Senhores, é o seguinte, eu já postei uma ou outra coisa aqui, mas nesta seção será a primeira vez.
Eu tenho um projeto em andamento de um Gurgel X-12 TR, é uma total reformulação do carro, que será usado em ralis (de preferência de velocidade!
apesar de algumas regras atuais impedirem...), enfim, como todo o carro será mudado, o motor também vai sofrer modifcações, e por questão de gosto quero manter o motor VW á ar mesmo, nada de AP.
Como as exigências de um carro fora de estrada são totalmente diferentes de um carro pra asfalto, optei pelo uso do blower do Fiesta Supercharger, portanto já tenho um, e claro o motor parcialmente desmontado (praticamente fossilizado, em meio a tanta terra grudada nele).
Quando a comunidade do orkut ainda existia, eu consegui salvar um pequeno tópico onde o Mestre Vader fez algumas excelentes explicações e estimativas sobre o uso deste tipo de turbo.
Continuando, o que gostaria dos parceiros do fórum é um tipo de acompanhamento, aconselhamento do que poderia ser melhor para o meu caso, no texto do Mestre ele fala sobre 2 receitas: uma com o turbo depois do carburador e outra com ele antes e uso de válvula de prioridade. Mas a que mais me impressionou foi a primeira, apesar de mais dispendiosa e consumo maior (o que não será muito problema, afinal querer performance e consumo baixo é demais...), claro, pela potência, mas mais pelo refinamento (pelo menos pra mim que sou meio leigo nisso ainda) da preparação.
Eu tenho à disposição uma oficina de usinagem (torno, freza, solda MIG e em breve TIG) onde trabalho com meu pai, e lugar onde fazer tratamento térmico, fornecedores de material...etc, etc ... eu até tinha me oferecido pra fazer alguma coisa do tucho hidráulico num outro tópico, mas acabou não indo pra frente a coisa, já que alguns disseram que ele seria somente pra tirar barulho, mas isso é outra história.
Tenho uma máquina (manual) de curvar tubos que fiz especialmente pra fazer a estrutura do carro, pra tubos de 1" 1/2 (38 mm) de diâmetro e parede de até 3,5 mm, essa medida eu poderia também fazer o escape? Já que pretendo fazer isso também. E como trabalhamos com peças pra industria de alimentos, tubos de inox são relativamente fáceis de conseguir!!!
E a pior parte, é que eu quero eu mesmo fazer tudo! Por isso preciso de alguém pra ser meu tutor, alguém com paciência! Hehe Pois tenho bom conhecimento de usinagem, mecânica industrial em geral, mas algumas coisas sobre motor ainda me enrolo e me confundo.
Pra começar, os itens que são citados na primeira receita, colei o texto abaixo (palavras do Mestre):
“A grosso modo se utilizarmos uma pressão de 1,2 kgf/cm2 no roots,num motor 1600 cm3 com alguma preparação (comando, carburador, cabeçote, etc), poderemos esperar a mesma potência de um motor aspirado com a mesma preparação de cilindrada próxima a 3000 cm3.
Considerando-se que um bom motor aspirado VW chega a 80 cv/l @ 6000 ou 6500 RPM (álcool), com o uso de compressor, com 1,2 kgf/cm2, teremos algo em torno de 240 cv com o motor 1600 a álcool e um comando W100 ou W110.
Se for utilizar carburador antes do compressor (melhor por não necessitar de válvulas de prioridade), o mesmo deverá ser suficiente para alimentar um motor 3000 cm3!!
Use então de preferência um Weber deitado (40 já serve), ou no mínimo os dois solex originais numa câmara plena (juntando a mistura dos dois antes do compressor).
È bem maluco o sistema, mas que o resultado é bom isto é, além do ronco, que além de continuar o do aspirado, será bem mais grave típico de grandes cilindradas.”
Essas partes, onde posso encontrar? E depois disso tudo junto, quem poderia montar, teria de ser um preparador ou eu mesmo poderia fazer?
Mais: o que tenho de mudar no meu motor (1600 carburação simples, gasolina) tipo cabeçote...bloco, algum reforço...? Lembrando que confecção de peças "customizadas" não é problema.
Mais uma pergunta: o que acham do sistema de ligar/desligar o blower como era o carro do filme Mad Max: http://www.youtube.com/watch?v=1rpGmbCIBqs ??? Em fóruns americanos já vi alguns tentando fazer. Qual a vantagem?
O que me dizem?
O que acham da idéia? Nunca vi nada parecido aqui no fórum e acho que sou um dos únicos que a praia não é asfalto!!!
Eu tenho um projeto em andamento de um Gurgel X-12 TR, é uma total reformulação do carro, que será usado em ralis (de preferência de velocidade!

Como as exigências de um carro fora de estrada são totalmente diferentes de um carro pra asfalto, optei pelo uso do blower do Fiesta Supercharger, portanto já tenho um, e claro o motor parcialmente desmontado (praticamente fossilizado, em meio a tanta terra grudada nele).
Quando a comunidade do orkut ainda existia, eu consegui salvar um pequeno tópico onde o Mestre Vader fez algumas excelentes explicações e estimativas sobre o uso deste tipo de turbo.
Continuando, o que gostaria dos parceiros do fórum é um tipo de acompanhamento, aconselhamento do que poderia ser melhor para o meu caso, no texto do Mestre ele fala sobre 2 receitas: uma com o turbo depois do carburador e outra com ele antes e uso de válvula de prioridade. Mas a que mais me impressionou foi a primeira, apesar de mais dispendiosa e consumo maior (o que não será muito problema, afinal querer performance e consumo baixo é demais...), claro, pela potência, mas mais pelo refinamento (pelo menos pra mim que sou meio leigo nisso ainda) da preparação.
Eu tenho à disposição uma oficina de usinagem (torno, freza, solda MIG e em breve TIG) onde trabalho com meu pai, e lugar onde fazer tratamento térmico, fornecedores de material...etc, etc ... eu até tinha me oferecido pra fazer alguma coisa do tucho hidráulico num outro tópico, mas acabou não indo pra frente a coisa, já que alguns disseram que ele seria somente pra tirar barulho, mas isso é outra história.
Tenho uma máquina (manual) de curvar tubos que fiz especialmente pra fazer a estrutura do carro, pra tubos de 1" 1/2 (38 mm) de diâmetro e parede de até 3,5 mm, essa medida eu poderia também fazer o escape? Já que pretendo fazer isso também. E como trabalhamos com peças pra industria de alimentos, tubos de inox são relativamente fáceis de conseguir!!!
E a pior parte, é que eu quero eu mesmo fazer tudo! Por isso preciso de alguém pra ser meu tutor, alguém com paciência! Hehe Pois tenho bom conhecimento de usinagem, mecânica industrial em geral, mas algumas coisas sobre motor ainda me enrolo e me confundo.
Pra começar, os itens que são citados na primeira receita, colei o texto abaixo (palavras do Mestre):
“A grosso modo se utilizarmos uma pressão de 1,2 kgf/cm2 no roots,num motor 1600 cm3 com alguma preparação (comando, carburador, cabeçote, etc), poderemos esperar a mesma potência de um motor aspirado com a mesma preparação de cilindrada próxima a 3000 cm3.
Considerando-se que um bom motor aspirado VW chega a 80 cv/l @ 6000 ou 6500 RPM (álcool), com o uso de compressor, com 1,2 kgf/cm2, teremos algo em torno de 240 cv com o motor 1600 a álcool e um comando W100 ou W110.
Se for utilizar carburador antes do compressor (melhor por não necessitar de válvulas de prioridade), o mesmo deverá ser suficiente para alimentar um motor 3000 cm3!!
Use então de preferência um Weber deitado (40 já serve), ou no mínimo os dois solex originais numa câmara plena (juntando a mistura dos dois antes do compressor).
È bem maluco o sistema, mas que o resultado é bom isto é, além do ronco, que além de continuar o do aspirado, será bem mais grave típico de grandes cilindradas.”
Essas partes, onde posso encontrar? E depois disso tudo junto, quem poderia montar, teria de ser um preparador ou eu mesmo poderia fazer?
Mais: o que tenho de mudar no meu motor (1600 carburação simples, gasolina) tipo cabeçote...bloco, algum reforço...? Lembrando que confecção de peças "customizadas" não é problema.
Mais uma pergunta: o que acham do sistema de ligar/desligar o blower como era o carro do filme Mad Max: http://www.youtube.com/watch?v=1rpGmbCIBqs ??? Em fóruns americanos já vi alguns tentando fazer. Qual a vantagem?
O que me dizem?
O que acham da idéia? Nunca vi nada parecido aqui no fórum e acho que sou um dos únicos que a praia não é asfalto!!!
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