Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

    Amigos, tenho vontade de preparar meu Fusca porem o que me desanima é o fato da direção sempre ter uma folguinha e mesmo trocando a caixa a mesma não dura muito tempo sem folga.
    Existe alguma solução ?

  • #2
    Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

    caixa de Monza nele!!
    Fusca 1985 - iniciado

    http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5380

    Fortaleza - Ce

    Comment


    • #3
      Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

      Postado originalmente por rodriguinhow
      Amigos, tenho vontade de preparar meu Fusca porem o que me desanima é o fato da direção sempre ter uma folguinha e mesmo trocando a caixa a mesma não dura muito tempo sem folga.
      Existe alguma solução ?
      Olha a solução do time Black hands -> http://fusca4ever.com.br/showpost.ph...50&postcount=9

      Comment


      • #4
        Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

        To com esse problema também e to na duvida se vale a pena trocar por uma TRW nova ou partir pra uma trabalhosa adaptação.
        quando vc trocou rodou mais ou menos quantos km sem foga?

        Comment


        • #5
          Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

          boa madruga pessoal..
          é mais facil e racional conviver com essa folga e ir fazendo pequenos ajustes quando necessario do que partir para a adaptação...

          digo por experiencia propria...

          a familia vw a ar já nasceu com essa folga.. rs

          Do it yourself !

          Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


          VW BRASILIA 1.600 AR.
          Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

          Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



          Comment


          • #6
            Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

            Eu concordo parcialmente com o Marcos. Por que parcialmente?

            Bem, para o uso "disciplinado" (i.e, original) dos fuscas, a caixa de direção "folgativa", é realmente suficiente. Embora seja muito chato dirigir com este tipo de caixa quando apresenta folgas, quando completamente ajustada é muito gostoso, mas pena que isso dure tão pouco.

            Já a adaptação, melhora alguns pontos, a direção fica mais leve, (e como é adaptação pode-se optar até por uma caixa eletrica ou hidraulica - não indico pois fica leve demais - exceto se conseguir adaptar a progressividade também), as folgas acabam, etc. Mas para quem deseja um uso mais darkside acho que é interessante.

            Porém este serviço deve ser feito por alguém extremamente capacitado, pois o sistema de direção, assim como o de freio é parte essencial a segurança do veiculo.

            Se não houver, alguém deste porte, o melhor é não adaptar e continuar convivendo pacificamente com a folga.
            Last edited by Ednaldo Cordeiro; 29-08-2011, 09:11 AM.

            Comment


            • #7
              Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

              Eu instalaria uma TRW nova e pronto.

              Adaptação é foda, carro parado, custo alto, adaptação pode ficar um lixo...
              Avalia esses riscos também.

              Como disse o marcos, temos que conviver com alguns defeitos de um projeto pré 2ª guerra mundial.
              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
              1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
              "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

              Comment


              • #8
                Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

                Postado originalmente por alanbique
                Eu instalaria uma TRW nova e pronto.

                Adaptação é foda, carro parado, custo alto, adaptação pode ficar um lixo...
                Avalia esses riscos também.

                Como disse o marcos, temos que conviver com alguns defeitos de um projeto pré 2ª guerra mundial.
                É verdade!

                Tenho vontade de colocar uma de monza no meu, mas como só tenho o fusca, não posso prescindir dele.

                Comment


                • #9
                  Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

                  Postado originalmente por alanbique
                  Eu instalaria uma TRW nova e pronto.

                  Adaptação é foda, carro parado, custo alto, adaptação pode ficar um lixo...
                  Avalia esses riscos também.

                  Como disse o marcos, temos que conviver com alguns defeitos de um projeto pré 2ª guerra mundial.


                  isso é fato..

                  Do it yourself !

                  Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                  VW BRASILIA 1.600 AR.
                  Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                  Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                  Comment


                  • #10
                    Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

                    Só para acrescentar:
                    Botamos a culpa na caixa de direção, mas pode acontecer da folga, principalmente uma instabilidade em retas em velocidades altas, ser causada por folga nos rolamentos de roda dianteiros. Já xinguei por muito tempo a caixa de direção, até descobrir que os rolamentos de roda dianteiros estavam mal regulados, rs.
                    Antes de condenar a caixa, é bom verificar a folga dos rolamentos. ah, e também a folga dos braços de suspensão com os tubos dos feixes de molas.
                    Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

                    Comment


                    • #11
                      Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

                      Postado originalmente por Madai
                      Só para acrescentar:
                      Botamos a culpa na caixa de direção, mas pode acontecer da folga, principalmente uma instabilidade em retas em velocidades altas, ser causada por folga nos rolamentos de roda dianteiros. Já xinguei por muito tempo a caixa de direção, até descobrir que os rolamentos de roda dianteiros estavam mal regulados, rs.
                      Antes de condenar a caixa, é bom verificar a folga dos rolamentos. ah, e também a folga dos braços de suspensão com os tubos dos feixes de molas.
                      devido sua dica verifiquei os rolamentos dianteiros e vi que tinha uma folga neles, dei uma apertada e teve uma melhora considerável na direção, não resolveu o problema mas ajudou

                      vlw pela dica

                      aconselho o pessoal olhar também as folgas dos rolamentos dianteiros

                      Comment


                      • #12
                        Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

                        Uns anos atrás, no próprio site da TRW, tinha um vídeo/tutorial de como instalar uma nova caixa, mas hoje não encontrei mais.

                        Mas na época, resolvi boa parte do problema de folga e a baixa durabilidade da regulagem e da caixa em si.

                        Antes de instalar a nova caixa, deve localizar o "centro" dela, fixe a caixa numa morsa e acople no terminal, onde é conectado a coluna de direção, alguma ferramenta pra simular o movimento do volante, mas tome muito cuidado pra não danificar as estrias.

                        Vire totalmente pra uns dos lados, por exemplo no sentido horário, até o fim de curso, mas não force, depois vire para o lado oposto, sentido anti-horário, mas contando o número de voltas até o fim de curso, imagine que por exemplo deu 4 voltas e com esse valor divide por 2, o resultado é 2 (4/2=2). Vire novamente para o lado no sentido horário, mas volte apenas 2 voltas, dessa forma localizou o centro e ao virar um pouco para os lados, setirá que existe uma certa resistência, esse é o centro! O vídeo só mostrou até aqui...

                        Este procedimento de "centralizar" a caixa, só é possível realizar com a caixa "fora" do carro. Pode até fazer no lugar, mas deve remover os terminais e o braço de fixação deles, para que a caixa vire até dar fim de curso em vez de vim de batente!

                        Restante é seguir os passos inversos da remoção da caixa velha, verificando se existe folga nos terminais de direção e na flange da coluna de direção. Em alguns modelos e a partir de certo ano essa flange é item de segurança, pois em caso de colisão frontal ela se desconecta para o volante não esmagar o peito do motorista.

                        Na instalação da flange e coluna de direção, já deixe o volante alinhado e tomando cuidado pra não descentralizar a caixa.

                        Instale os terminais de direção na caixa, mas não se preocupe que o volante vai ficar desalinhado de novo, pois terá que fazer alinhamento.

                        Procure fazer alinhamento em equipamento computadorizado, pois as informações são mais precisas e podem até imprimir o resultado contendo diversas informações, não só dos valores de alinhamento, mas bitola, entre-eixo e etc.

                        Antes de corrigir os valores de alinhamento, peça ao alinhador que alinhe o volante sem remove-lo, "prendendo" com ferramenta específica e sem se importar que as rodas fiquem desalinhadas pra um dos lados! A correção deve ser feita somente nos terminais de direção e jamais permita que remova o volante para corrigir o alinhamento, pois isso é "preguiça" de alinhador pra ganhar tempo e facilitar a vida dele!!! Em alguns sistemas de direção só é possível regular em um dos lados apenas, mas tem como substituir a barra pela com regulagem.

                        Por que não devo remover o volante pra corrigir um eventual desalinhamento? Pois se remover o volante do lugar e corrigir, a caixa trabalhará fora da centralização e a folga sempre vai existir.

                        Deixando o alinhamento "mais" convergente / \ , mas dentro da tolerância exigida pela fábrica, ganha um pouco de "firmeza" na condução e ajuda na frenagem, mas pode "comer" os pneus e também a resposta ao volante é mais lenta. Ah! Em curvas rápidas e fechadas vai "cantar" pneu!!!! E em algumas manobras vai sentir a roda "arrastando"!!!!

                        Esse procedimento de centralizar a caixa, pode ser feito em caixa usada também e localizando o centro, depois faça regulagem pra eliminar a folga, virando 1/4 de volta, posição das mão(como ponteiros) de 6 horas.

                        Outra correção é no caster "mais" negativo, mas no Fusca é fixo, o que pode ser feito é calçar com bronzinas de mancal e fixar o quadro junto com elas. Este procedimento é mais pra localizar o valor de caster negativo que melhore a dirigibilidade, com o valor em mão deve fazer as adaptações e correções necessárias.

                        Desculpe pelo post looonngooo!!! Na próximo tento fazer um tutorial!!!!
                        Last edited by ernest0h; 07-10-2011, 11:49 PM.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

                          cara, comprei caixa nova e já veio com folga e qui folga, fui na loja e troquei por outra e vei com mais folga ainda;

                          Acho que a trw já fez peças boas , hoje tenho até medo de comprar uma cixa de direção;
                          Magoo,

                          monto seu carro,injetado,turbo,ap a ar;

                          ponto 50;drag race
                          rua: Carlos da cunha mattos,N: 10
                          pirituba Chacará inglesa;SP

                          fone: 011 9605.47.24
                          ID 11*41569

                          Comment


                          • #14
                            Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

                            Postado originalmente por ernest0h
                            Uns anos atrás, no próprio site da TRW, tinha um vídeo/tutorial de como instalar uma nova caixa, mas hoje não encontrei mais.

                            Mas na época, resolvi boa parte do problema de folga e a baixa durabilidade da regulagem e da caixa em si.

                            Antes de instalar a nova caixa, deve localizar o "centro" dela, fixe a caixa numa morsa e acople no terminal, onde é conectado a coluna de direção, alguma ferramenta pra simular o movimento do volante, mas tome muito cuidado pra não danificar as estrias.

                            Vire totalmente pra uns dos lados, por exemplo no sentido horário, até o fim de curso, mas não force, depois vire para o lado oposto, sentido anti-horário, mas contando o número de voltas até o fim de curso, imagine que por exemplo deu 4 voltas e com esse valor divide por 2, o resultado é 2 (4/2=2). Vire novamente para o lado no sentido horário, mas volte apenas 2 voltas, dessa forma localizou o centro e ao virar um pouco para os lados, setirá que existe uma certa resistência, esse é o centro! O vídeo só mostrou até aqui...

                            Este procedimento de "centralizar" a caixa, só é possível realizar com a caixa "fora" do carro. Pode até fazer no lugar, mas deve remover os terminais e o braço de fixação deles, para que a caixa vire até dar fim de curso em vez de vim de batente!

                            Restante é seguir os passos inversos da remoção da caixa velha, verificando se existe folga nos terminais de direção e na flange da coluna de direção. Em alguns modelos e a partir de certo ano essa flange é item de segurança, pois em caso de colisão frontal ela se desconecta para o volante não esmagar o peito do motorista.

                            Na instalação da flange e coluna de direção, já deixe o volante alinhado e tomando cuidado pra não descentralizar a caixa.

                            Instale os terminais de direção na caixa, mas não se preocupe que o volante vai ficar desalinhado de novo, pois terá que fazer alinhamento.

                            Procure fazer alinhamento em equipamento computadorizado, pois as informações são mais precisas e podem até imprimir o resultado contendo diversas informações, não só dos valores de alinhamento, mas bitola, entre-eixo e etc.

                            Antes de corrigir os valores de alinhamento, peça ao alinhador que alinhe o volante sem remove-lo, "prendendo" com ferramenta específica e sem se importar que as rodas fiquem desalinhadas pra um dos lados! A correção deve ser feita somente nos terminais de direção e jamais permita que remova o volante para corrigir o alinhamento, pois isso é "preguiça" de alinhador pra ganhar tempo e facilitar a vida dele!!! Em alguns sistemas de direção só é possível regular em um dos lados apenas, mas tem como substituir a barra pela com regulagem.

                            Por que não devo remover o volante pra corrigir um eventual desalinhamento? Pois se remover o volante do lugar e corrigir, a caixa trabalhará fora da centralização e a folga sempre vai existir.

                            Deixando o alinhamento "mais" convergente / \ , mas dentro da tolerância exigida pela fábrica, ganha um pouco de "firmeza" na condução e ajuda na frenagem, mas pode "comer" os pneus e também a resposta ao volante é mais lenta. Ah! Em curvas rápidas e fechadas vai "cantar" pneu!!!! E em algumas manobras vai sentir a roda "arrastando"!!!!

                            Esse procedimento de centralizar a caixa, pode ser feito em caixa usada também e localizando o centro, depois faça regulagem pra eliminar a folga, virando 1/4 de volta, posição das mão(como ponteiros) de 6 horas.

                            Outra correção é no caster "mais" negativo, mas no Fusca é fixo, o que pode ser feito é calçar com bronzinas de mancal e fixar o quadro junto com elas. Este procedimento é mais pra localizar o valor de caster negativo que melhore a dirigibilidade, com o valor em mão deve fazer as adaptações e correções necessárias.

                            Desculpe pelo post looonngooo!!! Na próximo tento fazer um tutorial!!!!
                            Ernest0h,

                            Belíssimo semi-tutorial cara!

                            Meu carro não tem folga no volante.... Tem FÉRIAS.... hahaha.
                            Pelo menos uns 15 a 20º no volante, só de folga. Uso o carro só nas férias, na cidade e ando bem sussegado, mas me incomoda muito. Mas por enquanto não tenho como investir numa caixa nova. Quando investir vai ser no eixo dianteiro inteiro(todos os terminais, amortecedores, e tudo mais).

                            Abraço e valeu mais uma vez!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • #15
                              Re: Como acabar de vez com a folga na caixa de direção?

                              A folga do meu é minima, e olha que ja fazem 8 anos que rodo com ele. Acho que deve ser aquela borracha redonda do sem fim
                              Teresina/PI
                              Fuscão 72 1500

                              Comment

                              Working...
                              X