Será que abastecendo meu fuka com metanol,fica com mais torque,ou isso é balela.Se é verdade,onde encontro?Algum de nossos colegas fukeiros usam esse tipo de combustível.Valeu galera FUi !!!
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Postado originalmente por fabio.azevedo1@terra.com.Será que abastecendo meu fuka com metanol,fica com mais torque,ou isso é balela.Se é verdade,onde encontro?Algum de nossos colegas fukeiros usam esse tipo de combustível.Valeu galera FUi !!!
Na teoria:
1) A gasolina pura (sem os 24% de álcool que ela possui), trabalha com uma relação de 15 partes de ar para cada parte de combustível, dependendo se utilizamos o
2) O álcool anidro (sem os 7 ~8% de água), trabalha com uma relação de 9,0 partes de ar para cada parte de combustível.
3) O metanol trabalha com uma relação de 6,44 partes de ar para cada parte de combustível.
Na prática a gasolina usa 24% de álcool, portanto sua relação estequiométrica deve ser amédia ponderada de 24% de álcool com 76% de gasolina (100-24%), o que resulta:
24% de 9:1 (do álcool) + 76% de 15:1 (da gasolina pura) = 2,16+11,4 = 13,56:1
No álcool como temos 8 % de água misturado (não valem os adulterados), o valor deve mudar na mesma proporção (diminuindo o valor deixamos mais rico e compensamos a água que não queima), assim para o álcool na prática temos:
9:1 - 9% = 9 - 0,81 = 8,19:1.
Assim fica na prática para cálculos dos carburadores , venturis e gicleurs (na minha apostila quando eu tiver tempo de acabá-la, terá tudo isto):
1) Gasolina (com 24% de álcool) 13,56:1 partes de ar por partes de gasolina
2) Álcool hidratado (7 a 8% de água) 8,19:1 partes de ar por partes de álcool
3) O metanol 6,44:1 partes de ar por partes de metanol. Assim,
Na carburação deve ser feita a seguinte mudança inicial e aí ir testando.
Se mudar de:
gasolina para álcool aumente o gicleur de combustível 28%
gasolina para metanol aumente o gicleur de combustível 45%
de álcool para metanol aumente o gicleur de combustível 13%
Além disto a taxa de compressão máxima é bem diferente de um combustível para outro.
Assim (para motores aspirados):
gasolina: 9,5:1 (recomendo 8,0 a 8,5:1 no máximo)
álcool: 15:1 (recomendo 13:1 no máximo)
metanol: 18:1 (recomendo até 16:1)
Estas são as dicas iniciais.
Um motor a álcool no limite de sua preparação consegue uns 20% de a mais de potência que o mesmo a gasolina nos mesmos limites. Já a metanol ganha-se mais quse uns 10% em cima do limite do álcool.
Problemas: Custo e dificuldade de abastecimento, sendo indicado somente para carros de arrancada.
O cheiro delequeimado é bem interessante... hehehe!!!"Master Vader"
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Metanol
Então quer dizer que preciso rebaixar o cabeçote para obter mais compressão e aumentar a giclagem? PS:meu motor já é alcool torque,mais os cabeçotes são gas.Carburaçao:solex 32,gic.princ.180,ar115,vent.22,valv.adm.40 e w110,com vent.24 e gic.princ.195,o carro não vai nem a pau.Soei muito e comsegui um resultado parecido com um fusca 1500.Cheguei até a me arrepender de ter mexido nele.Queria fazer esse esquema do metanol pra ver oque dá.Tô desconfiado do avanço,acho que deveria elimina lo,pois o carro trabalha muito adiantado se não nem anda direito e sai alcool cru no escap.Tô meio chateado com a fuka. Valeu !!!
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Postado originalmente por fabio.azevedo1@terra.com.Então quer dizer que preciso rebaixar o cabeçote para obter mais compressão e aumentar a giclagem? PS:meu motor já é alcool torque,mais os cabeçotes são gas.Carburaçao:solex 32,gic.princ.180,ar115,vent.22,valv.adm.40 e w110,com vent.24 e gic.princ.195,o carro não vai nem a pau.Soei muito e comsegui um resultado parecido com um fusca 1500.Cheguei até a me arrepender de ter mexido nele.Queria fazer esse esquema do metanol pra ver oque dá.Tô desconfiado do avanço,acho que deveria elimina lo,pois o carro trabalha muito adiantado se não nem anda direito e sai alcool cru no escap.Tô meio chateado com a fuka. Valeu !!!
1) Se os cabeçotes forem dos modernos, naõ apresentam, nenhuma mudança de taxa, pois é a mesma peça para gasolina e álcool. A única coisa que muda é o pistão nos motores de 84 em diante (torque).
2) Se está saindo álcool pelo escape, existe um p... excesso de combustível, e isto não é devido a ponto, mas quem sabe a falha de ignição. Acredito porém que a falha deva estar nos carburadores.
3) Venturis 24mm com gicleurs 195 são coerentes para álcool.
4) UQnado você diz que nãovai nem a pau é por excesso ou por falta?
5) Qual a cor das velas?
6)Quais são as velas marca e modelo?
6) que bomba de combustível você usa?
7) quais agulhas tem nos seus solex?
Que bobina de ignição você usa?
9) Tem ignição eletrônica?Qual tipo?
10) Qual o avanço inicial que você está usando?
11) O cabeçote foi rebaixado? Em quantos mm?
12) Onde comprou o comando? É original Engle ou cópia?
13) Quais molas usa nos cabeçotes?
14) Quais folgas de válvulas?
15) Que escape?
Não existe a necessidade de rebaixar para colocar outro combustível.
A mudança do combustível por si só juntamente com a alteração da giclagem já vai manter o motor com potência semelhante ao que era com gasolina.
Algum ganho existe por outros motivos, dentre eles a maior densidade do álcool e maior velocidade de propagação da chama que na gasolina.
Acredito que com as respostas destas perguntas poderemos ajudá-lo e reverter a sua insatisfação temporária.
Boa sorte e conte com a gente."Master Vader"
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Vader
Já que vc mencionou, eu lhe rogo, monte aquela apostila. Cada vez que eu desmonto os carburadores ou discuto no fórum, sano meia dúzia de dúvidas e arrumo mais umas 8. HAHAHA.
Mas o post é por outro motivo, relacionado ao assunto mas não só com fusca.
Escape cheio de água em motor a gasolina é combustível batizado com álcool hidratado, né?
Estou com uma briga com o fornecedor de combustível da empresa. Vou coletar amostra para mandar para análise, mas queria discutir isso aqui tb, pq acho que é de interesse comum.
Abraços--->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>
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Postado originalmente por paulofornariVader
Já que vc mencionou, eu lhe rogo, monte aquela apostila. Cada vez que eu desmonto os carburadores ou discuto no fórum, sano meia dúzia de dúvidas e arrumo mais umas 8. HAHAHA.
Mas o post é por outro motivo, relacionado ao assunto mas não só com fusca.
Escape cheio de água em motor a gasolina é combustível batizado com álcool hidratado, né?
Estou com uma briga com o fornecedor de combustível da empresa. Vou coletar amostra para mandar para análise, mas queria discutir isso aqui tb, pq acho que é de interesse comum.
Abraços
Se fosse no VW a ar eu popderia te dizer direto que é excesso de água no combustível.
Agora para motores refrigerados a água pode ser problema de junta queimada (ainda no início do vazamento).
Veja se a água do sistema de arrefecimento não está abaixando.
Se o motor for a álcool tente avaliar no posto a densidade do álcool utilizado, a qual deverá ser menor que 811gramas /litro, medida feita através de densímetro.
Se for a gasolina o % de álcool deve ficar em 24% +- 1%. Excesso de álcool dará o mesmo sintoma. Este % pode ser medido com o auxílio de uma bureta."Master Vader"
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Metanol
Veja só: 4)falha por falta 5)a vela fica marron 6)são NGK bp6es 7)agulhas orig.bobina mi 9)igniçao elet. orig. itamar 10)o ponto tá mais de 20* 11)o cabeçote tá orig. só valv.adm.40mm 12)molas opala 13)comprei o comando na hot bug é fed.mogul 14)já tentei todas folgas de valv.e combinaçoes diferentes. 15)já tentei escap mais aberto,não satisfeito voutei com o de itamar,ao menos é silencioso.Valeu por todas as respostas.Abração!
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Postado originalmente por fabio.azevedo1@terra.com.Veja só: 4)falha por falta 5)a vela fica marron 6)são NGK bp6es 7)agulhas orig.bobina mi 9)igniçao elet. orig. itamar 10)o ponto tá mais de 20* 11)o cabeçote tá orig. só valv.adm.40mm 12)molas opala 13)comprei o comando na hot bug é fed.mogul 14)já tentei todas folgas de valv.e combinaçoes diferentes. 15)já tentei escap mais aberto,não satisfeito voutei com o de itamar,ao menos é silencioso.Valeu por todas as respostas.Abração!
Não lembro qual foi o colega, que comprou um federal Mogul e ele não era um W110, mas um comando com lob center maior.
Você tem os valores de lob center e demais ângulos do mesmo,bem como o lift?"Master Vader"
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Postado originalmente por FUSCA95Eu jah comprei um w125 com lob de 110 (FMogul) e troquei o danado por um original e o carro mudou bastante.
lembro que alguém tinha falado do federal Mogul e o carro tinha ficado amarrado..."Master Vader"
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Vader tenho aqui a etiqueta que veio junto com o comando W110 federal mogul
O que voce acha desse comando?Se puder me explicar eu agradeço,
será que o meu está certo ??
Fiquei meio encucado com estes comentarios sobre os federal mogulArquivos AnexosLast edited by Alexandre; 14-08-2007, 09:23 PM.Abraços
Alexandre
Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta
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Comando F.M
Vou verificar se na caixa há alguma sobre lift e tudo mais,acho que não,pois,nem instruçoes de montagem veio,só a caixa mesmo.Mas se o lift que vc diz é a diferença entre a lateral mais baixa do comando e o cume do mesmo,é 110,mas com certeza não se compara ao gringo,porém paguei a metade do preço. PS:coloquei coletores mais baixos e gic.princ.195/vent.22/ar115/m.lent.60 e inj.70, o carro já melhorou 20%,por que será,sendo que me falou que 195 é coerente p/vent.24.Valeu boa noite!!
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Postado originalmente por fabio.azevedo1@terra.com.Vou verificar se na caixa há alguma sobre lift e tudo mais,acho que não,pois,nem instruçoes de montagem veio,só a caixa mesmo.Mas se o lift que vc diz é a diferença entre a lateral mais baixa do comando e o cume do mesmo,é 110,mas com certeza não se compara ao gringo,porém paguei a metade do preço. PS:coloquei coletores mais baixos e gic.princ.195/vent.22/ar115/m.lent.60 e inj.70, o carro já melhorou 20%,por que será,sendo que me falou que 195 é coerente p/vent.24.Valeu boa noite!!
O detalhe é que com venturi 24mm e gicleur 195 precisamos diminuir um pouco mais o gicleur de ar..."Master Vader"
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Postado originalmente por AlexandreVader tenho aqui a etiqueta que veio junto com o comando W110 federal mogul
O que voce acha desse comando?Se puder me explicar eu agradeço,
será que o meu está certo ??
Fiquei meio encucado com estes comentarios sobre os federal mogul
Lá vai...
Quatro são os ângulos descritos diretamente nos semi círculos, e nestacarata do seu comando os dados são os seguintes:
AAA - Antecipação de abertura da admissão = 17 graus
RFA - Retardo do fechamaneto da admissão = 51 graus
AAE - Antecipação de abertura do escape = 57 graus
RFE - retardo do fechamento do escape = 11 graus,
todos medidos com folga de 0,050pol= 1,27mm
estas medidas só servem para enquadrar o comando e conferir se o came está dentro do especificado.
O Lob center é uma medida que não se altera com a folga (a única), e é calculado através do cruzamento e do ângulo do comando em uma determinada condição de folga. Como temos todos os ângulos na mesma folga podemos calcular o Lob center verdadeiro do comando.
Começamos com as permanências a 0,050pol = 1,27mm
Admissão = AAA + 180 + RFA = 17 + 180 + 51 = 248 graus e não 247 graus como informado na carta!
Escape = AAE + 180 + RFE = 57 + 180 + 11 = 248 graus e não 247 graus como na carta. Até aí tudo bem pois é uma diferença de 1 graus em 248, ou seja quase nada. Além distop ambos os valores são iguais, ou seja coerente com a série W da Engle que é toda de comandos simétricos.
Agora é que pega...
O cruzamento, chamado também de Overlap,é calculado como:
O.L. = AAA + RFE = 17 + 11 = 28 graus.
O Lob center é calculado com a média das permanências de escape e admissão, portanto 248 graus e o cruzamento que é de 28 graus, e o cálculo do lob center é:
L.C. = (Permanência média - O.L)/2 = (248 - 2= 220/2 = 110 graus... Xiii!! deu certo!!
Ou seja as informações dadas na carta são todas coerentes entre si, porém o comando W110 tem L.C de 108 graus.
Esta diferença, deixa a cópia da Federal Mogul numa condição de melhor
torque em baixa e pior potência em alta que o engle W110 original.
Ou seja, se comparar com o original da Engle, o resultado será diferente melhor por um aspecto e pior por outro. Digo inclusive que este comando passa a ser uma opção bem interessante para turbo.
Neste aspecto a cópia da Proheads (Sam Cams), possui Lob center de 107 graus, sendo melhor em altas (melhor inclusive que o Engle original).
Tudo é uma questão de escolha e expectativa.
Elas fazem isto, para descaracterizar a cópia do comando americano, fugindo da possibilidade de dizerem que seus produtos são piratas!!!
Querem minha opinião?
Eu prefiro Lob center mais baixo num motor aspirado!"Master Vader"
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