Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acoplamento eletromagnetico

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Tava pensando, se usarmos um sistema eletrônico, como o do ar condicionado, podemos ter duas opções:

    1-Desligar o acoplamento em altos giros (como nos ar-condicionados inteligentes) e ter a opção de manter sempre desligado.

    2-ligar o sistema à um amperìmetro para que o alternador/dínamo só rode quando a carga da bateria baixar muito.

    Comment


    • #17
      Problema que a bateria do carro tem que se manter sempre carregada no pico, se ele ficar nessa de carrega e não carrega sua bateria vai durar 1/4 do que deveria, bateria de carro não é como a de celular que deve ser carga total e descarga total, carro é carga em pico sempre.

      Comment


      • #18
        Eu não tava entendendo muito do assunto tava com algumas dúvidas, mas com q vc falou Scacca era o q estava pensando.

        Aqui no setor onde trabalho tem um cara q faz homologação de baterias automotivas para usar em Nobreaks, ele fica carregando e descarregando as baterias pra ver qto tempo ela aguenta, tipo simulando um nobreak trabalhando sempre com bateria.

        As baterias não aguentam três dias... olha q tem bateria de 150ah...

        A não ser q se rode pouco com o carro, acredito que o que se vai gastar com baterias não compense...

        Sei lá apenas a opnião de um leigo no assunto...

        Flw
        O homem tem 3 fases na vida:

        1º Tem vontade, tem tempo, mas não tem dinheiro
        2º Tem vontade, tem dinheiro, mas não tem tempo
        3º Tem tempo, tem dinheiro, mas não tem mais vontade

        Comment


        • #19
          Eu tinha pensando em fazer algo com acionamento manual mesmo. NOrmalmente tudo acoplado, somente em casos "especiais" seria feito o pulo do gato. 15cv instantâneos ao apertar de um botão e sem gastos de consumo, ideal...... IMaginem isso num motorzinho 1600 bravinho com 100 cv originais, representa 15% de aumento de potencia instantaneo.

          Comment


          • #20
            Para se formar uma bateria é preciso dois metais diferentes, um pro positivo e um pro negativo, no caso da automotiva as duas são chumbo, então quando vc carrega ela forma uma capa em uma das placas de peroxido de chumbo, quando descarrega essa capa esfarela e cai, entao carrega e descarrega mesmo que um pouco, esse pó vai caindo, as placas afinando e o pó que cai acaba encurtando as placas de chumbo, por isso ela deve ficar sempre carregada.

            Comment


            • #21
              Então, se vc ligar o comando eletrônico em um voltímetro vc pode permitir que a correia se libere sempre que a bateria chegar no pico. Durante o dia por exemplo com o som desligado, vc carrega a bateria e o sistema desliga a polia. Então temos a seguinte situação, vc liga o carro e sai na rua, caso a bateria esteja apenas sendo carregada, isso é analizado pelo amperímetro, vc pode desligar a polia em acelereções bruscas ou altas rotações, assim que a bateria tem sua carga completa dá pra desligar a polia até certo ponto, onde a bateria não perca muita carga e a voltagem não seja prejudicada.......acho que o sistema automático seria realmente complicado, melhor é apertar o botão só quando precisar mesmo, tendo em vista que as condições elétricas vão ter que ser analisadas antes.

              Comment


              • #22
                Se vc criar um módulo que gerencie isso blza, na verdade ele é simples, se vc pegar o sistema que postei em downloads é um baterímetro de led, ele libera tensao pro led de acordo com a carga da bateria, acho que da pra adaptar um relê no lugar do led que acione o solenoide. Bateria com carga ok ela libera a polia, baixou ele aciona automaticamente a polia pra carregar.

                Mas tipo, bem insano esse lance, eu acho muito complicado.

                Comment


                • #23
                  E ai bele , li a ideia de todos e chegei a uma conclusão se vc fizer um sistema com um botão para desligar o alternador funciona ainda tera a ventoinha .Vc precisa de um sistema que desligue somente por algum tempo o alternador e ventuinha não é?A ideia da polia do ar condicionado eu acho a mais viavel , mas vc teria que mandar , corrente positiva pos chave , (somente com a chave ligada),se não , vc vai derreter o eletroima .Essa corrente tem que passar por um botão tipo aqueles que acionam a luz do teto dos carros acho que o do fiat uno daria certo.Vc pode estalar no carbura ou no pedal , depois do botão tem que estalar um rele auxiliar para não derreter o botão.Sei que tudo isso pode ser meio confuso mas funciona é só perguntar pra um eletricista se ele não gostar de adaptação vai te falar que não dá se isso acontecer manda pra cá que eu gosto.No meu 1500 isso almentaria quanto em potencia, o maximo de giro que alcansei foi 5.000 rpm e 140 km .
                  Espero ter ajudado flw um abrasso...

                  Comment


                  • #24
                    tá tudo mundo louco

                    Os Deuses devem estar loucos,bom filme ou tá todo muito louco,bom filme também,perdidos no espaço,muito bom ,acho esse forum muito loucco, parabens, qualquer duvida eu coisas do além, estou a disposição,quando der certo, passa a receita, obrigado,

                    brincadeira
                    Magoo,

                    monto seu carro,injetado,turbo,ap a ar;

                    ponto 50;drag race
                    rua: Carlos da cunha mattos,N: 10
                    pirituba Chacará inglesa;SP

                    fone: 011 9605.47.24
                    ID 11*41569

                    Comment


                    • #25
                      Durante um papo com alguns intendidos em invenção, foi questionada a durabilidade do rolamento do alternador, trabalhando com o peso extra da polia do ar condicionado e surgiu uma nova possibilidade, um sistema derivado da ventoinha dos opalas - o unico senão, colocado por mim foi da potencia que esse sistema suportaria, pois a helice do opala eh bastante leve (idem chevette)

                      Comment


                      • #26
                        Postado originalmente por FUSCA95
                        Durante um papo com alguns intendidos em invenção, foi questionada a durabilidade do rolamento do alternador, trabalhando com o peso extra da polia do ar condicionado e surgiu uma nova possibilidade, um sistema derivado da ventoinha dos opalas - o unico senão, colocado por mim foi da potencia que esse sistema suportaria, pois a helice do opala eh bastante leve (idem chevette)
                        A idéia é muito boa.
                        Sem falar que poderá manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, ligando a hélice apenas quando necesário.
                        Boa ideia mesmo.
                        Abraço.
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • #27
                          Como que é esse sistema do Opala? Ah, deixa eu contar, um conhecido meu aqui de Curitiba fez um esquema no alternador do Civic dele. Ainda não sei em detalhes oq é, mas como o Civic dele só precisa de bateria pra ligar, então acho que é algo que nos interessa. Vou tentar falar com ele e depois conto aqui!

                          Comment


                          • #28
                            To tentando postar a imagem de um esquema que brotou no meu cerebelo mas não consigo porque sera , me ajudem se pudeeeeeerrrrrrr obrigado.
                            Arquivos Anexos
                            Last edited by Valdiney; 28-09-2006, 09:16 PM.

                            Comment


                            • #29
                              Postado originalmente por Valdiney
                              To tentando postar a imagem de um esquema que brotou no meu cerebelo mas não consigo porque sera , me ajudem se pudeeeeeerrrrrrr obrigado.
                              A imagem deve ser maior que o especifícado, verifique que ao anexar tem o tipo de arquivo e o tamanho maximo que pode. Se ultrapassar ele não deixa mesmo

                              Comment


                              • #30
                                Pessoal,

                                A idéia de desligar o alternador é a mais viável uma vez que não envolve peças móveis ou mecânica pesada pra coisa... (como o esquema da embreagem do compressor de ar), o alternador gera maior carga mecânica ao vira-brequim a medida que aumenta a carga elétrica do carro... ou seja uma vez desligada o polo positivo do alternador, teremos apenas a resistência dos rolamentos do alternador e o fluxo de ar que vai para os cilindros.
                                Mas isso tem vários problemas como:
                                1-ao ligar o alternador a 6000RPM (independente da idéia do alternador ou da ambreagem) com certeza o motor irá ter uma queda repentina no torque do vira-brequim, provocando algum problema, como tranco, escorregamento da correia (arrebentar a correia, comer os gomos internos da mesma) e até quem sabe o empenamento da ponta do vira-brequim, um vez que teremos uma situação de pico de consumo de corrente muito elevado num instante de tempo baixo muito pequeno, o que mecanimente se traduz numa carga muito alta para o motor rodando a uma velocidade tão alta assim, isso se justifica pela inercia do sistema.
                                2- precisariamos de CONTATORAS indústriais para suportar a corrente de pico do alternador no momento de religar, isso seria inviável, pagar de R$ 800,00 a R$1.000,00 por uma contatora que teria sua vida diminuida pela ligação a corrente contínua (lembrando que as contatoras para altas correntes são para tensão alternada da rede elétrica).
                                3- teríamos problemas com o regulador de tensão do alternador, uma vez que de um momento para o outro o regulador perderia a carga (alimentação de 12V do carro e da bateria), e não tería para quem fazer a regulagem da tensão, sabendo que energia elétrica não se armazena se não na bateria, teríamos a perda do alternador ou de alguns de seus componentes por queima elétrica.
                                4- ao religar o sistema poderíamos ter um pico de tensão tão alto que poderia queimar os instrumentos e demais componentes elétricos do carro (rádio, lampadas...).

                                Já vi algo parecido com isso em usina hidroelétrica, as "pancadas" que os mancais levam são terríveis... quando entram e saem do sistema elétrico de forma abrupta como a comentada aqui, mas em contra partida estes mancais dos alternadores gigantes são muito sobre dimensionados, e tem velocidade de rotação pela metade da que estamos falando (6000RPM).
                                Pessoalmente não recomendo este tipo de artimanha (não que a idéia não seja boa, pelo contrário) mas os danos posteriores a longo prazo não valem a pena pra ganhar tão pouco de potência. Penso que seria melhor a instalação de uma turbina com baixa/média pressão.
                                Espero ter ajudado.
                                []s
                                Fernando.
                                - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                                __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
                                ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
                                ______Em condições adversas, também posso vencer;
                                ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
                                __Airton Senna
                                - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

                                Comment

                                Working...
                                X