Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o comando adequado para um 78 x 90,5?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Qual o comando adequado para um 78 x 90,5?

A proposta é ter um carro que possa andar bem na cidade e ter uma muito boa ultrapassagem entre os 80 e 150Km/h.
    A idéia é montar um motor com o virabrequim 78 ou 78,4 colo chevy e os kits 90,5, com bielas de 6 polegadas (ancona). A álcool com uma taxa próxima de 15 (se conseguir...). Pensei na relação de balancins original.
    Estou em dúvida em relação a que comando é adequado e também sobre quais os diâmetros de válvulas adequados.

Eu em principio fico em dúvida entre o w120 e o w125. Gostaria que o carro tivesse uma lenta razoável e eu pudesse arrancar normalmente em uma sinaleira, por exemplo. A minha principal preocupação com o w125 é a lenta e o torque em rotações baixas.
    E pergunto também, que diâmetros de válvulas são adequados. Pensei em principio no que a puma propunha: 39x36, depois dei uma olhada e a bugpack tem 44x37. O que é adequado?
    Tem alguém que usa esta configuração ou algo parecido, pode dar um parecer?
    Como é projeto ainda não está definido, mas provavelmente vá ganhar uma injeção eletrônica.
    Talvez não seja tão relevante, mas hoje o carro tem o diferencial 8x31. Possivelmente eu vá encurtar isso, porque não preciso de velocidade final ou economia.

Se já existir resposta para esta questão agradeço a indicação porque não localizei.

Desde já fico grato pela atenção e respostas.
    Last edited by Dock; 10-05-2012, 09:29 AM.

Re: Qual o comando adequado para um 78 x 90,5?

Pela minha experiencia va de W125 ja que vai de injecao no futuro... veja meus videos...

Comment

Ali pertinho de vc:

Fusca 1500 1974 Verde Hippie
      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

bem legal...

Que valvulas fica bom com este comando?
        42 x 37 mm? algo assim ou mais?
        Last edited by Dock; 10-05-2012, 11:36 AM.

Comment

BLZ!
          O meu tem uma configuração bem parecida com o seu.
          78.4x92. O comando que veio no kit qdo comprei é um scat c-45 que é comparavel com o w-125 pelo site deles. Peloq ue eu vi ele tem a diracão adv como o w-120 e a @.050 como o w-125. Com duas HPMX 44 (weber44).
          O motor está em casa mas falta a capela e o escape. Assim que estiver funcionando devo postar aqui o resultado e alguns videos. Acho que vai sanar suas duvidas. Nao espero um bom torque em baixa pois o comando tem faixa de potencia entre 4000 e 6500 rpm. Meu carro é buggy, entao deve ter mais dificuldades que um fusca por ter um cambio mto longo. Mas se ficar bom, num fusca deve ficar ainda melhor.
          Os cabeçotes usam valvulas de 40x35.5 que é o mais comum, duvido que seja necessario algo maior, além de enfraquecer o cabeçote.
          flw
          GTMassa
          Tatui

Comment

Postado originalmente por gabrielmassa
            BLZ!

Os cabeçotes usam valvulas de 40x35.5 que é o mais comum, duvido que seja necessario algo maior, além de enfraquecer o cabeçote.
            flw
            Concordo com voce
            Abraços

Alexandre

Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta

Comment

Cara, vai de comando w125 que com a cilindrada que tu vais usar, a lenta vai ficar praticamente original.
              Quanto a taxa, se for usar carburação e andar na cidade, aconselho a não ultrapassar os 12.5 porque só vai te trazer aquecimento desnecessário e batida de pino.

VLW
              Meu SANGUE é Air cooled+

Comment

Quanto ao câmbio, nessa configuração de motor, penso que o ideal seria deixar o 31x8 porque assim tu vai usar somente a segunda e a terceira, indo dos 20km/h aos 160km/h sem fazer a quarta e perder potência.

VLW
                Meu SANGUE é Air cooled+

Comment

Só o fato de usar um vira cursado já trás o torque para baixo. Cilindradas altas favorecem o uso de comando agressivos, sem afetar consideravelmente a marcha lenta.

O W125 é a pedida.

Se desejar melhorar o torque é só usar um escape mais restritivo, ou usar valvulas de escape de 32mm.

Há um mundo de opções, até mesmo usar um TCS20, ao invés de um w120 ou 125.

Tudo vai depender de como o carro será utilizado na maior parte do tempo.

Comment

O que eu gostaria que o carro fizesse bem uma arrancada de 0-140Km/h+-, pudesse ter uma lenta para andar na rua e eventualmente ir para a estrada. Na estrada em especial as ultrapassagens que geralmente é algo dos 80 a 140.
                    Torque em baixa rotação, acho que não é o foco, até por isso eu tinha pensado, como possibilidade, no cabeçote 42x37 e em encurtar o cambio.
                    A freqüência de uso não é muito grande.
                    O problema é que eu não tenho experiência nenhuma com motores preparados, só o que sei é o que li e conversei.
                    Agradeço todos os auxílios e continuo atento às sugestões.

Comment

Qual seria a vantagem do TCS20 sobre o w125 ou 120?

Comment

Postado originalmente por Dock
                        Qual seria a vantagem do TCS20 sobre o w125 ou 120?
                        Muitas ou nenhuma!

Explico, o TCS20 é feito para motores turbinados, ele tem angulos diferentes para admissão e escape, favorecendo o uso do caracol.

Em motores aspirados, a vantagem é que tras a curva de torque para rotações mais baixas, bastante torque 2500 - 3000 rpm, com torque máximo por volta dos 3800 rpm.

A outra vantagem é a possibilidade um futuro upgrade para caracol sem ter que se preocupar com o miolo do motor, é "só" colocar o kit turbo e pronto, desde que o motor ainda esteja em boas condições evidentemente.

A desvantagem em aspirados é que a rotação não sobe tão rapido como num W125 por exemplo, mas mesmo assim, sobe melhor que um comando original.

Se não tem pretenção de colocar um caracol, coloca o W125, na tua configuração, principalmente por causa da injeção, vai andar na cidade "melhor" que um original.

Mas nisso tudo estou pressupondo a necessidade de um bom preparador. Ou então de muita paciência da tua parte.

Comment

Olha só, fiz umas "simulações" com a planinha do Marcelo e ficou assim.

Com W125 e injeção:

163cv a 6800rpm, tirando os 20% do garçom ficam 130cv, torque de 18,9kgf/m a 5000rpm, 0-100km/h em menos de 10s (8.2s). E máxima de 212km/h

Os números são sempre exagerados, embora um bom preparador talvez consiga retirar os valores gerados pela planilha.

Analizando a curva de torque, que possivelmente será um pouco diferente por "n" motivos, já se tem um bom torque para cidade.

Com um TCS20 e injeção sem turbo:

156cv a 6500rpm, tirando 20% do garçom ficam 125cv, torque de 22kgf/m a 4000rpm, 0-100km/h em menos de 10s (8.7). máxima de 213km/h

Analizando a curva de torque, que possivelmente será um pouco diferente por "n" motivos, já se tem 10kgf/m por volta dos 1000rpm o que é um ótimo torque para cidade.

Com um TCS20 e injeção e turbo (0.5 bar):

225cv a 6500rpm, tirando 20% do garçom ficam 180cv, torque de 32kgf/m a 4000rpm, 0-100km/h em menos de 6s (5.4). máxima de 228km/h

Analizando a curva de torque, que possivelmente será um pouco diferente por "n" motivos, já se tem 13kgf/m por volta dos 1000rpm o que é um ótimo torque para cidade. Porém nessa configuração, é necessário usar miolo forjado (vira/bielas/kit), para uma maior durabilidade.

Mas lembre-se que nem só de motor se faz um carro veloz, suspensão, freios, direção, reforços estruturais, necessitarão ser trabalhados também.

Comment

Olá,

15 de taxa ? Mesmo para álcool é alta. Uso urbano?

Você fala de um carro que não precisa de muito torque em baixa, então acho que estamos falando de um "motor girador" (5k , 6k , 7k, )
                            Carros assim não são bons de arrancada. A potência e torque vem com o giro.
                            Acho que para a rua talvez não seja o melhor. Melhor de estrada. Marcha lenta irregular, para ficar "ciscando" no semáforo.
                            Arrancada na rua só com o 3step ligado.

Assim se é um "motor girador" que você quer pode olhar para os comandos da familia FK. Somente que estes comandos requerem balanceiro com levante maior: 1.4 e 1.5.

Sistema de refrigeração reforçado. Radiador externo e carter seco devem ser estudados.

Boa sorte, vai ficar bem divertido

[]s
                            Fernando.
                            Last edited by fcm; 11-05-2012, 03:30 PM.
                            Fusca - 1968
                            1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                            123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

Comment

Ednaldo, que cambio você usou na simulação? Olhando os números frios de sua simulação achei bom esse w125...
                              Mas eu acho meio de mais andar a mais de 200 com um carro com mais de 40 anos.
                              Eu não estava pensando em turbo mais por questões de legalização. Fica muito evidente a mudança, mas sem duvida os menos de 6s são bem tentadores.
                              Virabrequim forjado já estava nos planos. Existe virabrequim de curso que não seja forjado? Achei que todos seriam...
                              As bielas eu pensei em duas possibilidade, ambas em 6 polegadas: da ancoma e da pauter. Pelo que andei vendo ambas seriam forjadas.

Alguém já usou ou conhece essas bielas ancona? As da pauter são mais conhecidas mas o preço é maior...
                              As ancono próximo de R$2.000,- e as pauter 2.400,-

FCM, eu estava imaginando um motor que girasse uns 6.500rpm, mais ou menos como um carro atual.
                              Em sua opinião o que seria mais adequado para arrancar melhor, mais ou menos dentro desta idéia?
                              Dirigi os comentários, mas as opiniões de todos são muito bem vindas.
                              Last edited by Dock; 11-05-2012, 04:43 PM.

Comment

Working...
                              X