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Taxa de Compressão X Abertura das Velas

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  • Taxa de Compressão X Abertura das Velas

    Existe algum tipo de relação entre a taxa de compressão e a abertura/folga dos eletrodos das velas?

    Pergunto isso, pois ontem voltando para casa peguei um baita trânsito e o motor começou a falhar, demorava para subir o giro, a lenta ficou horrível e eu não tinha alterado nada no carro...
    Chegando em casa fui verificar o que poderia ter acontecido, coloquei a mão na bobina (KW12) e ela estava fervendo! Já tinha comprado uma bobina da Accel por conta disso, mas ela pifou e estou aguardando voltar da garantia.
    Como estou acertando a carburação ainda, resolvi tirar as velas para saber como estava a queima (coloquei velas novas há 1 mês, tirei as velas da caixa e instalei), as velas estavam cor de tijolo, normais... E, só para ver se todas estavam com a mesma abertura, fui medi-las... Todas estavam com 0,6 mm de folga, o recomendado é 0,7 mm não é??? Minhas velas são BP5hs NGK para gasolina.
    Então decidi ajustar a folga de todas para 0,8 mm, dei partida no carro e o motor pegou muito mais fácil, ficou mais acelerado e com um funcionamento mais "solto"... Meu motor tem taxa de 9:1 rodando na gasolina. Depois da mudança, deixei o carro funcionando uns 10 minutos na lenta e a bobina não esquentou mais.

    Como sei que o pessoal aqui sabe muito e já passou por inúmeros problemas...

    Abraço à todos!
    Variant 1972 - Branco Lótus
    São Paulo/SP

  • #2
    Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

    Também aguardo algum entendido sobre o assunto...
    Comigo foi ao contrário, mas minha taxa é mais baixa (7,8:1) e uso platinado...

    Eu usava 0,8mm e de vez em quando sentia algumas falhas, principalmente com o moto frio e em alguns momentos que pisava mais fundo. Baixei pra 0,60 (o manual recomenda de 0,60 a 0,80mm) e o motor ficou muito mais liso.

    Na minha opinião, a taxa alta dificulta a formação da centelha na vela, então o uso de uma menor folga facilita esse processo!

    Ps.: 10 minutos em marcha enta não é o suficiente para esquentar a bobina, tem que fazer testes no transito, pegar estrada.

    abs
    Jéferson S.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

    Comment


    • #3
      Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

      A opinião do Jeff esta correta.
      A taxa alta dificulta a formação da centelha
      então nesse caso se recomenda um gap menor.
      Acho estranho tua bobina ter esquentado menso com o gap mais elevado.
      Pra mim ta ao contrario isso aí.
      Maior gap ''pede'' mais força da bobina.

      Comment


      • #4
        Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

        Postado originalmente por Brenio
        A opinião do Jeff esta correta.
        A taxa alta dificulta a formação da centelha
        então nesse caso se recomenda um gap menor.
        Acho estranho tua bobina ter esquentado menso com o gap mais elevado.
        Pra mim ta ao contrario isso aí.
        Maior gap ''pede'' mais força da bobina.
        Fala Brenio,

        Minha bobina esquentou quando estava com gap menor, 0,6 mm.
        Depois que regulei para 0,8 mm ficou melhor.
        O gap pode ser regulado até que medida? 0,9 - 1,0 - 1,1 mm... Esta regulagem depende somente da taxa ou da bobina e sistema de ignição também?

        Valeu, abraço!
        Variant 1972 - Branco Lótus
        São Paulo/SP

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        • #5
          Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

          Cabos d vela,tampa do distribuidor e rotor com alta resistência
          à passagem d corrente exigem maior tensão da bobina p/ q as
          velas possam "centelhar" sobrecarregando a bobina(esquenta +).
          Verifique esses itens e se sua bobina não exige um pré-resistência
          p/ funcionar,se for platinado pelo modelo d bobina informado é obri_
          gatório a pré-resistência.Os itens citados mesmo com boa aparên_
          cia podem estar ruins,o valor de resistência infelizmente não sei
          informar,mas mede se com multimêtro.

          Abraço

          Comment


          • #6
            Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

            Postado originalmente por Fred Cavicchia
            Fala Brenio,

            Minha bobina esquentou quando estava com gap menor, 0,6 mm.
            Depois que regulei para 0,8 mm ficou melhor.
            O gap pode ser regulado até que medida? 0,9 - 1,0 - 1,1 mm... Esta regulagem depende somente da taxa ou da bobina e sistema de ignição também?

            Valeu, abraço!
            Deixe me intrometer,talvez possa ajudá-lo.Depende dos 2,já vi
            carro turbo usar 0,5 mm d gap p/ as velas não apagarem,qto
            maior a pressão e ou taxa,maior a dificuldade da vela centelhar.
            Sistemas de ignição + eficientes permitem q se use gaps maiores
            até certo limite,q se descobre na base de testes(erro e acerto),
            aumenta se o gap gradativamente até q o motor apresente falhas
            e depois diminue-se até sumir com a falha p/ descobrir qual o li_
            mite possível.Gaps exagerados favorecem falhas por fuga d cor_
            rente nos cabos d vela.

            Abraço

            Comment


            • #7
              Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

              Sugestiono instalar uma resistencia em serie com o positivo da bobina.

              Comment


              • #8
                Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

                Postado originalmente por Fabricio do Nascimento
                Cabos d vela,tampa do distribuidor e rotor com alta resistência
                à passagem d corrente exigem maior tensão da bobina p/ q as
                velas possam "centelhar" sobrecarregando a bobina(esquenta +).
                Verifique esses itens e se sua bobina não exige um pré-resistência
                p/ funcionar,se for platinado pelo modelo d bobina informado é obri_
                gatório a pré-resistência.Os itens citados mesmo com boa aparên_
                cia podem estar ruins,o valor de resistência infelizmente não sei
                informar,mas mede se com multimêtro.

                Abraço
                Fabrício,

                Meu motor tem ignição eletrônica já, creio que não haja a necessidade de instalar resistência. O CDI não esquenta, só a bobina mesmo.
                Meus cabos de vela são novos NGK, tampa e rotor troquei faz um ano mais ou menos.
                Vou conferir a temperatura da bobina e do CDI quando voltar para casa hoje e posto o que aconteceu mais tarde.

                Valeu, abraço!
                Variant 1972 - Branco Lótus
                São Paulo/SP

                Comment


                • #9
                  Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

                  Acabei de chegar em casa e fui verificar o CDI, temperatura normal, e a bobina... quente do mesmo jeito!
                  Mas com o gap de 0,8 mm o carro anda bem melhor e não falha, talvez minha bobina esteja com problemas mesmo...
                  Vou esperar a outra bobina que enviei para garantia voltar e testá-la.
                  Amanhã vou comprar a tampa do distribuidor e o rotor novos, instalar e verificar como fica...
                  Variant 1972 - Branco Lótus
                  São Paulo/SP

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                  • #10
                    Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

                    Mas então, ainda paira a dúvida
                    Existe uma formula padrão para o gap em função da taxa de compreção x sistema de alimentação/admição x cilindrada?
                    Pergunto isso pois eu uso em meu 1600 com dupla Solex 32/34 (originais) um gap de 0,5. Posso melhorar a queima aumentando o gap, mas para chegar na melhor medida só experimentando ou alguem tem uma dica?
                    D O U G L A S
                    Brasilia 1974 - "Marrom"

                    São Miguel do Oeste - SC
                    ++++++++++++++++++++
                    FUSCA 4 EVER, 4 EVER ! ! !

                    ++++++++++++++++++++

                    RUMO AOS 1000 POSTS,
                    MAS JÁ LOUCO POR F4E !!!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

                      Postado originalmente por Fred Cavicchia
                      Fabrício,

                      Meu motor tem ignição eletrônica já, creio que não haja a necessidade de instalar resistência. O CDI não esquenta, só a bobina mesmo.
                      Meus cabos de vela são novos NGK, tampa e rotor troquei faz um ano mais ou menos.
                      Vou conferir a temperatura da bobina e do CDI quando voltar para casa hoje e posto o que aconteceu mais tarde.

                      Valeu, abraço!
                      O meu tambem, porem fiz um teste e instalei no meu e valeu a pena!
                      Bobina esquenta muito menos, aumenta a vida util da mesma. Faz um teste ela é baratinha.

                      Comment


                      • #12
                        Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

                        Instalar uma resistencia no positivo da bobina vc reduz a eficiencia da faisca.
                        Dai depende da aplicação compensa as vezes não.
                        Quanto a regra creio que não exista o ideal é testar.

                        Comment


                        • #13
                          Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

                          E quanto a resistência, existe a bobina KW para ser usada com resistência, e outra pra ser usada sem resistência!!!!

                          A diferença está na numeração dela. Se alguém tiver um catálogo de peças Bosch, pode confirmar isso...
                          Jéferson S.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                          Comment


                          • #14
                            Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

                            Postado originalmente por Brenio
                            A opinião do Jeff esta correta.
                            A taxa alta dificulta a formação da centelha
                            então nesse caso se recomenda um gap menor.
                            Acho estranho tua bobina ter esquentado menso com o gap mais elevado.
                            Pra mim ta ao contrario isso aí.
                            Maior gap ''pede'' mais força da bobina.
                            Sim

                            Comment


                            • #15
                              Re: Taxa de Compressão X Abertura das Velas

                              Catálogos Bosch







                              Last edited by gutocesa; 14-06-2012, 06:44 PM.
                              Augusto Cesar Nunes

                              Pesquisador
                              Mecânico Entusiasta
                              Analista em Informática
                              gutocesa@hotmail.com
                              gutocesa@terra.com.br

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