Anúncio

Collapse
No announcement yet.

turbo x prisioneiro grosso, aguenta ??

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• turbo x prisioneiro grosso, aguenta ??

Estou interessado em começar a mexer no motor da puma ,colocar um comando W110 ,polir os dutos do cabeçote, aliviar o volante , bobina MI , e posteriormente colocar um turbo t2 para trabalhar com pressão baixa entre 0,7 -0,8kg, meu motor é um 1600 a gasolina dupla 32 , ignição eletronica do Tonella com cabeçotes de 8 aletas e prisioneiros grossos
    Minha duvida , será que os prisioneiros aguentam??

Abraços

Alexandre
    Abraços

Alexandre

Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta

Postado originalmente por Alexandre
    Estou interessado em começar a mexer no motor da puma ,colocar um comando W110 ,polir os dutos do cabeçote, aliviar o volante , bobina MI , e posteriormente colocar um turbo t2 para trabalhar com pressão baixa entre 0,7 -0,8kg, meu motor é um 1600 a gasolina dupla 32 , ignição eletronica do Tonella com cabeçotes de 8 aletas e prisioneiros grossos
    Minha duvida , será que os prisioneiros aguentam??

Abraços

Alexandre

O problema do prisioneiro grosso é o diâmetro da rosca no bloco, 10mm, contra 12mm da bucha do prisioneiro fino. O prisioneiro em si, é mais resistente quanto maior seu diâmetro.

Existe uma idéia de que o prisioneiro fino é mais adequado sempre, mas já vi um 1776cc turbo com 2 bar e prisioneiros finos, bater as tampas quando a turbina enchia... hehehe, espichando os prisioneiros... 201m em 7,8 segundos! É um fuca bordô de Porto Alegre. Bueno, esse é o problema dos prisioneiros finos nos turbos.

Ah, quanto à bobina do gol MI, é uma bobina excelente e barata... Mas tem que usar o módulo de ignição dela, aquele pequeno com 7 pinos, pois esse módulo tem um controle de ângulo de permanência da carga da bobina e controla a sua corrente máxima, se não houver esse controle ela aquece e não dura muito. Já pifei 2 bobinas devido à falta desse controle. Agora na 3ª resolvi fazer o certo. Dê preferência ao sensor hall no distribuidor, é muito melhor.

Abração,

EvandrO gOLTz.

Comment

Postado originalmente por EvandrO gOLTz
      O problema do prisioneiro grosso é o diâmetro da rosca no bloco, 10mm, contra 12mm da bucha do prisioneiro fino. O prisioneiro em si, é mais resistente quanto maior seu diâmetro.

Existe uma idéia de que o prisioneiro fino é mais adequado sempre, mas já vi um 1776cc turbo com 2 bar e prisioneiros finos, bater as tampas quando a turbina enchia... hehehe, espichando os prisioneiros... 201m em 7,8 segundos! É um fuca bordô de Porto Alegre. Bueno, esse é o problema dos prisioneiros finos nos turbos.

Ah, quanto à bobina do gol MI, é uma bobina excelente e barata... Mas tem que usar o módulo de ignição dela, aquele pequeno com 7 pinos, pois esse módulo tem um controle de ângulo de permanência da carga da bobina e controla a sua corrente máxima, se não houver esse controle ela aquece e não dura muito. Já pifei 2 bobinas devido à falta desse controle. Agora na 3ª resolvi fazer o certo. Dê preferência ao sensor hall no distribuidor, é muito melhor.

Abração,

EvandrO gOLTz.
      Más pelo que sei o prisioneiro fino da kombi moderna não é rosqueado direto no bloco como o prisioneiro grosso , é colocada uma bucha no bloco onde se rosqueia o prisioneiro fino.
      Meu pai que é mecanico, dis que a rosca do bloco não aguenta a pressão do turbo , más eu tenho minhas duvidas, sabe como é mecanico gosta de tudo original ,que não da problema , não pode nem falar para ele de comando w100 que já fala que nao vai aguentar nem 5000 km, nisso eu já não puxei para ele hahahahaha

Alexandre
      Abraços

Alexandre

Comment

Abração,

EvandrO gOLTz.

xique...
        e se usar os prisioneiros grossos e reduzir o aperto igual ja ouvi muito..
        q c axa??
        ja viw??

vou montar turbo no meu motor 1600 w110
        e to com medo de acontecer de estorar os prisioneiros grossos..

Comment

Más pelo que sei o prisioneiro fino da kombi moderna não é rosqueado direto no bloco como o prisioneiro grosso , é colocada uma bucha no bloco onde se rosqueia o prisioneiro fino.
          Meu pai que é mecanico, dis que a rosca do bloco não aguenta a pressão do turbo , más eu tenho minhas duvidas, sabe como é mecanico gosta de tudo original ,que não da problema , não pode nem falar para ele de comando w100 que já fala que nao vai aguentar nem 5000 km, nisso eu já não puxei para ele hahahahaha

Alexandre
          É exatamente o que eu disse, e essa bucha é rosca 12mm, por isso é mais resistente que o prisioneiro grosso diretamente no bloco.

Uma solução interessante seria colocar buchas 14mm no bloco e manter os prisioneiros grossos 10mm. Principalmente se fores usar cabeçotes modelo antigo.

Abração,

EvandrO gOLTz.

Comment

É exatamente o que eu disse, e essa bucha é rosca 12mm, por isso é mais resistente que o prisioneiro grosso diretamente no bloco.

Uma solução interessante seria colocar buchas 14mm no bloco e manter os prisioneiros grossos 10mm. Principalmente se fores usar cabeçotes modelo antigo.

Abração,

EvandrO gOLTz.
            Então com prisioneiro grosso direto no bloco não adianta mesmo , não aguenta?
            Abraços

Alexandre

Comment

Então com prisioneiro grosso direto no bloco não adianta mesmo , não aguenta?

Isso mesmo, e se aguentar, o problema é: Até quando?

Abração,

EvandrO gOLTz.

Comment

Postado originalmente por fuzaro turbo
                xique...
                e se usar os prisioneiros grossos e reduzir o aperto igual ja ouvi muito..
                q c axa??
                ja viw??

vou montar turbo no meu motor 1600 w110
                e to com medo de acontecer de estorar os prisioneiros grossos..
                Não adianta reduzir o torque de aperto das porcas do cabeçote, pois o problema dos turbos é a alta pressão dentro do cilindro, e toda essa força é suportada pelos prisioneiros rosqueados no bloco...

Concluindo: É melhor fazer bem feito da primeira vez, no MÍNIMO buchas 12mm e prisioneiro fino. Melhor seria buchas 14mm e prisioneiro grosso.

Abração,

EvandrO gOLTz.

Comment

Não adianta reduzir o torque de aperto das porcas do cabeçote, pois o problema dos turbos é a alta pressão dentro do cilindro, e toda essa força é suportada pelos prisioneiros rosqueados no bloco...

Concluindo: É melhor fazer bem feito da primeira vez, no MÍNIMO buchas 12mm e prisioneiro fino. Melhor seria buchas 14mm e prisioneiro grosso.

Abração,

EvandrO gOLTz.
                  Voce tem ideia do preço p/ fazer este serviço com buchas de 14mm?

abraços

Alexandre
                  Abraços

Alexandre

Comment

Voce tem ideia do preço p/ fazer este serviço com buchas de 14mm?

abraços

Alexandre
                    Não, eu fiz os meus em casa, mas não aconselho se não tiver ferramental e prática, pois pode inutilizar o bloco.

Ah, a parede do bloco entre a rosca e o furo da camisa vai ficar 2mm menor, pois vai de 10 para 14 mm. Mede essa distância antes de fazer o serviço, mas acho que não tem problema. A broca a ser utilizada depende da rosca da bucha, calculada assim: Diâmetro externo da bucha menos o passo da rosca, se for 14-2 a broca é 12mm.

Abração,

EvandrO gOLTz.
                    Last edited by EvandrO gOLTz; 04-03-2007, 12:14 AM.

Comment

to na duvida.....

meu prisioneiro é grossoo entao meu cabecote é do prisioneiro grosso certo ?

se eu quiser trocar o cabecote eu tenho q trocar os prisioneiros....

ai q ta....

da pra fazer isso....sem precisar trocar o bloco....?
                      apenas trocando os prisioneiros pro fino ?

Comment

Postado originalmente por maikinhounforgiven
                        to na duvida.....

meu prisioneiro é grossoo entao meu cabecote é do prisioneiro grosso certo ?

se eu quiser trocar o cabecote eu tenho q trocar os prisioneiros....

ai q ta....

da pra fazer isso....sem precisar trocar o bloco....?
                        apenas trocando os prisioneiros pro fino ?
                        Claro, foi o que fiz no meu, tem que refurar os furos dos prisioneiros e passar o macho com a rosca da bucha, no caso 12mm para o prisioneiro fino 8mm.

Tem que ser bem feito, senão pode inutilizar o bloco.

Abração,

EvandrO gOLTz.

Comment

Abração,

EvandrO gOLTz.

Já fiz isto num motor...
                          Ficou bom, mas não cheguei a fazê-lo extremamente forte.
                          1600 cm3 2 webers 44 e um comando W140 e só...
                          Nunca deu pau. Quem sabe seja até uma boa idéia para um turbo e até com torque um pouco mais alto no aperto dos mesmos, pois a rosca no bloco passará de M10 para M14, sem dúvida muito mais resistente.

[]s,

Master Vader.
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW
                          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                          My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Olha aí gente, tempos atras comprei um motor de variant 1.600 e reparei que o mesmo veio com prisioneiro grosso, mas com a bucha de bronze, achei até estranho pq todos motores q vi que tinham prisioneiro grosso, o mesmo era aparafusado direto no bloco, no caso ia turbinar esse motor mesmo, no caso até com kit antigo, quer dizer sem ser canaleta fina, vamos ver o que vai dar...

Comment

O problema dos prisioneiros grossos não é a resistencia e sim a elasticidade.....por isso a adoção dos prisioneiros finos.....
                              Um amigo esta com um fusca 2 webers 40 e comando P3, faz 3 semanas q montou e 2 prisioneiros foram pro saco......
                              Te falo ja, vai poupar 200 reais pra trocar os prisioneiros mas depois vai gastar mto mais pra retirar o motor e abrir de novo pra troca-los, pq vai ter q trocar.....
                              Abração

Comment

Working...
                              X