Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suspensão IRS no Fusca

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Suspensão IRS no Fusca

    Prezados Colegas,

    Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência em adaptar a suspensão IRS no fusca. A minha maior dúvida é se o investimento em peças e mão-de-obra proporciona um ganho significativo de estabilidade.

    Um abraço a todos,

  • #2
    Opa!

    Tenho a mesma duvida. Já conhecia a precária supensão traseira do fusca e a chata angulação das rodas. Quando fui fazer um orçamento para ver o que deveria ser feito "por baixo", vi que era imposivel fazer cambagem.

    Sei que tem outros recursos que dá para alterar a cambagem, como um lance no facão rebaixando a traseira (bom me falaram...), mas meu puma já é baixo e não pretendo alterar sua altura.
    Por isso queria a suspenção IRS, tem como sua adapitação?

    Até.

    Comment


    • #3
      Alguem sabe quem coloca suspensão IRS no fusca e quanto cobram?

      Comment


      • #4
        Para animar um pouco este tópico, segue em anexo um Baja com a suspensão IRS adaptada.
        Arquivos Anexos

        Comment


        • #5
          Olá.

          Acho que este link já é um bom começo para falar sobre adaptação da IRS:

          http://www.planetabuggy.com.br/mecan...convertion.htm

          Para adaptar a suspensão, será necessário:

          Suspensão traseira da Variant II, com braços arrastados, facões, homocinéticas, semi-eixos, etc.
          Diferencial da Kombi com IRS, com coroa e pinhão do Gol BX ou Variant II (a da Kombi também é possível, mas a relação é muito curta).
          Tampas laterais do câmbio e "tulipas" da Kombi ou Variant II.

          Duas coisas são importantes:
          1 - a suspensão da Variant II deve estar alinhada.
          2 - o maior cuidado está na fixação/adaptação dos pivôs onde serão encaixados os "braços arrastados".

          Existe outra solução, que é cortar toda a suspensão traseira do fusca fora e soldar a suspensão da Variant II. Entretanto VAI dar problemas em vistoria ou transferência, pois a solda vai ficar visível e certamente o Detran ou a Polícia irão pensar que pode se tratar de uma cabritagem. Além do mais a alteração de suspensão é proibida, o que pode significar dor de cabeça.

          A sugestão do Planeta Buggy é a melhor, pois a adaptação é discreta e reversível.

          Qualquer funileiro faz o serviço, entretanto o ideal é fazer a adaptação e alinhamento com alguém que tenha os gabaritos e possa garantir com precisão o alinhamento futuro. Além disso, a solda deve ser de excelente qualidade.

          O ideal, para começar, é conseguir uma suspensão inteira de Variant II, que é cada vez mais rara nos ferros-velhos. Se prepare, pois não é barata. Paguei R$ 350,00 na minha e veio só no osso. Depois tem uma série de peças que devem ser conseguidas ou compradas novas, como homocinéticas (são caríssimas também), buchas, rolamentos, etc.
          Quanto ao câmbio, dá para aproveitar o que vc já tem, mas vai ter que trocar o diferencial inteiro, coroa e pinhão e as tampas laterais. No meu caso, fiz um câmbio reserva: peguei uma caixa seca de Kombi (muito bem falada nos EUA), tampas laterais de kombi, diferencial do Gol BX (câmbio longo - 8x31), "tulipas" de kombi (ou Variant II), pois as do Gol são para homocinéticas menores. Como estava montando uma caixa do zero, optei por usar engrenagens da 4ª antiga, com dentes mais grossos e relação 0,89:1.

          Ainda faltam alguns detalhes para "finalizar" a suspensão. Após ela montada com câmbio e rodas, terei que dar um jeito de alinhar a suspensão e verificar se no meu carro a suspensão também está alinhada.

          Os pivôs eu comprei prontos diretamente da CB Performance dos EUA, que demoraram uma eternidade para enviarem, mas permitem uma maior facilidade de adaptação.

          Como visto no Planeta Buggy, o garfo será picotado para fixação do pivô. A solda deve ser de qualidade suprema, pois esse é ponto crítico da adaptação. Após a adaptação correta dos pivôs, basta trocar as partes de uma suspensão pela outra.

          Nota importante: em alturas extremas, a suspensão IRS ainda mantém variação de cambagem. Um amigo colocou uma suspensão a ar em seu VW com IRS. No ponto em que o carro fica mais rebaixado existe variação de cambagem. É 90% menor que num carro com suspensão swing axle, mas ela existe!

          Quanto à estabilidade, quem instalou não se arrepende. O comportamento do carro melhor sensivelmente. Não é à toa que os Porsches colocaram logo na linha a suspensão, logo seguida pela VW (menos no Brasil, onde adotou somente na Variant II).

          Abraços!
          Air Power 4ever!

          Comment


          • #6
            Obrigado pelas informações, Mucle1979.
            Por algum acaso você teria fotos da instalação de sua suspensão?

            Comment


            • #7
              Olá Marcos!

              Como eu disse no tópico anterior, ainda faltam alguns detalhes para eu terminar a minha suspensão.

              A suspensão da Variant II que tenho está desmontada. O "esqueleto" está no funileiro, que desmontou as partes para recuperação individual das partes e pintura. A parte de homocinéticas novas, buchas, rolamentos, etc., está em casa. Ainda tenho que pegar alguns espaçadores próprios da suspensão (e raros), mas que acredito vou conseguir com um amigo. O câmbio completo também está em casa.

              Tenho que montar ela toda e alinhar. Depois vou ver se meu carro precisa de alinhamento também, para evitar qualquer diferença. Só então farei o "transplante".

              Ainda vai consumir um bom tempo. Isso pq a adaptação tem que ficar 100%, sob pena de o carro perder alinhamento.

              Abraços!
              Air Power 4ever!

              Comment


              • #8
                Prezado mucle1979,

                Quando você tiver alguma novidade sobre o seu projeto, por favor, nos informe. boa sorte.

                Comment


                • #9
                  Pessoal tb tenho interresse nassa suspenção, acredito que seja bem melhor que a original do fusca, quentiver mais informções...

                  Comment


                  • #10
                    Pra quem tem interesse em IRS

                    Joe Motor's
                    fone (11) 66258-7756 falar com Joel
                    São Paulo-SP , Rua Felisberto Freire, 166


                    Joel é o cara. Faz bajas com suspensão IRS de kombi nas alturas ou IRS
                    em fuscas.
                    Ele que fez a adaptação da minha suspensão dianteira.
                    É super conhecido pelos bajeiros e fãs de gurgel off road.

                    []s
                    Dum
                    Fusca 65
                    Fusca 80

                    Comment


                    • #11
                      Se o problema é cambagem negativa, usem um compensador de cambagem da empi...

                      flw

                      Comment


                      • #12
                        Re: Suspensão IRS no Fusca

                        Desculpe ressuscitar esse tópico, mas é que estava sonhando como eu queria que o mAdRUga ficasse, e entre os quesitos está a adaptação da suspensão IRS. Sei que esse tipo de suspensão melhora de sobremaneira a estabilidade e evita que as cambagem se altere, mas e quanto a durabilidade? Homocinécas geralmente não são muito resistentes, e principalmente nos VW tração dianteira com grandes potências são o calcanhar de aquiles, quebrando constantemente. Então fica minha pergunta: como fica a resistência da suspensão com a adaptação da suspensão IRS e utilização de rodas grandes (aro 17 por exemplo)?

                        AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

                        SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

                        Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.com e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Suspensão IRS no Fusca

                          Postado originalmente por AIRpower
                          Desculpe ressuscitar esse tópico, mas é que estava sonhando como eu queria que o mAdRUga ficasse, e entre os quesitos está a adaptação da suspensão IRS. Sei que esse tipo de suspensão melhora de sobremaneira a estabilidade e evita que as cambagem se altere, mas e quanto a durabilidade? Homocinécas geralmente não são muito resistentes, e principalmente nos VW tração dianteira com grandes potências são o calcanhar de aquiles, quebrando constantemente. Então fica minha pergunta: como fica a resistência da suspensão com a adaptação da suspensão IRS e utilização de rodas grandes (aro 17 por exemplo)?
                          Pra muita potência o modelo original do fusca
                          é mais resistente, mas mesmo usando homocinetica a IRS no fusca
                          não fica tão fragil pois o movimento é somente pra frente e pra tras diferente dos carros de tração dianteira. Mesmo assim existem homocineticas especiais mais resistentes. Usadas em bajar por exemplo.

                          []s
                          Dum
                          Fusca 65
                          Fusca 80

                          Comment


                          • #14
                            Re: Suspensão IRS no Fusca

                            Postado originalmente por marzano
                            Pra muita potência o modelo original do fusca
                            é mais resistente, mas mesmo usando homocinetica a IRS no fusca
                            não fica tão fragil pois o movimento é somente pra frente e pra tras diferente dos carros de tração dianteira. Mesmo assim existem homocineticas especiais mais resistentes. Usadas em bajar por exemplo.

                            []s
                            Valeu pela explicação.
                            AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

                            SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

                            Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.com e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

                            Comment


                            • #15
                              Re: Suspensão IRS no Fusca

                              Galera alguém conhece em São Paulo quem faça a adaptação de IRS em fusca, pois o telefone do Joel não esta mais funcionando.

                              Se alguém tiver o novo numero, por favor, me passe.

                              Obrigado.

                              Comment

                              Working...
                              X