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Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
Amigos, tenho vontade de preparar meu Fusca porem o que me desanima é o fato da direção sempre ter uma folguinha e mesmo trocando a caixa a mesma não dura muito tempo sem folga.
Existe alguma solução ?
Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
Postado originalmente por rodriguinhow
Amigos, tenho vontade de preparar meu Fusca porem o que me desanima é o fato da direção sempre ter uma folguinha e mesmo trocando a caixa a mesma não dura muito tempo sem folga.
Existe alguma solução ?
Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
To com esse problema também e to na duvida se vale a pena trocar por uma TRW nova ou partir pra uma trabalhosa adaptação.
quando vc trocou rodou mais ou menos quantos km sem foga?
Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
boa madruga pessoal..
é mais facil e racional conviver com essa folga e ir fazendo pequenos ajustes quando necessario do que partir para a adaptação...
Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
Eu concordo parcialmente com o Marcos. Por que parcialmente?
Bem, para o uso "disciplinado" (i.e, original) dos fuscas, a caixa de direção "folgativa", é realmente suficiente. Embora seja muito chato dirigir com este tipo de caixa quando apresenta folgas, quando completamente ajustada é muito gostoso, mas pena que isso dure tão pouco.
Já a adaptação, melhora alguns pontos, a direção fica mais leve, (e como é adaptação pode-se optar até por uma caixa eletrica ou hidraulica - não indico pois fica leve demais - exceto se conseguir adaptar a progressividade também), as folgas acabam, etc. Mas para quem deseja um uso mais darkside acho que é interessante.
Porém este serviço deve ser feito por alguém extremamente capacitado, pois o sistema de direção, assim como o de freio é parte essencial a segurança do veiculo.
Se não houver, alguém deste porte, o melhor é não adaptar e continuar convivendo pacificamente com a folga.
Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
Só para acrescentar:
Botamos a culpa na caixa de direção, mas pode acontecer da folga, principalmente uma instabilidade em retas em velocidades altas, ser causada por folga nos rolamentos de roda dianteiros. Já xinguei por muito tempo a caixa de direção, até descobrir que os rolamentos de roda dianteiros estavam mal regulados, rs.
Antes de condenar a caixa, é bom verificar a folga dos rolamentos. ah, e também a folga dos braços de suspensão com os tubos dos feixes de molas.
Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
Postado originalmente por Madai
Só para acrescentar:
Botamos a culpa na caixa de direção, mas pode acontecer da folga, principalmente uma instabilidade em retas em velocidades altas, ser causada por folga nos rolamentos de roda dianteiros. Já xinguei por muito tempo a caixa de direção, até descobrir que os rolamentos de roda dianteiros estavam mal regulados, rs.
Antes de condenar a caixa, é bom verificar a folga dos rolamentos. ah, e também a folga dos braços de suspensão com os tubos dos feixes de molas.
devido sua dica verifiquei os rolamentos dianteiros e vi que tinha uma folga neles, dei uma apertada e teve uma melhora considerável na direção, não resolveu o problema mas ajudou
vlw pela dica
aconselho o pessoal olhar também as folgas dos rolamentos dianteiros
Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
Uns anos atrás, no próprio site da TRW, tinha um vídeo/tutorial de como instalar uma nova caixa, mas hoje não encontrei mais.
Mas na época, resolvi boa parte do problema de folga e a baixa durabilidade da regulagem e da caixa em si.
Antes de instalar a nova caixa, deve localizar o "centro" dela, fixe a caixa numa morsa e acople no terminal, onde é conectado a coluna de direção, alguma ferramenta pra simular o movimento do volante, mas tome muito cuidado pra não danificar as estrias.
Vire totalmente pra uns dos lados, por exemplo no sentido horário, até o fim de curso, mas não force, depois vire para o lado oposto, sentido anti-horário, mas contando o número de voltas até o fim de curso, imagine que por exemplo deu 4 voltas e com esse valor divide por 2, o resultado é 2 (4/2=2). Vire novamente para o lado no sentido horário, mas volte apenas 2 voltas, dessa forma localizou o centro e ao virar um pouco para os lados, setirá que existe uma certa resistência, esse é o centro! O vídeo só mostrou até aqui...
Este procedimento de "centralizar" a caixa, só é possível realizar com a caixa "fora" do carro. Pode até fazer no lugar, mas deve remover os terminais e o braço de fixação deles, para que a caixa vire até dar fim de curso em vez de vim de batente!
Restante é seguir os passos inversos da remoção da caixa velha, verificando se existe folga nos terminais de direção e na flange da coluna de direção. Em alguns modelos e a partir de certo ano essa flange é item de segurança, pois em caso de colisão frontal ela se desconecta para o volante não esmagar o peito do motorista.
Na instalação da flange e coluna de direção, já deixe o volante alinhado e tomando cuidado pra não descentralizar a caixa.
Instale os terminais de direção na caixa, mas não se preocupe que o volante vai ficar desalinhado de novo, pois terá que fazer alinhamento.
Procure fazer alinhamento em equipamento computadorizado, pois as informações são mais precisas e podem até imprimir o resultado contendo diversas informações, não só dos valores de alinhamento, mas bitola, entre-eixo e etc.
Antes de corrigir os valores de alinhamento, peça ao alinhador que alinhe o volante sem remove-lo, "prendendo" com ferramenta específica e sem se importar que as rodas fiquem desalinhadas pra um dos lados! A correção deve ser feita somente nos terminais de direção e jamais permita que remova o volante para corrigir o alinhamento, pois isso é "preguiça" de alinhador pra ganhar tempo e facilitar a vida dele!!! Em alguns sistemas de direção só é possível regular em um dos lados apenas, mas tem como substituir a barra pela com regulagem.
Por que não devo remover o volante pra corrigir um eventual desalinhamento? Pois se remover o volante do lugar e corrigir, a caixa trabalhará fora da centralização e a folga sempre vai existir.
Deixando o alinhamento "mais" convergente / \ , mas dentro da tolerância exigida pela fábrica, ganha um pouco de "firmeza" na condução e ajuda na frenagem, mas pode "comer" os pneus e também a resposta ao volante é mais lenta. Ah! Em curvas rápidas e fechadas vai "cantar" pneu!!!! E em algumas manobras vai sentir a roda "arrastando"!!!!
Esse procedimento de centralizar a caixa, pode ser feito em caixa usada também e localizando o centro, depois faça regulagem pra eliminar a folga, virando 1/4 de volta, posição das mão(como ponteiros) de 6 horas.
Outra correção é no caster "mais" negativo, mas no Fusca é fixo, o que pode ser feito é calçar com bronzinas de mancal e fixar o quadro junto com elas. Este procedimento é mais pra localizar o valor de caster negativo que melhore a dirigibilidade, com o valor em mão deve fazer as adaptações e correções necessárias.
Desculpe pelo post looonngooo!!! Na próximo tento fazer um tutorial!!!!
Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?
Postado originalmente por ernest0h
Uns anos atrás, no próprio site da TRW, tinha um vídeo/tutorial de como instalar uma nova caixa, mas hoje não encontrei mais.
Mas na época, resolvi boa parte do problema de folga e a baixa durabilidade da regulagem e da caixa em si.
Antes de instalar a nova caixa, deve localizar o "centro" dela, fixe a caixa numa morsa e acople no terminal, onde é conectado a coluna de direção, alguma ferramenta pra simular o movimento do volante, mas tome muito cuidado pra não danificar as estrias.
Vire totalmente pra uns dos lados, por exemplo no sentido horário, até o fim de curso, mas não force, depois vire para o lado oposto, sentido anti-horário, mas contando o número de voltas até o fim de curso, imagine que por exemplo deu 4 voltas e com esse valor divide por 2, o resultado é 2 (4/2=2). Vire novamente para o lado no sentido horário, mas volte apenas 2 voltas, dessa forma localizou o centro e ao virar um pouco para os lados, setirá que existe uma certa resistência, esse é o centro! O vídeo só mostrou até aqui...
Este procedimento de "centralizar" a caixa, só é possível realizar com a caixa "fora" do carro. Pode até fazer no lugar, mas deve remover os terminais e o braço de fixação deles, para que a caixa vire até dar fim de curso em vez de vim de batente!
Restante é seguir os passos inversos da remoção da caixa velha, verificando se existe folga nos terminais de direção e na flange da coluna de direção. Em alguns modelos e a partir de certo ano essa flange é item de segurança, pois em caso de colisão frontal ela se desconecta para o volante não esmagar o peito do motorista.
Na instalação da flange e coluna de direção, já deixe o volante alinhado e tomando cuidado pra não descentralizar a caixa.
Instale os terminais de direção na caixa, mas não se preocupe que o volante vai ficar desalinhado de novo, pois terá que fazer alinhamento.
Procure fazer alinhamento em equipamento computadorizado, pois as informações são mais precisas e podem até imprimir o resultado contendo diversas informações, não só dos valores de alinhamento, mas bitola, entre-eixo e etc.
Antes de corrigir os valores de alinhamento, peça ao alinhador que alinhe o volante sem remove-lo, "prendendo" com ferramenta específica e sem se importar que as rodas fiquem desalinhadas pra um dos lados! A correção deve ser feita somente nos terminais de direção e jamais permita que remova o volante para corrigir o alinhamento, pois isso é "preguiça" de alinhador pra ganhar tempo e facilitar a vida dele!!! Em alguns sistemas de direção só é possível regular em um dos lados apenas, mas tem como substituir a barra pela com regulagem.
Por que não devo remover o volante pra corrigir um eventual desalinhamento? Pois se remover o volante do lugar e corrigir, a caixa trabalhará fora da centralização e a folga sempre vai existir.
Deixando o alinhamento "mais" convergente / \ , mas dentro da tolerância exigida pela fábrica, ganha um pouco de "firmeza" na condução e ajuda na frenagem, mas pode "comer" os pneus e também a resposta ao volante é mais lenta. Ah! Em curvas rápidas e fechadas vai "cantar" pneu!!!! E em algumas manobras vai sentir a roda "arrastando"!!!!
Esse procedimento de centralizar a caixa, pode ser feito em caixa usada também e localizando o centro, depois faça regulagem pra eliminar a folga, virando 1/4 de volta, posição das mão(como ponteiros) de 6 horas.
Outra correção é no caster "mais" negativo, mas no Fusca é fixo, o que pode ser feito é calçar com bronzinas de mancal e fixar o quadro junto com elas. Este procedimento é mais pra localizar o valor de caster negativo que melhore a dirigibilidade, com o valor em mão deve fazer as adaptações e correções necessárias.
Desculpe pelo post looonngooo!!! Na próximo tento fazer um tutorial!!!!
Ernest0h,
Belíssimo semi-tutorial cara!
Meu carro não tem folga no volante.... Tem FÉRIAS.... hahaha.
Pelo menos uns 15 a 20º no volante, só de folga. Uso o carro só nas férias, na cidade e ando bem sussegado, mas me incomoda muito. Mas por enquanto não tenho como investir numa caixa nova. Quando investir vai ser no eixo dianteiro inteiro(todos os terminais, amortecedores, e tudo mais).
Abraço e valeu mais uma vez!
Aos que não atualizaram ...
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