela. Curso= 2 x raio do moente

                          Variação do volume por cilindro= Π x (diâmetro do cilindro)² x (curso do pistão)/4

                          Nao se deve confundir a variação do volume em cada cilindro (ou deslocamento volumético como voce prefere) com o volume total em cada cilindro. Existe o volume da câmera que não é nulo (e tambem o pequeno volume ocupado pela luz) e ambos são peenchidos pela mistura ar-combustível e quanto mais mistura, mais potencia.

                          A cilindrada é o volume total em cada cilindro (deslocamento volumético + câmera + luz) multiplicado pelo n° de cilindros.

                          Se o topo do pistão for "rebaixado","escavado" ou similar o volume total em cada cilindro aumentará de um volumezinho igual ao volume desse rebaixamento.

                          "Rebaixamentos" ou "escavamentos" do topo do pistão de pequena profundidade podem significar um aumento de volume não tão desprezível assim, principalmente em motores superquadrados (onde o diâmetro dos cilindros é maior que o curso do pistão). A grosso modo: um dedo de sopa no prato representa um volume de sopa maior que um dedo de sopa no copo.

                          Como foi dito no post n° 11, a diminuição da taxa pode ser compensada pelo rebaixamento do cabeçote.

                          Se o pistão do AP serve no Aircoled, se pemite um aumento significativo da cilindrada, se o mecânico do nosso amigo está fazendo hora com a cara dele, não sei, mas se eu fosse do ramo e tivesse os 2 pistões e o motor disponíveis, eu verificaria isso na prática e contava pra todo mundo.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Pistão Ap

                            Postado originalmente por AirCooled-71
                            Só que o volume do cilindro que vc se refere é o volume do deslocamento do cilindro, que continua a ser calculado com "pi-r-dois-ao-quadrado-vezes-69mm. Capisce??? Confere aí.

                            Portanto, a cilindrada não muda, a não ser que o diâmetro do cilindro seja alterado, ou o curso. 85,5mm x 69mm vai ser sempre, arredondando, 1.6.

                            Abração,
                            F.
                            O volume do deslocamento, ou variação do volume, é claro, não muda, mas o volume total, aumentará.

                            Lembre que após o "rebaixamento" ou "escavamento" do topo do pistão o volume da "câmera" será acrescido do volume provocado pelo "rebaixamento", como se uma câmera adicional fosse "criada em baixo". Capisce ???

                            A não ser que voce só considere como cilindrada o "volume do deslocamento", desprezando o volume da câmera (e da luz).

                            Comment


                            • #15
                              Re: Pistão Ap

                              Eu já vi pistões ou anéis, e vice-versa, do motor 1300 do Fusca, serem usados em motores MD (dos primeiros passats), pois o pistão do 1300 (77 mm), possui o mesmo diâmetro da segunda sobremedida do motor MD (76,5 mm + 0,5 mm). Mas o curso do fusca é de 69 mm, gerando 1285 cc, enquanto no passat o curso é de 80 mm, gerando 1471 cc. Essa mudança eleva a cilindrada do passat para 1490 cc. Os pistões do Fusca 1500 (83 mm) são do mesmo diâmetro dos pistões 2ª sobremedida do AP 2.0 (82,5 mm + 0,5 mm), também gerando aumento.

                              No caso do motor MD, não lembro se teve que ser feito alguma mudança no alojamento do pino do pistão na biela, ou rebaixo do bloco, pois só vi montado.

                              Quanto ao uso de algum pistão de motor a água no fusca, nunca vi, e particularmente não vejo vantagem.

                              Já vi também pistões AP (82,5 mm) serem usados em chevete (82 mm), o que aumenta a cilindrada, mas é necessário alojamento do pino (do chevette é maior) e rebaixo do bloco, pois fica abaixo do bloco.

                              Completando, a altura do pino do pistão até sua cabeça, só influencia na taxa de compressão, sendo necessário em cada caso, a retirada de material do pistão (o que não é nada bom) ou retirada de material do bloco ou cabeçote. O deslocamento volumétrico não é alterado, ou seja, não altera a cilindrada do motor.
                              Last edited by Marco.Grings; 07-07-2010, 09:00 PM.
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                              1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
                              1976 1600 Turbo

                              Comment

                              Working...
                              X