Existe algum tipo de relação entre a taxa de compressão e a abertura/folga dos eletrodos das velas?
Pergunto isso, pois ontem voltando para casa peguei um baita trânsito e o motor começou a falhar, demorava para subir o giro, a lenta ficou horrível e eu não tinha alterado nada no carro...
Chegando em casa fui verificar o que poderia ter acontecido, coloquei a mão na bobina (KW12) e ela estava fervendo! Já tinha comprado uma bobina da Accel por conta disso, mas ela pifou e estou aguardando voltar da garantia.
Como estou acertando a carburação ainda, resolvi tirar as velas para saber como estava a queima (coloquei velas novas há 1 mês, tirei as velas da caixa e instalei), as velas estavam cor de tijolo, normais... E, só para ver se todas estavam com a mesma abertura, fui medi-las... Todas estavam com 0,6 mm de folga, o recomendado é 0,7 mm não é??? Minhas velas são BP5hs NGK para gasolina.
Então decidi ajustar a folga de todas para 0,8 mm, dei partida no carro e o motor pegou muito mais fácil, ficou mais acelerado e com um funcionamento mais "solto"... Meu motor tem taxa de 9:1 rodando na gasolina. Depois da mudança, deixei o carro funcionando uns 10 minutos na lenta e a bobina não esquentou mais.
Como sei que o pessoal aqui sabe muito e já passou por inúmeros problemas...
Abraço à todos!
Pergunto isso, pois ontem voltando para casa peguei um baita trânsito e o motor começou a falhar, demorava para subir o giro, a lenta ficou horrível e eu não tinha alterado nada no carro...
Chegando em casa fui verificar o que poderia ter acontecido, coloquei a mão na bobina (KW12) e ela estava fervendo! Já tinha comprado uma bobina da Accel por conta disso, mas ela pifou e estou aguardando voltar da garantia.
Como estou acertando a carburação ainda, resolvi tirar as velas para saber como estava a queima (coloquei velas novas há 1 mês, tirei as velas da caixa e instalei), as velas estavam cor de tijolo, normais... E, só para ver se todas estavam com a mesma abertura, fui medi-las... Todas estavam com 0,6 mm de folga, o recomendado é 0,7 mm não é??? Minhas velas são BP5hs NGK para gasolina.
Então decidi ajustar a folga de todas para 0,8 mm, dei partida no carro e o motor pegou muito mais fácil, ficou mais acelerado e com um funcionamento mais "solto"... Meu motor tem taxa de 9:1 rodando na gasolina. Depois da mudança, deixei o carro funcionando uns 10 minutos na lenta e a bobina não esquentou mais.
Como sei que o pessoal aqui sabe muito e já passou por inúmeros problemas...
Abraço à todos!
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