Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Metanol

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Metanol

Será que abastecendo meu fuka com metanol,fica com mais torque,ou isso é balela.Se é verdade,onde encontro?Algum de nossos colegas fukeiros usam esse tipo de combustível.Valeu galera FUi !!!

Postado originalmente por fabio.azevedo1@terra.com.
    Será que abastecendo meu fuka com metanol,fica com mais torque,ou isso é balela.Se é verdade,onde encontro?Algum de nossos colegas fukeiros usam esse tipo de combustível.Valeu galera FUi !!!
    Sim é verdade, porém não é simplemente colocar metanol no lugar do álcool etílico comum (etanol hidratado vendido nos postos), epior ainda se for no lugar da gasolina.
    Na teoria:
    1) A gasolina pura (sem os 24% de álcool que ela possui), trabalha com uma relação de 15 partes de ar para cada parte de combustível, dependendo se utilizamos o
    2) O álcool anidro (sem os 7 ~8% de água), trabalha com uma relação de 9,0 partes de ar para cada parte de combustível.
    3) O metanol trabalha com uma relação de 6,44 partes de ar para cada parte de combustível.

Na prática a gasolina usa 24% de álcool, portanto sua relação estequiométrica deve ser amédia ponderada de 24% de álcool com 76% de gasolina (100-24%), o que resulta:
    24% de 9:1 (do álcool) + 76% de 15:1 (da gasolina pura) = 2,16+11,4 = 13,56:1
    No álcool como temos 8 % de água misturado (não valem os adulterados), o valor deve mudar na mesma proporção (diminuindo o valor deixamos mais rico e compensamos a água que não queima), assim para o álcool na prática temos:
    9:1 - 9% = 9 - 0,81 = 8,19:1.

Assim fica na prática para cálculos dos carburadores , venturis e gicleurs (na minha apostila quando eu tiver tempo de acabá-la, terá tudo isto):

1) Gasolina (com 24% de álcool) 13,56:1 partes de ar por partes de gasolina
    2) Álcool hidratado (7 a 8% de água) 8,19:1 partes de ar por partes de álcool
    3) O metanol 6,44:1 partes de ar por partes de metanol. Assim,

Na carburação deve ser feita a seguinte mudança inicial e aí ir testando.

Se mudar de:
    gasolina para álcool aumente o gicleur de combustível 28%
    gasolina para metanol aumente o gicleur de combustível 45%
    de álcool para metanol aumente o gicleur de combustível 13%

Além disto a taxa de compressão máxima é bem diferente de um combustível para outro.

Assim (para motores aspirados):

gasolina: 9,5:1 (recomendo 8,0 a 8,5:1 no máximo)
    álcool: 15:1 (recomendo 13:1 no máximo)
    metanol: 18:1 (recomendo até 16:1)

Estas são as dicas iniciais.

Um motor a álcool no limite de sua preparação consegue uns 20% de a mais de potência que o mesmo a gasolina nos mesmos limites. Já a metanol ganha-se mais quse uns 10% em cima do limite do álcool.
    Problemas: Custo e dificuldade de abastecimento, sendo indicado somente para carros de arrancada.
    O cheiro delequeimado é bem interessante... hehehe!!!
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Metanol

Então quer dizer que preciso rebaixar o cabeçote para obter mais compressão e aumentar a giclagem? PS:meu motor já é alcool torque,mais os cabeçotes são gas.Carburaçao:solex 32,gic.princ.180,ar115,vent.22,valv.adm.40 e w110,com vent.24 e gic.princ.195,o carro não vai nem a pau.Soei muito e comsegui um resultado parecido com um fusca 1500.Cheguei até a me arrepender de ter mexido nele.Queria fazer esse esquema do metanol pra ver oque dá.Tô desconfiado do avanço,acho que deveria elimina lo,pois o carro trabalha muito adiantado se não nem anda direito e sai alcool cru no escap.Tô meio chateado com a fuka. Valeu !!!

Comment

Então quer dizer que preciso rebaixar o cabeçote para obter mais compressão e aumentar a giclagem? PS:meu motor já é alcool torque,mais os cabeçotes são gas.Carburaçao:solex 32,gic.princ.180,ar115,vent.22,valv.adm.40 e w110,com vent.24 e gic.princ.195,o carro não vai nem a pau.Soei muito e comsegui um resultado parecido com um fusca 1500.Cheguei até a me arrepender de ter mexido nele.Queria fazer esse esquema do metanol pra ver oque dá.Tô desconfiado do avanço,acho que deveria elimina lo,pois o carro trabalha muito adiantado se não nem anda direito e sai alcool cru no escap.Tô meio chateado com a fuka. Valeu !!!
        Fábio,

1) Se os cabeçotes forem dos modernos, naõ apresentam, nenhuma mudança de taxa, pois é a mesma peça para gasolina e álcool. A única coisa que muda é o pistão nos motores de 84 em diante (torque).
        2) Se está saindo álcool pelo escape, existe um p... excesso de combustível, e isto não é devido a ponto, mas quem sabe a falha de ignição. Acredito porém que a falha deva estar nos carburadores.
        3) Venturis 24mm com gicleurs 195 são coerentes para álcool.
        4) UQnado você diz que nãovai nem a pau é por excesso ou por falta?
        5) Qual a cor das velas?
        6)Quais são as velas marca e modelo?
        6) que bomba de combustível você usa?
        7) quais agulhas tem nos seus solex?
        Que bobina de ignição você usa?
        9) Tem ignição eletrônica?Qual tipo?
        10) Qual o avanço inicial que você está usando?
        11) O cabeçote foi rebaixado? Em quantos mm?
        12) Onde comprou o comando? É original Engle ou cópia?
        13) Quais molas usa nos cabeçotes?
        14) Quais folgas de válvulas?
        15) Que escape?

Não existe a necessidade de rebaixar para colocar outro combustível.
        A mudança do combustível por si só juntamente com a alteração da giclagem já vai manter o motor com potência semelhante ao que era com gasolina.
        Algum ganho existe por outros motivos, dentre eles a maior densidade do álcool e maior velocidade de propagação da chama que na gasolina.

Acredito que com as respostas destas perguntas poderemos ajudá-lo e reverter a sua insatisfação temporária.

Boa sorte e conte com a gente.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW

Comment

Vader

Já que vc mencionou, eu lhe rogo, monte aquela apostila. Cada vez que eu desmonto os carburadores ou discuto no fórum, sano meia dúzia de dúvidas e arrumo mais umas 8. HAHAHA.

Mas o post é por outro motivo, relacionado ao assunto mas não só com fusca.

Escape cheio de água em motor a gasolina é combustível batizado com álcool hidratado, né?

Estou com uma briga com o fornecedor de combustível da empresa. Vou coletar amostra para mandar para análise, mas queria discutir isso aqui tb, pq acho que é de interesse comum.

Abraços
          --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

Comment

Postado originalmente por paulofornari
            Vader

Já que vc mencionou, eu lhe rogo, monte aquela apostila. Cada vez que eu desmonto os carburadores ou discuto no fórum, sano meia dúzia de dúvidas e arrumo mais umas 8. HAHAHA.

Mas o post é por outro motivo, relacionado ao assunto mas não só com fusca.

Escape cheio de água em motor a gasolina é combustível batizado com álcool hidratado, né?

Estou com uma briga com o fornecedor de combustível da empresa. Vou coletar amostra para mandar para análise, mas queria discutir isso aqui tb, pq acho que é de interesse comum.

Abraços

Se fosse no VW a ar eu popderia te dizer direto que é excesso de água no combustível.
            Agora para motores refrigerados a água pode ser problema de junta queimada (ainda no início do vazamento).
            Veja se a água do sistema de arrefecimento não está abaixando.

Se o motor for a álcool tente avaliar no posto a densidade do álcool utilizado, a qual deverá ser menor que 811gramas /litro, medida feita através de densímetro.
            Se for a gasolina o % de álcool deve ficar em 24% +- 1%. Excesso de álcool dará o mesmo sintoma. Este % pode ser medido com o auxílio de uma bureta.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW

Comment

Metanol

Veja só: 4)falha por falta 5)a vela fica marron 6)são NGK bp6es 7)agulhas orig. bobina mi 9)igniçao elet. orig. itamar 10)o ponto tá mais de 20* 11)o cabeçote tá orig. só valv.adm.40mm 12)molas opala 13)comprei o comando na hot bug é fed.mogul 14)já tentei todas folgas de valv.e combinaçoes diferentes. 15)já tentei escap mais aberto,não satisfeito voutei com o de itamar,ao menos é silencioso.Valeu por todas as respostas.Abração!

Comment

Veja só: 4)falha por falta 5)a vela fica marron 6)são NGK bp6es 7)agulhas orig. bobina mi 9)igniçao elet. orig. itamar 10)o ponto tá mais de 20* 11)o cabeçote tá orig. só valv.adm.40mm 12)molas opala 13)comprei o comando na hot bug é fed.mogul 14)já tentei todas folgas de valv.e combinaçoes diferentes. 15)já tentei escap mais aberto,não satisfeito voutei com o de itamar,ao menos é silencioso.Valeu por todas as respostas.Abração!

Não lembro qual foi o colega, que comprou um federal Mogul e ele não era um W110, mas um comando com lob center maior.
                Você tem os valores de lob center e demais ângulos do mesmo,bem como o lift?
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW

Comment

Eu jah comprei um w125 com lob de 110 (FMogul) e troquei o danado por um original e o carro mudou bastante.

Comment

Postado originalmente por FUSCA95
                    Eu jah comprei um w125 com lob de 110 (FMogul) e troquei o danado por um original e o carro mudou bastante.
                    Pode ser que seja o seu caso...
                    lembro que alguém tinha falado do federal Mogul e o carro tinha ficado amarrado...
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW

Comment

Vader tenho aqui a etiqueta que veio junto com o comando W110 federal mogul
                      O que voce acha desse comando?Se puder me explicar eu agradeço,
                      será que o meu está certo ??
                      Fiquei meio encucado com estes comentarios sobre os federal mogul
                      Arquivos Anexos
                      Last edited by Alexandre; 14-08-2007, 09:23 PM.
                      Abraços

Alexandre

Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta

Comment

Comando F.M

Vou verificar se na caixa há alguma sobre lift e tudo mais,acho que não,pois,nem instruçoes de montagem veio,só a caixa mesmo.Mas se o lift que vc diz é a diferença entre a lateral mais baixa do comando e o cume do mesmo,é 110,mas com certeza não se compara ao gringo,porém paguei a metade do preço. PS:coloquei coletores mais baixos e gic.princ.195/vent.22/ar115/m.lent.60 e inj.70, o carro já melhorou 20%,por que será,sendo que me falou que 195 é coerente p/vent.24.Valeu boa noite!!

Comment

Vou verificar se na caixa há alguma sobre lift e tudo mais,acho que não,pois,nem instruçoes de montagem veio,só a caixa mesmo.Mas se o lift que vc diz é a diferença entre a lateral mais baixa do comando e o cume do mesmo,é 110,mas com certeza não se compara ao gringo,porém paguei a metade do preço. PS:coloquei coletores mais baixos e gic.princ.195/vent.22/ar115/m.lent.60 e inj.70, o carro já melhorou 20%,por que será,sendo que me falou que 195 é coerente p/vent.24.Valeu boa noite!!
                          Este carburador está com econostat?
                          O detalhe é que com venturi 24mm e gicleur 195 precisamos diminuir um pouco mais o gicleur de ar...
                          "Master Vader"
                          The Lord of the Sith VW

Comment

Postado originalmente por Alexandre
                            Vader tenho aqui a etiqueta que veio junto com o comando W110 federal mogul
                            O que voce acha desse comando?Se puder me explicar eu agradeço,
                            será que o meu está certo ??
                            Fiquei meio encucado com estes comentarios sobre os federal mogul

Lá vai...

Quatro são os ângulos descritos diretamente nos semi círculos, e nestacarata do seu comando os dados são os seguintes:
                            AAA - Antecipação de abertura da admissão = 17 graus
                            RFA - Retardo do fechamaneto da admissão = 51 graus
                            AAE - Antecipação de abertura do escape = 57 graus
                            RFE - retardo do fechamento do escape = 11 graus,

todos medidos com folga de 0,050pol= 1,27mm
                            estas medidas só servem para enquadrar o comando e conferir se o came está dentro do especificado.
                            O Lob center é uma medida que não se altera com a folga (a única), e é calculado através do cruzamento e do ângulo do comando em uma determinada condição de folga. Como temos todos os ângulos na mesma folga podemos calcular o Lob center verdadeiro do comando.

Começamos com as permanências a 0,050pol = 1,27mm
                            Admissão = AAA + 180 + RFA = 17 + 180 + 51 = 248 graus e não 247 graus como informado na carta!
                            Escape = AAE + 180 + RFE = 57 + 180 + 11 = 248 graus e não 247 graus como na carta. Até aí tudo bem pois é uma diferença de 1 graus em 248, ou seja quase nada. Além distop ambos os valores são iguais, ou seja coerente com a série W da Engle que é toda de comandos simétricos.
                            Agora é que pega...
                            O cruzamento, chamado também de Overlap,é calculado como:
                            O.L. = AAA + RFE = 17 + 11 = 28 graus.
                            O Lob center é calculado com a média das permanências de escape e admissão, portanto 248 graus e o cruzamento que é de 28 graus, e o cálculo do lob center é:

L.C. = (Permanência média - O.L)/2 = (248 - 2= 220/2 = 110 graus... Xiii!! deu certo!!
                            Ou seja as informações dadas na carta são todas coerentes entre si, porém o comando W110 tem L.C de 108 graus.

Esta diferença, deixa a cópia da Federal Mogul numa condição de melhor
                            torque em baixa e pior potência em alta que o engle W110 original.
                            Ou seja, se comparar com o original da Engle, o resultado será diferente melhor por um aspecto e pior por outro. Digo inclusive que este comando passa a ser uma opção bem interessante para turbo.

Neste aspecto a cópia da Proheads (Sam Cams), possui Lob center de 107 graus, sendo melhor em altas (melhor inclusive que o Engle original).
                            Tudo é uma questão de escolha e expectativa.

Elas fazem isto, para descaracterizar a cópia do comando americano, fugindo da possibilidade de dizerem que seus produtos são piratas!!!

Querem minha opinião?

Eu prefiro Lob center mais baixo num motor aspirado!
                            "Master Vader"
                            The Lord of the Sith VW

Comment

Valeu , Vader !!:p
                              Como meu carro tem relação de 31x8 acho que este comando será melhor pra mim
                              Abraços

Alexandre

Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta

Comment

Working...
                              X