Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Puma GTE 79 - Afinação da carburação

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Puma GTE 79 - Afinação da carburação

Bem meus nobres,

Faz tempo que acompanho o 4ever sempre efetuando consultas técnicas na preparação e manutenção da minha Puma.

A pouco mais de um ano eu resolvi fazer um motor mais apimentado e montei a seguinte configuração:

1600cc 69 x 85.5mm
    Comando W110
    Cabeçotes 6 aletas 40 x 35.5mm
    Balancim 1.25
    Carburação dupla solex 32
    bobina MSN Blastter II
    Velas de iridium
    Distribuidor Sensor Hall
    Escapamento Kadron Puma
    Bomba de recirculação de óleo com filtro e radiador
    Varetas de aço cromobilenio

Na carburação eu comprei (casadocarburador.com.br) e instalei o kit H34 nos meus carburadores H32 PDSIT 2/3

O kit e composto do conjunto de regularem do SP2, borboletas h34 e venturi h34 - 26mm.

Eu não tenho as medidas dos giclês que estão instalados lá.

O comportamento do carro esta da seguinte forma:

De 1000 a 2000 rpm, falta forca e torque;
    De 2000 a 3500 rpm, chega o torque, mas o carro sobe devagar;
    De 3500 a 4500 rpm, sobe muito rápido o giro e ganha forca;
    De 4500 a 6000 rpm, parecesse o momento que o motor enche mais, por incrível que pareça, a sensação é a de que o carro abre um segundo estagio do carburador ( que não possui ). O motor rende demais nessa faixa de rotação.

O problema esta na faixa de 1000 a 3500 rpm.

E sinto que o carro rende muito mais e que o motor deve chegar, durante seu ciclo de giro, o desenpenho que apresenta na ultima faixa de giro citada.

Eu acredito que o problema esta na configuração do carburador.... Giclagem.... Etc....

Caixa de marcha com relação 8x33 com pneus 195/60/r14. O carro está dando 67km/h de segunda e 100km/h de terceira, não sendo possível averiguar a velocidade na quarta marcha.

Alguém poderia me ajudar a conseguir uma boa afinação e melhor rendimento?
    Last edited by ablgalego; 11-02-2012, 11:14 PM.

Re: Puma GTE 79 - Afinação da carburação

Qual configuração dos carburadores?

André Torneiro

Comment

Qual a giglagem dos carburadores ?
      Abrços
      Luby
      http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Rio de Janeiro - RJ

Comment

Acho que conheço este motor. =)
        Anderson, tenta primeiramente fazer um venture suplementar, esta semana esta chegando os meu presentes e eu vou retirar o meu bura ai te mostro, ou posso fazer também.
        O venture suplementar vai te dar maior pressão em baixas,q é exatamente o seu problema, retomadas.
        Já para as altas, apenas o giclês não irão dar conta, arranque o sinfão, de um polomento na flauta, abra um furo de 1,2 no fundo da mesma e reabra os furos centrais para 1,2mm sé possível faça um cônico de 1,6 ou 2mm nos mesmos.
        A partir dai poderá partir para o acerto, fica mais fácil e seu motor é muito girador, este comando com estes balancins, é para pucha 6500 de quarta, botando quase todos os carros dai para comer poeira.
        Qualquer coisa, pode me mandar MP ou Email, eu vou te ajudando da qui sem bronca. e depois te passo a minha giclagem, deixa só eu dar mais uma acertada, pois vou trocar e fazer as flautas alem do embuchamento que esta dando entrada falsa de ar e a flauta é de gasosa e eu rodo no álcool.
        De repente, vcs veem passar um dia por aqui e agente troca uma ideia.
        Abração.
        Thiago Torreiro
        86 Branco, Meu Filho!

Comment

Se vc não quiser fazer um conjunto de venturis suplementares, que vai melhorar este problema de falta de torque em baixa, que é gerado principalmente pela válvula de escape de 35,5, com motor 1600 o torque vai lá para cima nos giros mesmo, então vc poderá instalar venturis de 24mm no lugar dos 26, mantendo a mesma giclagem que está usando. O escape da Puma esta muito livre ou possui abafadores ? Roda no álcool ou gasolina ?
          Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
          Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
          Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
          Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
          Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
          volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
          Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Ele roda na gasosa e o escape tem abafador sim.
            Só que alem das valvulas, e do comando ele usa balancins de 1,25:1.
            Eu creio que o motor esteja sem pressão na baixa e a ideia de baixar o venture é muito boa, mas eu ainda sou a favor dos dois juntos cair para 24 e fazer o venture suplementar, ai eu creio que vai ficar filé nas retomadas e na subida.
            Agora o final, é que eu não manjo muito, termina tendo que ser a base de tentativa e de vela mesmo. A gasosa ainda ajuda, pois duas esticadas e ela estará lhe dizendo como anda sua misura.

Abração!
            Thiago Torreiro
            86 Branco, Meu Filho!

Comment

É gasolina mesmo!

Porém.... Eu resolverei meu problema de outra forma.

Meus carburadores eram novos com cerca de 3000 km rodados e eu não queria mecher muito neles, então divulguei entre amigos que queria vender.

Encontrei comprador rapidamente e fiz a encomenda de uma dupla weber 40.

A compra foi na casa das weber e eles prometeram me enviar o conjunto já regulado para o meu motor no dia 30. Deve chegar por aqui lá para o dia 15/01.

Assim que receber e ajustar no carro posto fotos aqui.

Abraços e muito obrigado pelas dicas!

Comment

Como procedimento para instalação das weber eu resolvi que o motor deveria primeiro funcionar corretamente com as solex, sem exigir delas desempenho.

Levei o carro para um mecânica que sempre regula divinamente o meu chevette hatch e pedi a regi agem de tucho e carburador.

Entreguei a configuração que o Chico Biela me passou e aguardei...

Por incrível que pareça, o motor estava com a seguinte configuração:

- lenta: 55
                - ar: 115
                - principal: 162
                - pe de galinha: 50

E assim ele limpou, manteve os giclês, regulou varetas e os carburadores....

E sumpimpa.... O carro ficou divino!!!!! Funcionando muito bem...

Salvo pela falta de torque em baixa, que termoinei por descobrir que O motor não esta com dois cilindros queimando em baixa rotação, o cilindro 1 e o 3.

Provavel diagnostico: falta de vedação pelas válvulas ou pelo assentamento dos cilindros.

Vou resolver este problema ainda esta semana, e após resolver o funcionamento correto, instalar as weber.

Abraços

Comment

Ahhhhhh... O carro continuou esgoelado em alta... Com mistura podre... Alguma sugestão?

Comment

Anderson, estas usando que venture? Nesta configuração acredito que o correto seja 26 para lá.
                    Pois este balancim aumenta em 25% o levante do comando( sé não me engano) que para um 1600 tende realmente a embaralhar muito e quando lima, deve estar dando falta, vai sobindo a giclagem de 5 em 5 e dando uma olhada nas velas e passa o venture para 26.
                    Mas vamos esperar o pessoal falar mais.
                    Obs: esta semana dei uma lapada bonita numa eco!!!!
                    Botando 80 de segunda a 5500rpms, e ainda ia mais.
                    Porem esgoelando muito. Quando os buras do carreteira chegarem, acho que resolvo minha bronca!!
                    Abração.
                    Thiago Torreiro
                    86 Branco, Meu Filho!

Comment

Estou com venturi 26 e borboleta H34, coletor reaberto e polido.

Comment

Outra anderson, já pensasse, em injetar? Inves de gastar uma fortuna nas weber?

Eu sei que sua receita é das antigas, e MUITO BOA, sé estiveres realmente preocupado na ideia da customização de epoca, da dupla weber, é a melhor ideia, agora.... Se o foco for performance, economia e praticidade...
                        Com 1500 pilas tu injeta teu carro com um modulo MS ou até um HIS, que já são uma boa e TCHAM acabaram-se os problemas.Uma carburação de 2000 pila, NUNCA vai chegar na performance de uma injeção de tal valor.

Consigo a injeção da kombi completa por 1300 pilas, mais uns 300 ou 400, você pega um modulo e pronto. S achar pouco ainda consigo para você uma TBI de 50 ou 40 para por no local da de 32 da kombi.
                        Sem se falar que não tem que estar equalizando nem nada.
                        É apenas uma ideia, que espero conseguir fazer para mim e como estamos trilhando caminhos bem próximos... Só que eu vou de 32 original mesmo, pois ano que vem quero jogar um turbinho de leve e trocar os cabeçotes.

Abração.

São os meus planos para este ano, uma injeção e pronto.
                        Thiago Torreiro
                        86 Branco, Meu Filho!

Comment

As weber já estão em casa desde janeiro....

Mas eu não quero jogar um problema em cima do outro, então estou deixando o motor bem redondinho se nenhuma falha para receber as weber....

Comment

POLIDO!!!!!
                            MAU!!!!! Isto foi bem coisa do maledito....
                            Arranca fora e mete um esmeril!!!
                            Admissão polida, é ótimo para pista onde se visa rotações muito altas.
                            No nosso caso rola um escorrimento de combustível, no estado liquido, causando perda de torque.
                            Coletores curtos ou longos? use longos, pois também dão mais torque.
                            Eu não tenho muita certeza, mas pode ser que puxar os ventures para 27 seja uma ideia, porem de uma olhada nas velas, elas tem que estar cor de telha, conforme seja va subindo o gicler de alta.
                            Thiago Torreiro
                            86 Branco, Meu Filho!

Comment

Postado originalmente por Thiago Torreiro
                              Outra anderson, já pensasse, em injetar? Inves de gastar uma fortuna nas weber?

Eu sei que sua receita é das antigas, e MUITO BOA, sé estiveres realmente preocupado na ideia da customização de epoca, da dupla weber, é a melhor ideia, agora.... Se o foco for performance, economia e praticidade...
                              Com 1500 pilas tu injeta teu carro com um modulo MS ou até um HIS, que já são uma boa e TCHAM acabaram-se os problemas.Uma carburação de 2000 pila, NUNCA vai chegar na performance de uma injeção de tal valor.

Consigo a injeção da kombi completa por 1300 pilas, mais uns 300 ou 400, você pega um modulo e pronto. S achar pouco ainda consigo para você uma TBI de 50 ou 40 para por no local da de 32 da kombi.
                              Sem se falar que não tem que estar equalizando nem nada.
                              É apenas uma ideia, que espero conseguir fazer para mim e como estamos trilhando caminhos bem próximos... Só que eu vou de 32 original mesmo, pois ano que vem quero jogar um turbinho de leve e trocar os cabeçotes.

Abração.

São os meus planos para este ano, uma injeção e pronto.
                              Não é tão simples, tem que instalar bomba elétrica, refazer linha de combustivel com retorno, parte elétrica, refurar o tanque pra instalar uma captação maior... vai longe!!

EXPERIENCIA PRÓPRIA!!!

E se for pra fazer o acerto, tem q ter:
                              - um bom mecânico, ou
                              - uma boa dose de paciência. A minha durou 3 meses hehehehe

AFIRMO QUE UMA CARBURAÇÃO DE R$ 2.000,00 SERÁ SUPERIOR A UMA INJEÇÃO DO MESMO VALOR!!!!!!!!!
                              Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                              1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                              "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Working...
                              X