Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o comando adequado para um 78 x 90,5?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Qual o comando adequado para um 78 x 90,5?

Postado originalmente por Dock
    Ednaldo, que cambio você usou na simulação? Olhando os números frios de sua simulação achei bom esse w125...
    Mas eu acho meio de mais andar a mais de 200 com um carro com mais de 40 anos.
    Cambio original com diferencial 31x8. Concordo com a questão dos 200 por hora, por isso o carro precisa de algumas melhorias na suspenção e freio, bem como alguns reforços estruturais, mas em última instãncia, quem faz a velocidade é o pé do motorista.

Tenho um plano (sonho?) de no futuro montar um 85,5x74 (ou 76) aspirado com w100 ou w110, com injeção de kombi e controlador aftermark, para mim já mais que suficiente.

Eu não estava pensando em turbo mais por questões de legalização. Fica muito evidente a mudança, mas sem duvida os menos de 6s são bem tentadores.
    Concordo, mas qualquer carro com 0-100 em 10s ou menos já é bem divertido.

Virabrequim forjado já estava nos planos. Existe virabrequim de curso que não seja forjado? Achei que todos seriam...
    Sim, a Lepe fabrica vira, cursado, fundido.

As bielas eu pensei em duas possibilidade, ambas em 6 polegadas: da ancoma e da pauter. Pelo que andei vendo ambas seriam forjadas.
    Sim, essas são forjadas.

[quote]Alguém já usou ou conhece essas bielas ancona? As da pauter são mais conhecidas mas o preço é maior...

As ancono próximo de R$2.000,- e as pauter 2.400,-[quote]

Aqui o que manda é o teu bolso, creio que as Ancona são mais que suficientes para o teu propósito.

FCM, eu estava imaginando um motor que girasse uns 6.500rpm, mais ou menos como um carro atual.
    Em sua opinião o que seria mais adequado para arrancar melhor, mais ou menos dentro desta idéia?
    Dirigi os comentários, mas as opiniões de todos são muito bem vindas.
    A propósito, fiz as simulações usando gasolina como combustível, com alcool as coisas mudam um pouco (ou um muito), porque tudo almenta potencia, torque. etc..

Diante do que você expos posteriormente, creio que trazendo o torque para uma faixa mais baixa, o W120 é um ótima opção, pois a potencia máxima vem em torno dos 6600rpm, e o torque máximo em 4600rpm, mas a arrancada em semaforo fica boa com diferencial 31x8, e com um 35x8 as arrancadas ficam muito rápidas, 0-100 em torno de 7s.

Mas como bem lembrou o FCM, lubrificação e refrigeração deste conjunto são fundamentais para durabilidade e segunça.

Comment

Aqui tem um link interessante, da CB Performance, com motores de 1776 a 2332.
      Tem a lista completa de peças indicadas e as potencias que eles alcançaram, ja citando o escape e a carburação utilizados. Mas não falam em comandos.

Para um 90,5x78, falam em cabeçotes 40x35,5 "Los Panchito", semelhantes os nossos nacionais.
      Fusca 1500 1974 Verde Hippie
      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Sim a lubrificação/refrigeração também pensei em melhorar, só não tenha mencionado.

Bem Legal a lista. Pelo que eu entendi (procurando os códigos) o comando é o primeiro item: 2242 - Cam Only T-1 = que é:
        Eagle Racing Cam - Adv. Duration 298° / Dur. @ .050" 248° / Lift @ cam .389" / Lift w/1.1:1 Rocker Arms .428''
        Pelo pouco que sei parece um pouco menos bravo que o w125, (intermediário entre o 120 e o 125) é isso?

Quanto aos cabeçotes, vi que a sportsystem vende, talvez sejam adequados, o que acham?
        Last edited by Dock; 11-05-2012, 06:40 PM.

Comment

Se nao quer torque em baixa porque emcurtar o cambio?
          Abraços

Alexandre

Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta

Comment

O que pensei foi o seguinte: o motor girar mais e o câmbio mais curto compensar isso. E como efeito final uma arrancada mais esperta.
            Faz sentido?

Comment

Eu gosto dos FK, projeto mais moderno. Quanto aos balanceiros, se der uma coceirinha para colocar balanceiro de 1,25 num comando W, já era, é melhor já começar com os de 1,4 dos FK.
              Você quer 80-140 rápido, não? Com caixa 31x8, pneus 195/65R15, a 80km/h em terceira estará a cerca de 3500rpm, e a 140km/h ainda em terceira estará a cerca de 6000rpm. Então, precisa de um comando que já empurre a 3500rpm e gire mais de 6000rpm.
              Numa simulação no Dyno2003 (em algum lugar do fórum tem link para download), num motor 92x78,4 com 8,5 de taxa, vávulas 40x35, deu o seguinte:
              Torque a 2500: TCS-20 120lb-ft W-125 82lb-ft FK-43 99lb-ft
              Torque a 3500: TCS-20 132lb-ft W-125 98lb-ft FK-43 116lb-ft
              Torque a 5000: TCS-20 137lb-ft W-125 124lb-ft FK-43 136lb-ft
              Torque máximo: TCS-20 140lb-ft(19,35kgf)@4500rpm W-125 124lb-ft(17,14kgf)@5000rpm FK-43 136lb-ft(18,8kgf)@5000rpm

Potência a 2500: TCS-20 57cv W125 39cv FK-43 47cv
              Potência a 3500: TCS-20 88cv W125 66cv FK-43 77cv
              Potência a 5000: TCS-20 120cv W125 118cv FK-43 129cv
              Potência máxima: TCS-20 134cv@5500rpm W125 135cv@6500rpm FK-43 145cv@6000rpm
              Arquivos Anexos
              Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

Comment

Olá,

Realmente o pessoal do forum se empolga quando o assunto é um veneninho.
                Mas ainda estou com duvidas em entender o seu projeto para poder ajudar mais.
                Se você fizer um motor "girador" com torque/potência máxima em altos giros e encurtar o cambio seu carro vai acabar rapidinho na estrada.
                Talvez não atenda o seu objetivo de uma ultrapassagem segura, pois na verdade não vai entregar a velocidade final que você espera.
                Você estará sempre dirigindo em rotação alta. Mesmo em uso urbano. Uma vez que você disse que não pretende utilizar muito na estrada. Saída de semáforo como eu disse sempre com o 3step ligado
                Além disso, você pretende usar uma taxa de compressão bem, bem alta.
                Isso associada as faixas de rotação que você deverá conduzir me parecem perigosas para a durabilidade do projeto.

Não sei, novamente, você poderia ser mais claro em seu projeto.

[]s
                Fernando.
                Fusca - 1968
                1.9 - Gasolina - Aspirado / Injetado
                123cv@5250 / 19.1Kgm@4050 by NunesPreparações

http://www.fusca4ever.com.br/showthr...etado-Fueltech

Comment

Pois é... o carro não é para uso cotidiano e sim para se divertir de vez em quando.
                  Eu gostaria de um carro que fosse possível se usar na cidade e quando fosse para a estrada pudesse fornecer ultrapassagem e uns peguinhas... tipo de deixar tipo golf gti para traz, sei que nem existe mais isso mas é essa a idéia.
                  A idéia do 2000 seria para se ter uma durabilidade razoável. Se esta taxa compromete muito se faz com menos, talvez uns 12,5.
                  Mas se o cambio é o que esta lá (8x31) ou o do 1300 esta aberto...
                  Expliquei um pouco melhor?
                  Ah os pneus que tenho são 205/60 r 15 (montados nas clássicas Scorro s-2, tijolinho)
                  Last edited by Dock; 11-05-2012, 09:48 PM.

Comment

Bom,

Agora ficou mais fácil, e mais divertido ....

Comando: vai de W125 para cima, com balanceiros 1,25... Se puder vai da linha FK com balanceiros 1.4 (roletados) e esqueça a marcha lenta (é para os fracos).

Na estrada você sempre vai estar embalado ... não vai arrancar (de parado) mais sim "esticar". Relação mais longa para virar VDO fácil...

Radiador de óleo indispensável. Carter seco talvez seja uma boa (8 a 10 litros de óleo).

Taxa. Eu uso 12,8 no meu carro. Qualquer coisa entre 11,5 e 13 para o alcool vai ficar bom. Mas como o seu negócio e fazer os manos comerem poeira na estrada vai de 11,5. Diminua a temperatura para as longas distâncias...

Molas duplas no cabeçote, para evitar que elas flutuem em alta rotação.

Sensor de pressão e temperatura de óleo INDISPENSÁVEIS.

Você vai de carburado ou injetado ????

Espero ter posto lenha na fogueira

[]s
                    Fernando.
                    Fusca - 1968

Comment

A idéia é muito provavelmente injeção, o puma esta com 1 solex e acho que não vale a pena pegar carburador e de pois trocar.
                      Tem uma idéia meio insana para resfriar que é jogar água direto em cima dos cabeçotes, com talvez esguichos de para brisas.
                      Eu pensei em colocar injetores de óleo vidados para os cilindros, como os carros mais novos.
                      Outra idéia que surgiu foi montar um cambio do 1500/primeiros 1600 e trocar a 4 por uma mais longa.....

Comment

A idéia é muito provavelmente injeção, o puma esta com 1 solex e acho que não vale a pena pegar carburador e de pois trocar.
                        Tem uma idéia meio insana para resfriar que é jogar água direto em cima dos cabeçotes, com talvez esguichos de para brisas.
                        Eu pensei em colocar injetores de óleo vidados para os cilindros, como os carros mais novos.
                        Outra idéia que surgiu foi montar um cambio do 1500/primeiros 1600 e trocar a 4 por uma mais longa.....
                        É realmente ir atras de 2 carburas novos vai custar tanto quanto a injeção.
                        Agora muito legal a ideia para resfriar o motor. Passou do Dark Side para o Insanidades (no bom sentido - tópicos do Forum).

Você já viu isso em algum lugar ?

Acho que "jogar" água direto no cabeçote e nas camisas talvez não funcionem (trincar o cabeçote / camisas por resfriamento do material), mas se jogar um spray bem aberto dentro da capela ou na ventoinha pode ser que o ar umidificado roube mais calor do sistema. E se fizermos uma injeção de Oxido Nitroso como se fazem nos intercooleres dos carros tops.

Alguém já viu uma insanidade desta ??? (De novo no bom sentido )

[]s
                        Fernando.
                        Fusca - 1968

Comment

Postado originalmente por fcm
                          É realmente ir atras de 2 carburas novos vai custar tanto quanto a injeção.
                          Agora muito legal a ideia para resfriar o motor. Passou do Dark Side para o Insanidades (no bom sentido - tópicos do Forum).

Você já viu isso em algum lugar ?

Acho que "jogar" água direto no cabeçote e nas camisas talvez não funcionem (trincar o cabeçote / camisas por resfriamento do material), mas se jogar um spray bem aberto dentro da capela ou na ventoinha pode ser que o ar umidificado roube mais calor do sistema. E se fizermos uma injeção de Oxido Nitroso como se fazem nos intercooleres dos carros tops.

Alguém já viu uma insanidade desta ??? (De novo no bom sentido )

[]s
                          Fernando.
                          Na verdade usa-se CO2.

O oxido de nitrogenio tambem tem a capacidade de resfriar (como qualquer gas passando de alta pressao para baixa pressao), mas o pessoal usa Co2 mesmo.

Comment

Nunca vi a ideia de jogar água. Foi conversando com um amigo. Até não sei se foi minha ou dele. Quanto ao resfriamento: se a diferença de temperatura não for grande acho que não quebraria. Eu não sabia do co2, nas camisas perece bem interessante, mas dá para fazer isso nos cabeçotes? Como se faz, já que ficam expostos?

Comment

Nao, o Co2 eh usado em intercooler.

Comment

Nunca vi a ideia de jogar água. Foi conversando com um amigo. Até não sei se foi minha ou dele. Quanto ao resfriamento: se a diferença de temperatura não for grande acho que não quebraria. Eu não sabia do co2, nas camisas perece bem interessante, mas dá para fazer isso nos cabeçotes? Como se faz, já que ficam expostos?
                                olá,

Por isso, talvez, aspergir (acho que é assim que escreve) um liquido refrigerante dentro da capela possa ser uma boa ideia. Não sei se a água seria a melhor solução ou outro gás (inerte preferencialmente).
                                Isso usaria o sistema o sistema de refrigeração original do motor a ar, melhorando a capacidade do refrigerante.
                                No projeto original a capela "sopra" ar sobre os cabeçotes também. Por isso as capas que cobrem camisas e cabeçotes, deixando a mostra somente a entrada da admissão e velas.

Acho que isso merece um tópico em insanidades....

[]s
                                Fernando.
                                Fusca - 1968

Comment

Working...
                                X