Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suspensão traseira Coil Over

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Suspensão traseira Coil Over

    Celo,

    É muito dificil a gente transmitir nossa explicação usando apenas palavras, sem o auxílio de desenhos. Não sou bom desenhista nem redator.

    Deve-se ter em mente que os movimentos da suspensão traseira do Fusca são uma combinação de arcos no espaço, e não no plano.

    Nesses movimentos há variação da cambagem, da bitola (distância entre rodas no mesmo eixo), da convergência e da via (distância entre as rodas da frente e as de trás).

    Facões mais rígidos, eu diria menos flexíveis, mas sempre flexíveis, são importantes para evitar flambagem dos facões nas competições de arrancada. Observe que as rodas impulsionam o veículo para frente através dos facões. Esses facões não prejudicam tanto o uso "normal" do veículo quanto os facões totalmente rígidos.

    O comprimento dos facões influi na convergência e tambem, menos acentuadamente, nos outros fatores. Atenção com facões reguláveis se essa regulagem alterar de alguma forma o seu comprimento. Rodas traseiras (ou uma delas) visualmente convergentes (ou divergentes) causam problemas de estabilidade alem de desgaste irregular dos pneus.

    Amortecedores oferecem resistência proporcional a velocidade com que o movimento (ou a força) são aplicados e não proporcional a intensidade da força. Amortecedores parrudos podem transformar o que seria um movimento suave e necessário num efeito de pancada sobre o sistema. Amortecedores macios demais podem transformar o seria tambem um movimento suave num movimento brusco de curso longo e repetitivo. Atenção ao substituir amortecedor original por outro diferente ou usar amortecedor com mola onde não tinha mola.

    Um elemento da suspensão que muita gente esquece que é dela é o conjunto roda/pneu. Normalmente conjuntos mais largos implicam em maior estabilidade e aderência, mas há um limite onde a coisa se inverte. Lembrando que pressão é força (ou peso)/superfície (ou área de contato), uma área muito grande implica em menor pressão e pode haver deslizamento. Uma mesa apoiada sobre seus 4 pes não desliza no chão tão facil quanto se virarmos ela de cabeça para baixo (tampo no chão). Talas muito largas aliadas a altos off-set negativos da roda podem diminuir a vida util de componentes da suspensão e do cambio e da direção sem proporcional melhora na estabilidade.

    Escrevi demais, eu mesmo não me aguento, continuo no próximo post.
    Last edited by ricardo groetaers; 08-06-2009, 07:51 PM.

    Comment


    • #32
      Re: Suspensão traseira Coil Over

      Ricardo

      Concordo em 100% sua colocação sobre a flexibilidade da suspensão e quanto aos amortecedores não posso argumentar em nada pq nunca experimentei, quanto ao facão que utilizo ser de maior espessura ajuda em muito nas curvas, apesar de usar em conjunto uma barra estabilizadora, sim que na teoria é provado que iria prejudicar, mas na pratica e muitos outros assuntos também é totalmente outra, quando entramos na curva digamos a 120 km/h com suspensão original é difícil controlar a traseira que fica muito boba, mas utilizando este facão e não abusando da altura, isto é, rebaixando somente o necessário o carro passa a ficar muito mais estável, isto é certo, lembrando também que a suspensão original não fora projetada para entrada de curva acima de 60 ou mesmo 80 km/h, então como ajustá-la para melhor performance?
      Utilizo o facão de maior espessura com regulador de altura e recomendo sua utilização em ruas pq gera maior estabilidade tanto em retas ou mesmo em curvas, com adendo que ainda continua uma suspensão flexível, menor mais fica.


      .

      Comment


      • #33
        Re: Suspensão traseira Coil Over

        Postado originalmente por marcus
        ........, quanto ao facão que utilizo ser de maior espessura ajuda em muito nas curvas, apesar de usar em conjunto uma barra estabilizadora
        O seu facão é de maior espessura, mas será que é totalmente inflexível? Acho que não, embora não conheça pessoalmente esse facão. Essa barra estabilizadora pode ser o diferencial para o uso de um facão totalmente rígido, eliminando totalmente a barra de torção. Se voce puder postar fotos dela para eu ter uma idéia, agradeceria.

        ,
        Postado originalmente por marcus
        sim que na teoria é provado que iria prejudicar, mas na pratica e muitos outros assuntos também é totalmente outra, quando entramos na curva digamos a 120 km/h com suspensão original é difícil controlar a traseira que fica muito boba, mas utilizando este facão e não abusando da altura, isto é, rebaixando somente o necessário o carro passa a ficar muito mais estável, isto é certo, lembrando também que a suspensão original não fora projetada para entrada de curva acima de 60 ou mesmo 80 km/h, então como ajustá-la para melhor performance?
        Utilizo o facão de maior espessura com regulador de altura e recomendo sua utilização em ruas pq gera maior estabilidade tanto em retas ou mesmo em curvas, com adendo que ainda continua uma suspensão flexível, menor mais fica.
        Marcus,

        A teoria não prova que vai prejudicar.

        Observe que sua suspensão continua praticamente original, somente um facão mais grosso (com regulagem) e amortecedores mais parrudos foram usados. A barra de torção foi conservada e provavelmente a flexibilidade e torção do facão tambem, só são um tanto mais fortes.

        Agora, usar facões totalmente inflexíveis, dependurados* num eixo onde era a barra de torção, que podem (os facões) se mexer em todas as direções sem resistência e aplicar amortecedores coil over (ainda que muito mais robustos) fixados em baixo no esporão original, é algo totalmente diferente do seu sistema.
        (*) Há uma junta esférica no orificio do facão onde o eixo de sustentação entra.
        Esse é o caso da suspensão do modelo de triciclo citado, onde a barra de torção foi eliminada (e o chassi parcial VW-AR tambem), não é o seu caso.

        Como disse (post29), não dava para ver nas fotos se no sistema do Ciulada o novo facão era flexível/torcível ou não, supus que não, mas pelo que voce postou, acho que me enganei. Não posso rever agora as fig, aqui no trabalho elas não abrem.

        Se esse seu facão existir na versão sem barra de torção e ele for flexível e torcível, embora apresentando mais oposição a isso que os originais, os problemas inerentes a eliminação da barra de torção com aplicação de coil over com adaptações mínimas acabaram.

        Comment


        • #34
          Re: Suspensão traseira Coil Over

          Navegando num link postado pelo Felipedmori em outro tópico, que nada tinha a ver com suspensão, descobri esse AUTÊNTICO COIL OVER.

          Repare que o "bicho" efetivamente tem regulagem de altura e de pré carga da mola uma independente da outra. Os outros ditos coil over na verdade só possuem regulagem da pré carga da mola. Segue o link:
          http://www.multifreios.com.br/amortecedores/am1.htm

          Obs: Acho que no momento não há modêlo para Fusca, mas quem sabe, de um bom papo ninguem escapa.
          Last edited by ricardo groetaers; 12-06-2009, 04:30 AM.

          Comment


          • #35
            Re: Suspensão traseira Coil Over

            esse deve ser bom mesmo hein Ricardo...muito top
            Fernando / German Look 74
            2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

            Comment


            • #36
              ressuscitando o tópico, o que vcs podem me dizer sobre essa suspensão da imohr?
              https://imohr.com.br/pt_BR/produtos/...axle-vw-fusca-
              a ideia seria aplicar no meu fusca que eu uso para trabalho, uso misto entre cidade e interior (roça)
              terei os problemas de estabilidade relatados pela ausencia da barra de torção ?

              Comment

              Working...
              X