Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Folga axial

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Folga axial

Vader , tô montando meu motor , 1600 gas 86,5 com folga de 0,08, w110 , vira 0,50 e volanrte balanceados, brozinas furadas etc. quanto voce indicaria de folga axial entre o volante e o vira , meu pai que tá me ajudando fala em 0,10 é isso mesmo?
    Abraços

Alexandre

Logo logo vai , IRS + turbo na pimenta

Postado originalmente por Alexandre
    Vader , tô montando meu motor , 1600 gas 86,5 com folga de 0,08, w110 , vira 0,50 e volanrte balanceados, brozinas furadas etc. quanto voce indicaria de folga axial entre o volante e o vira , meu pai que tá me ajudando fala em 0,10 é isso mesmo?
    não sou o Mestre Vader, mas é em torno de 0,07mm a 0,13mm se não me engano.....

Comment

Postado originalmente por rodrigoamil
      não sou o Mestre Vader, mas é em torno de 0,07mm a 0,13mm se não me engano.....
      Valeu Rodrigo !!
      Abraços

Alexandre

Comment

É isto aí.
        "Master Vader"
        The Lord of the Sith VW
        My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
        My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Postado originalmente por Master Vader
          É isto aí.
          Valeu Vader !!
          Abraços

Alexandre

Comment

Postado originalmente por Alexandre
            Valeu Vader !!
            Agora se quizer ser bem preciso, a folga axial pode ser medida em dois pontos.
            1) na região de contato do disco de embreagm no volante, e aí seu valor deve ficar em 0,04mm (original), podendo chegar aos 0,07 ou até 0,10mm.
            Eu costumo medir aí e deixo com 0,05mm ~0,07mm

2) na região da cremalhiera, que pelo fato de estar mais afastado do centro acusa maiores valores (pela folga radial), podendo ser de 0,30 até 0,40mm.

A medida 1) é mais precisa.

Se não tiver relógio comparador, faça o ajuste com as arruelas da seguinte forma.
            1) Monte um conjunto de arruelas que julgar adequado, com uma soma de aproximadamente 0,50 a 0,60mm de espessura.
            2) Torqueie o volante com o torque especificado (35 kgf.m).
            3) Veja se existe folga axial.
            4) se tiver aumente a espessura do conjunto de arruelas até chegar a um valor em que o conjunto começa a agarrar bem de leve.
            5) Se ficar travado diminua a espessura até chegar a uma situação que comece a agarrar bem de leve.
            6) Leia a espessura das arruelas (impressas nas mesmas), ou melhor ainda, meça com paquimetro ou micrômetro. A esta espessura diminua o valor de 0,10mm. Na prática ficará com 0,07mm de folga axial.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW

Comment

e se tirarmos a folga axial num motor rodado q ja apresenta folga??

sei q naum eh o correto, pois se criou folga tem alguma coisa errada!!!
              Novo projeto!
              1600 w140 4x2
              Aguardem!!!!!!!!!!!!!!

*Estamos trabalhando para andar na sua frente*

Comment

Postado originalmente por TI_fuka
                e se tirarmos a folga axial num motor rodado q ja apresenta folga??

sei q naum eh o correto, pois se criou folga tem alguma coisa errada!!!
                Depende de onde apareceu a folga axial.
                Se ocorreu extamente entre a bronzina traseira e o volante (bem difícil), pode ser acertada.
                O problema é que costuma ocorrer por desgaste no sentido axial entre bronzina do mancal traseiro e o próprio mancal traseiro. Neste caso não dá para se ajustar esta folga. Aí somente acertando a largura do mancal (retífica) e/ou utilizando bronzinas com medida de flange diferente de std.
                Mas tem que abrir o motor...
                "Master Vader"
                The Lord of the Sith VW

Comment

Caro Master Vader,
                  Sobre o assunto manifesto seguinte a opinião:
                  Instalando o volante do motor com duas arruelas espaçadoras e sem o vedador de óleo(retentor).
                  Medindo a folga encontrada.
                  Subtraindo 0,10mm da folga encontrada.
                  O resultado seria a espessura da terceira arruela ?

Comment

Postado originalmente por Américo Júnior
                    Caro Master Vader,
                    Sobre o assunto manifesto seguinte a opinião:
                    Instalando o volante do motor com duas arruelas espaçadoras e sem o vedador de óleo(retentor).
                    Medindo a folga encontrada.
                    Subtraindo 0,10mm da folga encontrada.
                    O resultado seria a espessura da terceira arruela ?

Sim!

mas o ideal é não acreditar 100% no valor escrito na arruela, mas medí-la com micrômetro, na falta um paquímetro e só por ultimo na inscrição.
                    "Master Vader"
                    The Lord of the Sith VW

Comment

Postado originalmente por Master Vader
                      Depende de onde apareceu a folga axial.
                      Se ocorreu extamente entre a bronzina traseira e o volante (bem difícil), pode ser acertada.
                      O problema é que costuma ocorrer por desgaste no sentido axial entre bronzina do mancal traseiro e o próprio mancal traseiro. Neste caso não dá para se ajustar esta folga. Aí somente acertando a largura do mancal (retífica) e/ou utilizando bronzinas com medida de flange diferente de std.
                      Mas tem que abrir o motor...
                      Mestre, estou tendo um problema danado com a bronzina de mancal traseira. Comprei uma carcaça 0km em concessionaria, e tbm as bronzinas de mancal, que são de media std x std. Quando o mecanico foi colocar a bronzina traseira para avaliar se ia ficar justinha, antes de montar, ele viu que ela apresentou uma pequena folga axial nas abas dela com o mancal da carcaça. Tipo assim, quando ele encaixou ela no mancal, dava para mexer ela no sentido axial. Segundo ele, as abas da bronzina não se ajustaram com pressão no mancal, o que pode fazer com que ele se movimente no funcionar do motor, desgastando os dois rapidamente. Já experimentei bronzinas das marcas Mahle, KS e a Original VW (Metal Leve), e todas apresentaram a mesma folga. Inclusive voltei à concessionária onde comprei a carcaça para avaliar outra, e deu a mesma coisa.
                      Segundo o mecânico, eu devo comprar bronzina com abas mais largas para que a retífica faça uma usinagem nas abas dela para que se ajuste com pressão e sem folga na carcaça. Diz ele que são as bronzina +3 ou +4 se não me engano.

Isso procede?? O que vc recomenda?

Somente isso que tá agarrando pra montar o motor!!

Valeu!!
                      Last edited by DanielRS; 20-12-2007, 08:08 PM.
                      ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

Comment

Postado originalmente por DanielRS
                        Mestre, estou tendo um problema danado com a bronzina de mancal traseira. Comprei uma carcaça 0km em concessionaria, e tbm as bronzinas de mancal, que são de media std x std. Quando o mecanico foi colocar a bronzina traseira para avaliar se ia ficar justinha, antes de montar, ele viu que ela apresentou uma pequena folga axial nas abas dela com o mancal da carcaça. Tipo assim, quando ele encaixou ela no mancal, dava para mexer ela no sentido axial. Segundo ele, as abas da bronzina não se ajustaram com pressão no mancal, o que pode fazer com que ele se movimente no funcionar do motor, desgastando os dois rapidamente. Já experimentei bronzinas das marcas Mahle, KS e a Original VW (Metal Leve), e todas apresentaram a mesma folga. Inclusive voltei à concessionária onde comprei a carcaça para avaliar outra, e deu a mesma coisa.
                        Segundo o mecânico, eu devo comprar bronzina com abas mais largas para que a retífica faça uma usinagem nas abas dela para que se ajuste com pressão e sem folga na carcaça. Diz ele que são as bronzina +3 ou +4 se não me engano.

Isso procede?? O que vc recomenda?

Somente isso que tá agarrando pra montar o motor!!

Valeu!!
                        UP UP!

Aproveito a ressurreição do tópico. pra saber se existe diferença de qualidade entre bronzinas Bimetal e Metal Leve.

Obrigado!
                        Fé em Deus e pé na tábua.

Comment

Postado originalmente por Salvatori
                          UP UP!

Aproveito a ressurreição do tópico. pra saber se existe diferença de qualidade entre bronzinas Bimetal e Metal Leve.

Obrigado!
                          Cara, como sou bastante sistemático em geral (chato assumido), criei muito caso com donos de casas de peças daqui da grande BH por causa disso. Se eu abrisse uma embalagem da metal leve ou da mahle, o simbolo impresso na peça, que no caso eram as bronzinas de mancal, de biela e do comando, era um "B", que um vendedor + "chegado" e alguns mecanicos disseram que era "bimetal". Aí fiquei desconfiado!! Agora quando abri uma embalagem (da mesmas peças) só que original VW em concessionária, encontrei o símbolo da VW e o da Metal Leve, aí comprei esses, msm sendo + caros.
                          Acompanhei meu mecanico abrindo o motor de uma kombi que nunca havia sido aberto antes, e verifiquei a marca de todas as bronzinas, e eram idênticas as que comprei na concessionária, todas VW/Metal Leve. Inclusive acompanhei tbm outros motores, de corsa e até de um Opala 6cil, e nestes tinha GM/Metal Leve.
                          A metal leve sempre foi bem dita por aqui, mas duns tempos pra cá, não embala mais produtos com a marca metal leve impressa na peça, pelo menos para bronzinas do motor a ar.
                          Creio ser pq a metal leve, cofap, bimetal e mahle agora são do mesmo grupo, e fazem muitos troca-trocas lá dentro.
                          Acho tbm que os fabricantes de autopeças devam fazer mais "caso" de peças fornecidas aos fabricantes, e nem tanto ao mercado paralelo, pois imprimir a sua propria marca na peça e + a de uma gigante tipo a VW (tbm GM e etc) deve dar + responsabilidade à eles e assim fazer um produto melhor. Ou seja, não terão coragem de fazer uma peça de má qualidade que carregue nome de fabricantes gigantes como esses, agora caso não carregue esses nomes........

Abraços.
                          Last edited by DanielRS; 17-03-2008, 02:22 PM.

Comment

Postado originalmente por DanielRS
                            Cara, como sou bastante sistemático em geral (chato assumido), criei muito caso com donos de casas de peças daqui da grande BH por causa disso. Se eu abrisse uma embalagem da metal leve ou da mahle, o simbolo impresso na peça, que no caso eram as bronzinas de mancal, de biela e do comando, era um "B", que um vendedor + "chegado" e alguns mecanicos disseram que era "bimetal". Aí fiquei desconfiado!! Agora quando abri uma embalagem (da mesmas peças) só que original VW em concessionária, encontrei o símbolo da VW e o da Metal Leve, aí comprei esses, msm sendo + caros.
                            Acompanhei meu mecanico abrindo o motor de uma kombi que nunca havia sido aberto antes, e verifiquei a marca de todas as bronzinas, e eram idênticas as que comprei na concessionária, todas VW/Metal Leve. Inclusive acompanhei tbm outros motores, de corsa e até de um Opala 6cil, e nestes tinha GM/Metal Leve.
                            A metal leve sempre foi bem dita por aqui, mas duns tempos pra cá, não embala mais produtos com a marca metal leve impressa na peça, pelo menos para bronzinas do motor a ar.
                            Creio ser pq a metal leve, cofap, bimetal e mahle agora são do mesmo grupo, e fazem muitos troca-trocas lá dentro.
                            Acho tbm que os fabricantes de autopeças devam fazer mais "caso" de peças fornecidas aos fabricantes, e nem tanto ao mercado paralelo, pois imprimir a sua propria marca na peça e + a de uma gigante tipo a VW (tbm GM e etc) deve dar + responsabilidade à eles e assim fazer um produto melhor. Ou seja, não terão coragem de fazer uma peça de má qualidade que carregue nome de fabricantes gigantes como esses, agora caso não carregue esses nomes........

Abraços.
                            Pois é meu. Estive na retífica hoje pra verificar esse assunto pois comprei bronzinas e mancais Metal Leve e recebi as peças com um B de bimetal.
                            Perguntei se tinha diferença e o cara disse que eram todas iguais agora pois na real é tudo MAHLE agora..mas acho que não unificaram as marcas..
                            Mas é f*** comprar a Metal Leve e receber Bimetal. Podia pelo menos ter uma nota explicativa.
                            Fazer o que?...
                            Abração e valeu o imput.

Salvatori.
                            Fé em Deus e pé na tábua.

Comment

Postado originalmente por Salvatori
                              Pois é meu. Estive na retífica hoje pra verificar esse assunto pois comprei bronzinas e mancais Metal Leve e recebi as peças com um B de bimetal.
                              Perguntei se tinha diferença e o cara disse que eram todas iguais agora pois na real é tudo MAHLE agora..mas acho que não unificaram as marcas..
                              Mas é f*** comprar a Metal Leve e receber Bimetal. Podia pelo menos ter uma nota explicativa.
                              Fazer o que?...
                              Abração e valeu o imput.

Salvatori.
                              BLZ.
                              Não estou dizendo que essas peças com a marca "B" que vem na caixa da ML e Mahle são ruim, só acho que não é justo colocar um mesmo produto em embalagens de marcas diferentes.
                              Acredito até que essas peças q vc comprou sejam boas, até msm pq todo mundo usa, mas se vc achar o original VW na sua medida acho q é + garantido. Caso não ache, consulte tbm sobre as marcas KS e Federal Mogul, que tbm dizem que são boas, e q com certeza embalam aquilo que se mostra na caixa. Comentários de um camarada aki meio chato...hehe

Abraços.

Comment

Working...
                              X