Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Radiador de óleo externo com a saída no original dentro da capela

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Radiador de óleo externo com a saída no original dentro da capela

Postado originalmente por RicKen Ver Post
    Por pura coincidência eu portei algo relacionado lá no forum clube do fusca. Há muito tempo eu ví em uma revista americana especializada em fusca, um motor em que o preparador havia colocado um radiador de óleo na entrada da ventoinha. A vantagem disso, ao meu ver, é que todos os cilindros trabalham com a temperatura bem próximos, ao contrário da capela com filtro NÃO-deslocado. É claro, existe a capela deslocada, mas ao meu ver, esse método ainda traz a vantagem de podermos facilmente instalar um filtro de óleo e talvez os custo de se colocar uma capela deslocada (capela + suporte + radador, pois me parece que os radiadores desses sistemas não são compatíveis) talvez compense (suporte + manqueiras + radiador + suporte do filtro de óleo). O que acham????
    Capela com radiador deslocado é a evolução do sistema.
    E retirar o radiador de dentro da capela (modelo não deslocado) não melhora o fluxo de ar.
    Leia esse texto do Gene Berg: http://www.geneberg.com/article.php?ArticleID=238

Não gosto de escrever isso, mas DIZEM que as capelas Scat/Empi baixas foram projetas para eliminar o radiador interno.

Se é verdade ou não, só usando 4 sensores de temperatura de cilindro, um em cada vela, para saber.

Na dúvida (e na falta de recursos financeiros para testar isso), vá de original com capela deslocada junto com TODAS as latas de refrigeração do motor.
    Se não for suficiente, filtro e radiador externo.
    Last edited by alanbique; 11-02-2014, 12:59 PM.
    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Os próprios usuários do thesamba criticam esse método, pois os cilindros irão receber mais ar quente do que a temperatura ambiente.

E outra: vc já viu algum construtor de motor boxer a ar sério usar esse sistema????

Comment

Porque os preparadores, em especial aqui no Brasil, não usam hidroinjeção (water injection)? Já está provado e comprovado que isso funciona. O fato de não ser muito usado não prova necessariamente nada.

No sistema tradicional aonde você manda um parte do ar para o radiador e os cilindros, embora recebam ar mais fresco, recebem um menor volume de ar. Neste sistema você manda ar menos fresco (teoricamente mais fresco que o cilindros 3-4 e mais quente que os cilindros 1-2, levando-se em conta uma capela com radiador não-deslocado) mas o volume é maior que no caso das capelas com radiador deslocado. Se isso, em termos de temperatura, dá elas por elas eu não sei, mas dizer que "vc já viu algum construtor de motor boxer a ar sério usar esse sistema" eu acho exagero, tanto é que o mestre Chico Biela já usou este sistema ao menos uma vez e isso está postado aqui neste tópico mesmo. Para mim ele é bem sério.

Eu não quero ter razão em nada mas apenas apurar os fatos.

Comment

meu motor tem quase um ano que foi feito ,não rodei nem 3000km .foi montando nos mínimos detalhes ,tem todas as latas ,radiador esta limpo, as aletas do cabeçote foram todas limpas ,fiz aqueles furos nas aletas do cabeçote.....cabeçote foi rebaixado 1,5mm , o comando e um w110 da sobe,volante aliviado em 1,5 kg ,e escap 4x1 do bob....uso um marcador de temp do óleo com o sensor no lugar do parafuso da pressão do óleo.. tipo domingo passado fiz um passeio na cidade vizinha ,50km ida e volta ,,,,pra ir fui so esbarrando o pe a temp chego em 110 º ,na volta vi pisando forte ai chego em 130 º .....

preparaçao do motor da variant ...loanding

Comment

Postado originalmente por diego variant 74 Ver Post
            meu motor tem quase um ano que foi feito ,não rodei nem 3000km .foi montando nos mínimos detalhes ,tem todas as latas ,radiador esta limpo, as aletas do cabeçote foram todas limpas ,fiz aqueles furos nas aletas do cabeçote.....cabeçote foi rebaixado 1,5mm , o comando e um w110 da sobe,volante aliviado em 1,5 kg ,e escap 4x1 do bob....uso um marcador de temp do óleo com o sensor no lugar do parafuso da pressão do óleo.. tipo domingo passado fiz um passeio na cidade vizinha ,50km ida e volta ,,,,pra ir fui so esbarrando o pe a temp chego em 110 º ,na volta vi pisando forte ai chego em 130 º .....
            Nesse caso eu adicionaria um filtro de óleo e radiador externo.
            Postei um link na pag. 3 com sistema de circulação de óleo "full flow" para o motor da Variant. Dá uma olhada lá nas fotos ou procure no google "vw type 3 full flow".
            Aqui tem um link interessante, mostrando bem todas as curvas que precisa: http://classicvw.org/gallery2/v/jadney/Full+Flow/

Comment

Deu uma olhada nas velas? A mistura não está muito podre?

[]s
              Fernando.
              Fusca - 1968
              1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
              123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

Comment

Postado originalmente por alanbique Ver Post
                Nesse caso eu adicionaria um filtro de óleo e radiador externo.
                Postei um link na pag. 3 com sistema de circulação de óleo "full flow" para o motor da Variant. Dá uma olhada lá nas fotos ou procure no google "vw type 3 full flow".
                Aqui tem um link interessante, mostrando bem todas as curvas que precisa: http://classicvw.org/gallery2/v/jadney/Full+Flow/
                eu mandei um email para a spostysten ,para tirar uma duvida ,ai eles mi mandaram uma foto do sitema que eles usam ,iguais esses das fotos do link....ai no caso tem que descer o motor ,abrir e fazer rosca na carcaça para a entrada do óleo neh ? tem que fazer os recorte da ventoinha por causa da bomba tbm ........ sera que não fica bom então usar o flange no lugar do radiador original ,seria tao mais fácil e menos trabalhoso rsrs

Comment

Porque os preparadores, em especial aqui no Brasil, não usam hidroinjeção (water injection)? Já está provado e comprovado que isso funciona. O fato de não ser muito usado não prova necessariamente nada.

No sistema tradicional aonde você manda um parte do ar para o radiador e os cilindros, embora recebam ar mais fresco, recebem um menor volume de ar. Neste sistema você manda ar menos fresco (teoricamente mais fresco que o cilindros 3-4 e mais quente que os cilindros 1-2, levando-se em conta uma capela com radiador não-deslocado) mas o volume é maior que no caso das capelas com radiador deslocado. Se isso, em termos de temperatura, dá elas por elas eu não sei, mas dizer que "vc já viu algum construtor de motor boxer a ar sério usar esse sistema" eu acho exagero, tanto é que o mestre Chico Biela já usou este sistema ao menos uma vez e isso está postado aqui neste tópico mesmo. Para mim ele é bem sério.

Eu não quero ter razão em nada mas apenas apurar os fatos.
                  O Chico usou uma vez. Testou. Porque não usa mais? Eu faria essa pergunta para ele. Ele é um cara sério. Ele preparou os cabeçotes do meu Fusca em 2007, foram montados em 2009 e rodo com eles até hoje.

Veja, se a temperatura ambiente for de 35 graus (verão) e vc coloca um radiador de óleo, com óleo a 90º, na entrada da capela, automaticamente, o ar aspirado será mais quente. E isso será prejudicial ao motor. O quanto será prejudicial? Não sei. Talvez diminua a vida útil do conjunto em 1%. Ou 10%. Ou 50%. Só testando pra saber.
                  Se fosse bom, a VW e a Porsche teria feito isso.
                  Tendo esse raciocínio, num carro com radiador a água, fica a pergunta: porque todo o carro moderno a temperatura da água sempre está na casa dos 90º, com variação mínima? Porque não está a 100º ou 110º? Porque alguém estudou e testou que essa é a melhor temperatura para esse tipo de motor.

Vc leu o artigo do Gene Berg? Com a falta do radiador interno, o ar da capela ficará "perdido". Na capela com radiador deslocado, no lugar do radiador existem as aletas para direcionar o ar para o lugar certo. Na capela normal não tem, vai ficar um espaço vazio. As aletas estão depois do radiador.

Quanto a injeção de água, para carros de rua, que não trabalham com altas taxas de compressão, que não andam com o pé sempre no fundo, talvez os ganhos não compensem os investimentos. Mesmo se vier, tem que testar.

Fora que não é barato:
                  - http://www.ebay.com/itm/New-AEM-Wate...746e38&vxp=mtr
                  - http://www.aquamist-direct.com/806-0...-valve-system/

E muito menos SIMPLES:
                  Last edited by alanbique; 11-02-2014, 05:09 PM.

Comment

eu mandei um email para a spostysten ,para tirar uma duvida ,ai eles mi mandaram uma foto do sitema que eles usam ,iguais esses das fotos do link....ai no caso tem que descer o motor ,abrir e fazer rosca na carcaça para a entrada do óleo neh ? tem que fazer os recorte da ventoinha por causa da bomba tbm ........ sera que não fica bom então usar o flange no lugar do radiador original ,seria tao mais fácil e menos trabalhoso rsrs
                    Tirando o radiador interno, vc pode jogar mais ar para um lado do motor e menos para outra. O sistema foi desenhado para ter o radiador interno. Tirar ele muda tudo...

Postado originalmente por fcm Ver Post
                    Deu uma olhada nas velas? A mistura não está muito podre?

[]s
                    Fernando.
                    Verdade.
                    Last edited by alanbique; 11-02-2014, 05:11 PM.

Comment

Postado originalmente por alanbique Ver Post
                      Tirando o radiador interno, vc pode jogar mais ar para um lado do motor e menos para outra. O sistema foi desenhado para ter o radiador interno. Tirar ele muda tudo...

Verdade.
                      tipo ,tem um comentário ,o lado do cabeçote que não tem radiador e mais refrigerado ,que o lado que tem o radiador ,nos fusca a turma ate usa a tal da capela deslocada ... ? sera posso arriscar montar esse projeto ,pois não tava querendo mexer com motor nesse momento ....ou é correr o risco de perder tudo ? vlw pela força...

Comment

O mestre Chico Biela é a favor da hidro-injeção pelo que sei, e pelo que sei também, ele não usa, e o preço não é exatamente a questão porque você não precisa usar esses kits importados. Apenas como exemplo, se seu motor for a alcool (Tô falando o motor, não o motorista, eheheheheheheh) você poderá adicionar a proporção de água diretamente no alcool e isso é apenas um incomodo, não custa nada. Então o fato de ele não estar usando não necessáriamente prova nada.

"Veja, se a temperatura ambiente for de 35 graus (verão) e vc coloca um radiador de óleo, com óleo a 90º, na entrada da capela, automaticamente, o ar aspirado será mais quente. E isso será prejudicial ao motor. O quanto será prejudicial? Não sei."
                        > Mas como eu disse o volume de ar é maior, e eu também não sei, é necessário medir. Mas nos radiadores não deslocados o problema é o mesmo.

"Se fosse bom, a VW e a Porsche teria feito isso."
                        > Isso não prova que o sistema é ruim, apenas que existe soluções melhores, soluções que eu acredito que a eles adotaram.

"Vc leu o artigo do Gene Berg? Com a falta do radiador interno, o ar da capela ficará "perdido"."
                        > Isso eu não li, mas estou interessado, se puder me passe o link.

Comment

tipo ,tem um comentário ,o lado do cabeçote que não tem radiador e mais refrigerado ,que o lado que tem o radiador ,nos fusca a turma ate usa a tal da capela deslocada ... ? sera posso arriscar montar esse projeto ,pois não tava querendo mexer com motor nesse momento ....ou é correr o risco de perder tudo ? vlw pela força...
                          Vc gastou uma boa grana para montar um 1600 fortinho certo?
                          Vai arriscar a vda util do motor baseado num boato de internet?
                          Eu não arriscaria.

Comment

O mestre Chico Biela é a favor da hidro-injeção pelo que sei, e pelo que sei também, ele não usa, e o preço não é exatamente a questão porque você não precisa usar esses kits importados. Apenas como exemplo, se seu motor for a alcool (Tô falando o motor, não o motorista, eheheheheheheh) você poderá adicionar a proporção de água diretamente no alcool e isso é apenas um incomodo, não custa nada. Então o fato de ele não estar usando não necessáriamente prova nada.

"Veja, se a temperatura ambiente for de 35 graus (verão) e vc coloca um radiador de óleo, com óleo a 90º, na entrada da capela, automaticamente, o ar aspirado será mais quente. E isso será prejudicial ao motor. O quanto será prejudicial? Não sei."
                            > Mas como eu disse o volume de ar é maior, e eu também não sei, é necessário medir. Mas nos radiadores não deslocados o problema é o mesmo.

"Se fosse bom, a VW e a Porsche teria feito isso."
                            > Isso não prova que o sistema é ruim, apenas que existe soluções melhores, soluções que eu acredito que a eles adotaram.

"Vc leu o artigo do Gene Berg? Com a falta do radiador interno, o ar da capela ficará "perdido"."
                            > Isso eu não li, mas estou interessado, se puder me passe o link.
                            Sobre o Chico, quis dizer pq ele não usa mais o radiador de óleo na boca da capela??? Pergunta pra ele. E pergunte o que ele acha mais eficiente: radiador na boca da capela ou o radiador deslocado. Depois poste a resposta pra gente.

Da onde vc tirou que o volume admitido do ar será maior sem o radiador? Se a ventoinha for a mesma, o volume admitido será igual!!!!
                            A própria ventoinha que vem na capela dos radiadores deslocados já é mais larga que a ventoinha das capelas normais. Se não me engano, é de 3 a 5 mm mais larga. Ai sim, sendo mais larga, ela irá admitir mais ar.
                            Porque a ventoinha é mais larga? Para poder direcionar ar para o radiador deslocado e para os cilindros.

O link do gene berg eu passei na página anterior.

Mais coisas sobre ventilação do motor vc pode ler aqui: http://www.awesomepowdercoat.com/
                            Procure por venturi ring, cylinder air vanes, hoover bits, thermostat flaps e industrial shields.
                            Last edited by alanbique; 11-02-2014, 05:50 PM.

Comment

Não vou perguntar porque isso não é importante para mim. O mestre Chico Biela é uma pessoa extraordinária e ele sempre responde aos questionamentos de todos, na medida do possível, inclusive os meus.

"Da onde vc tirou que o volume admitido do ar será maior sem o radiador? Se a ventoinha for a mesma, o volume admitido será igual!!!!
                              A própria ventoinha que vem na capela dos radiadores deslocados já é mais larga que a ventoinha das capelas normais. Se não me engano, é de 3 a 5 mm mais larga. Ai sim, sendo mais larga, ela irá admitir mais ar.
                              Porque a ventoinha é mais larga? Para poder direcionar ar para o radiador deslocado e para os cilindros."
                              > Isso não muda nada. No sistema simples um lado é mais quente que o outro e neste sistema fica a média.

Do que você disse para mim esse artigo sim foi realmente útel. Obrigado

Comment

Working...
                              X