Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

    Postado originalmente por juliocezar.lee
    Mas azeitona me fala aí....e depois pra vc regularizar o karango !!!!! Macaé tá fogo hein cara!
    Olha julio Cezar,

    A princípio não vou regularizar o carro como "dotado de turbocompressor".
    Isto inclusive corrobora para a montagem da turbina escondida, lá ao lado caixa de câmbio.
    Agora, de uns 5 anos para cá, que carro turbo tá virando mato em Macaé. No meu tempo não se via isso.
    Se os policiais militares abrirem uma tampa de motor de fusca e não virem muita coisa diferente do usual, não haverão problemas.
    Quanto a vistoria, que para os foristas que não sabem, é ANUAL e obrigatória no estado do Rio de Janeiro, é a mesma coisa.
    O vistoriador não viu o caracol no cofre, ele não sai procurando embaixo do carro.
    Creio que se algum dos vistoriadores que tiram serviço em Macaé já viu um fusca turbinado foi em alguma capa de revista Fullpower...
    Na última vistoria que fiz não olharam o motor, não mediram emissões, não olharam por baixo... só verificaram luzes, buzina, limpador de parabrisa/esguicho, cintos de segurança, pneus, triângulo, etc.
    Depois de tudo certo, aí sim eu corro atrás de legalizar o "catavento da alegria".
    Last edited by azeitona; 09-12-2010, 05:10 PM.

    Comment


    • #17
      Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

      Fala Azeitona,

      Bom, como voce vai partir do zero em seu projeto quanto ao turbo, na minha opinião a turbina ao lado do cambio deve ser uma opsão muito boa,
      pois quem tem fusca turbo sabe o quanto é complicado efetuar manutenção pois o cofre é muito apertado, e depois que voce der uma volta, caso voce prescise mexer em algo dentro do cofre com aquela turbina quente escape quente até mesmo a tampa do motor fica muito, mas muito quente, e dificil demais efetuar qualquer manutenção,fica dificil instalar intercooler, ainda tem kit que a tampa nem fecha.....
      Edwin Andrade

      Comment


      • #18
        Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

        Postado originalmente por edwin
        Fala Azeitona,

        Bom, como voce vai partir do zero em seu projeto quanto ao turbo, na minha opinião a turbina ao lado do cambio deve ser uma opsão muito boa,
        pois quem tem fusca turbo sabe o quanto é complicado efetuar manutenção pois o cofre é muito apertado, e depois que voce der uma volta, caso voce prescise mexer em algo dentro do cofre com aquela turbina quente escape quente até mesmo a tampa do motor fica muito, mas muito quente, e dificil demais efetuar qualquer manutenção,fica dificil instalar intercooler, ainda tem kit que a tampa nem fecha.....
        Eu estou inclinado a esta solução por enquanto...

        Para quem não conhece meu projeto de cabeçote retrabalhado e para não repetir as fotos do tópico "iniciando o projeto", de quando eu montei o 1300, segue o link para um tópico análogo aberto por mim no XpeedClub forum:

        http://www.xpeedclub.com.br/viewtopi...86554&start=10

        Tem também uma foto da "criatura" que o amigo Chico Biela está fazendo.
        Vejam o que ele aprontou nos cabeçotes de entrada simples!
        No fotoblog ChicoBielaNaFoto tem mais, desde o dia 27/06/10 para cá.
        Fiquei feliz de ver que os projetos de motores dele de 6 e 8 cilindros vão de vento em popa!
        Last edited by azeitona; 10-12-2010, 10:39 AM. Razão: gramática

        Comment


        • #19
          Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

          USe uma T2

          Vai encher rápido e alimentar bem o motor.
          Turbinas maiores irão gerar la muito grande e perdea de eficiência (consumo elevado).

          Postado originalmente por azeitona
          Senhores,

          Alguns dos amigos devem lembrar ainda do 1300 que preparei e com o qual consegui alcançar meus objetivos, massss...
          Meu outro Briquedo, o "maiorzinho", foi roubado no dia 07 de Setembro e destruido por um maldito infeliz (depenado e incendiado).
          Até agora não me recuperei do trauma.
          Para falar a verdade, o fusca não é meu, o "azeitona" foi feito como presente para minha esposa e esta foi um dos motivos de eu ter insistido tanto em construi-lo 1300 e não 1600, 1800 ou maior.
          Algo por volta dos 70 CV já fica de bom tamanho para uma motorista não muito experiente e eu acho que consegui até mais um pouco que isto com o projeto.
          Minha esposa se encantou com o Honda Fit de uma amiga e achou que necessitava de um carro zero kilômetro para ter mais conforto, optando pela 1ª opção do mercado, o Gol 1. nada pé de boi.
          Eu, que sou um pouco mais "experiente", levei-a para ver um Gol G IV 0 Km na concessionária e fui mostrando tudo que o carro NÃO tem, sendo o golpe de misericórdia a hora em que perguntei (de propósito) a cor do tapete de borracha que vinha no carro e o vendedor disse:

          - O carro por este valor que passei é básico, o valor dos acessórios é a parte!

          A patroa ficou triste em ver que não basta um carro ser zero para propiciar conforto.
          No momento em que ela estava desolada eu a peguei pela mão e levei até a concessionária Honda, onde lhe mostrei seu sonho, um Fit.
          Óbvio que não era um New Fit, mas um LX 2004 (1.4, 80 Hp, ar, direção, trio elétrico...).
          Consegui ainda um sensor de estacionamento instalado como brinde e juros de 0 Km! Excelente negócio, posto que custou o mesmo que o gozinho custaria!
          A compra do Fit se deu antes do roubo do meu carro e nem em sonho eu pensei de algum diabo querer roubar um Passat 1986, independente do estado de conservação.
          Então ficamos com dois carros com a mesma relação peso/potência, porém com um financiamento.
          O Fit é um excelente carro, mas fora a aura de "carro de mulher" tem um custo para modificações elevado.
          O fusca é da minha esposa também, mas ela prefere dirigir o Honda (ar, direção, o escambau...)
          Veio a idéia de comprar um Vira importado, um Kit com pistões 87 ou 88 mm e montar na outra carcaça de motor para brincar nos finais de semana, mas isso implica em gastos para construir outro motor inteiro e o trabalho de trocar o motor na sexta e no domingo a noite.
          Um Virabrequim CB performance custa menos de R$ 400,00, mas com os impostos e frete pula para os R$ 1000,00.
          então um jovem soprou a idéia...

          POR QUE NÃO TURBINAR O AZEITONA???

          O motor está com menos de 6000 Km, tem tudo do bom e do melhor em termos de lubrificação (bomba de 30mm, casquilhos refurados, vira de 1600), vira e bielas 1980 (não tork), refrigeração de motor Tork (capela com radiador deslocado)...
          Entrei com os dados na planilha do Master Vader de sacanagem e eis a surpresa!
          Com 0,4 Bar de sobrealimentação o motor pulou dos 80 para os 103 CV e subindo a pressão para 0,75 Bar vieram 127!
          A idéia seria rodar justamente com 0,4 "no pé" e 0,75 no booster, obtendo um motor durável, econômico (penso em uma Fueltech mais a diante...) e com potência de sobra.
          Segundo a planilha elaborada pelo Vader, com 0,6 de pressão eu já teria o mesmo torque máximo que um 1800 a 3800 RPM.
          Se eu trocasse o Comando W-100 por um TCS-10 aí mesmo que a coisa ficaria interessante, mas não pretendo fazê-lo (...por enquanto!)
          Posto que o coletor de descarga para um fusca turbo e a pressurização são relativamente longos, haveria bastante turbo leg, porém, eu preferiria uma configuração em que só viesse pressão após os 3000 RPM, propiciando um motor econômico em velocidades de até 90 Km/h.

          Então vem as questões...

          Estou meio desatualizado, quais seriam as melhores opções de turbina para minha proposta de preparo?

          Intercooler, tudo de bom, porém, onde instalar em um fusca para obter o melhor aproveitamento sem cortar o carro ou mudar significativamente seu aspecto externo?

          Turbina no cofre ou sobre o câmbio?


          Vamos sonhar amigos! Isso ainda não custa nada! (e se o preparo couber no orçamento...)
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #20
            Re: Uma possível solução para um dilema: Azeitona Turbo!

            Postado originalmente por Master Vader
            USe uma T2

            Vai encher rápido e alimentar bem o motor.
            Turbinas maiores irão gerar la muito grande e perdea de eficiência (consumo elevado).
            Graaande Master Vader!
            Minha idéia é acertar de modo que a pressão venha apartir das 3000 RPM.
            Dependendo do Set Up a T2 ficaria a conta!

            Comment

            Working...
            X