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Ligação mangueiras arrefecimento AP sugestão

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  • Ligação mangueiras arrefecimento AP sugestão

    Essa sujestão foi apresentada no Tópico "Brasilia Motor AP" : http://www.fusca4ever.com.br/showthr...silia-Motor-AP .
    posts n° 24 http://www.fusca4ever.com.br/showthr...4295#post54295
    n° 30 http://www.fusca4ever.com.br/showthr...7610#post57610

    (Como papo adicional, ver tambem posts n° 15, 17, 33, e 35 daquele Tópico)

    Abri este Tópico por entender que o assunto é válido para qualquer motor AP, principalmente com radiador "atrás" e não especificamente para uma "Brasilia AP".

    Um detalhe que me passou desapercebido na ocasião é quanto a válvula termostática a ser usada. Sugiro usar o modelo VT 248 (para motores AE ou CHT) no lugar do modelo VT 288 (original dos AP), ambos da MTE-THOMSON. O modelo VT 248 não possui o "chapéu". Este "chapéu", quando a válvula abre, obstrui parcialmente o fluxo d'agua (que vem da parte debaixo do radiador entrando na câmara inferior da bomba d'agua) para a câmera superior da bomba.

    Com o uso da válvula original para AP, VT 288, observa-se que o sistema "ronrona" quando a válvula abre. Com a válvula sugerida, VT 248 para AE ou CHT, o funcionamento (fluxo d'agua) é suave, não faz barulho (não ronrona) e a resposta (arrefecimento) é mais rápida.

    Um detalhe importante é que deve-se usar o anel oring de vedação 0228 (original dos AP) que acompanha a válvula VT 288 (tambem original dos AP). A junta 1458 que acompanha a válvula VT 248, sugerida, não serve na bomba dos AP.

    Importante tambem é escolher, conforme o caso, o grau térmico (°C) do conjunto Válvula Termostática e Cebolão do radiador a ser usado. Isso dependerá do combustível (alcool ou gasolina) e do fluxo de ar que atravessa o radiador.

    Ex: Passat/Voyage antigos, gasolina, radiador na frente
    válvula = 80 (começa a abrir com 80°C)
    cebolão = 86/76 (liga com 86°C, desliga com 76°C)

    Meu veículo: triciclo, mesmo motor, gasolina, motor e radiador atrás (tapado pelo banco traseiro)
    válvula usada= 77 (começa a abrir com 77°C)
    cebolão usado= 82/77 (liga com 82°C, desliga com 77°C)
    obs: Não consegui achar o cebolão 82/72, que estimava ser o mais indicado, só achei o 82/68 (68 é muito baixo), achei o 82/77 da Wahler
    Segue anexo fig. dos modelos de válvulas termostática citados.
    Arquivos Anexos
    Last edited by ricardo groetaers; 22-09-2012, 08:30 PM.

  • #2
    Postado originalmente por ricardo groetaers Ver Post
    Essa sujestão foi apresentada no Tópico "Brasilia Motor AP" : http://www.fusca4ever.com.br/showthr...silia-Motor-AP .
    posts n° 24 http://www.fusca4ever.com.br/showthr...4295#post54295
    n° 30 http://www.fusca4ever.com.br/showthr...7610#post57610

    (Como papo adicional, ver tambem posts n° 15, 17, 33, e 35 daquele Tópico)

    Abri este Tópico por entender que o assunto é válido para qualquer motor AP, principalmente com radiador "atrás" e não especificamente para uma "Brasilia AP".

    Um detalhe que me passou desapercebido na ocasião é quanto a válvula termostática a ser usada. Sugiro usar o modelo VT 248 (para motores AE ou CHT) no lugar do modelo VT 288 (original dos AP), ambos da MTE-THOMSON. O modelo VT 248 não possui o "chapéu". Este "chapéu", quando a válvula abre, obstrui parcialmente o fluxo d'agua (que vem da parte debaixo do radiador entrando na câmara inferior da bomba d'agua) para a câmera superior da bomba.

    Com o uso da válvula original para AP, VT 288, observa-se que o sistema "ronrona" quando a válvula abre. Com a válvula sugerida, VT 248 para AE ou CHT, o funcionamento (fluxo d'agua) é suave, não faz barulho (não ronrona) e a resposta (arrefecimento) é mais rápida.

    Um detalhe importante é que deve-se usar o anel oring de vedação 0228 (original dos AP) que acompanha a válvula VT 288 (tambem original dos AP). A junta 1458 que acompanha a válvula VT 248, sugerida, não serve na bomba dos AP.

    Importante tambem é escolher, conforme o caso, o grau térmico (°C) do conjunto Válvula Termostática e Cebolão do radiador a ser usado. Isso dependerá do combustível (alcool ou gasolina) e do fluxo de ar que atravessa o radiador.

    Ex: Passat/Voyage antigos, gasolina, radiador na frente
    válvula = 80 (começa a abrir com 80°C)
    cebolão = 86/76 (liga com 86°C, desliga com 76°C)

    Meu veículo: triciclo, mesmo motor, gasolina, motor e radiador atrás (tapado pelo banco traseiro)
    válvula usada= 77 (começa a abrir com 77°C)
    cebolão usado= 82/77 (liga com 82°C, desliga com 77°C)
    obs: Não consegui achar o cebolão 82/72, que estimava ser o mais indicado, só achei o 82/68 (68 é muito baixo), achei o 82/77 da Wahler
    Segue anexo fig. dos modelos de válvulas termostática citados.
    Opa, boa tarde piazada, tudo certo ?

    Então estava navegando por ai e encontrei esse forum e andei lendo oque encontrei sobre o assunto aqui mas não consegui chegar a uma conclusão de como realmente sanar o problema do arrefecimento do Ap na traseira da brasilia com o radiador lá atrás também, a minha 77 esta com o Ap 2.0 injetado porém aquecendo muito. Sera que vocês que já estão nesse barco a bastante tempo poderiam me dar a solução p/ essa questão ?

    Um abraço e bora acelerar \õ/

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