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Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

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  • Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

    Pessoal preciso da ajuda de vocês!!

    Meu motor é um 2100cc e gira 7000rpm. Uso em um fusca de arrancada (201 metros), tanto no Alsfalto como na terra!
    Vejo que o motor sobra porém não estou conseguindo fazer bons tempos!
    Estou usando um câmbio original e com diferencial 8x33.
    Com esse câmbio estou fazendo um tempo em torno de 10s na terra e 9.3 no asfalto.
    Eu preciso da ajuda de vocês para me dizer que câmbio seria ideal para eu conseguir fazer um tempo abaixo dos 9 segundo para esse motor?
    Last edited by Suchka; 26-09-2011, 08:43 AM.

  • #2
    Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

    Tenta ver com algum especialista e passa suas medidas de pneu+roda, sacou?
    Pra daí eles escalonarem um câmbio pra vc
    2100 aspro

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    • #3
      Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

      eu num entendo nda mais fala com os caras da sportsystem
      https://www.sportsystem.com.br

      Rua: José Afonso Ferriello, 580
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      eles devem saber o q fazer os caras sao bons no q fazem
      ou manda uma mp pro master vader ele também deve saber o q fazer
      Azulzinho 76 1300 "o viagra"
      Um dia os azulzinho vaum dominar o mundo
      visitem ai o tópico do viagra:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=8798
      Agora no FFB http://www.forumfuscabrasil.com/inde...c,50400.0.html

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      • #4
        Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

        Postado originalmente por Suchka
        Pessoal preciso da ajuda de vocês!!

        Meu motor é um 2100cc e gira 7000rpm. Uso em um fusca de arrancada (201 metros), tanto no Alsfalto como na terra!
        Vejo que o motor sobra porém não estou conseguindo fazer bons tempos!
        Estou usando um câmbio original e com diferencial 8x33.
        Com esse câmbio estou fazendo um tempo em torno de 10s na terra e 9.3 no asfalto.
        Eu preciso da ajuda de vocês para me dizer que câmbio seria ideal para eu conseguir fazer um tempo abaixo dos 9 segundo para esse motor?
        alto giro fica legal com cambio bem curto, e pneus/rodas bem grandes.

        Como usa para arrancada, deixe a primeira marcha original, porém aumente a segunda e reduza a terceira e a quarta, o novo porsche GT2 usa um cambio assim, com a segunda mais longa do que o normal, e terceira mais curta.

        Sobre o diferencial, não sei, eu testaria o da kombi e da kombi moderna... Mais nisso posso estar falando besteira.
        Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

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        • #5
          Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

          Postado originalmente por FILIPE A
          Tenta ver com algum especialista e passa suas medidas de pneu+roda, sacou?
          Pra daí eles escalonarem um câmbio pra vc

          Hoje falei com o Sergio do Câmbios Sapinho, ele me passou a seguinte relação, 1º 3,00 = 2º 1.93 = 3º 1,41. Segundo ele essa é a relação mais utilizada para aspirado. Porém ele não soube dizer que diferencia o pessoal usa com essa relação.

          O que vcs acham?

          Comment


          • #6
            Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

            Olhe estas configurações...

            http://www.dkpcarclub.com/dkpcars.html

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            • #7
              Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

              Tudo depende muito do tipo de preparação tambem, aspirado ou turbo, acerto em fim e tambem dos pneus, se fosse aspirado e só andar 201mts acredito que o conjunto da kombi vai te dar um cambio curto que fara seu carro pular na frente de tudo, agora se andar 400mts ja nao tem como que é muito curto essa relaçao. Mas acredito que a SportSystem ou outras preparadoras possam te dar uma ajuda.
              vai postando pra gente ai os resultados e qual opçao voce escolheu

              Abraços

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              • #8
                Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

                Postado originalmente por Suchka
                Hoje falei com o Sergio do Câmbios Sapinho, ele me passou a seguinte relação, 1º 3,00 = 2º 1.93 = 3º 1,41. Segundo ele essa é a relação mais utilizada para aspirado. Porém ele não soube dizer que diferencia o pessoal usa com essa relação.

                O que vcs acham?
                Sergio não poe o dele na reta nem f.... A resposta é: Pergunte para o seu preparador.
                Fácil de entender os motivos pois a experiência fica a seu critério e se der errado o problema é seu.
                Mas observe as relações de 1 a 3 que o rappel colocou no link, faça a sua escolha e pague o preço da consequência!

                Eu tenho engrenagens sapinho e não estou muito feliz. Mas cada caso é um caso...
                Sorte aí!
                CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

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                • #9
                  Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

                  É verdade Luis,
                  o ônus é sempre nosso e o louro do preparador...hshshs

                  Postei o link porque os americanos possuem mais tradição com aspirado e arrancada; e neste caso, o clube é antigo e com carros que vão para pista...

                  O que pode ser feito é um comparativo com motores e relação (diferencial - que é a dúvida) para aplicar no 2100...

                  Compare se possível com vira similar; pois, o giro tende a ser parecido...e por consequencia com relação parecida.
                  Use a calculadora da sapinho...

                  A diferença, dependendo da potência, será o danado do diferencial...

                  É trampo mas ao menos terá mais confiança ao colocar a mão no bolso

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                  • #10
                    Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

                    Bem Suchka, o que o Luis e o Rappel falaram tem razão,
                    a melhor forma de achar a relação perfeita é a combinação de piloto x preparador x pista conforme o rendimento do conjunto.
                    A um tempo eu utilizei uma relação que deu certo em um 2300, gasolina,
                    10 de taxa e ficou perfeito para arrancada com um pneu de 194 cm de perímetro: 2,60 x 1,57 x 1,22 x ,96, cora/pinhão 8 x 33, vou colocá-la em prática em breve novamente, se ficar longo, diminui o pneu, se ficar curto, aumenta o pneu, depois te falo qual pneu que dá essa medida, agora não lembro.
                    Veja também a possibilidade de aumentar o pneu com a relação que vc usa atualmente antes de morrer em uns 7 a 8k, forte abraço.
                    Last edited by geraldo alves; 28-09-2011, 01:31 PM. Razão: mais informações
                    GERALDO ALVES
                    BELO HORIZONTE/MG
                    AIR COOLED 4EVER

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                    • #11
                      Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

                      Olá, isso tem varios fatores envolvidos, nós aqui da oficina engine test temos um fusca 1640cc que vira 8,4s nos 201m do taruma que é lomba acima, caixa 1300 com blocante homemade na solda. Existem varias hipóteses até na construção do motor, não estou dizendo que está errado, estou falando em hipóteses.
                      abaixo vou deixar o link para verem o que o canela de fogo faz nos 201m.

                      http://www.youtube.com/user/EVANDROE.../2/s3piQjSmLuA


                      http://thelaslasdragracing.blogspot.com/


                      abraços
                      SMURF 2, O RETORNO
                      AGORA FULL RACE
                      Air Cooled 4Ever
                      Porto Alegre - RS

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                      • #12
                        Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

                        Geraldo o resultado desta combinação é muito legal...

                        1- longa, 2- meio longa, 3- "original" e 4- curta

                        Deve funcionar realmente bem...com a possibilidade de trabalhar para mais ou menos no diferencial

                        A sugestão do Sérgio é interessante mas a do Geraldo parece ser mais "flexivel" em relaçao a alongar ou encurtar.

                        Geraldo, já fez 1/8 com esta relação...Usou só 1-2-3?

                        Suchka, qual é a expectativa de tempo para 1/4 ou 1/8?
                        (para motores similares ao seu)

                        Escrevi mas depois lembrei que era para 1/4...então é outro "causo"...

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                        • #13
                          Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

                          Postado originalmente por luismj
                          Sergio não poe o dele na reta nem f.... A resposta é: Pergunte para o seu preparador.
                          Fácil de entender os motivos pois a experiência fica a seu critério e se der errado o problema é seu.
                          Mas observe as relações de 1 a 3 que o rappel colocou no link, faça a sua escolha e pague o preço da consequência!

                          Eu tenho engrenagens sapinho e não estou muito feliz. Mas cada caso é um caso...
                          Sorte aí!
                          Luis,
                          Que relação vc tem? Usa para arrancada?

                          Comment


                          • #14
                            Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

                            Postado originalmente por geraldo alves
                            Bem Suchka, o que o Luis e o Rappel falaram tem razão,
                            a melhor forma de achar a relação perfeita é a combinação de piloto x preparador x pista conforme o rendimento do conjunto.
                            A um tempo eu utilizei uma relação que deu certo em um 2300, gasolina,
                            10 de taxa e ficou perfeito para arrancada com um pneu de 194 cm de perímetro: 2,60 x 1,57 x 1,22 x ,96, cora/pinhão 8 x 33, vou colocá-la em prática em breve novamente, se ficar longo, diminui o pneu, se ficar curto, aumenta o pneu, depois te falo qual pneu que dá essa medida, agora não lembro.
                            Veja também a possibilidade de aumentar o pneu com a relação que vc usa atualmente antes de morrer em uns 7 a 8k, forte abraço.
                            Geraldo,

                            Meus pneus tem um perimetro de 235mm (225/70R14), porém vejo que o carro está patinando muito. Porém pensei em sair do diferencial 8x33 e colocar o 8x31 para ver como fica essa diferença.
                            Mas fazendo o cálculo no site do Sapinho vi que com esse câmbio mesmo mudando o diferencial minha rotação continuará baixa entre a 2º e 3º.
                            Por isso pensei em usar uma 1º mais longa e as outra tentar segurar o giro próximo de 4500rpm.

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                            • #15
                              Re: Câmbio fusca de arrancada!! Dúvida!!!!!

                              Postado originalmente por boxer2.1
                              Olá, isso tem varios fatores envolvidos, nós aqui da oficina engine test temos um fusca 1640cc que vira 8,4s nos 201m do taruma que é lomba acima, caixa 1300 com blocante homemade na solda. Existem varias hipóteses até na construção do motor, não estou dizendo que está errado, estou falando em hipóteses.
                              abaixo vou deixar o link para verem o que o canela de fogo faz nos 201m.

                              http://www.youtube.com/user/EVANDROE.../2/s3piQjSmLuA


                              http://thelaslasdragracing.blogspot.com/


                              abraços
                              E ai pode falar os segredos desse motor?

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