Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aliviar volante - SIM ou NAO?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Aliviar volante - SIM ou NAO?

    Galera es a duvida sim ou nao em aliviar o volante do motor
    e ate quantos kilos

    vamos debater as causas perdas e ganhos com esse alivio

  • #2
    Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

    materia escrito pelo Bob Sharp bem interessante.
    http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7762
    Abrços
    Luby
    http://pumaslubisomem.blogspot.com/

    Rio de Janeiro - RJ

    Comment


    • #3
      Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

      eu posso dizer um pouco sobre alivio, no gol tirei cerca de 2 kg (chutometro) foi tirado bastante perto da cremalheira e foi faceado, o fusca foi tirado somente perto da cremalheira cerca de 1 kg, o fusca 1300 tem volante original. o gol para arrancar fica excelente, levanta a frente pra arrancar e deixa muito carro potente para trás, anda até os 110 junto com os ap 1.8 original e com bom motorista, só que passa um quebra molas e larga uma terceira não vai apanha bastante, sinto que é falta de peso de volante para armazenar energia, com ele carregado se andar sempre com motor cheio ele anda muito bem mas se deixar morrer a quarta e larga terceira e pisa fundo ele se caga. o fusca com 1 kg pra cidade é muito bom, torcudo e se precisar reduzir na estrada ele reage bem, arrancar em subida forte e larga segunda no gol ele se peida um pouco até levantar giro, apesar da caixa ser mais longa que o fusca, mesmo esguelando o gol a segunda apanha, o fusca 1300 com volante pesadão a marcha que larga ele aceita quando passa um quebra molas essa que é a vantagem. então para uso misto aliviar cerca de 1 kg, para quem quer arrancada forte pode tirar mais que fica muito bom, para quem quer torque e economia mantenha original e aguenta aquela subida de gira que nem tartaruga.
      outro ponto é economia, tendo volante pesado ele funciona como acumulador de energia, vc acaba usando menos a força motor para fazer o mesmo serviço, com volante leve acumula pouco e vc sempre precisa usar mais a força motor para andar. ao passar um quebra molas e largar segunda o aliviado exige mais que o motor trabalhe para empurrar, com volante pesado não precisa tanto.

      tem outra questão que é sobre mancal, um volante leve judia muito menos do mancal. o atrito no momento da partida é muito maior com volante pesado.

      Essa é minha conclusão sobre volantes.

      aqui tem uma foto do volante do gol


      Só nunca esquecer, aliviou tem que balancear.

      Comment


      • #4
        Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

        Eu sempre usei volantes aliviados em todos os meus fuscas que preparei,
        e nunca percebi nenhuma desvantagem, só ganhos. No que estou usando agora tirei 2kg, na próxima montagem que eu fizer vou testar com 2,5kg.
        Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

        Comment


        • #5
          Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

          em motores preparados a reação é diferente, nomalmente com comandão se perde torque em baixa ai é dificil saber até que ponto essa perda foi afetada pelo comando ou pelo volante, em motor original ou com preparo leve como é o caso do meu fusca e que tem torque predominante em baixa ai sim é bem sensivel as diferenteças, com motor em alta o volante leve só traz ganhos.

          Comment


          • #6
            Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

            Postado originalmente por bob_8
            em motores preparados a reação é diferente, nomalmente com comandão se perde torque em baixa ai é dificil saber até que ponto essa perda foi afetada pelo comando ou pelo volante, em motor original ou com preparo leve como é o caso do meu fusca e que tem torque predominante em baixa ai sim é bem sensivel as diferenteças, com motor em alta o volante leve só traz ganhos.
            Usando comandos de até 284º ao contrário do que muitos acham
            o torque em baixa se mantém, e dependendo do resto do acerto até aumenta.
            O volante aliviado só traz vantagens em qualquer situação.
            Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

            Comment


            • #7
              Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

              desculpem a ignorancia mais como é feito o balanceamento do volante com o vira?
              COPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........

              Comment


              • #8
                Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                Postado originalmente por lulocco
                desculpem a ignorancia mais como é feito o balanceamento do volante com o vira?

                se voce fatiar o volante por igual talves nem precise de balanciamento

                mais o ideal e fazer o balanciamento novamente
                tem uma empresa que to querendo comprar um com 1,2kg a menos e ja balanceiao tambem porem o alivio dele e furando e nao fatiando.

                tenho medo de aliviar d+ por isso to pensando em usar primeiro 1,2 kg se for o caso futuramente alivio mais
                logico que a preparaçao que vou usar totalmente aspirada com mais taxa e dimencionado e um perfeita igniçao de alta potencia de 63 mil volts que ja possuo no carro.

                vamos ver o que vai da

                t+

                Comment


                • #9
                  Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                  Postado originalmente por lulocco
                  desculpem a ignorancia mais como é feito o balanceamento do volante com o vira?
                  O conjunto virabrequim/volante/platô é colocado numa máquina que o faz
                  girar numa determinada rotação, sensores especiais indicam o quanto
                  o conjunto está desequilibrado e mostram os locais onde se deve retirar
                  material para equilibrar o conjunto. Então, o operador da máquina retira
                  com uma furadeira, material destes pontos para corrigir o desbalanceamento.

                  Achei um vídeo mostrando o serviço.

                  http://www.youtube.com/watch?v=t4qG4lnj8GY
                  Last edited by Celso Soares; 31-12-2010, 03:22 PM. Razão: Correção ortográfica
                  Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                    Postado originalmente por Celso Soares
                    O conjunto virabrequim/volante/platô é colocado numa máquina que o faz
                    girar numa determinada rotação, sensores especiais indicam o quanto
                    o conjunto está desequilibrado e mostram os locais onde se deve retirar
                    material para equilibrar o conjunto. Então, o operador da máquina retira
                    com uma furadeira, material destes pontos para corrigir o desbalanceamento.
                    Fala aí Professor ,blz??? Onde no Rio tem essa empresa que faça este serviço de balanceamento????
                    Forte abraço e boas festas!
                    SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                      Postado originalmente por juliocezar.lee
                      Fala aí Professor ,blz??? Onde no Rio tem essa empresa que faça este serviço de balanceamento????
                      Forte abraço e boas festas!
                      Olá Julio, eu desconhecia, mas o Ernesto aqui do fórum me deu a dica:

                      http://www.ataque.net.br/

                      Bom fim de ano para você e família.
                      Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                        Vou dar minha opinião,

                        Sempre andei com um 1.6 a gasolina comandinho de kombi e trabalho nos cabeçotes. O carro sempre andou bem com um torque considerável somente perdendo na retomada mas eu acho que é mais por causa da diferença grande entre 3ª e 4ª. O volante sempre foi aliviado e muito coisa de mais de 3 kilos.

                        Quando montei o 1.8 resolvi deixar o volante porque montei o motor pensando em torque então aumentei o vira e usei um comando VZ.
                        O carro ficou uma delicia (quando anda) porque ele ficou com uma força cavalar e o motor parado sobe de giro igual moto.

                        Fazendo uma análise dos 1.0 que já tive, acho que todos eles devem ser montados com o volante o mais leve possível, a maioria não tem torque nenhum e na retomada geralemnte é aquele martirio.

                        Para um 1300 original acho que vc deve ter um certo comedimento, mas em outros casos, aproveite e alivie o volante sim.
                        2276 FK8 .

                        Comment


                        • #13
                          Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                          Postado originalmente por luiz
                          Vou dar minha opinião,

                          Sempre andei com um 1.6 a gasolina comandinho de kombi e trabalho nos cabeçotes. O carro sempre andou bem com um torque considerável somente perdendo na retomada mas eu acho que é mais por causa da diferença grande entre 3ª e 4ª. O volante sempre foi aliviado e muito coisa de mais de 3 kilos.

                          Quando montei o 1.8 resolvi deixar o volante porque montei o motor pensando em torque então aumentei o vira e usei um comando VZ.
                          O carro ficou uma delicia (quando anda) porque ele ficou com uma força cavalar e o motor parado sobe de giro igual moto.

                          Fazendo uma análise dos 1.0 que já tive, acho que todos eles devem ser montados com o volante o mais leve possível, a maioria não tem torque nenhum e na retomada geralemnte é aquele martirio.

                          Para um 1300 original acho que vc deve ter um certo comedimento, mas em outros casos, aproveite e alivie o volante sim.

                          Exatamente, o volante aliviado só traz vantagens, quem usa percebe logo.

                          Qual VZ você está usando o 30 ?
                          Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                          Comment


                          • #14
                            Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                            Celso,

                            Eu sou conservador, uso um VZ15 mas dá um torque muito bom.
                            Esse comando dá um lift de valvula muito alto .435" e é usado em off-road.
                            Uso um vira de 78,4 da Lepe, bielas I-beam que eu comprei na CIP1.
                            Estava usando uma megasquirt, mas devido a problemas de tempo resolvi abondonar por enquanto e partir para os carburadores.
                            Antes da minha Mega queimar, eu andei uns 300 kilometros com o carro e ficou sensacional a receita.


                            Vamos ver agora com os carburadores.
                            2276 FK8 .

                            Comment


                            • #15
                              Re: Aliviar volante - SIM ou NAO?

                              eu sinto um pouco de falta de toque no gol, mas o motor com volante mto aliviado fica mais aspero, é dificil andar com ele devagar em terceira bem na lentinha quado vc pisa ele não reage nessa rotação, quando pega motor mais cheio ai o bicho puxa mesmo e se ve que o volante aliviado é bom. mas pra dar rolê é muito ruim mesmo com motor original.

                              Comment

                              Working...
                              X