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Cabeçotes trincados.. problemas?

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  • Cabeçotes trincados.. problemas?

    Há 3 meses montei meu novo motor a partir do 1300 que veio no carro.Ná retífica e na oficina me aconselharam a trocar os cabeçotes, pois "pareciam" ter pequenos trincos entre as válvulas.Como já tinha gasto tudo o que tinha e o que não tinha na compra de peças (tive inclusive que trocar o bloco).. resolvi permanecer com os cabeçotes, pois segundo a retífica, é parte externa do motor e se estragar é só trocá-los sem problemas para o interior do motor.Resultado: Já rodei 1950 KM, 1200 KM desses foram na estrada descendo para praia (600 ida + 600 volta). Pra mim o carro está dentro da normalidade. Na estrada o óleo se manteve entre 120 ºC e 130 ºC.Vou ter problemas rodando com esses cabeçotes?No que as trincas podem prejudicar?Detalhes do motor:1600, dupla solex 32, W 110, cabeçotes alargados para 1600 e molas de opala.Óleo Mobil para motos 4T.Abraço!

  • #2
    A temperatura do motor está dentro da normalidade a 120° e a 130° seria seu limite máximo, mas com certeza se vc tirar um pouco o pé a temperatura vai diminuir, a não ser que vc esteja na subida da serra. O que pode acontecer se os cabeçotes tiverem suas fissuras aumentadas é uma grande perda de potência e compressão que pode até deixar vc na mão tendo em vista que se vazar muita compressão vc poderá ficar com apenas 3, 2 ou até nenhum cilindro funcionando dependendo do estrago ocorrido, o ideal é trocá-los para não ter problemas futuros, mas vá guardando uma grana para poder fazer esse serviço mais tranquilo.
    Last edited by maurilio; 27-01-2008, 07:22 AM.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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    • #3
      tive este mesmo problema, para mim estava normal mas quando troquei os cabeçotes é que senti a diferença, não só na potencia como no consumo.
      OBS. não coloque os recondicionados é como jogar dinheiro no lixo.

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      • #4
        Repito o que o Flatsuda escreveu acima.

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        • #5
          Postado originalmente por ederdepalmas
          Repito o que o Flatsuda escreveu acima.
          eu acho que depende do recondicionado, pois eu já usei dois pares seguidos de cabeçotes recom e não me deram proplema.
          Vc tem que saber escolher a peça na hora de comprar é muito fácil perceber se o cabeçote tem soldas ou emendas é só olhar atentamente. Outra coisa se tiver solda e a solda for feita do jeito certo ela aguenta ingual ou até mais.

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          • #6
            concordo com o rodrigo!tendo atençao nja escolha e sabendo que o serviço foi bem feito! a retificadoras e "retificadoras"!
            ja usei recom sem maiores problemas!nao sei se ai onde vçs moram o novo seja em conta!porque aqui a diferença de valor é enorme!sem contar que vendem os novos secos!vai ter que colocar as valvulas e fazer todo serviço!
            os novos aq pelados estaoR$150 cada
            e os recons o par 150,00 prontinho sem soldas ou pino roscas velas boas e prisioneiros novos!
            entao !!hehe!

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            • #7
              so tome cuidado com mistura pobre, pois ela aumenta muito a temperatura das sedes de escape, assim elas dilatam e o aluminio do cabeçote nao acompanha essa dilatação e trinca...
              1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

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              • #8
                Postado originalmente por maurilio
                A temperatura do motor está dentro da normalidade a 120° e a 130° seria seu limite máximo, mas com certeza se vc tirar um pouco o pé a temperatura vai diminuir, a não ser que vc esteja na subida da serra. O que pode acontecer se os cabeçotes tiverem suas fissuras aumentadas é uma grande perda de potência e compressão que pode até deixar vc na mão tendo em vista que se vazar muita compressão vc poderá ficar com apenas 3, 2 ou até nenhum cilindro funcionando dependendo do estrago ocorrido, o ideal é trocá-los para não ter problemas futuros, mas vá guardando uma grana para poder fazer esse serviço mais tranquilo.
                Maurilio, várias pessoas já me falaram que está muito alta a temperatura, mas eu não tive escolha, ou continuava na estrada ou ficava pelo caminho. Como não senti problemas no desempenho do carro, continuei a viagem e cheguei sem problemas. Agora dentro da cidade fica entre 95 e 100 a temperatura. Pretendo trocar os cabeçotes sim, só não troquei na época da retífica pq tinha acabado o dinheiro. Mas até o meio do ano pretendo pegar outro cabeçote 1300 e alargar novamente para 1600 visando economia no consumo, já que fiquei satisfeito com a potencia dessa configuração. Mais uma dúvida: O escape que fiz, o cano passa muito perto da tampa de válvula (menos de 2cm).. será que é problema isso? Ele tb está um pouco amassado numa curva, mas já me garantiram que isso não restringe os gases. Abraço!

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                • #9
                  rodrigo e kafinsk se no caso nós dermos a sorte iqual a voces de pegar um cabeçote novinho(pouco usado)vale o que disseram e concordo plenamente.Mas se for um bastante usado não dá pra esperar uma boa performace.aí eu concordo com o rock,flat eo eder.É que o material eo acabamento dos cabeçotes não é lá essas coisas .Por isso qualquer tranqueira pode deixar bem tosco o fusca.araços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                  • #10
                    no meu caso, comprei os cabeçotes em uma loja conceituada aqui e eles apresentaram problemas apenas após 10 meses e não havia rodado 2.000km,paguei 180,00 cada recondicionado e depois comprei por 225,00 cada, novo da auto linea, conclusão, coloque novo para não ter problemas com o velho.

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                    • #11
                      Postado originalmente por rock3ts
                      Maurilio, várias pessoas já me falaram que está muito alta a temperatura, mas eu não tive escolha, ou continuava na estrada ou ficava pelo caminho. Como não senti problemas no desempenho do carro, continuei a viagem e cheguei sem problemas. Agora dentro da cidade fica entre 95 e 100 a temperatura. Pretendo trocar os cabeçotes sim, só não troquei na época da retífica pq tinha acabado o dinheiro. Mas até o meio do ano pretendo pegar outro cabeçote 1300 e alargar novamente para 1600 visando economia no consumo, já que fiquei satisfeito com a potencia dessa configuração. Mais uma dúvida: O escape que fiz, o cano passa muito perto da tampa de válvula (menos de 2cm).. será que é problema isso? Ele tb está um pouco amassado numa curva, mas já me garantiram que isso não restringe os gases. Abraço!
                      A temperatura na cidade está boa e na pista também está, o único senão é que 130° seria teoricamente um limite para não gerar problemas maiores com seu motor, mas como eu te falei, se vc diminuir a velocidade por exemplo de 120 para 100km/h de média, supondo que vc está em pista plana a temperatura do seu óleo já baixa um bocado e vc pode continuar a viagem sem parar numa boa, o que vc não pode fazer é aumentar ou manter os mesmos 120km/h se o medidor está indicando que a temperatura está subindo(dedução lógica que vc sabe, só estou exemplificando). Quando ao escape passar perto da tampa de válvulas, o calor gerado pelo escape pode aquecer um pouco mais do que deveria o óleo que circula do lado em que ele passa perto, mas nada que um pedaço de manta térmica enrolada no cano de escape e presa com abraçadeiras não resolva. Sobre o escape, se é apenas um amassado não deve mesmo interferir no desempenho, mas se esse amassado estiver obstruindo parte da passagem dos gases se torna um problema realmente. O principal instrumento de controle vc já possui, um medidor de temperatura de óleo é indispensável em qq veículo para não ter dores de cabeça por confiar somente em luzes espia.Quanto a durabilidade de cabeçotes, o que mais ferra com eles é a mistura pobre demais que gera superaquecimento do cabeçote mesmo em cidade, para quase extinguir esse problema fique apenas atento a cor das velas, se muito branca é problema. O ideal é que estejam marrom claro.
                      Last edited by maurilio; 28-01-2008, 05:34 PM.
                      Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                      Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                      Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                      Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
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