Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Carburador de venturi variável
Collapse
X
-
Re: Carburador de venturi variável
Alguém vê vantagem em usa um par de carburadores de venturi variável em motores boxer preparados?
Tipo os carburadores mikuni de 40mm?
eu acho vantajoso pois o carburador de venturi variavel, oferece o maximo torque possivel em todas as faixas de rotação, uma vez que a velocidade do ar de admissão é sempre alta.
mas, só testando...Last edited by charles.marchi; 02-05-2013, 09:37 PM.saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
miura 1979...................60% loading
fusca 1977...................aguardando na fila
sp2 1973.....................aguardando na fila
Puma 1971...................aguardando na fila
bianco 1977.................aguardando na fila
projeto gordini boxer.....aguardando na fila
Comment
-
Antigamente o pessoal fazia este tipo de adaptação nos 1200, tem esse portuga que fez a adaptação no 1200 tb.
O problema, é que sempre queremos alguém para testar se der certo enfiamos a cara, se não o outro que fique com o preju.
Já pensei em tentar fazer algo do tipo com um carburador de twister, mas como dependeria de mão de obra externa para boa parte do processo prefiro deicar quieto, se eu tivesse a minha disposição material e ferramental, já teria testado a um bom tempo.
Comment
-
na verdade, acredito que uma dupla de carburadores mikuni de 40mm dariam conta tranquilo de um 1600 boxer com preparação que utilizariam uma dupla de solex 40 por exemplo. só não sei se esses carburadores de moto dariam conta de motores boxer com preparação mais pesada.
o que inviabiliza um pouco os testes com esses carburadores de moto é que eles ainda são caros, os de maior tamanho, os de moto menores são amis baratos mas serviriam apenas para motores 1200 e 1300 boxersaveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
miura 1979...................60% loading
fusca 1977...................aguardando na fila
sp2 1973.....................aguardando na fila
Puma 1971...................aguardando na fila
bianco 1977.................aguardando na fila
projeto gordini boxer.....aguardando na fila
Comment
-
Fala galera!
Me adiantei e cerca de 2 meses atrás adquiri um carburador do doginho polara. Fuçando no fórum agora a noite e achei o tópico, acredito que posso colaborar com a galera.
Estou providenciando uma limpeza no mesmo que ainda está no como adquirido. Farei as adaptações necessárias para o funcionamento, porém estou esbarrando em alguns pontos.
Estou montando o motor do fusca de meu pai, (1300 carburação simples) não deve demorar muito (só depende do $, bom pensando bem deve demorar um pouco rs) mas assim que ele estiver virando e em pleno funcionamento irei retirar o original, o coletor e irei testá-lo com um coletor adaptado para o carburador do doginho.
Vamos lá, pontos que precisam ser adaptados, coletor de admissão, e cabos de acionamento.
O último não é difícil, acredito que para os cabos não teremos tantos problemas assim, agora diferentemente do carburador apresentado no video do Tonella, o carburador do doginho precisa ter sua posição de trabalho original mantida. No do vídeo acima o Sr. que faz essas modificações altera inclusive o funcionamento do carburador (posição da cuba x base), porém como reparos e peças são extremamente caros comparados aos dos fuscas, e mais como eu tbem não manjo muito desse carburador irei minimizar essas modificações. Explico, o coletor de admissão do dodge, tem a entrada da mistura em uma posição horizontal, porém o fusca com seu coletor original funciona na posição vertical terei que adaptar totalmente um coletor para o mesmo.
Achei que tinha tudo na mão pois recentemente adquiri um coletor novo com a intenção de usar o antigo na adaptação porém buscando informações aqui mesmo no fórum o coletor que estava em nosso carro não é o correto (cortaram os canos de aquecimento da base do carburador e não é mais compatível com o escapamento novo), este coletor novo irei usar com o carburador original e estou desprezando em parte o coletor antigo (apenas irei utilizar partes dele para fazer algumas curvas necessárias para a adaptação).
Agora, tiver alguma boa alma aqui no fórum que tenha em casa um coletor com base de aquecimento jogado num canto e estiver disposto a doar para o experimento será de grande ajuda.
Adianto que o grande X da questão inicialmente são as diferenças de medidas, o buraco da borboleta do carburador do doginho (se não estiver enganado com as medidas) tem cerca de 40mm e o tubo de admissão uns 28mm. Terei que adaptar um coletor mas preciso de dois coletores para fazer as adaptações, um eu já tenho.
Se alguém puder colaborar, será de grande valia.
Abraços
MauricioMauricio
Alemão1979
Vw Aircooled 1300L/72
Quer algo bem feito? Busque informações, teste e faça você mesmo!
Comment
-
Como já foi dito, esses carburadores funcionam muito bem, a faixa de torque fica mais plana e aceleração cheia e sem buracos. Há muitos anos eu adaptei os dois carburadores de uma Honda 360, de 30mm no fusca. Mas mantive os dois acoplados, cortei o tubo do coletor do solex original do fusca e soldei outros dois afastados, onde montei os dois carburadores. Os dois carburadores ficaram juntos, acima do distribuidor, ficou ótimo. Uma dupla carburação com coletores longos.Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.
Comment
-
Postado originalmente por Celso Soares Ver PostComo já foi dito, esses carburadores funcionam muito bem, a faixa de torque fica mais plana e aceleração cheia e sem buracos. Há muitos anos eu adaptei os dois carburadores de uma Honda 360, de 30mm no fusca. Mas mantive os dois acoplados, cortei o tubo do coletor do solex original do fusca e soldei outros dois afastados, onde montei os dois carburadores. Os dois carburadores ficaram juntos, acima do distribuidor, ficou ótimo. Uma dupla carburação com coletores longos.
Comment
-
Pessoal, recentemente (8 meses) ganhei dois carburadores SU do Dodge Polara 1800 e resolvi montar uma dupla no meu 1500. Estudei bastante o funcionamento desse carburador e posso afirmar pelo menos uma coisa: o torque é o máximo em todas as faixas de rotação, pois o segredo dele está na capacidade de manter a velocidade da admissão da mistura próxima dos 100 m/s. Isso atomiza a mistura ao máximo e permite um maior enchimento do cilindro. Um detalhe: se seu boxer apresenta pequenos vazamentos cuide de resolvê-los antes de usar esses carburadores, pois eles irão aumentar. Como sabemos, a taxa estática compressão é a mesma sempre. Porém a taxa real normalmente é inferior a 80% ou seja um motor 1600 cm³ consegue aspirar na realidade mais ou menos 1280 cm³. Isso muda um pouco com readequações: retrabalhos de dutos no cabeçotes, melhorias no próprio carburador e uso de sobre alimentadores (compressor e turbo). Quais a implicações disto? Com a melhoria no enchimento do cilindro a taxa real tente a aumentar pois mais mistura entra no cilindro no momento da admissão passa ser maior.
Em relação à particularidades desse carburador: não é de fácil adaptação. Não é a simples mudança do coletor que vai fazê-los funcionar a contento. Posso dizer isso porque já mexi nesta parte e os resultados foram insatisfatórios e em relação a usá-os na vertical eu prefiro na horizontal. Como fiz isso? Existe uma pequena flange circular que altera a posição da cuba em relação à base em 30º. Fiz um pequeno baquelite em teflon e consegui mudar a posição 90º satisfazendo e bem essa parte.Last edited by casantosef; 04-07-2013, 06:21 PM.
Comment
-
Postado originalmente por casantosef Ver PostPessoal, recentemente (8meses) ganhei dois carburadores SU do Dodge Polara 1800 e resolvi montar uma dupla no meu 1500. Estudei bastante o funcionamento desse carburador e posso afirmar pelo menos uma coisa. O torque é o máximo em todas as faixas de rotação, pois o segredo dele está na capacidade de manter a velocidade da admissão da mistura próxima dos 100 m/s. Isso atomiza a mistura ao máximo e permite um maior enchimento do cilindro. Um detalhe: se seu boxer apresenta pequenos vazamentos cuide de resolvê-los antes de usar esses carburadores, pois eles irão aumentar. Como sabemos, a taxa estática compressão é a mesma sempre. Porém a taxa real normalmente é inferior a 80% ou seja um motor 1600 cm³ consegue aspira na realidade mais ou menos 1280 cm³. Isso muda um pouco com readequações: retrabalhos de dutos no cabeçotes, melhorias no próprio carburador e uso de sobre alimentadores (compressor e turbo). Quais a implicações disto? Com a melhoria no enchimento do cilindro a taxa real tente a aumentar pois mais mistura entra no cilindro no momento da admissão passa ser maior.
Em relação à particularidades desse carburador: não de fácil adaptação. Não é a simples mudança do coletor que vai fazê-los funcionar a contento. Posso dizer isso porque já mexi nesta parte e os resultados foram insatisfatórios e em relação a usá-os na vertical eu prefiro na horizontal. Como fiz isso? Existe uma pequena flange circular que altera a posição da cuba em relação à base em 30º. Fiz um pequeno baquelite em teflon e consegui mudar a posição 90º satisfazendo e bem essa parteAnor Mecânico
Reparação Automotiva
Instalação de Acessórios
Personalização de Motores
Adaptação de Equipamentos
Especializado em Antigos e VW ar
Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
e-mail: anor-mecanico@outlook.com
Comment
-
Olhá só como comecei. O que mais havia era oxidação e peças totalmente travadas. Se existe alguma desvantagem neste carburador é o fato das peças serem caras e não serem encontradas com facilidade aqui no Brasil. Até hoje estou a procura de uma agulha BAH do Hillman Avenger 1300 ou Aston que utilizava essa mesma agulha.
Como minha net é uma droga estou com dificuldade para postar fotos. Assim que conseguir vou postar todas as etapas. Da desmontagem da forma mais correta, nome de cada peça, função e soluções que achei mais viável para adaptar: flanges e outros itens
Na verdade essa é a minha 1ª contribuição oficial no forum.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=427977610623451&set=a.4279691806242 94.1073741827.100002336461312&type=3&theater
Esqueci de dizer que não terminei a adaptação, pois equalizar estes dois é algo que tem me tirado o sono. Um carburador só até que não foi problema, mas os dois é muito complicado.Last edited by casantosef; 26-06-2013, 10:04 PM.
Comment
-
Postado originalmente por casantosef Ver PostOlhá só como comecei. O que mais havia era oxidação e peças totalmente travadas. Se existe alguma desvantagem neste carburador é o fato das peças serem caras e não serem encontradas com facilidade aqui no Brasil. Até hoje estou a procura de uma agulha BAH do Hillman Avenger 1300 ou Aston que utilizava essa mesma agulha.
Como minha net é uma droga estou com dificuldade para postar fotos. Assim que conseguir vou postar todas as etapas. Da desmontagem da forma mais correta, nome de cada peça, função e soluções que achei mais viável para adaptar: flanges e outros itens
Na verdade essa é a minha 1ª contribuição oficial no forum.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=427977610623451&set=a.4279691806242 94.1073741827.100002336461312&type=3&theater
Esqueci de dizer que não terminei a adaptação, pois equalizar estes dois é algo que tem me tirado o sono. Um carburador só até que não foi problemas, mas os dois é muito complicado.
Muito legal sua experiência com estes carburadores. Quando puder, abra um tópico só do seu projeto, para aprendermos ainda mais sobre eles!
Tenho duas TBis de Yamaha R1 para colocar no meu carro, e elas tem um sistema bem parecido com esse. Quero montar no meu carro para ver como irão ficar.
Abraço!Aos que não atualizaram ...
** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **
Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!
VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!
Megasquirting
284º
Comment
Comment