Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para quem quer inverter o cambio subaru e outros...

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Para quem quer inverter o cambio subaru e outros...

    Vocês estão fazendo confusão, o lance de "inverter a coroa" é simplesmente tirá-la do lado esquerdo (ou direito) e montar do outro lado (esquerdo ou direito).
    Os câmbios VW possuem essa solução desde quando foram inventados, durante a Segunda Guerra, praticamente. Devido ao uso da caixa de redução na roda (primeiramente adotada no Kubelwagen).
    Isso é possível neles devido ao tipo de montagem do conjunto coroa/pinhão, imaginem o seguinte: o eixo secindário, que é onde vai o pinhão, sai bem na linha do centro da coroa, e devido a isso (e também ao formato do dente), é possível mudar a coroa de lado, que funciona do emsmo jeito, mas invertendo a rotação, é só imaginar girando.

    No câmbio Subaru não é dessa maneira, nele o eixo secundário não sai na linha de centro da coroa, além de usar outro tipo de dente, por isso não dá pra inverter, e não por causa de falta de espaço.

    Vejam nas imagens anexas que dá pra entender (a primeira foto é do esquema VW, a segunda é Subaru).

    Celo, essa foto que você postou não é de um câmbio Subaru. Eu postei uma foto do meu câmbio Subaru 4x4 do lado do meu câmbio de Kombi que havia preparado (com saída pra 4x4) dá pra ver claramente as diferenças! Para que fique claro, o meu câmbio de Subaru é 5 marchas e 4x4, por isso esse comprimento todo, um 4x2 não tem aquela caixa suplementar (onde tem uma chapa parafusada como tampa) e nem a saída p/ o cardã, portanto um câmbio Subaru 4x2 seria quase do mesmo tamanho do VW, ligeiramnte mais comprido.

    O que sugeri, de usar uma caixa de redução de Kombi, foi uma idéia maluca apenas, vejam bem, adaptando-se as caixinhas, uma de cada lado da saída do câmbio Subaru, inverteria a rotação, mas ficaria bem reduzido, pois teríamos a relação de diferencial do câmbio Subaru (geralmente 3,90) mais a relação das caixinhas que geralmente é por volta de 1,50.
    Pra vocês terem uma idéia melhor, vamos dizer que a relação final na roda seria de 5,40, que é mais que um Jeep!!! Agora imaginem um Jeep rodando com um pneu do tamanho de um pneu de Fusca... um trator andaria mais! rsrs
    Entenderam?
    Pra tentar resolver isso, poderiam ser feitas engrenagens 1:1 (duas com o mesmo número de dentes), aí sim, ficaria bom, ou até brincar com isso, pra poder achar uma boa relação final na roda, dependendo do tamanho de pneus que fossem usados. É uma questão de fazer contas.

    Luis, não entendi a sua colocação, quebrar...qualquer coisa pode quebar. Isso não é desculpa, se fosse pelo custo de importar as coroas de Subaru invetidas, aí sim... mas pelo que sei esse cara que tá vendendo essas coroas invertidas, fez a coisa muito bem feita, senão não arriscaria vender internacionalmente. Já postei em algum lugar por aqui onde ele começou isso, foi num tópico onde ele tentou adaptar toda a tração e mecânica Subaru num buggy!

    Por último, essa mudança, o assunto câmbio de Subaru em geral, de qualquer maneira é uma modificação que exige muito trabalho, muita alteração e muito estudo, e um bom profissional, sem medo de usar lixadeira e máquina de solda, e conhecimento pra modificar suspensão, exige serviços de torno, freza, etc. Não dá pra tirar o original e adaptar um de Subaru ali, simplesmente achando peças que possam servir ou fazendo uma flange, infelizmente.

    É um excelente câmbio, mas vai dar um bom trabalho pra quem quiser colocar. Não acho que seja tanto questão de ser pra nossa realidade, mas mais questão de recursos disponíveis e vontade.
    Alteração darkside das profundezas! hehe
    Arquivos Anexos
    Last edited by Marcelo A. Marchiodi; 14-12-2010, 08:21 AM.

    Comment


    • #17
      Re: Para quem quer inverter o cambio subaru e outros...

      Hmmm!!!

      Entendí, na verdade não coheço nada desse câmbio

      Aprendí mais uma.

      Abraço

      Comment


      • #18
        Re: Para quem quer inverter o cambio subaru e outros...

        Fala pessoal!

        Está interessante o tópico heim...

        Na minha opinião essa modificação no cambio Subaru teria um custo inviável...
        Não tenho idéia de quanto seria, mas imagine essa mesma quantidade de dinheiro investida para aperfeiçoar esses câmbios 5m que é vendido no ML??
        Ou em inverter um cambio AP... que é muito mais barato do que o Subaru...

        Feliz Ano Novo a todos vocês amigos!
        Que 2011 seja repleto de felicidades, conquistas e muito Vw!

        Abraço.
        Amigos do Fusca Jacareí - SP / Fórum HOTVOLKS / Fórum Fusca Brasil

        Comment


        • #19
          Re: Para quem quer inverter o cambio subaru e outros...

          Desculpe a minha ignorancia, mas não seria interessante usar a caixa de marcha da nova Kombi com motor AP 1.4? Nesse caso só seria necessário adaptar a caixa ao motor do Fusca aumentando o eixo da caixa e usando uma flange para adaptar o motor a caixa.

          Não tenho o conhecimento técnico que muitos estão demonstrando, mas isso veio na minha cabeça enquanto lia o depate.
          Last edited by Domingos Villar; 21-01-2011, 05:58 PM.

          Comment


          • #20
            Re: Para quem quer inverter o cambio subaru e outros...

            Postado originalmente por Domingos Villar
            Desculpe a minha ignorancia, mas não seria interessante usar a caixa de marcha da nova Kombi com motor AP 1.4? Nesse caso só seria necessário adaptar a caixa ao motor do Fusca aumentando o eixo da caixa e usando uma flange para adaptar o motor a caixa.

            Não tenho o conhecimento técnico que muitos estão demonstrando, mas isso veio na minha cabeça enquanto lia o depate.
            Domingos, o câmbio da nova Kombi é exatamente o mesmo 4 marchas usado desde 1979...com a diferença que usam uma flange própria da VW pra encaixar no novo motor 1.4.
            E sinceramente duvido que cheguem a usar algum dia um novo câmbio.

            Comment


            • #21
              Re: Para quem quer inverter o cambio subaru e outros...

              Já que a moda é inverter coroa e pinhão, o lugar de comprar é aqui:
              http://www.subarugears.com/ (Australia)

              É caro e justifica-se para fazer 4x4 "deitando" o diferencial dianteiro.

              (É um francês que está montando essa "bomba" e eu obviamente, gostei! )


              pic's

              the car after 2 years off daily driver.



              first gearbox fitting :





              and now cutting the chassis







              little 3d for the front coil over



              here the steel part for the news hybride drive shaft i'ts a mix of rear wrx shaft and front STI hub...



              future new parts 28mm diameter




              pic's of the week end :












              now i'm waiting for rear coilover and i need to finalize 3d for the front arms and coilover setup
              CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
              GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

              Comment


              • #22
                Re: Para quem quer inverter o cambio subaru e outros...

                pics of the weekend :





                i have to cut here for the driveshaft



                Last edited by luismj; 25-01-2011, 01:00 PM.
                CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                Comment


                • #23
                  Re: Para quem quer inverter o cambio subaru e outros...

                  Pelo que eu entendi não vai mudar o sentido rotação se não inverter a coroa se só trocar a posição dos dentes vai continuar no mesmo sentido ..

                  Comment

                  Working...
                  X